Gato deprimido... Alguém já teve um caso assim?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sábado dez 27, 2008 1:25 pm

Boa tarde,

Como alguns de vocês sabem, depois de ter lançado, no dia 19 de Dezembro, um apelo para o gato Francisco (um adulto muito meigo que estava na rua), apareceu uma pessoa em Leiria disposta a ficar com ele. Arranjou-se uma FAT aqui em Gaia, felizmente. Assim sendo, logo no dia seguinte capturei-o e mandei-o para castrar.

Na clínica veterinária o Francisco mostrou-se um gato extremamente dócil, mas muito assustado. Tentava fugir quando lhe abriam a jaula e tinha medo da vassoura... Na passada terça-feira, dia 23, a FAT foi buscá-lo. As notícias que tenho não são muito boas, por isso agradecia se alguém me pudesse ajudar.

Na sexta-feira soube que o Francisco não comia há dois dias. Parece que no dia 24 se mostrou extremamente meigo e até "melga". Não largava a FAT. Durante esse dia foi mantido isolado.

No dia seguinte já não comia e a FAT decidiu apresentá-lo aos outros gatos da casa. O Francisco não saiu da jaula durante pelo menos dia 25 e 26...

No dia 26, quando tive conhecimento desta situação, falei com duas pessoas que têm muita experiência com gatos. Uma disse que isto era normalíssimo, que não devíamos forçá-lo a sair da jaula nem a comer, porque até tem um em casa que só vai comer de noite. A pessa até acrescentou: "À fome ele não morre!". Mas outra assustou-me um bocado, porque disse-me que já tinha tido gatos de rua que não se adaptaram a estar "presos" e tiveram de ser postos de novo em liberdade :-(

Hoje soube que a FAT levou o Francisco a outro veterinário e que este achou prudente por o Francisco a antidepressivos, uma vez que ele não come nem bebe!

Sei que temos de lhe dar tempo para se adaptar. O Francisco foi tirado da rua, esteve numa clínica, depois foi para uma casa onde há mais animais... e o que me preocupa é que daqui a uns dias vai sofrer mais uma mudança, pois vai para a dona definitiva.

Gostava de saber se alguém já passou por algo assim. Os felinos recuperaram? Ou tiveram de os deixar de novo no local onde foram encontrados?

Sei que é muito cedo para perder a esperança, mas estou aterrada com a possibilidade de ele não se adaptar e eu ter de o por no sítio onde ele estava, onde era enxotado, perseguido por cães e sujeito a ser atropelado.

Aceito conselhos e partilha de experiências...

Obrigada.

Ana Castro
934622089
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 27, 2008 5:37 pm

Ora, nem de propósito... tal como já referi no tópico do Obama, eu não alinho muito na ideia de Fats já pelo facto de terem que andar de mão em mão até chegarem a um dono se é que alguma vez chegam?! Mas, são opiniões e a minha é esta mesmo! Até porque é pela primeira vez que alinho numa dessas com um gato adulto e não resultou.

Já tive cá uma gata, enclausurada na casa de banho por um Mês, que tentei de tudo, desde libertá-la pela casa, dar-lhe comida na boca e nada estava a resultar. Ela não comia por ela até que começou a urinar em tudo o que era sítio e a ir ao W.C. imensas vezes. Era meiga comigo mas não confiava nos outros. O resultado foi mesmo colocá-la a anti-depressivos e resultou. Começou logo a comer por ela e ao fim de 2 semanas já deixava que outras pessoas se aproximassem dela. Foi adoptada e está bem entregue :wink:

O problema que se pode colocar é caso o gato seja obeso (?) e estiver sem comer por mais de 48 horas, poder vir a sofrer de lipidose hepática (atenção que isto não acontece a todos os gatos que passem fome senão, coitados dos gatos de rua. É normal acontecer mas só aos "bem tratadinhos...").
Mas, nesse gato, se ele já demonstrou afectividade para com a Fat, não me parece que não coma por padecer de depressão, pela mudança... :? Devem haver outros factores para além da mudança de ambiente.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

sábado dez 27, 2008 10:50 pm

O comportamento que descreveu é comum a gatos que mudam de ambiente. O que o gato está a viver é uma situação traumática. é natural que tenha alguns sintomas depressivos.

durante uns tempos vai ter que recriar um ambiente semelhante ao da rua. gradualmente passará a fazer entender que tem um novo ambiente seguro. Não esqueça que gatos detestam estar fechados e que precisam de um esconderijo.

Vou-lhe mandar MP.
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 10:28 am

Obrigada pelas vossas respostas.

Leonilde, eu também não gosto muito da ideia das FATs precisamente por causa de os animais andarem de um lado para o outro e ficarem stressados e deprimidos. Mas neste caso achei que foi o melhor a fazer, uma vez que havia uma pessoa a querer o Francisco e ele já tinha desaparecido uma vez. Não me podia arriscar a deixá-lo mais tempo à espera no sítio onde estava.

