Termo de responsabilidade

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 28, 2003 6:05 pm

LIndinha, qualquwe cirurgia tem riscos e o seu animal estava numa situação extremamente delicada pelo pouco que se cosnegue perceber.

Os médicos-veterinários não fazem milagres.

Fazer queixa À SPA não tem sentido nenhum, quem são eles para avaliar negligência
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jun 28, 2003 6:15 pm

alguns fazem :lol: :lol: :lol: mas em situações de alto risco, como foi o caso do serafim e da lindinha, o vet devia alertar para o perigo que o animal corria. no caso do serafim, felizmente a profecia não se cumpriu :lol: :lol:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado jun 28, 2003 6:20 pm

CasadeAnaval escreveu:

Fazer queixa À SPA não tem sentido nenhum, quem são eles para avaliar negligência
[/quote]

Entre não fazer milagres e não ser cuidadoso, ou mesmo haver negligências, há uma certa distância, parece-me!
Aliás todos sabemos que, infelizmente, há muitos "profissionais" que deixam muito a desejar! Eu, na minha zona, conheço um, ao qual nunca mais levo os meus animais! E só me arrepia, quando passo à porta, ver os infelizes animais que aguardam para serem "tratados"!
Quanto a fazer queixa à SPA, penso que tem muito sentido, porque as Associações de defesa devem tratar todas as situações em que estejam envolvidos os direitos dos animais!

Lindinha, lamento imenso a situação por que passou!
A minha simpatia para si!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado jun 28, 2003 7:55 pm

Existem maus profissionais em todas as profissões, como é lógico. No entanto essa pessoa que se queixou aqui queixa-se de não ter sido informada que a cirurgia tinha riscos. Duvido que tenha sucesso por aí, pois foi esta exactamente uma das razões do termos de responsabilidade ser indicado.

Por aí não chega a lado nenhum, os animais morrem, como as pessoas, também.

Fazer queixa à SPA não serve de nada, porque a SPA não tem capacidade para avaliar o trabalho do veterinário ou seja. não é a entidade competente.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano

sábado jun 28, 2003 8:10 pm

uma das coisas que me irritou no tal termo de responsabilidade, foi ser tão genérico. ou seja, aplica-se tanto a uma "simples" hérnia como a um problema de grande gravidade. ora bolas. para morrer basta estar vivo :p :p
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado jun 28, 2003 11:29 pm

anjaazul Escreveu: uma das coisas que me irritou no tal termo de responsabilidade, foi ser tão genérico. ou seja, aplica-se tanto a uma "simples" hérnia como a um problema de grande gravidade. ora bolas. para morrer basta estar vivo :p :p
Anja, se for o termo tipo da ordem é "Termo de responsabilidade para intervenção sob anestesia geral." e tem o brasão da Ordem dos médicos veterinarios no cimo.
anjaazul
Membro Veterano

domingo jun 29, 2003 1:27 am

Anja, se for o termo tipo da ordem é "Termo de responsabilidade para intervenção sob anestesia geral." e tem o brasão da Ordem dos médicos veterinarios no cimo.
aquele era um papelucho normal. tinha o nome da vet, o nº da cédula profissional (campo que não foi preenchido), o espaço para o nome do animal (que eu escrevi porque quis) e as advertências para a perigosidade da i.c. claro e o espaço para eu assinar.
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

domingo jun 29, 2003 7:36 pm

Eu acho q quando há muita suspeita de negligência, como no caso da lindinha_24, a pessoa devia fazer uma necropsia no gato. Assim, se for constatado erro médico mesmo, a pessoa pode entrar com uma ação judicial.
Eu não sei se tem termo algum pra assinar aqui no Brasil mas vou ficar sabendo quando for castrar a Hannah daqui há uns 2, 3 ou 4 meses.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jun 29, 2003 9:49 pm

Isso é complicado Juliachan. Um veterinário tem obrigação de sugerir uma necrópsia em casos duvidosos, no entanto em casos de cirurgia de urgência como o contado pela lindinha, geralmente não se faz, é mais para casos em que o dono pede especificamente ou que, havendo dúvidas no diagnostico a necrópsia serve para tirar dúvidas.

