desacordo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

domingo jun 29, 2003 1:37 pm

vim aqui para dizer que estou em pleno desacordo com uma coisa que li, passo a explicar:
eu estava a ler o perfil do serra da estrela quando deparo com a seguinte frase:"O Cão da Serra da Estrela de pêlo curto está em perigo de extinção, em parte por ser de beleza inferior, e portanto menos cobiçado.", pois eu não concordo minimamente com isto pelo simples motivo de já ter tido um. o serra da estrela de pelo curto está em perigo de estinção não pela beleza inferior, que é um absurdo completo, mas pela divulgão inferior no passado, que se faz refletir no presente e futuro, digo por isso que se me dessem a escolher entre um pelo curto e um pelo longo, não esitaria em escolher o pelo curto :evil: .
acho que a maioria me entende e se tivessem tido um, fariam o mesmo que eu.
P.S-só tenho pena de não ter aqui neste momento comigo a minha velhota que morreu à 3 longos anos. :cry:

Para todos uma boa tarde ao computer já que aqui em coimbra está a chover, só não tou na exposição por este motivo :x
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo jun 29, 2003 2:22 pm

Olá. Aqui em Azeitão também está a chover... e concordo contigo. Embora eu nunca tenha tido um Serra da Estrela, nem esta é uma das minhas raças preferidas, só há bem pouco tempo é que eu vi e tive conhecimento pela primeira vez do Serra da Estrela de pêlo curto. Não sei se era este exemplarn que não era assim tão bonito, ou simplesmente o meu gosto, mas eu prefiro os Serras de pêlo comprido... :oops:
Fiquem bem
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jun 29, 2003 2:28 pm

Eu lamento dizer que NUNCA vi um serra de pelagem curta. como estão os criadores ? Ainda existem ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Indiia
Membro Veterano

domingo jun 29, 2003 3:00 pm

casadeanaval, infelizmente estive o ano passado a falar com um criador de serra da estrela que diz que existem mt poucos criadores de se fiar(em termos do serra da estrela de pelo curto) mas que ainda existem, sei de um perto de coimbra recomendado. se pesquisar na net sobre a raça, até no site do C.P.C., vai ver que vem lá a descrição dos de pelo curto, espero ?
fico triste com a verdade, mas é assim roll
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jun 29, 2003 5:00 pm

Eu vi, pela 1ª vez, um serra de pêlo curto na exposição de Santarém (estava lá uma criadora com um único exemplar) e uma dona de um cão dessa criadora, que não cheguei a ver.

Muita gente vai dizer (como uma vez disse o Casadicães, salvo erro, a propósito do podengo português), que parece um rafeiro (daqueles muito grandes) mas, para mim, como o que conta é o temperamento, se tiver o temperamento do Serra de pêlo comprido, deve ser um óptimo cão de guarda e de família !

Penso que, realmente, está pouco divulgado (um problema comum a quase todas as raças portuguesas) - mas penso que têm futuro porque muita gente procura um cão de guarda e não gosta de pêlos compridos.
Depois o Serra dá a confiança aos donos de que não se volta contra os elementos da família (outra preocupação que tenho ouvido em conversas).
Infelizmente (porque acho uma injustiça) algumas raças estão queimadas neste aspecto junto da opinião pública (o dob, o pastor alemão, o rott, pe).

É engraçado que as pessoas consideram, agora, as raças nacionais - ouço falar do fila, do castro laboreiro e até do rafeiro alentejano, como alternativas - não ouço falar do serra de pêlo curto porque acho que a maioria nem sabe que existe.

Mas, não sei porquê, parecem achar que o facto de serem portugueses dá mais garantias de serem cães de família...

Estou apenas a refletir o que ouço dizer.
basset
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:08 pm

domingo jun 29, 2003 8:27 pm

CasadeAnaval Escreveu: Eu lamento dizer que NUNCA vi um serra de pelagem curta. como estão os criadores ? Ainda existem ?
Tomei conhecimento de existencia de Serras da Estrela de Pelo Curto há
relativamente pouco tempo...através de um criador de Vila Nova de Milfontes.

Por acaso, conhecia apenas os serras de pelo longo...mas os de pelo curto são muito bonitos e bastente elegantes.