Ele foi visto por uma veterinária e foi ela que mandou dar um quarto de anti-depressivo. Não sei se haverá alguma coisa a mais que esteja a deixar o Francisco assim, mas se houver, não me parece que seja doença, senão ele tinha outros sintomas sem ser não querer comer nem sair da jaula. Tenho medo que ele seja daqueles gatos que não se adaptem a estar numa casa :|

Já me disseram que esta época festiva é que pode ter stressado o animal, e realmente faz sentido: muita agitação, muita gente em casa, etc.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo dez 28, 2008 12:48 pm

Butterfly_21 Escreveu:(...)
Ele foi visto por uma veterinária e foi ela que mandou dar um quarto de anti-depressivo. Não sei se haverá alguma coisa a mais que esteja a deixar o Francisco assim, mas se houver, não me parece que seja doença, senão ele tinha outros sintomas sem ser não querer comer nem sair da jaula. Tenho medo que ele seja daqueles gatos que não se adaptem a estar numa casa :|

Já me disseram que esta época festiva é que pode ter stressado o animal, e realmente faz sentido: muita agitação, muita gente em casa, etc.
O que sublinhei, tenha em atenção que muitos Vets, infelizmente, não informam o responsável pelo animal de que há anti-depressivos que acabam por fazer o efeito contrário ao pretendido no animal!!! E, caso isso se verifique, terá que ser estipulado outro tipo de medicação/tratamento!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 1:19 am

Olá,

Fui ver o Francisco e não tive coragem de o por na rua no estado em que ele está, tão apático e magrinho. Mesmo que seja mais feliz na rua, parece-me demasiado fraco para dar já esse passo.

Ele não sai da sua caminha, mas ronrona quando lhe fazemos festas. Como a veterinária hoje não estava disponível, demos-lhe água à força, pois está a ficar desidratado (não come há 4 dias). Ele deixou e bebeu um pouco, é extremamente dócil.

Só fez chichi uma vez durante estes últimos dias. Tentei ver se está bem cicatrizado. Não vi nenhuma ferida, mas também não percebo muito disso. Tem de ser a vet a ver.

Parece que entendi mal. A FAT não o tinha levado à veterinária. O que ela fez foi ligar à vet dela, que pelos sintomas achou que o Francisco estava deprimido, e receitou um anti-depressivo muito conhecido nestes casos. Não sabemos, afinal, se não tem alguma coisa física. Pode ter.

Ele esteve bem no dia em que chegou à casa da FAT e no dia a seguir. Durante esse tempo esteve isolado num escritório. Tentava fugir mas pedia mimos, ia para o colo da FAT, etc. Foi descrito como sendo "melga".

Na quinta-feira foi apresentado aos outros animais da casa e foi a partir daí que deixou de comer e de sair da transportadora.

Já lhe tirámos a transportadora, para o obrigar a reagir um bocado, e amanhã vai à vet.

Obrigada pela vossa paciência e conselhos!
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 10:00 am

Butterfly_21 Escreveu: Como a veterinária hoje não estava disponível, demos-lhe água à força, pois está a ficar desidratado (não come há 4 dias). Ele deixou e bebeu um pouco, é extremamente dócil.
Esta parte é deveras preocupante...!
Que raio de Veterinária é que têm que prescreve anti-depressivos sem examinar o animal e depois nem sequer está disponível em caso de necessidade...? :roll: :evil:
Não têm um contacto de telemóvel dela? Se assim é, porque esperam por amanhã com um animal possivelmente desidratado e "depressivo"?

Liguem a outro Vet a explicar a situação e caso não haja verba para irem ao Vet a quem ligarem, falem com ele em pagamentos faseados!!! Mas, por amor de Deus, levem o animal ao Vet, , se o querem salvar!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 10:10 am

leonildecarvalho Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu: Como a veterinária hoje não estava disponível, demos-lhe água à força, pois está a ficar desidratado (não come há 4 dias). Ele deixou e bebeu um pouco, é extremamente dócil.
Esta parte é deveras preocupante...!
Que raio de Veterinária é que têm que prescreve anti-depressivos sem examinar o animal e depois nem sequer está disponível em caso de necessidade...? :roll: :evil:
Não têm um contacto de telemóvel dela? Se assim é, porque esperam por amanhã com um animal possivelmente desidratado e "depressivo"?

Liguem a outro Vet a explicar a situação e caso não haja verba para irem ao Vet a quem ligarem, falem com ele em pagamentos faseados!!! Mas, por amor de Deus, levem o animal ao Vet, , se o querem salvar!!!

Leo
Olá Leo,

Antes de mais quero esclarecer que essa vet não é a que costumo ir, mas sim a da FAT. A FAT mantém contacto com a pessoa que ia ficar com o Francisco e foi essa pessoa quem me telefonou e me informou da questão dos anti-depressivos.

