Resgate de pitbulls de luta de um herói do futebol americano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado dez 27, 2008 8:40 am

Dá hoje na National Geografic da TVcabo ás 10h20 e às 2h50 de domingo.

http://bancadejornais.sapo.pt/2008/12/2 ... trator.jpg

Desculpem ter posto o tópico tão em cima da hora.

Em resumo : este herói do futebol americano mantinha na sua propriedade 54 pitbulls destinados a lutas de cães.
Tinha uma zona nas traseiras destinada a estas lutas...

Aconteceu que, um dia, a polícia foi lá - atrás de uma pessoa que, afinal, não estava - e viram um amontoado de pitbulls maltratados, esfomeados e , alguns, doentes.
Como lá, existem autênticas leis, relativas a crueldade para com os animais, foi chamada a polícia de controle de animais.

O dono foi levado a tribunal e, como era figura mediática, a situação despoletou um discussão nacional acerca destes pits.

Organizaçãoes como a PETA e a Sociedade Humana - as duas mais importantes organizações pró-animal dos USA - eram de opinião que estes cães deviam ser abatidos.
Isto porque eram irrecuperáveis.

A BF (BEST FRIENDS) e mais 6 outras organizações entraram na luta pelo lado dos cães que, entendem, são as vítimas não os carrascos.

Ganharam o processo graças a um juiz sensato e dotado de verdadeira humanidade.
O tal de herói foi condenado a 23 meses de cadeia e ao pagamento de cerca de 1.000.000 de dólares a serem distribuidos pela polícia de controlo e pelas associações que aceitaram estes animais.

A associação pitbull do oeste tem vários links para este assunto no tópico

http://pitbulloeste.forumeiros.com/comu ... o-t251.htm

Agora, após uma ano desde a condenação, podemos acompanhar, também, o processo de reabilitação :D :D :D
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado dez 27, 2008 10:08 am

Ao menos não foi como o Pat Patrick ... cuja vida foi destruida em publico, cujos 110 cães foram abatidos e que esteve em prisão preventiva durantes meses ... até ao mês passado, em que foi absolvido das acusações de maus tratos e de promover lutas de cães!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
hashishin
Membro
Registado: quinta abr 12, 2007 12:09 pm
Localização: 5 terriers de vários tipos e 8 rafeirolas rodas baixas

domingo dez 28, 2008 10:44 am

cindel claro que não foi, foi uma estrela.
Já viste a sociedade americana com uma mancha deste tamanho?
tiveram que salvar.

os do patrick e do boudreaux foram dizimados, cachorros e tudo. agora tens os do wildside kennels (ed faron) que também foram presos e os cães apreendidos(não sei se já abatidos).
estas pessoas são comuns americanos logo não têm visibilidade que uma estrela de desporto americana tem.

até porque estas pessoas já nem lutas faziam mas vendiam para pessoas estilo o michael vick fazerem o que faziam. lutas a apostas de centenas de milhares de dólares.

e as barbaridades que certas pessoas fazem, sem qualquer tipo de conhecimento, estilo o caso da georgia que lhe arrancaram os dentes para poderem cruzar com um macho!!!!!

isto deve ser um pesadelo, só pode!
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo dez 28, 2008 4:01 pm

É claro que, sendo figura pública, o assunto atraiu os 'media' e a atenção da população.

Parece-me, também, que foi a primeira vez que algumas associações se organizaram para salvar os cães - talvez porque (como diz um comentário a uma notícia) havia dinheiro...
Mas a BF já tinha fama no salvamento e recuperação de pibulls.O treinador principal, ele próprio, tem pits...
sem qualquer tipo de conhecimento, estilo o caso da georgia que lhe arrancaram os dentes para poderem cruzar com um macho
O arranque dos dentes foi feito por um vet.
A Georgia foi vista por outro vet - por medo que tivessem ficado nas gengivas pedaços de dentes que pudessem causar infecções - e este encontrou as gengivas limpas...

Outra coisa que eu achei chocante foi a cadeira onde prendiam as cadelas para serem montadas (violadas)...
Visto que existia esta cadeira - que o programa mostra - talvez a razão de tirarem os dentes à Georgia não fosse o ser montada...não sei.

