será que ria, será que chore..??!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sábado dez 27, 2008 2:15 pm

TheGreatDane Escreveu:
fang Escreveu:Não percebi....
Acho que o sitiodosanimais está a dizer que só um idiota ataca uma pessoa como tu que se dedica a ajudar os animais. Eu reforço essa ideia e sou contra os activistas de sofá que não se apercebem do mundo real.
Não pretendia utilizar um adjectivo tão forte, mas que pelo menos uma pessoa se digne a ler as intervenções e a qualidade das mesmas, neste e noutros fóruns.
<p>Cumprimentos, </p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 27, 2008 2:48 pm

Tem toda a razão, eu não queria dizer idiota, queria dizer ignorante, obrigado pela correcção .
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

sábado dez 27, 2008 8:04 pm

CindelP Escreveu:
franxdaniele Escreveu: Retirar um útero e uns ovários que poderão desenvolver piometria e cancro no futuro, retirar uns testículos que poderão desenvolver cancro no futuro.

Claro ... retirar um orgão perfeitamente (e q é um gl. endocrina!) saudavel a um animal, só lhe faz bem ....

E tem toda a razão, evita cancro nos testiculos (cuja probalidade de ocorrer é de menos de 1%).

Tambem nos machos, reduz o risco de aparecimento de tumores benignos na prostata

Em contra-partida:
- nos machos
- triplica o risco de hipotiroidismo
- triplica o risco de obesidade
- quadriplica o risco de cancro na prostata
- duplica o risco de tumores no tracto urinario
- aumenta significamente o aparecimento de problemas a nivel osseo e reacções adversas a vacinas
- e mais, se feito antes dos 12-24 meses, aumenta e muito o risco de osteosarcomas (cancro nos osseos).

Agora o Franx, que tanto se preocupa com o bem estar dos cães, diga-me ... prefere ter um tumor dos testiculos (cujo risco de aparecimento é menor do que 1%) ou todas as complicações que podem advir da castração?

:roll:

Se quiser falar, das femeas, avise ... o cenário é parecido!
Ola CindelP!

Adorava saber "o outro lado da historia" por favor!

Eu estou a levar um verdadeiro "Brain Wash" da Vet para esterilizar a minha cadela, e sinceramente, nao estou la muito para ai virada, e que nao deixa de ser uma operacao de barriga aberta. Nao quero que a minha cadela procrie mas tambem nao queria estar a sujeita-la a uma intervencao cirurgica a nao ser que seja por motivos de doenca...
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

segunda dez 29, 2008 12:49 am

fang Escreveu:
franxdaniele Escreveu:
fang Escreveu:
franxdaniele Escreveu:Não, durante menos de 3 meses.
Bem me parecia...

Moralismos da treta... :roll:
Mas não abati nenhum.
Pois... não chegou à fase de "rebentar pelas costuras"... E foi FAT não FAP (que é muito diferente).
Por acaso a minha casa está a rebentar pelas costuras com cães. O que é FAP?
fang Escreveu:Mas se chegasse ao ponto a que eu cheguei, iria abater sim!!
O Fang terá tido os seus motivos para o fazer, mas não podemos fazer previsões dessas com toda a certeza.
fang Escreveu:E se não abatesse, chamar-lhe-ia sádico!!
Porque não existem milagres. E há 15 anos muito menos!
Acredito que estivesse numa situação difícil.
fang Escreveu:Portanto, se quer saber porque mandei abater aqueles 2 cães, venha falar comigo. Depois de lhe ter explicado todo o historial, se não me der razão, considero que não tem o mínimo respeito por animais!