Pela conversa dela entendi que o gato tinha sido examinado e cheguei a falar ao telefone com a FAT depois disso, sem me aperceber que o animal não tinha sido examinado. Só ontem, presencialmente, quando perguntei que exames ele tinha feito, é que percebi que a receita tinha sido "à distância"!

A vet a que eu costumo ir, a única em quem confio a 100%, costuma fazer urgências, mas ontem esteve doente e pediu-nos para passar por lá no dia seguinte (hoje), pois já nem estava no Porto nem estava ninguém na clínica!

A FAT ficou de ir lá hoje, e garanto que o Francisco é visto por um vet hoje!
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 10:31 am

Não querendo por em causa a boa vontade da Fat, vejam bem que tipo de Fat têm entre mãos...?! Porque quem vos garante que foi uma Veterinária que prescreveu á distância um anti-depressivo? Quem vos garante que não foi a própria Fat, por sua própria recreação que resolveu administrá-lo? É que quem é Fat, na maioria delas tem imensos medicamentos em casa (sobras) de outros casos. Vejam lá isso muito bem porque isto de Fats é coisa que me faz uma enorme confusão... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 10:33 am

Leo, eu confio nela e ela, por sua vez, confiou na vet... :( Mas não se preocupe, eu vou estar mais atenta!
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 11:27 am

A FAT ligou-me agora. O Francisco tem calicivírus, por isso é que não come e queixa-se quando lhe mexem (a doença dá dores nas articulações e aftas, pelo que entendi). Parece que também tem febre... o que eu não imaginava, porque ele tem estado gelado!

Explicaram-me que os gatos de rua costumam ter este vírus, que se manifesta em períodos de imunodepressão. O vírus tem uma incubação de 4-5 dias. Faz todo o sentido, visto que o apanhei dia 20 e os sintomas começaram a 24-25.

Ficou internado a antibiótico e a soro.

Por um lado fico contente por não ser nenhum problema comportamental.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 11:47 am

Butterfly_21 Escreveu:A FAT ligou-me agora. O Francisco tem calicivírus, por isso é que não come e queixa-se (...)
Isto só confirma que foi um tremendo erro prescrever á distância um medicamento que nada tem a ver com o que o animal precisaria, afinal!

Ainda bem que já foi observado e está a ser acompanhado por profissionais :wink:

As melhoras do gatinho e vá dando notícias, por favor. Agora fiquei em pulgas... :|

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

segunda dez 29, 2008 11:56 am

Qualquer gato não vacinado tem calicivirus. E é altamente contagioso para gatos não vacinados. E até mesmo para gatos vacinados pode aparecer sob a forma de pequenas úlceras na boca. Convém verificar, nos próximos dias se os outros gatos, apresentam inflamações na boca, A calicivirose tem muitas vezes origem em alteração de comportamentos e é uma das componentes da coriza por isso outros sintomas também lhe estão associados. E, claro, como todas as doenças virais aparece em situações de imunodepressão, e este gato teve duas: uma intervenção cirúrgica e uma mudança de ambiente. Muitas vezes também surge a seguir à vacinação...
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 1:00 pm

Friends Escreveu:Qualquer gato não vacinado tem calicivirus. E é altamente contagioso para gatos não vacinados. E até mesmo para gatos vacinados pode aparecer sob a forma de pequenas úlceras na boca. Convém verificar, nos próximos dias se os outros gatos, apresentam inflamações na boca, A calicivirose tem muitas vezes origem em alteração de comportamentos e é uma das componentes da coriza por isso outros sintomas também lhe estão associados. E, claro, como todas as doenças virais aparece em situações de imunodepressão, e este gato teve duas: uma intervenção cirúrgica e uma mudança de ambiente. Muitas vezes também surge a seguir à vacinação...
Precisamente mas, convém perceber-se para que ninguém entre em pânico, especialmente quem adopta ou recebe outros gatos em regime de Fat, que não é regra mas que pode sim acontecer! Há é que estar atento e não administrar medicações sem que o animal seja avaliado pelo vet in loco

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 1:23 pm

Friends Escreveu: E até mesmo para gatos vacinados pode aparecer sob a forma de pequenas úlceras na boca.
Agora fiquei confusa... :? Aqui está a conversa que estou a ter noutro fórum:
Butterfly_21 Escreveu:
WaterMonitor Escreveu: Agora deixa-me esclarecer-te, não vá o vet passar-se e dizer que ele vai matar todos os gatinhos com quem contacte, que este virus pouco ou mesmo nada afecta os adultos que estejam vacinados e com reforço. Quem cuidar dele depois de sair da Clínica, desde que só tenha consigo adultos vacinados, não tem com que se preocupar. Ok?
Water, muito obrigada! A vet onde o Francisco está não é a mesma que lhe receitou anti-depressivos sem sequer o ter visto. É outra, uma onde costumo ir e em quem confio muito.

A FAT realmente tem mais gatos e disse que ia desinfectar tudo em casa, mas não pareceu alarmada. De qualquer modo, vou passar a informação.
Responder

Voltar para “Gatos”