Impressionou-me o pit aterrorizado - apenas andava arrastando-se sobre a própria barriga - que se pensa ter sido um animal "saco de pancada" para treino dos outros...

É horrível vermos o que as pessoas são capazes de fazer a estes pobres animais cujo grande "defeito" é gostarem demais de agradar ao dono...
hashishin
Membro

domingo dez 28, 2008 5:05 pm

peço desculpa mas a "cadeira" (dito assim até parece uma cadeira de tortura da inquisição) chama-se "breeding stand" e é usada em todo o mundo por criadores de todo o tipo de cães.
Não é uma invenção do século XXI ou dos "rinheiros", antes pelo contrário é uma invenção de criadores de cães de beleza para evitarem amolgadelas de chapa.

faz lembrar as passadeiras, que não são do século XXI e também não são criação "rinheiros", existe desde a aplicação dos nossos companheiros de 4 patas no trabalho caseiro, por exemplo moinhos da farinha, elevador de produtos domésticos e até mesmo luz.

eu próprio uso passadeira e os meus cães também, é extremamente relaxante.

um abraço
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo dez 28, 2008 5:39 pm

Nestas cadeiras a cadela é presa para não poder rejeitar a monta - e não é um objecto de tortura ?
Fixe.

Já não bastava ver cadelas pequenas a serem montadas à força de dentadas (já viu ?) na rua, agora fico a saber que os criadores poupam o cão a esse esforço, assegurando a cruza...

Quanto às passadeiras - é de relaxe até certo ponto...experimente pôr-se na passadeira muito para além da sua capacidade física, vai ver como relaxa...mas quero acreditar que a intenção não é torturar o cão mas sim assegurar a sua boa forma física.
Este tipo de cão precisa de muito exercício.

Seja como fôr, dada a cadeira, não vejo como a Georgia podia recusar os cruzamentos...para mim, os dentes retirados é um assunto por explicar.

A BF recebeu os 22 cães mais problemáticos do Vick e destes, o maior problema era o da Georgia...
Ao fim de vários meses - quando foi feito o programa - a Georgia dava-se bem com seres humanos, aprendeu a andar à trela, mas continuava a entrar em "rinha" sempre que via um cão.

Esta cadela era campeã (o que quer dizer que ganhou pelo menos 3 combates) e teve ninhada atrás de ninhada (como filhos de campeã os filhotes podiam valer até 10.000 dólares).

Foi, pois, criteriosamente, explorada até ao sabugo.
Com tudo o que deu ao dono, a Georgia nunca conheceu um carinho, uma meiguice, nunca soube o que era ser amada.
Triste destino o dos cães de luta. :(
hashishin
Membro

domingo dez 28, 2008 6:04 pm

Nestas cadeiras a cadela é presa para não poder rejeitar a monta - e não é um objecto de tortura ?
Fixe.

Já não bastava ver cadelas pequenas a serem montadas à força de dentadas (já viu ?) na rua, agora fico a saber que os criadores poupam o cão a esse esforço, assegurando a cruza...
foi você que disse fixe, eu só constatei que já existem à anos.
e já jávi na rua cadelas com dezenas de cães atrás a levarem dentadas. ou pensa que não temos olhos na cara?

e sobre as passadeiras não são utilizadas só para estes cães, também são utilizadas para recuperação de cães, em hidroterapia.
percebe mesmo de trabalho com cães de desporto não percebe?
no dia que um cão seu precisar de uma vai ver o que lhe estou a dizer.

não me interprete mal mas pelo menos fui construtivo e não combativo.

um abraço
hashishin
Membro

domingo dez 28, 2008 6:06 pm

um reparo as passadeiras também são usadas pelos criadores de exposição.
servem para cadenciar melhor o andamento de certos cães na passerelle, muitas vezes servem como eliminação para pista.

um abraço
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 28, 2008 8:27 pm

Organizaçãoes como a PETA e a Sociedade Humana - as duas mais importantes organizações pró-animal dos USA - eram de opinião que estes cães deviam ser abatidos.
Isto porque eram irrecuperáveis.
A PETA defende a extinção destes cães há muito tempo logo só podia pugnar pelo seu abate imediato. Eles não recuperam qualquer animal, antes pelo contrário. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo dez 28, 2008 11:09 pm

Aisd,

Pensava que preconceitos e ideias pre-concebidas não faziam parte de si!
aisd Escreveu:Nestas cadeiras a cadela é presa para não poder rejeitar a monta - e não é um objecto de tortura ?
Tortura? Não ...

