Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 30, 2008 8:02 pm

Sinceramente, podem terminar com essa contenda do III Reich que já irrita, FD e TGD?
Vegetariano ou não, o Hitler era mais amigo dos animais do que das pessoas e isso está bem documentado e não pode sequer ser objecto de discussão. No entanto isso não faz dele uma boa pessoa e foi apenas isso que se pretendeu transmitir ao FD quando veio para cá difundir o evangelho de que todos os vegetarianos são pessoas superiores ao comum dos mortais por terem abolido a carne de animais da sua dieta.
Por favor! :|

Madzzb, estou a gostar de ler os seus posts, por favor continue.
Colocar toda a gente a nivelar explorações animais com holocaustos já é demasiado extremista e 'ambicioso', e devo confessar que também não acho ser um argumento razoável para defender a adopção do vegetarianismo.
Concordo absolutamente. Não é com vinagre que se apanham moscas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça dez 30, 2008 8:10 pm

Por mim ok, dinoi ;)

Na minha óptica um animal não é um ser humano mas todos devem merecer o respeito e direito à vida. O planeta deve ser partilhado e não explorado e esgotado até ao seu limite.[/quote]

Isso sempre foi a base, o extremismo é per si falta de respeito para o próximo
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça dez 30, 2008 8:49 pm

Já seria uma 'vitória' levar algumas pessoas a ponderar realmente porque continuam com uma dieta omnívora.
Do meu lado a questão coloca-se antes de mais, porquê deixar-me de uma dieta omnivora?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

terça dez 30, 2008 9:05 pm

Para ter menos probabilidades de vir a sofrer de cancro do cólon e de doenças cardiovasculares, por exemplo?
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

terça dez 30, 2008 9:24 pm

franxdaniele Escreveu:Para ter menos probabilidades de vir a sofrer de cancro do cólon e de doenças cardiovasculares, por exemplo?
Ó franxdaniele, santa pachorra!
Parece que quer viver para sempre e que são os legumes que lhe vão dar essa benesse!
O franxdaniele respira? É que o oxigénio é o principal responsável pelo envelhecimento e morte celular. Tenha cuidadinho quando respirar fundo, hein? :twisted:
Cumps ;)
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

terça dez 30, 2008 9:35 pm

PauloC1 Escreveu:
Já seria uma 'vitória' levar algumas pessoas a ponderar realmente porque continuam com uma dieta omnívora.
Do meu lado a questão coloca-se antes de mais, porquê deixar-me de uma dieta omnivora?
Há muitas respostas com base científica que lhe mostram as vantagens em termos de melhorias de saúde e de contributo para uma melhor gestão dos recursos naturais do planeta.

Mas aquilo que o deve realmente levar a deixar de ter uma dieta omnívora é o facto de o querer fazer. O nosso cérebro é o que verdadeiramente nos distingue das restantes espécies. O nosso intelecto, a nossa capacidade de raciocinar, a nossa consciência global e interpretação da nossa influência no meio envolvente e vice-versa.

Uma farinheirazita num bom cozido à Portuguesa sabe bem? Sabe. A bela da picanha a pingar molhanga, um linguado bem grelhado e temperado, etc... Tudo excelentes iguarias que trabalham bem o sentido da degustação.

Mas somos nós humanos regidos totalmente pelos sentidos e impulsos ou pela sobretudo pela nossa consciência, força de vontade, pelo nosso querer?

O primeiro passo é ter o conhecimento que não tem necessidade de matar um animal para se deliciar sensorialmente quando pode fazê-lo com combinações de espécies vegetais que à partida não padecem do sofrimento físico ou psíquico no momento da sua morte. (e a conversa se as plantas são ou não inteligentes, sensíveis seria para tópico do tamanho deste...)

Tendo essa consciência, ou conhecimento, da relação entre a morte do animal e o sofrimento físico e psíquico a que é sujeito, fica ao cargo de cada um decidir se sente bem em fazê-lo, se não quer fazê-lo ou se não se importa em fazê-lo não querendo sequer pensar muito no assunto para não estragar o repasto.

Eu não conseguia olhar para a comida sem pensar no animal em vida. Ao mesmo tempo batia-me por ser defensor dos animais e andava a alimentar-me de alguns. Por isso decidi deixar de ser omnívoro para acabar com esta ambiguidade.

Hoje em dia muita gente sabe que o tabaco é danoso para si e para os outros e fuma-o conscientemente.

O importante é que tanto omnívoros como vegetarianos tenham a consciência de que é possível viver sem nos alimentarmos de animais. Por isso é como tantas outras coisas uma questão de opção ASSUMIDA. E não dizer que sou porque sou, porque sempre fui, porque é como as coisas são, etc...

Hoje em dia cada um é como é, em termos de regime alimentar, porque quer. Mas um omnívoro que se afirme defensor dos direitos dos animais deverá sempre colocar a salvaguarda "excepto daqueles que fazem parte do meu regime alimentar". E isso para mim é um grande par de pés de barro nesta matéria.
Gest&atilde;o Gratuita de Associa&ccedil;&otilde;es Zo&oacute;filas - http://www.portugalzoofilo.net/backoffice/
Adoptar C&atilde;es & Gatos - http://www.portugalzoofilo.net
Procura Casa? -&nbsp; http://www.casas.com.pt
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

