Ditadura do pedigree castiga cães com doenças genéticas
Moderador: mcerqueira
Teve mm agora a dar um comentário na televisão sobre este tema no reino unido.
Fiquei chocada com algumas coisas.
Principalmente com uma em que se abate os cães (de raça Leão da Rodesia) pq simplesmente não têm a crista. Uma coisas deveras estupida visto que esta crista só trás problemas de saude ao cão.
Mas como uma "senhora" criadora deste tipo de raça disse: "Sim concordo com o abate dos cães que nascem sem a crista pq só com a crista é que são considerados da raça." é de notar que a maior parte destes cães nascem sem a crista, mm em cruzamentos em que a crista se revela em ambos os progenitores.
Entre outras atrocidades que ouvi.
:S
Principalmente com uma em que se abate os cães (de raça Leão da Rodesia) pq simplesmente não têm a crista. Uma coisas deveras estupida visto que esta crista só trás problemas de saude ao cão.
Mas como uma "senhora" criadora deste tipo de raça disse: "Sim concordo com o abate dos cães que nascem sem a crista pq só com a crista é que são considerados da raça." é de notar que a maior parte destes cães nascem sem a crista, mm em cruzamentos em que a crista se revela em ambos os progenitores.
Teve mm agora a dar um comentário na televisão sobre este tema no reino unido.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
recomendável? parece que no documentário, as criadoras eram super. então os seus cães não participavam em exposições e ganhavam prémios? pelo que tenho lido aqui, isto é super recomendado para ver a qualidade dos bichos.CindelP Escreveu:Qualquer pessoa é criticada, quando opta por comprar em "alguém menos recomendavel", seja por um extrema seja por outro. Tão simples quanto isso ...anjjazul Escreveu:se alguém da arca dissesse que tinha comprado um cão a algum daqueles criadores era logo trucidado. no entanto, esses criadores têm o aval de uma organização conceituada. então só o corte de orelhas e da cauda são de criticar? eventualmente a displasia da anca? e todas as outras doenças e mal formações de que os donos desconhecem?
consaguinidade? o documentário falava dela a propósito das aberrações que daí nasceram. aliás o documentário destinava-se a denunciar as ditas
anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Independentemente da discussão sobre o abate de cachorros saudáveis, a insinuação de que o Ridgeback trás problemas ao cão, é imbecil, pouco séria e sensionalista. Não existe relação entre a existência da crista e a espinha bifida, ou Dermoid Sinus.wahinept Escreveu: Principalmente com uma em que se abate os cães (de raça Leão da Rodesia) pq simplesmente não têm a crista. Uma coisas deveras estupida visto que esta crista só trás problemas de saude ao cão.
Apesar do Rhodesian ser a raça mais afectada por esta doença, ela também aparece noutras raças como o Boxer, p.ex. (que não tem Ridgeback).
É informações como esta, falsas e lançadas deliberadamente para lançar confusão e provar o seu ponto de vista à custa de mentiras, que descredibilizam o documentário, que foca uma temática interessante e que discutida com mais seriedade seria extremamente util.
A respeito da Espinha bifida, sem ser a wikipédia:
http://www.upei.ca/cidd/Diseases/dermat ... 0sinus.htm
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Aquilo que retive foi exactamente isso, o abate de cães saudáveis em detrimento de cães portadores de doenças genéticas. E mais grave do que isso, a glorificação desses espécimes e da sua prole com a consequente aceitação da sua enfermidade.casadotrevo Escreveu:Independentemente da discussão sobre o abate de cachorros saudáveis(...)wahinept Escreveu: Principalmente com uma em que se abate os cães (de raça Leão da Rodesia) pq simplesmente não têm a crista. Uma coisas deveras estupida visto que esta crista só trás problemas de saude ao cão.
A hipocrisia humana já não me choca, mas custa-me ver criadores legitimar uma anomalia genética com consequências para a evolução da espécie, só porque alguém do alto da sua própria inconsciência definiu como padrão de beleza essa mesma anomalia.