A criação de cães de natural tem muito pouco! Os Pits e outras raçãs são altamente agressivos para outros cães/cadelas. Especialmente aqueles que tenham sido testados ou que eram utilizados para lutas.

Os "breeding stands" eram um metodo eficiente e seguro de contornar este problema.

Violento? Tortura? Quantas e quantas cadelas têm que ser agarradas para cruzarem no dia-a-dia? Quantas e quantas cadelas são forçadas pelo macho?

E para quem não sabe, isto é um Breeding Stand

Imagem

aisd Escreveu:Quanto às passadeiras - é de relaxe até certo ponto...experimente pôr-se na passadeira muito para além da sua capacidade física, vai ver como relaxa...mas quero acreditar que a intenção não é torturar o cão mas sim assegurar a sua boa forma física.
Já viu algum cão numa passadeira? Faça um busca no YouTube por "treadmill" ou mais concretamente "Pit Bull Treadmill". E vai ver a tristeza desses cães ...

Os cães, os Pits, norma geral, adoram as passadeiras!!

E falando de cães de lutas, na época em que eram legais, não eram mecanizadas. Ou seja, era o próprio cão a activar a passadeira, sendo impossivel obriga-lo a correr ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda dez 29, 2008 8:35 am

Não pretendia ser agressiva na minha resposta mas, de facto, fiquei chocada.
Toda e qualquer violência contra os cães choca-me e estes cães parecem estar destinados a uma vida de violência nas mãos de abusadores.

A cadeira usada por Vick, prendia a cadela pelas 4 patas.
De resto há notícias de mais violência :
comes from living a life on a chain in the woods without human kindness, and then more isolation in the shelters.
The news was grim: Dogs – both those that failed in the ring and those that refused to fight – were shot, drowned, beaten to death and even electrocuted on Vick’s estate in rural Surrey County, Va. Others were left chained to car axles.
Penso que este caso é é uma mudança importante na forma como o pitbull é encarado
In most dog-fighting busts, the animals are euthanized. But this time, a federal judge ordered Vick to pay for the dogs to be assessed individually by experts who would look past the breed’s stereotype.

Working with a team from the American Society for the Prevention of Cruelty to Animals and others, Racer and Reynolds evaluated 49 dogs.

What they found astounded them: Only one dog was put down because of its temperament. Twenty-two, deemed either un-socialized or dog-aggressive, were sent to the Best Friends animal sanctuary in Utah.
Several other dog rescue groups nationwide got involved to find homes for the Vick dogs. One is now a therapy dog in Palo Alto. “The majority of the Vick dogs did not need rehabilitation; they just needed to be rescued from that negative element,” Racer said
Este, parece-me, é o ponto da questão - muitos pits não precisam de nada em especial, só precisam de ser salvos dos brutos que os exploram.

Não percebo grande coisa das raças tipo bull terrier mas sei que as pessoas sempre encontram boas desculpas para a brutalidade.
O que eu vejo é que cadeiras, passadeiras, jaulas e correntes são meios de garantir a continuidade da exploração dos cães e suspeito que, em muitos casos, só isso interessa.
hashishin
Membro

segunda dez 29, 2008 10:13 am

portanto, ter cães à corrente é sinal de exploração?
ter cães em jaulas é sinal de exploração?
ter passadeiras é sinal de exploração?
mesmo que tenham condições e não sejam negligenciados?

que conceitos pré-históricos!!!!

quer falar de outro mundo canino onde estejam envolvidas apostas?
só para ver se só o mundo das rinhas é que tem estas barbaridades!

pois, eu esqueço-me que evoluímos...

não mandei areia para os olhos, existe sempre o lado bom e o lado mau, existem sempre pessoas boas e pessoas más.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda dez 29, 2008 1:47 pm

Eu tenho uma visão muito pessoal do que é ter um cão.
Claro que é apenas a minha visão - não pretendo que seja um paradigma a seguir.

A dizer verdade eu, até a trela tenho dificuldade em aceitar.
Só a uso porque, no mundo citadino em que vivo, é uma segurança para a minha cadela.

