comentários ao "hora extra"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta jun 07, 2002 8:16 pm

casadiscaes Escreveu: A responsabilidade e potencialidade de perigo cabem ao dono, o dono é que vive com o animal todos os dias, é que sabe quais são os estímulos que levam o cão a brincar, a pedir festas, ou a ser agressivo.

Muitas vezes, ou melhor, na maior parte dos casos, é o dono que se recusa a ver e a corrigir comportamentos - "que giro, o bobi tão pequenino já sabe que o sofá é dele e nem deixa a aninhas chegar perto" ou "ele já mordeu toda a gente, mas é tão fofinho que não temos coragem de o castigar" ou "só o papá é que treina a lassie que é para ser uma boa guarda"... a lista de asneiras é infindável, e infelizmente, verdadeira.

Como criador é a minha responsabilidade entregar ao novo dono (estou sempre a rezar para não o entregar a um "animal" pois quem vê caras não vê corações) um animal com o carácter mais típico possível, depois o mais correcto morfológicamente possível. Se detecto na ninhada, que fica com a mãe até aos dois meses, algum animal com maior potêncial dominante, o dono é avisado para o facto, e quais os cuidados que deve ter para controlar e educar o novo membro da familia, e estou à disposição 24h por dia para ajudar. Até hoje só me arrependí uma vêz, e, nitidamente, por culpa do dono.

Gostava de deixar bem claro que considero o problema dos Pits e outros infelizes em zonas periféricas (retratadas nas diversas reportagens) um problema que tem de ser resolvido através de iniciativas que envolvam as assistentes sociais e outras estruturas de apoio que há em todas as autarquias. Não considero que meios repressivos venham a ter qualquer resultado... porque não o tiveram em mais nenhum lado do mundo. A questão é cultural (ou uma aculturação, se preferirem) pelo que tem de ser resolvida por uma intervenção positiva e pedagógica. O Pit é, nessas zonas, símbolo de status, pelo seu aspecto e pelos combates que ganha - e se em vês dos combates forem competições de arrastamento de peso ou hanging dog (competição em que se vê qual é o cão que consegue ficar pendurado mais tempo só por força dos maxilares)? tem havido muito bons resultados em experiências que foram feitas noutros países com esta política... por via legislativa só vai afectar quem acredita, cumpre e respeita a lei, que acaba por ser privado dos seus direitos.

Provávelmente valia a pena pensar nisto...

Gonçalo
O que eu quiz dizer com a responsabilidade é que quando se apresentam ás pessoas cães equilibrados, decerto elas não vão procurar aí cães para determinados fins. Ou seja há a tendencia de "comer com os olhos", e quando determinado tipo de pessoas vê cães "terríveis", é descendencia desses que quer.
Concordará comigo que um criador que apresenta ás pessoas cães desse tipo, será no minimo irresponsável. Já vi exemplares de raças "não perigosas :roll: " serem desclassificados por tentarem morder o juiz.
A responsabilidade de um criador tambem passa por limpar a imagem de certas raças.
Quanto ás asneiras feitas por alguns novos proprietários, eu que o diga...

Saudações!! :D
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta jun 07, 2002 8:56 pm

Olá

Disse a Sandrara:

"O meu amigo Xabita diz e muito bem porque é que as pessoas que defendem os animais têm tão poucos argumentos, afinal seria suposto defenderem algo em que acreditam, com unhas e dentes e não vejo isso. os que aprovam as carnificinas têm sempre muito mais poder de argumentação e são muito mais notados ."

Claro, Sandra, só alguém com um grande poder de argumentação consegue justificar o injustificável. Essas pessoas (se é que podemos chamar-lhes pessoas), no fundo, sabem que aquilo está errado. Por isso, têm de pensar em justificações lógicas e plausíveis que apresentam prontamente quando é necessário.

Se quem defende os animais têm tão poucos argumentos é porque não há que justificar o óbvio. Vejo-me muitas vezes em situações destas, em que não sei o que responder, porque para mim é tão óbvio que nem são necessárias explicações. Por que é que 2 mais 2 são 4? Porque sim, porra! Será necessária a demonstração matemática?!

Fiquem bem

Florinda

P.S.- Só por curiosidade, já vi alguém demonstrar que 2 mais 2 são 5
e que um triângulo é igual a um quadrado! As demonstrações tinham toda a lógica (a professora de matemática foi para casa pensar no assunto!). Mas depois de analisada ao pormenor, a coisa tinha marosca. If you know what I mean...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta jun 07, 2002 10:37 pm

Olá Gonçalo.

