leonildecarvalho Escreveu:Friends Escreveu:Qualquer gato não vacinado tem calicivirus. E é altamente contagioso para gatos não vacinados. E até mesmo para gatos vacinados pode aparecer sob a forma de pequenas úlceras na boca. Convém verificar, nos próximos dias se os outros gatos, apresentam inflamações na boca, A calicivirose tem muitas vezes origem em alteração de comportamentos e é uma das componentes da coriza por isso outros sintomas também lhe estão associados. E, claro, como todas as doenças virais aparece em situações de imunodepressão, e este gato teve duas: uma intervenção cirúrgica e uma mudança de ambiente. Muitas vezes também surge a seguir à vacinação...
Precisamente mas, convém perceber-se para que ninguém entre em pânico, especialmente quem adopta ou recebe outros gatos em regime de Fat, que não é regra mas que pode sim acontecer! Há é que estar atento e não administrar medicações sem que o animal seja avaliado pelo vet
in loco
Leo
Claro

senão eu estava lixada!
recebo por semana dezenas de gatos! e nunca me aconteceu nada! a anedota que comigo aconteceu uma vez, foi a galhofa do meu vet durante um ano e ainda hoje é: um dos meus gatos, actualmente, bem velhote, a seguir ao reforço habitual da vacina ficou com a boca cheia de úlceras! eu muito danada e ele perdido de riso! enfim, ele já tá farto de me ver gatos com as coisas mais esquisitas... e esta ´foi para rir! mas estas coisas hoje em dia são bem mais fáceis de resolver. Agora até já há estimulantes dos sistema imunitário, coisa que há uns anos atrás era impensável!
de qualquer forma, o Francisco, pelo que conta, é um gato meigo que merece estar em casa. E pelo que disse até que gosta de estar em casa. Mostrou, contudo, algum pânico, na presença dos outros animais. Convém estar atenta a este facto porque não é sintoma de calicivirose. Como lhe tinha dito em MP há umas vitaminas muito usadas por quem lida com animais de rua que são sociabilizados em casa e que, não sendo anti depressivos, evitam o stress do animal que muda de habitat. Fale nisto ao vet porque pode ser útil no regresso a casa para evitar recaídas.
apanhei uma gata, brava como tudo, para esterilizar. deparámo-nos com tumores mamários. teve que tirar uma cadeia mamária e teve que ficar em minha casa até tirar a 2ªcadeia mamária. O vet estava cheio de medo que ela desenvolvesse alguma virose ou msm PIF. Era daquelas gatas que trepava paredes e cuspia. Ora eu precisava de dar medicamentos à bicha. quase tudo injectável. Experimentámos essas vitaminas; além de serem vitaminas o que para ela foi muito bom, passou a aceitar a minha presença e passou a comer melhor. Continuava a trepar paredes( mas já não tipo matrix

) mas já não precisei de levar mais pontos nem fiquei com as mãos inchadas. Foi solta 3 meses depois...gorda e anafada. Continua na colónia feliz e sp que me vê vem roçar-se nas minhas pernas. festas é que não quer mas enfim, é gata de rua, certo?!