Até lá, abstenha-se de tecer comentários hipócritas sobre a minha pessoa!
Não conheço pessoalmente o Fang, nem conheço a história da sua vida. Mas vou lendo aqui e ali algumas das coisas que escreve. Um dos comentários que fez sobre a cadela Laika foi:
fang Escreveu:(...)outro animal (neste caso ainda por cima doméstico - logo artificializado)(...)
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=45

Ora, sem querer menosprezar o trabalho que terá feito e fará em defesa dos animais, a minha interpretação deste seu comentário foi que os animais domesticados mereceriam, da sua parte, menos respeito do que os animais selvagens.
franxdaniele
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 1:01 am

lilin Escreveu:
CindelP Escreveu:
franxdaniele Escreveu: Retirar um útero e uns ovários que poderão desenvolver piometria e cancro no futuro, retirar uns testículos que poderão desenvolver cancro no futuro.

Claro ... retirar um orgão perfeitamente (e q é um gl. endocrina!) saudavel a um animal, só lhe faz bem ....

E tem toda a razão, evita cancro nos testiculos (cuja probalidade de ocorrer é de menos de 1%).

Tambem nos machos, reduz o risco de aparecimento de tumores benignos na prostata

Em contra-partida:
- nos machos
- triplica o risco de hipotiroidismo
- triplica o risco de obesidade
- quadriplica o risco de cancro na prostata
- duplica o risco de tumores no tracto urinario
- aumenta significamente o aparecimento de problemas a nivel osseo e reacções adversas a vacinas
- e mais, se feito antes dos 12-24 meses, aumenta e muito o risco de osteosarcomas (cancro nos osseos).

Agora o Franx, que tanto se preocupa com o bem estar dos cães, diga-me ... prefere ter um tumor dos testiculos (cujo risco de aparecimento é menor do que 1%) ou todas as complicações que podem advir da castração?

:roll:

Se quiser falar, das femeas, avise ... o cenário é parecido!
Ola CindelP!

Eu também gostava de saber quais são, de acordo com a CindelP, as desvantagens da esterilização das cadelas, pois até agora só falou das supostas desvantagens da esterilização dos machos.
franxdaniele
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 1:14 am

CindelP Escreveu:Será que alguém pode-me dar um exemplo, que sustente a teoria do Franx?

Ou melhor, que indique cães de um Criador que tenham ido parar a canis ...
Este caso não poderá ser um exemplo de um cão comprado a um criador e abandonado?

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63248

Não estou a afirmar que é, estou a pôr a hipótese.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda dez 29, 2008 4:17 am

franxdaniele Escreveu: Ora, sem querer menosprezar o trabalho que terá feito e fará em defesa dos animais, a minha interpretação deste seu comentário foi que os animais domesticados mereceriam, da sua parte, menos respeito do que os animais selvagens.
Mas isto agora virou mania pegar em frases de outros fóruns e fazer as interpretações que lhe dão na gana ??... :roll:
Começo a suspeitar de má fé mesmo... :?

Onde é que deduz que os animais domésticos merecem menos respeito da minha parte que os selvagens??

Pode é deduzir que para mim o "valor" da vida de um animal selvagem (sobretudo se estiver em perigo de extinção) é superior ao de um animal doméstico.
Mas isso não tem nada a ver com "respeito"... mas sim com a minha prioridade em relação a cada espécie.
E eu coloco a espécie acima do indivíduo.

Ou você coloca em pé de igualdade um cão assilvestrado e um lince ibérico?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 29, 2008 7:12 am

franxdaniele Escreveu:
CindelP Escreveu:Será que alguém pode-me dar um exemplo, que sustente a teoria do Franx?

Ou melhor, que indique cães de um Criador que tenham ido parar a canis ...
Este caso não poderá ser um exemplo de um cão comprado a um criador e abandonado?

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63248

Não estou a afirmar que é, estou a pôr a hipótese.
Não me parece ....

E agora?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 29, 2008 7:13 am

franxdaniele Escreveu: Eu também gostava de saber quais são, de acordo com a CindelP, as desvantagens da esterilização das cadelas, pois até agora só falou das supostas desvantagens da esterilização dos machos.
Supostas?