Pensei que tinha ido ao Batatoon pois o Sergio Sá parece mesmo o substituto do Companhia

Gostei de sua intervenção. Quanto ao Sérgio Sá ( S. S, estas letras querem dizer alguma coisa?) ele é um "intelectual" dentre essa clique que promove as lutas de cães. Como podem ver algures na sua vida ele sonhou que era uma mistura de eng. genético, veterinario e advogado e tendo estado a Xanax desde então ainda não acordou, daí as anedotas que ele considera verdades cientificas. Eu pessoalmente, ou qualquer pessoa não pode falar de forma racional com pessoas desse calibre pois eles não aceitam que podem estar errados e deturpam tudo o que ouvem.

Penso que o sr S.S deve ter tirado os seus " extensos" conhecimentos da raça e afins, da internet, dos mesmos sites que afirmam que Elvis está vivo e lava pratos num restaurante mexicano em Las Vegas

Talvez agora se aperceba que de facto não é possivel dialogar com esta gente e que els só percebem com leis puras e duras.....

P.S

No seculo XVII os samurais japoneses usavam condenados para experimentar os fios de suas catanas. Eu até hoje só tenho usado as minhas em cortes cerimonias de bambu. Será que o sr Sergio Sá no seguimento de suas ideias de que a tradição se deve manter de combates não se importaria de colocar o pescoço à disposição para eu testar o fio das lâminas?

É que parece que a cabeça dele só serve para usar aqueles oculos que estão sempre a cair.
OH OH OH
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça jun 11, 2002 8:22 pm

Olá,

para tentar responder a vários tópicos semelhantes e também para não causar nenhum suicídio ou assassinato (o meu) coloquei os meus comentários à parte...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?p=8462
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça jun 11, 2002 11:41 pm

Fico um pouco admirado por ninguém ter ainda o descernimento para descriminar qual a razão principal de tão horrendas lutas.
A maioria das pessoas que nelas envolve os seus cães, são pessoas de um nível social muito baixo, mesmo no limiar da pobreza e que vêm este tipo de actividades como a forma de sustentarem as suas familias... E quem não o faria se tivesse essa condição como sua?!?!?
É obvio que devem existir inumeras excepções... mas qual é a regra que não a tem?

[b]E DE ISTO NINGUEM FALA![/b] Será o tal síndroma do Rato Mickey?! Espero bem que não...

Em relação ao Sr. Sérgio Sá, acho que por mais horrendas que se revelem as suas ideias, deveria ser tratado com um pouco mais de respeito pois teve a coragem de as defender em publico, contra tudo e todos.

Outra coisa, com a qual não posso concordar foi a atitude da mediadora. Já o disse e repito-me: não deveria ter tomado posição de A ou B. Estava ali para conduzir o debate e mais nada. As emoções falaram mais forte o que se compreende, mas por tal revelou uma tremenda falta de profissionalismo, que não lhe é caracteristica...

Gostava também que me podessem responder ao seguinte: Porque está o Pitt Bull banido das exposições?

Um abraço a todos os " foreiros "

Tiago
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 12, 2002 8:17 am

Caro Tiago,
Apenas duas informações:

O Pit Bull não está banido das exposições!! Você não vê nenhum Pit Bull em exposições na Europa simplesmente porque o Pit Bull não é reconhecido pela FCI como raça. Em exposições você vê o American Staffordshire.
Fico um pouco admirado por ninguém ter ainda o descernimento para descriminar qual a razão principal de tão horrendas lutas.
A maioria das pessoas que nelas envolve os seus cães, são pessoas de um nível social muito baixo, mesmo no limiar da pobreza e que vêm este tipo de actividades como a forma de sustentarem as suas familias... E quem não o faria se tivesse essa condição como sua?!?!?
É obvio que devem existir inumeras excepções... mas qual é a regra que não a tem?

O meu amigo, perdoe-me, deve ser muitio ingenuo!! Para sustentar a familia? Estratos Sociais Baixos?
Fique a saber que ( e não é excepção) existem combates de cães para estratos elevados da sociedade, aliás foi por aí que a 'tradição' em Portugal começou!
Quanto a alimentar a familia......!!! Acredita mesmo nisso? Já reparou nas imagens do programa ( o da SIC e o da TVI) quem eram os 'pais de familia' que estavam a por os cães a lutar? Não creio que seja esse o motivo. Mas mesmo que fosse, para mim não é razão suficiente existindo alternativas, tal como por exemplo, espante-se, TRABALHAR! Será que é legitimo vender droga para sustentar a familia? Meu caro amigo... para sustentar a familia, trabalha-se nas obras, lavam-se escadas, arranham-se paredes se for preciso.... mas parece-me que neste tipo de marginalidade o sustento é mais virado para o ego ou para o dinheiro fácil ( para vicios, roupas de marca e outros bens superfulos).

Mas, tal como a sua, esta é apenas a minha modesta opinião.
Cumprimentos
Paulo C.
sumy
Membro
Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am

quarta jun 12, 2002 8:43 am

Bom dia para todos!!