Nem sequer posso considerar o documentário como faccioso porque ficou bem patente que eram só algumas as raças a sofrer com a “selecção” dos seus criadores.
Cai assim por terra o mito de que a criação feita sob a alçada dos clubes de canicultores é sempre bem intencionada e visa apenas a preservação da espécie.
Haverá, com certeza, muitos criadores que não terão estes problemas nas raças que criam e que possivelmente nem se revêem ou que até discordem dos estalões impostos pelos clubes. Vai para esses a minha consideração, até porque, nesta fotografia ninguém ficou bem.
rep
Última edição por CindelP em segunda dez 29, 2008 6:44 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o que tem mais graça,e dizer-se que se criam animais de raça para preservar o estalão. qual estalão? pelo que vi, estamos em presença de mutantes, logo a preservação da raça é uma contradição
anjjazul
Fantastico ... aprendeu isso quando? Durante os 60m de documentario?anjaazul Escreveu:o que tem mais graça,e dizer-se que se criam animais de raça para preservar o estalão. qual estalão? pelo que vi, estamos em presença de mutantes, logo a preservação da raça é uma contradição
Mas há algum estalão que especifique "problemas" ?DrCasa Escreveu: Haverá, com certeza, muitos criadores que não terão estes problemas nas raças que criam e que possivelmente nem se revêem ou que até discordem dos estalões impostos pelos clubes. Vai para esses a minha consideração, até porque, nesta fotografia ninguém ficou bem.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Existem estalões, que de acordo com este documentário, estão a criar problemas.CindelP Escreveu:Mas há algum estalão que especifique "problemas" ?DrCasa Escreveu: Haverá, com certeza, muitos criadores que não terão estes problemas nas raças que criam e que possivelmente nem se revêem ou que até discordem dos estalões impostos pelos clubes. Vai para esses a minha consideração, até porque, nesta fotografia ninguém ficou bem.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois mas reteve mal, porque o que reteve parte do principio que a crista tem relação com o problema, o que é falso ....DrCasa Escreveu: Aquilo que retive foi exactamente isso, o abate de cães saudáveis em detrimento de cães portadores de doenças genéticas. E mais grave do que isso, a glorificação desses espécimes e da sua prole com a consequente aceitação da sua enfermidade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Caro Diamantino, recordo perfeitamente uma criadora de Leões da Rodésia afirmar que os veterinários jovens tinham relutância em abater os cachorros da sua criação que não apresentavam a "Ridgeback" e que por isso recorria aos veterinários mais idosos. Recordo também uma afirmação em como esses cachorros não eram desejáveis.casadotrevo Escreveu:Pois mas reteve mal, porque o que reteve parte do principio que a crista tem relação com o problema, o que é falso ....DrCasa Escreveu: Aquilo que retive foi exactamente isso, o abate de cães saudáveis em detrimento de cães portadores de doenças genéticas. E mais grave do que isso, a glorificação desses espécimes e da sua prole com a consequente aceitação da sua enfermidade.
A questão não é tanto pela crista mas antes pelas consequências que a falta dela acarreta a cães totalmente saudáveis.