Tenha lá algum respeitinho ... nem todos temos que ser leitores da Wikipedia :roll: :roll:
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

segunda dez 29, 2008 9:36 am

CindelP,

Realmente o veterinário das minhas cadelas também me veio defender a esterelização... e até disse que se tivesse sido antes do primeiro cio ainda era melhor! Ora, eu não o fiz porque na altura tinha lido em qualquer lado que a esterelização antes de dada idade prejudicava o crescimento do animal. Mas assumi querer fazê-la após o crescimento das mesmas.

Acho então que se citar as desvantagens que refere existirem relativamente às fêmeas, assim como as suas fontes, será de muita utilidade para todos os que consultam este fórum, inclusivamente para mim que tinha como dado adquirido fazer tal operação dentro de alguns meses... dada a opinião do veterinário, que neste caso já é coincidente com a opinião de mais dois veterinários de cães de utilizadores deste fórum.
<p></p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 29, 2008 12:19 pm

lilin Escreveu: Ola CindelP!

Eu estou a levar um verdadeiro "Brain Wash" da Vet para esterilizar a minha cadela, e sinceramente, nao estou la muito para ai virada, e que nao deixa de ser uma operacao de barriga aberta. Nao quero que a minha cadela procrie mas tambem nao queria estar a sujeita-la a uma intervencao cirurgica a nao ser que seja por motivos de doenca...
Peço desculpa pela demora em responder, mas ao contrario de certas pessoas gosto de ter dados fundamentados do meu lado. Como tal, só hoje tive novamente acesso ao documento.

Se nos machos é mais que sabido que os riscos de saúde devidos à castração são maiores, nas fêmeas a coisa já é mais equilibrada, embora continue a tender para o "não esterelizar"

Vantagens:

* se feito antes da maturidade diminui em muito o risco de tumores malignos mamarios
* elimina o risco de piometras
* elmina o risco de tumores nos ovarios e utero (o risco normal destes tumores em femeas inteiras é menor que 0.5%)

Desvantagens:
* se feito antes da maturidade (nomeadamente antes de 1 a 1.5 ano de idade) aumenta siginficamente o risco de tumores no osso.
* aumenta por um factor de 2.2 o risco de hemangiosarcomas esplenicos
* aumenta 5x mais o risco de hemangiosarcomas cardics
* triplica o risco de hipotiroidismo
* aumenta a tendencia para obesidade
* incontinencia urinaria em cerca de 5% a 20%
* aumenta o risco de infecçopes urinarias + 20%
* aumenta o risco de prolapso da vulva, dermatites vaginais e vaginite.
* aumenta o risco de tumores do tracto urinario ( 1%)
* aumenta o risco de desordens ortopedicas e de reações adversas a vacinas.

Por isso, vai tudo dos riscos que o dono prefere correr.

E não, não sou contra a esterilização/castração. Sou sim contra esta politca de esterilizar "porque sim" e "porque salva as vidas todas das cadelas".

n
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 29, 2008 5:59 pm

Obrigada, CindelP,

por uma vez, alguém se preocupou em dizer a verdade como ela é.
É um atestado de confiança na maturidade e descernimento dos foristas.

A meu ver o importante é evitar ninhadas indesejadas.
Compete a cada um ver se tem condições de prevenir esse evento.
Se não têm ou mesmo se a inconviniência dos cios (do sangue, das perseguições caninas, etc) é demasiado para a vida atarefada que a maioria de nós têm, então, esterilizem.

A minha cadela é inteira, já engravidou e abortou - coisa que eu não gostei nada de fazer - e, se fosse hoje, fazia o mesmo.(entretanto melhorei as condições de isolamento e tomei maiores precauções)

As vidas que salvamos são as vidas dos cachorros por nascer.
A maioria dos canitos nascidos à balda é uma vida de sofrimento, de maus tratos quando não de abandono.
Amar os cães também é prevenir estas situações e está nas nossas mãos...
lilin
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 8:18 pm

CindelP Escreveu:
lilin Escreveu: Ola CindelP!

