PRECAUÇÕES A TER COM POSSÍVEIS DOAÇÕES EM DINHEIRO
Moderador: mcerqueira
oh meu Deus...então como??? Transferir directamente para o NIB da clinica?? e como saber que é mesmo o NIB da Clinica???mathilde393 Escreveu:Infelizmente ja houve um caso em que facultaram noem e numero da clinica, confirmou-se que a cadela estava la internada e o valor e tudo... a cadela nunca mais foi vista, e o apelante jurava n receber o dinheiro das transferencias... o que é certo é q ficou com o guito td apesar de alguem apresentar as contas e comprovativos das transferencias! Depois cria se tamanha confusao que ja ninguem diz o que sabe nem sabe o que diz... da muito trabalho reunir tds as provas e apresenta las aos intervenientes bondosos... e como os casos nao sao unicos, uns abafam os outros... enfim...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Excelente e muito útil tópico, também vou recomendar á moderação que o passe para inamovível.
Donativos em dinheiro eu só faço para associações que me mereçam crédito e pessoas em quem tenha confiança e saibam o que estão a fazer, tanto nesse momento como à posteriori, e são mesmo muito poucas.
Quanto a mim a confiança na pessoa que coloca o pedido é essencial. E a transparência por parte desta também.
Facultar fotos ou acesso ao cão, clínica veterinária, facturação, etc, a quem se dispõe a ajudar é essencial desde o primeiro momento.
Também ajuda muito fazer uma pesquisa sobre a pessoa, que opiniões tem dado na arca, casos em que tem participado, se é conhecida etc e isso é fácil de obter fazendo pesquisa sobre mensagens desse user. Mete-me impressão e já aconteceu na arca, uma pessoa inscrever-se e passado uns dias desatar a pedir dinheiro para resolver uma situação. Estes casos são logo de desconfiar.
Claro que com todas as precauções também podem ocorrer casos de pessoas menos bem intencionadas, mas esse é um risco que se corre em todas as situações da nossa vida.
Donativos em dinheiro eu só faço para associações que me mereçam crédito e pessoas em quem tenha confiança e saibam o que estão a fazer, tanto nesse momento como à posteriori, e são mesmo muito poucas.
Quanto a mim a confiança na pessoa que coloca o pedido é essencial. E a transparência por parte desta também.
Facultar fotos ou acesso ao cão, clínica veterinária, facturação, etc, a quem se dispõe a ajudar é essencial desde o primeiro momento.
Também ajuda muito fazer uma pesquisa sobre a pessoa, que opiniões tem dado na arca, casos em que tem participado, se é conhecida etc e isso é fácil de obter fazendo pesquisa sobre mensagens desse user. Mete-me impressão e já aconteceu na arca, uma pessoa inscrever-se e passado uns dias desatar a pedir dinheiro para resolver uma situação. Estes casos são logo de desconfiar.
Claro que com todas as precauções também podem ocorrer casos de pessoas menos bem intencionadas, mas esse é um risco que se corre em todas as situações da nossa vida.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 22, 2007 2:11 pm
- Localização: Uma cadela, uma gata quatro PDI's. dois hamsters, e varios peixes
....Todas as Clinicas, Hotéis e afins estão registados nas paginas amarelas, portanto numeros de telefones podem ser confirmados lá. Em relação a nibs, no próprio banco eles o dizem, ou seja pedem para efectuar o deposito mas antes demais verificar o nome a que tal nib se refere, aí tem que constar o nome da clinica, isto por causa dos impostos...agora em relação a procedimentos, nada melhor que perguntar a alguém conhecido o vet, para saber se é assim tão elevado.....
....eu deixei-me cair pois não estava a par dos apelos que ja existiam nem do que consistiam, mas há coisas que chamam bem a atenção e se eu tivesse visto tinha cortado o mal pela raiz....
.....o maximo que posso dizer é só o deposito as associações mais acreditadas, e as clinicas ou hospitais credenciados, ou a amigos que confiamos e nunca nos falharam...
....eu deixei-me cair pois não estava a par dos apelos que ja existiam nem do que consistiam, mas há coisas que chamam bem a atenção e se eu tivesse visto tinha cortado o mal pela raiz....
.....o maximo que posso dizer é só o deposito as associações mais acreditadas, e as clinicas ou hospitais credenciados, ou a amigos que confiamos e nunca nos falharam...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
- Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!
Mesmo associaçoes ha aí tantas que desviam dinheiro que as pessoas nem imaginam... numa ida ao vet, ele proprio enumerou-me umas quantas da zona norte... algumas nunca ouvi falar, outras nem me passaria pela cabeça... e supostamente todas benfeitoras!!!
<p><strong>"A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
E quando o BURLÃO é o próprio VET a questão,não é simples no meu entender nada mesmo.Concerteza que não vai dar ração a um Vet para pagamento da conta dum animal que lá esteja a ser tratado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Foi uma excelente ideia abrir este tópico. è sempre uma faca de dois gumes, pois as pessoas com boas intenções são bloqueadas por um ou dois burlões.
Eu por sistema sou contra os telefonemas para as clinicas veterinárias, porque o exagero é a norma, sei de casos de 40 telefonemas num dia, dois quais um ou dois foram para doar o $$ à pessoa que colocou o apelo e estavam a verificar e os outros eram ( anedota pegada) de pessoas que queriam saber como estava o animal porque leram na net ou para cascar no vet porque não tratou de graça. Num dos casos até fui eu que avisei o vet que o nome dele estava na net, o pobre rapaz já estava em desespero pois não percebia de onde vinham os telefonemas todos.
Existem situações ainda absurdas que não sendo burla ou engano são na verdade colocadas sem sentido das conveniências, como uma pessoa que queria que lhe pagassem internet móvel para o portátil de forma a poder continuar a ajudar animais.
Na realidade o que se deve fazer quando se pede ajuda é o que diz a Leonilde. Eu já fui insultado aqui na arca pelos benfeitores por dizer que não se deve transferir dinheiro para NIBs de desconhecidos baseados somente em pedidos anónimos de ajuda.Alguém ainda se lembra da "mãe e filha" que andavam a pedir ajuda e que afinal a mãe era a filha e vice versa
? Tenho a certeza que sim... e que as pessoas que foram mal educadas quando lançámos o alerta também. 
Eu por sistema sou contra os telefonemas para as clinicas veterinárias, porque o exagero é a norma, sei de casos de 40 telefonemas num dia, dois quais um ou dois foram para doar o $$ à pessoa que colocou o apelo e estavam a verificar e os outros eram ( anedota pegada) de pessoas que queriam saber como estava o animal porque leram na net ou para cascar no vet porque não tratou de graça. Num dos casos até fui eu que avisei o vet que o nome dele estava na net, o pobre rapaz já estava em desespero pois não percebia de onde vinham os telefonemas todos.
Existem situações ainda absurdas que não sendo burla ou engano são na verdade colocadas sem sentido das conveniências, como uma pessoa que queria que lhe pagassem internet móvel para o portátil de forma a poder continuar a ajudar animais.