terça dez 30, 2008 10:01 pm

mad_zzzb Escreveu: Eu não conseguia olhar para a comida sem pensar no animal em vida. Ao mesmo tempo batia-me por ser defensor dos animais e andava a alimentar-me de alguns. Por isso decidi deixar de ser omnívoro para acabar com esta ambiguidade.
mad_zzzb Escreveu: Hoje em dia cada um é como é, em termos de regime alimentar, porque quer. Mas um omnívoro que se afirme defensor dos direitos dos animais deverá sempre colocar a salvaguarda "excepto daqueles que fazem parte do meu regime alimentar". E isso para mim é um grande par de pés de barro nesta matéria.
Discordo com esta suas afirmações.
Não vejo nem ambiguidades nem pés de barro.
Nem vejo onde defesa dos animais e regime omnívoro colidem.
Cumps ;)
franxdaniele
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:04 pm

mad_zzzb Escreveu:Mas um omnívoro que se afirme defensor dos direitos dos animais deverá sempre colocar a salvaguarda "excepto daqueles que fazem parte do meu regime alimentar".
Eu penso que o Mad_zzzb foi bem claro.
TheGreatDane
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:12 pm

mad_zzzb Escreveu:Mas um omnívoro que se afirme defensor dos direitos dos animais deverá sempre colocar a salvaguarda "excepto daqueles que fazem parte do meu regime alimentar".
Os que fazem parte do meu regime alimentar têm direito a uma vida com dignidade e a um abate sem dõr e stresse.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:20 pm

No País das Maravilhas?

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 30, 2008 10:40 pm

pifo Escreveu:
mad_zzzb Escreveu: Eu não conseguia olhar para a comida sem pensar no animal em vida. Ao mesmo tempo batia-me por ser defensor dos animais e andava a alimentar-me de alguns. Por isso decidi deixar de ser omnívoro para acabar com esta ambiguidade.
mad_zzzb Escreveu: Hoje em dia cada um é como é, em termos de regime alimentar, porque quer. Mas um omnívoro que se afirme defensor dos direitos dos animais deverá sempre colocar a salvaguarda "excepto daqueles que fazem parte do meu regime alimentar". E isso para mim é um grande par de pés de barro nesta matéria.
Idem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheGreatDane
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:41 pm

Tridem :lol:
dinodane Escreveu:
pifo Escreveu:
Idem.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

terça dez 30, 2008 10:50 pm

TheGreatDane Escreveu:
Os que fazem parte do meu regime alimentar têm direito a uma vida com dignidade e a um abate sem dõr e stresse.

Vida com dignidade sobre os critérios de quem? Do 'molestador' (com exclusão absoluta da conotação com crimes sexuais muito em voga para o termo hoje em dia) ou da vítima? Diz que têm direito mas se fôr informado sabe que esse direito é muito pouco garantido. Para ficar mais próximo de garantir esse direito terá de pagar mais para que venham os certificados de pastoreio livre e afins.

Já teve um hamster? São muito felizes a fazer exercício na rodinha dentro da jaula, a viver naquele espaço diminuto. Até ao dia em que voçê por pena se lembra de o soltar por instantes para ele ver como é o mundo e interagir com a família. Sabe o que acontece a partir desse dia? O hamster passa a viver a roer as grades na esperança de alcançar a liberdade que desconhecia e lhe deram a provar. É como se passasse de feliz a enraivecido por todo o engodo que viveu.

Viver condicionado não é para mim viver com dignidade. A grande maioria dos animais em explorações vivem muito condicionados.

E um abate sem dôr nem stress também dificilmente será conseguido. Mesmo que hipoteticamente um animal seja muito bem tratado, em condições paradísiacas, haverá sempre o momento da chamada à realidade em que há uma explosão de stress e nervosismos associados ao trajecto forçado para o local de abate e/ou o tempo de espera na fila para o abate. Essas poucas horas de caminho para o fim para o qual foram criados deitam por terra toda a vivência até ali na óptica do animal.
Há muitos vídeos e reportagens sobre as reais condições de abate na maioria dos locais para o efeito.

Muitos estudos dão aos cães e aos porcos um nível de percepção do mundo equivalente ao de uma criança de 3 anos. Claro que a criança de 3 anos tem o potencial de se transformal num adulto (adorável ou execrável consoante a vivência e/ou circunstâncias da vida).

Mas focando-nos no cão e porco temos ali 2 seres que durante a sua vida têm uma equivalência em termos de inteligência, sensibilidade e manifestação de emoções equivalente a uma criança de 3 anos.

Em temos metafísicos, a essência de um porco, cão e um humano de 3 anos seria muito similar. Tipo muda o embrulho mas o conteúdo é o mesmo (exagerando, claro).

Logo o que me levaria a alimentar-me de um porco sem problemas de consciência se não tivesse necessidade de o fazer? Em termos de mau trato psíquico e físico sofre tanto como a dita criança de 3 anos ou o meu cão. Falta de apreço e empatia por ter o azar de não ser da minha espécie ou de uma com a qual simpatizo mais?

Eu não quero garantir boas condições de vida e uma determinada forma de morte. Quero respeitar ao máximo a vida em si.
TheGreatDane
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 11:02 pm

Nesse caso o que é para si o direito deles.Deixar vacas porcos e galinhs à solta ?
franxdaniele
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 11:31 pm

TheGreatDane Escreveu:Nesse caso o que é para si o direito deles.Deixar vacas porcos e galinhs à solta ?
Antes de mais não promover a sua reprodução como é feita hoje em dia, muitas vezes recorrendo-se, inclusive, à inseminação artificial massiva. Existe um excesso populacional de animais "de consumo", com todos os problemas ambientais e sociais associados, e esse excesso de animais deve-se a um simples motivo: o seu consumo. Não é por divertimento que as explorações reproduzem os animais, mas sim porque existem consumidores que estão dispostos a pagar pelos cadáveres dos animais ali criados.

Quanto a deixá-los à solta, faz sentido para mim da mesma forma que faz para um cão: à solta mas dentro de um recinto, ou seja, não a vaguear por aí, abandonados, mas dentro de um espaço onde se possam movimentar à vontade.

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”