Peço desculpa pela demora em responder, mas ao contrario de certas pessoas gosto de ter dados fundamentados do meu lado. Como tal, só hoje tive novamente acesso ao documento.

Se nos machos é mais que sabido que os riscos de saúde devidos à castração são maiores, nas fêmeas a coisa já é mais equilibrada, embora continue a tender para o "não esterelizar"

Vantagens:

* se feito antes da maturidade diminui em muito o risco de tumores malignos mamarios
* elmina o risco de tumores nos ovarios e utero (o risco normal destes tumores em femeas inteiras é menor que 0.5%)

Desvantagens:
* se feito antes da maturidade (nomeadamente antes de 1 a 1.5 ano de idade) aumenta siginficamente o risco de tumores no osso.
* aumenta por um factor de 2.2 o risco de hemangiosarcomas esplenicos
* aumenta 5x mais o risco de hemangiosarcomas cardics
* triplica o risco de hipotiroidismo
* aumenta a tendencia para obesidade
* incontinencia urinaria em cerca de 5% a 20%
* aumenta o risco de infecçopes urinarias + 20%
* aumenta o risco de prolapso da vulva, dermatites vaginais e vaginite.
* aumenta o risco de tumores do tracto urinario ( 1%)
* aumenta o risco de desordens ortopedicas e de reações adversas a vacinas.

Por isso, vai tudo dos riscos que o dono prefere correr.

E não, não sou contra a esterilização/castração. Sou sim contra esta politca de esterilizar "porque sim" e "porque salva as vidas todas das cadelas".

n
Obrigado CindelP! :)

Ou seja, reduz o risco de algumas doencas mas por outro lado aumenta o risco de outras...

Ainda ha 2 semanas estive na Vet com a Goldy para as vacinas, levei com o Brain wash.... Hoje tive que la ir outra vez, tenho a Goldy com uma otite, e la veio o Brain Wash outra vez.. E que ainda na semana passada apareceu la uma cadela nao esterilizada com piometra e que o dono se fartou de lamentar por nao ter esterilizado a cadela, bla, bla, bla, bla,.......

Todas estas vantagens ela mencionou, claro, ela tem que vender o peixe dela...

- se feito antes da maturidade diminui em muito o risco de tumores malignos mamarios

Ao que eu lhe perguntei se por outro lado existia alguma desvantagem, para alem do aumento de peso que e a desvantagem mais obvia, e ela respondeu que as vantagens superam as desvantagens e nao desenvolveu mais que isto... E eu claro, que nao tinha - mas agora ja tenho gracas a Cindel - argumentos para afirmar o contrario!

O porque de me fazer especie esterilizar a minha cadela? Ora, eu toda a minha vida tive caes, nenhum foi esterilizado, nenhum procriou e nenhum teve problemas de saude derivados ao facto de eu NAO os ter esterilizado, se calhar tive sorte nao sei...

Por outro lado tambem tenho consciencia que nem toda a gente tem a mesma sensibilidade que eu no que diz respeito a "multiplicacao" de animais, e que a solucao passa, efectivamente, pela esterilizacao.

Ja agora Cindel, pode facultar alguma fonte para eu poder desbravar o assunto?

Muito agradecida. :wink:
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda dez 29, 2008 8:41 pm

Este tópico é um espectáculo no que toca aos prós e contras de esterilizar ou não, uma cadela ;)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=5198

Abraços
lilin
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 8:50 pm

Ena Vitor, isso e que foi vasculhar! :wink:

Obrigada!

Resumindo, uma das causas que os vets tanto apregoam, que e a diminuicao do risco dos tumores mamarios so se verifica se a esterilizacao for efectuada antes do 2 cio, se a esterilizacao for feita depois disso o risco mantem-se, certo?

(Mais um argumento para a cartola) :)
Responder

Voltar para “Cães”