Concordo com a Indiia: Penso que o Serra da Estrela de pelo curto não tem uma beleza inferior ao de pelo longo, tem apenas uma divulgação inferior..
Última edição por basset em domingo jun 29, 2003 8:31 pm, editado 1 vez no total.
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

domingo jun 29, 2003 8:30 pm

Não sabia que existiam :oops:

Fui investigar na net e lá estavam eles, mas por acaso na minha opinião , os de pêlo longo são mais bonitos.
Indiia
Membro Veterano

domingo jun 29, 2003 8:44 pm

por acaso eu preocupo-me a pesquisar textos e imagense práctica , porque se eu fosse a confiar no que dizem de algumas raças inclusive o serra da estrela de pelo curto, não tinha cães, não só pela descrição física como psíquica e de outras coisas, por isso aconselho a quem quer um cão, a ler sobre ele, a ver imagens de exemplares da menma raça e a interagir até um pouco com a raça.
espero ter contribuido com alguma coisa ;)
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo jun 29, 2003 11:30 pm

bem, eu já sabia desse lindo animal há muito tempo, mas há muito mesmo (ó pra mim a gabar-me :lol: )

a minha vizinha (do outro lado da estrada mas é minha vizinha na mesma ;) ) tem uma cadela serra de pelo curto, e por acaso é a unica cá do sitio e a mãe do meu Ruby.

também há o meu Ruby e o irmão, o Charlot, mas esses contam pela metade, visto não serem puros, apesar de o meu parecer mais com um serra, visto sair mais á mãe.

numa exposição se raças portuguesas que houve aqui perto, á qual eu fui, penso que só havia um ou dois serras de pelo curto, os outros todos eram de pelo comprido.

se calhar, quando eu puder vou arranjar um serra de pelo curto a um criador e talvez cruzá-lo, para manter a raça. (mas não me matem, visto serem apenas planos para o futuro!)

e até tenho um livro sobre a raça serra da estrela, o título é: "Novo Guia Práctico do Cão da Serra da Estrela"

tem muitas fotos, tanto de pelo curto como de pelo comprido, tem umas fotos de cães mesmo na serra, mas tem algumas montagens que eu não gostei muito! :x é um livro bom, e estou a pensar em candidatar-me a uma dona babada de vários serras ao longo da minha vida! (apesar de o meu sonho é ter um Pastor Alemão ou um Doberman, lá mais para o futuro!)

é a minha contribuição, e tenho um poster que tem as raças portuguesas mas tenho de o procurar para ver se tem este serra lindo, mas acho que não. depois digo.
Indiia
Membro Veterano

terça jul 01, 2003 1:17 am

é verdade, como eu já tive um, tive de comprar o livro(o mesmo que o seu) e é mesmo bom, penso se não estou em erro que foi escrito por Suzette( não sei os outros nomes). Espero que possa cumprir o que quer ;) .
boa sorte, e que consiga mesmo o que quer, porque não se arrepende de ter um, mas 1º tente ter todas as condições necessárias 8)
:arrow: muito espaço.
:arrow: tempo para dedicar, etc...
mas se tem o livro, não preciso de dizer mais nada. :lol:
boa noite.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça jul 01, 2003 9:06 am

Olá a todos!
Eu desde que me lembro ser eu que conheço a raça serra da estrela. Todos os anos passava férias na serra, pelo menos um mês e tive sempre contacto com esses maravilhosos cães, fazendo deles uma das minhas raças favoritas. Conheço os de pêlo comprido e curto. A minha preferência vai para os de pelo comprido...são um sonho de lindos! Não desfazendo os de pêlo curto, mas realmente prefiro os outros. Acho que têm razão quando dizem que os de pêlo curto não são tão divulgados e concordo ainda mais quando dizem que esses mesmos cães são confundidos com rafeiros de grande porte. Confesso que muitas vezes tenho dificuldade em identificar um serra de pêlo curto, mas também não sou perita em animais, apenas conheço por curiosidade, porque gosto muito de ler tudo o que diz respeito a eles e já fiz algumas colecções de raças para saber um pouco mais das suas origens, temperamentos etc. O facto é que os cães de pêlo comprido estão em primeiro lugar na preferência das pessoas e muitas acabam por nem saber que o pêlo curto existe. A falta de divulgação é a principal causadora deste desiquilibrio dentro da mesma raça. De qualquer forma, todos os folhetos que tive acesso sobre a serra da estrela falam nos dois cães.
Indiia
Membro Veterano

terça jul 01, 2003 1:35 pm

sim, cocordo, mas a falta de divulgação a que eu me referia não era a de material que as pessoas procuram(que mesmo assim não é mt, pois limitam-se a dizer que estam em vias de extinção mas não dão descrição)mas à divulgação pública, pe:publicidade. :|
Indiia
Membro Veterano

terça jul 01, 2003 1:36 pm

sim, cocordo, mas a falta de divulgação a que eu me referia não era a de material que as pessoas procuram(que mesmo assim não é mt, pois limitam-se a dizer que estam em vias de extinção mas não dão descrição)mas à divulgação públicape:publicidade. :|
Responder

Voltar para “Cães”