Pois é Tiago!! Será que o facto de eu estar a passar fome, me dá o direito de me tornar assassino profissional para ganhar alguns trocas???

Não me parece!!!!

Será que o facto de eu ter coragem de defender as minhas ideias em público, embora seja um Hitler, mereço algum respeito?????

Também não me parece!!!!

Acredite que já passei muitas dificuldades na vida, mas não foi por isso que me tornei no Hitler Português ou num assassino profissional...!!! Sabe o que eu fiz???? Trabalhei, e acredite que trabalhei bastante duro, desde manhã até á noite a descarregar camiões TIR com frigorificos. Foi duro, muito duro, mas mantive a minha dignidade e a dos meus cães que já tinha dois na altura.

Em relação aos Pits Bull serem banidos, tal como o Paulo C disse, eles não foram banidos, simplesmente não são reconhecidos como raça pela FCI.

Peço desculpa pelas minhas criticas, mas quando acho que não tem razão tenho de o dizer.

Um abraço a todos,
Sumy
FAbarm
Membro Veterano

quarta jun 12, 2002 6:10 pm

Deixa-me bastante triste não quererem reconhecer que muitas das pessoas que vemos nestas reportagens vivem no limiar da pobreza e em condições que só Deus sabe e que este tipo de situações vos passe ao lado.

Admiro a certeza e a veemência com que alguns dizem: " Desta àgua não beberei "

A pergunta sobre o Pitt foi por mim colocada na delegação do CPC, do Porto, há cerca de 3 anos. A resposta que obtive foi que a mesma estavava a ser boicotada por se tratar de uma raça muito perigosa e foi citado o exemplo francês.

Espero que não julguem que sou a favor destas manifestações de crueldade, mas penso que por traz das mesmas estão muitos problemas desta nossa sociedade e que talvez pela sua constante exposição já nos passam ao lado.

Um abraço a todos

Tiago
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 12, 2002 6:29 pm

Caro Tiago,
Mais uma vez não quero ofendê-lo, mas você só pode ser ingenuo! Se entrar um pouco dentro do mundo das lutas vai perceber que estes cães custam CENTENAS de contos (alguns dos Campeões de lutas custam mesmo Largas Centenas)! As Apostas que os donos dos cães, e demais intervenientes, fazem são também na ordem das Centenas de Contos. Se chama a isto viver no limiar da pobreza!!!???
Para mim esta actividade é tão digna de respeito como a venda de droga. São socialmente equiparáveis. Há tubarões que ganham montes de massa e há peixe mais miudo que faz a coisa por menos, mas ambos ( sem ofensa para os peixes) são parasitas com os quais tem de se acabar! Não vi ninguém nas reportagens com ar subnutrido... e a cuidar do seu Pit com muito esforço para ganhar uns dinheiritos para a sopa dos filhos!

Só concordaria consigo se me dissese que estas pessoas vivem no limiar da miséria, mas não é monetrária, é a miseréria humana da falta de valores morais, da falta de principios e da falta de senso......

Desculpe... mas do que já vi até agora, a pobreza monetária passou-me lado!

Cumprimentos
Paulo C.
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

quarta jun 12, 2002 6:46 pm

caro tiago:
está mesmo convencido daquilo q diz, não está?
pois a mim parece-me descabido.
se me dissesse q , os donos dos cães de luta fossem uns parasitas da sociedade, q lucram com lutas de cães , porque não estão para trabalhar, preferem passar o dia a coçar a micose, e ao fim da tarde fazer umas apostazinhas no seu cão a ver se lucravam algum na luta do dia, e q não trabalham porque o lucro assim é mais fácil e não se sujam, nem sequer se cansam, e q devia-se agarrar em todos esses parasitas e metê-los todos numa fábrica a trabalhar, ou até mesmo nas obras, eu concordadria consigo.
agora, rótula-los de coitadinhos, pobrezinhos, não têm mãozinhas nem pezinhos para trabalhar, e são ceguinhos, surdinhos e mudinhos(excepto para dizer :-vai zorba, ferra ai os dentes, força!)???
POR FAVOR!!! não mande areia para os olhos de quem aqui vem e lê um perfeito disparate como este.
só lhe falta dizer q as prostitutas o são por não conseguirem fazer mais nada...e ainda assim, acreditaria mais neste caso, do q essa dos pobrezinhos .
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta jun 12, 2002 11:46 pm

Olá Tiago

Se alguém lhe disse que o Pit era "boicotado" como raça pela FCI pela sua perigosidade é um asno e se está no CPC deve ser a varrer o chão .

Hitler merece respeito? NO meu entender não. Acham a comparação com SS Sá excessiva? Não se encararmos como fanatismo que não admite ideias diferentes.