cada caso é único, por exemplo, quase nenhum dono se lembra de solicitar a necrópsia e leva dias ou semanas a remoer. Quando decide fazer queixa não serve de nada porque são sempre necessárias provas.
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

segunda jun 30, 2003 7:15 am

lindinha_24 Escreveu: resolvi-me pela operação pk n suportava a ideia de olhar p ele e pensar q se tivesse mandado operar ele pudia ter a sua patinha.....o veterinário nunca me disse q pudia haver riscos na operação...antes, assegurou-me q ele iria fazer uma vida perfeitamente normal, mm q eu optasse pela amputação...
A verdade, é q no dia seguinte qdo fui buscar o meu "menino"...nem parecia o meu gato...os olhos de dor dele...era de chorar....enquanto esperava na sala o medico ou carniceiro n sei, deixou-me cair de cima da mesa...( n vou entrar em pormenores, pk relato isto na mgs q já referi)...verifiquei q ele estava cego....coisa q o médico ainda n tinha visto...ficou de analizar isso na proxima consulta....na altura disse-me q a operação tinha corrido mto bem, mas q n sabia como seria a recuperação...ou seja ou cão dilarecou-lhe todos os ossos, todos os ligamentos....n havia nada onde eles podessem unir os ossos...e se assim fosse teriam q amputar mais tarde....

Levei o meu gato p casa....não imaginam a agonia em q ele estava....morreu duas horas depois...
Sei q a cirurgia dela foi de urgência e q o gato tava muito ferido mas repare bem nos termos q eu coloquei em negrito acima. O médico nem deve ter examinado todo o gato visto q nem viu q ele tava cego! Deve ter apenas costurado a perna e pronto! Devia ter explicado q a amputação era o melhor e não dado a escolha pois no caso da cirurgia poderia ter q submetê-lo à amputação depois e isso é sacrificante pro gato. Aposto q o gatinho morreu por perda de sangue. Gostaria de saber se foi feita alguma transfusão nele pois como foi dito q a pata estava dilacerada, de certo ele perdeu rios de sangue e isso pode causar a morte rapidamente.
jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

segunda jun 30, 2003 4:47 pm

Esse termo tem mesmo a ver com a Anestesia. Também assinei quando foi da operação da Mix. E quando ela foi tirar os pontos (também a anestesiaram por ser muito má). Eu assinei logo, e por um lado até percebo. Há donos que não aceitam o inevitável e culpam os médicos. Mas depois há o reverso da medalha. É um assunto polémico
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

terça jul 01, 2003 6:32 pm

Nem imaginam como custa ainda falar disto mm q tenha já passado algum tempo....aliás...penso q imagiam sim...e desde já quero agradecer as vossas respostas...embora n tenha sido eu q iniciei o tópico...

desculpem mas eu n sei copiar as perguntas me me fizeram p responder directamente á pessoa em questão, por isso a quem me perguntou se o meu gatinho tinha levado alguma transfusão, n n levou...isto pk ele tb n sangrou....ele tinha simplesmente dois buracos na patinha q perfuravam um lado ao outro...e só se nós apertassemos é q sangrava mas pouco....ou seja o cão cão soltou o muro agarrou-o pela pata e partiu os ossos ...n mordeu...n sei se me faço entender....o gatinho era mto novo...tinha os ossos tenrinhos...acho q tb se pode dizer isto dos animais...aliás o facto de ele tb ser novo, foi mais uma razão p o "veterinário" ter dito q havia hipotese de os ligamentos unir.....

Houve quem disse q os medicos n fazem milagres, e q todas as cirurgias correm riscos...é verdade...mas insisto qdo digo q o meu gato foi negligenciado...atras referi q enquanto esperava p o ir buscar o animal ele deixou-o cair de cima da mesa( todos voces sabem a altura duma mesa daquelas...pelo menos dá-nos a nós pela cintura...agora imaginem o animal depois da operação ter caido duma altura dessas....)e qdo ele se apercebeu q eu tinha visto...chamou-me e disse" olhe é melhor entrar pk ele deve ter a mania q tem asas...."!acham isto normal??ele melhor do q ninguem sabia q o gato ainda estava sob o efeito da anestesia....aliás eu até me pergunto se eles o anestesiaram....só de pensar até me arrepio...

Além disso, conheço pessoas q comentam aqui q os médicos dão facilidades no pagamento qdo são situações complicadas....qdo ele me viu aos prantos e a dizer q n tinha dinhiro p a operação, simplesmente encolheu os ombros....os seja se eu n me tivesse feito em "duas" a solução q tinha era por o gato no caixote do lixo.....n eram 25 euros....foram 300 euros q eu paguei...p mim posso dizer q é muito....mas juro q n me arrependo....

qto ao facto de fazer queixa á SPD...talvez n adiante...mas como eu n pudia mandar um tiro ao homem em questão....a unica coisa q me ocorreu foi fazer o q fiz...

obrigada a todos q me compreenderam

Susana
Responder

Voltar para “Gatos”