Cumps.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Desculpe lá mas o que você escrevveu foi isto:
Portanto afirmou, que eles ao abaterem os cachorros sem Ridgeback, abatiam os saudáveis e deixavam os doentes (os com Ridgeback), se já percebeu que uma coisa não tem nada a ver com a outra, aínda bem, agora admitam é o que escrevem ....DrCasa Escreveu: Aquilo que retive foi exactamente isso, o abate de cães saudáveis em detrimento de cães portadores de doenças genéticas. E mais grave do que isso, a glorificação desses espécimes e da sua prole com a consequente aceitação da sua enfermidade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
E já agora, diga-nos lá, quais estalões é que isso sucede e em que pontos ? (Isto de acordo com o que viu no documentário, por exemplo ....)DrCasa Escreveu:Existem estalões, que de acordo com este documentário, estão a criar problemas.CindelP Escreveu:Mas há algum estalão que especifique "problemas" ?DrCasa Escreveu: Haverá, com certeza, muitos criadores que não terão estes problemas nas raças que criam e que possivelmente nem se revêem ou que até discordem dos estalões impostos pelos clubes. Vai para esses a minha consideração, até porque, nesta fotografia ninguém ficou bem.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Meu caro, eu não percebi que uma coisa nada tem a ver com a outra.O que percebi foi que cães saudáveis são mandados abater. Cães com espinha bífida, logo com deficiência genética, são aceites desde que tenham a crista. E foi neste contexto que escrevi o que escrevi.casadotrevo Escreveu:Desculpe lá mas o que você escrevveu foi isto:Portanto afirmou, que eles ao abaterem os cachorros sem Ridgeback, abatiam os saudáveis e deixavam os doentes (os com Ridgeback), se já percebeu que uma coisa não tem nada a ver com a outra, aínda bem, agora admitam é o que escrevem ....DrCasa Escreveu: Aquilo que retive foi exactamente isso, o abate de cães saudáveis em detrimento de cães portadores de doenças genéticas. E mais grave do que isso, a glorificação desses espécimes e da sua prole com a consequente aceitação da sua enfermidade.
E parto do pressuposto que não há, em relação a estes últimos quaisquer escrúpulos em introduzi-los na pool genética. O que me afigura, à priori, como um tremendo acto de má fé para os futuros compradores de cães.
Era, a todos os níveis preferível, a esterilização dos cachorros (sem crista e com gene da espinha bifida) vendendo-os aos amantes desta raça.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am
Eu ja em tempos no outro topico eu tinha disto isto e volto a dizer:
A minha interpretacao a reportagem e que, para alem da questao da consanguinidade, muitos dos criadores so estao a dar importancia a questao estetica, e nao ha questao da saude.
O animal ate pode ser um optimo exemplar mas estar cheio de maleitas, e sao esses animais que estao a dar continuidade as racas, passando todas essas maleitas as geracoes seguintes, e muitas das vezes agravando-as.
So que la esta, em Expos o que conta e mesmo o aspecto fisico, e esse factor que os faz ganhar premios. E coracao que nao ve, coracao que nao sente.
Nao faco a menor ideia se isto e uma situacao que se esta a insurgir so aqui em UK, ou em todo o mundo, mas acho que seria um pouco ingenuo da minha parte pensar que e so aqui em UK...
E volto a dizer tambem, que isto e como tudo na vida, nao podemos generalizar de forma alguma, ha os bons criadores, ha os maus criadores e ha os assim-assim...
Na minha opiniao, esta reportagem esta envolta no tipico sensacionalismo britanico, mas isso tambem nao significa que o problema nao exista, muito antes pelo contrario.
A minha interpretacao a reportagem e que, para alem da questao da consanguinidade, muitos dos criadores so estao a dar importancia a questao estetica, e nao ha questao da saude.
O animal ate pode ser um optimo exemplar mas estar cheio de maleitas, e sao esses animais que estao a dar continuidade as racas, passando todas essas maleitas as geracoes seguintes, e muitas das vezes agravando-as.
So que la esta, em Expos o que conta e mesmo o aspecto fisico, e esse factor que os faz ganhar premios. E coracao que nao ve, coracao que nao sente.
Nao faco a menor ideia se isto e uma situacao que se esta a insurgir so aqui em UK, ou em todo o mundo, mas acho que seria um pouco ingenuo da minha parte pensar que e so aqui em UK...
E volto a dizer tambem, que isto e como tudo na vida, nao podemos generalizar de forma alguma, ha os bons criadores, ha os maus criadores e ha os assim-assim...
Na minha opiniao, esta reportagem esta envolta no tipico sensacionalismo britanico, mas isso tambem nao significa que o problema nao exista, muito antes pelo contrario.
<p>Ainda ha caes felizes...
</p>