Na minha infância e na aldeia, os cães andavam pelas ruas à solta, atrás dos donos e conviviam uns com os outros e com as pessoas sem problemas.
Ninguém lhes prestava atenção como não se prestava atenção às crianças que também brincavam na rua.

As excepções eram os cães de guarda e os raros proprietários de matilhas de caça.
Mas este era um mundo onde os cães faziam parte da vida de toda a gente, todos sabiam de quem era o cão e até o seu name.

A impressão que me dá é que hoje os cães estão a mais (como os velhos, as crianças e os deficientes).

O que eu vejo são condicionamentos cada vez maiores.
As crianças são internadas em escolas, os velhos em lares, os deficientes em instituições e os cães são cercados de regras e regrinhas cada vez mais apertadas.
Tudo em nome da nossa segurança mas, na verdade, em nome da eliminação da afectividade - poderoso entrave à produtividade e ao consumismo desenfreado que parece ser o objectivo último da nossa sociedade.

Mas, é claro, nada disto tem a ver com o tema do tópico.

Claro que o dinheiro está no centro de tudo.

Não duvido que existam as mesmas perversidades nas corridas de galgos, pex, ou na caça "desportiva".
Todos vimos, há não muito tempo, cães enforcados de árvores porque não eram bons para a caça.

Não obstante as boas razões que possam ser invocadas por rinheiros, caçadores ou criadores, a brutalidade é a brutalidade, a violência contra seres indefesos é sempre cobarde.
A violência contra seres que confiam em nós (sejam crianças, velho ou cães), por maioria de razão, é desprezível.
Digam o que disserem.
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda dez 29, 2008 7:13 pm

Em relação ás passadeiras, posso dizer que há bem pouco tempo vi uma num vet que servia para certas recuperações e achei muito engraçado isso, pois é uma coisa que não se vê vulgarmente.
Eu própria penso em arranjar uma ou adaptar uma para os meus cães.
Nos dias como o de hoje com frio e chuva (não aquela molha parvos como eu), os meus cães vão à mija e vêm para casa, vê-se que estão entediados, pois estão habituados a trabalhar diáriamente e nestes dias não fazem nada.

penso que se está a meter tudo no mesmo saco:
- quem tem em casa suplementos (creatina, aminomix...) é gajo de lutas.
- passadeiras igual.
- Faz-se suspensão=a treino para lutas
- Deixa-se o cão fazer um jejum=ter mais vontade de morder.
- Jaula (sou grande adepta)=não se sabe muito bem o porque, mas elas existem.
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda dez 29, 2008 7:41 pm

Eu posso dar-lhe a explicação que me foi dada : as jaulas (crates) simulam o covil original, o cão sente-se ali protegido , é bom para os habituar a viajarem nas ditas e, quando se recebem visitas, fecha-se o cão e está-se descansado.

Tudo depende dos motivos de utilização.
Para cães como os pit são benéficas as passadeiras e as cordas de suspensão e outros meios de exercício - não tenho nada contra, antes pelo contrário.

Agora na exploração Vick não tinham esse propósito.Como seria de esperar, tinham mais a ver com preparação para a arena.
E os jejuns não eram como os que imponho à gorda da Zorra, pensando no seu coração.
Parece-me que eram mesmo pura negligência...embora reconheça que certos "rinheiros" acham que um cão esfomeado é mais ágil e mais motivado...alguns caçadores acham o mesmo e é frequente não alimentarem os cães nos dias que antecedem uma caçada.

Não é cada coisa por si que é crueldade.
É o conjunto.
É nítido, pelo conjunto, que os cães eram meros objectos que serviam um propósito bem definido.

Não há um único indício de estima ou consideração nem mesmo pelos campeões.
Um ex-rinheiro, ao menos, tinha em sua casa a foto da sua super-campeã...enterrada no terreno junto com várias dezenas de outros que não chegaram a ser campeões...

Pessoalmente (e isto é mera especulação) penso que tiraram os dentes à Georgia porque ela deve ter passado a cão de treinos e não podia estragar os alunos...

Outro detalhe, que eu acho interessante, é que as apostas andavam entre os 40.000 e 50.000 dólares - isto dito numa entrevista por outro rinheiro que ganhou a um cão do Vick.
Responder

Voltar para “Cães”