Estou muito admirado de uma forista que trabalha em uma clinica veterinária referir que aparecem lá muitos cães dessas lutas porque de facto estes cães normalmente NÃO SÃO LEVADOS NEM TÊM ASSISTÊNCIA VETERINÁRIA, somente tipo o massagista que sutura as feridas à alfaiate no local e deita betadine em cima... O que será considerado muitos??

Quanto à pobreza, as centenas de contos que são apostadas por cada um são o património de 20 anos a arrumar carros? O Tiago que me desculpe. Em alguns locais desses há mais dinheiro que em certas casas da Quinta da Marinha. Os tesos não apostam

Já agora como nunca ouvi falar em sindroma de Rato Mickey gostaria que me explicassem...
FAbarm
Membro Veterano

quinta jun 13, 2002 8:35 pm

Os especuladores imobiliários devem estar a esfregar as mãos, pois parece que a Trafaria tornou numa das melhores zonas para se viver e ninguém sabia... mas agora que se tornou publico...

Em relação há miséria humana ser o principal catalisador para as lutas de cães, ninguém me demove... apesar de já começar a ser ostracisado por alguns... enfim temos todos que conviver, não é assim?

E se me permitem gostaria de levantar mais uma lebre: esta raça de cães foi criada para as lutas, tem características diferentes ( o limiar da dor, o poder de cicatrização são dois exemplos comprovados ), quem nos garante que um cão desta raça que não lute é feliz?
Quem nos garante que o bobi que come à mesa com os donos, que vai todas as semanas ao “cabeleireiro“ é feliz?

O síndroma do Rato Mickey fica para uma próxima

Um abraço a todos

Tiago
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quinta jun 13, 2002 9:20 pm

Srº Tiago,por essa ordem de ideias secalhar tb vai dizer que os touros

bravos se não forem postos a tourear não são felizes?

Ora francamente,vc parec o SS (Sérgio Sá) a dizer que os

pits "disfrutam " imenso com a luta.

Pela experiência que tenho o pitt é um cão que pode mto bem ser

integrado na sociedade pois têm caracteristicas semelhantes ao boxer no

espirito desportivo e brincalhão.

Nuno Luz.
FAbarm
Membro Veterano

quinta jun 13, 2002 11:31 pm

Exmo Sr.

Leia bem a minha intervenção, p f.

E já agora quem disse que o Pitt não pode ser sociabilizado?

Assim não dá para " discutir " ideias.

Com todo o respeito

Tiago
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 14, 2002 12:26 am

Os especuladores imobiliários devem estar a esfregar as mãos, pois parece que a Trafaria tornou numa das melhores zonas para se viver e ninguém sabia... mas agora que se tornou publico...
Sim senhor! Argumento muito válido!! Presumo que os traficantes de Droga que se passeiam nos seus carros de alta cilindrada também sejam uns desgraçadinhos... afinal, a droga também é vendida maioritariamente é nos bairros 'pobres' e degradados! Bastava ver a filas intermináveis ( tipo carreirinho de formigas) que iam para o Casal Ventoso!
Meu caro amigo, eu estou certo que na trafaria reside muita gente honrada e trabalhadora. Estou certo também que lá, e noutros lados, a pobreza existe. Mas creia-me que não são os traficantes de droga nem os organizadores de lutas de cães que são pobres!! Esses, continuo a dizer, são pobres mas é de espirito! Se foi a pobreza que os levou e enverdar por esse caminho inicialmente, saiba que não é um caminho de sentido obrigatório! Tal como lhe disse, existe nesses bairros muita gente pobre mas trabalhadora e honesta!
Desculpe, volto a dizer-lhe, NÃO ACREDITO QUE NINGUÉM FAÇA LUTAS DE CÃES PARA DAR DE COMER AOS FILHOS!! Há muito trabalho cá em Portugal ( basta ver a quantidade de imigrantes de Leste e do Brasil que estão a chegar cá). Uma coisa é certa....para alguns é mais fácil ficar encostado à paredes todo o dia, fumar umas "coizitas", "curtir bué" e depois à noite vender uns "pacotes", por os cães a lutar e fazer umas apostas! Yooo Man...tá-se bem!!

Quanto à felicidade dos PIT BULL que lutam..... não sei se lhe responda! Acho que vou deixar essa resposta para as imagens das caras de 'felicidade' dos cães retalhados, desfeitos, desfigurados e mortos após as lutas! Se calhar vai-me dizer que morrem felizes.... ok!

Fique bem!
Paulo C.

P.S. - Os escravos também eram criados e seleccionados para trabalhar... presumo que se sentiriam felizes a rebentar de trabalho ou a serem chocoteados.... "desfrutavam" (como diz SS) dos prazeres do trabalho e do dominio dos senhores.
Responder

Voltar para “Cães”