Na realidade o que se deve fazer quando se pede ajuda é o que diz a Leonilde. Eu já fui insultado aqui na arca pelos benfeitores por dizer que não se deve transferir dinheiro para NIBs de desconhecidos baseados somente em pedidos anónimos de ajuda.Alguém ainda se lembra da "mãe e filha" que andavam a pedir ajuda e que afinal a mãe era a filha e vice versa

Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Eu não ajudo sem ver obra feita. E obra feita na minha opinião, não na opinião dos outros!
Ainda há um tempo aqui na arca houve um caso parecido e ninguém se aperebeu... o animal precisava de ser operado, grande choradinho(pediu dinheiro para tudo: comida, vacinação, medicação, operação,microchip, desparasitante em suma, da parte da grande protectora nem um cêntimo) as pessoas ajudaram(não só neste fórum, mas também noutros) , quando é reunido o valor(ainda passou) a pessoa deixa de dar noticias. Vim a saber que o animal não foi operado, o veterinário só descobriu depois que afinal não precisava de operação, deve ter sido milagre... ah e nem para adopção o animal foi, acabou por ficar com a protectora...
Ainda há um tempo aqui na arca houve um caso parecido e ninguém se aperebeu... o animal precisava de ser operado, grande choradinho(pediu dinheiro para tudo: comida, vacinação, medicação, operação,microchip, desparasitante em suma, da parte da grande protectora nem um cêntimo) as pessoas ajudaram(não só neste fórum, mas também noutros) , quando é reunido o valor(ainda passou) a pessoa deixa de dar noticias. Vim a saber que o animal não foi operado, o veterinário só descobriu depois que afinal não precisava de operação, deve ter sido milagre... ah e nem para adopção o animal foi, acabou por ficar com a protectora...

-
- Membro Veterano
Uma sugestão para o tópico:
- Não divulgar apelos cuja proveniência e situação não se conheça directamente.
Bem, eu tenho outra sugestão a adicionar à lista:
Atenção a apelos de "fazer chorar as calçadas" escritos em Português macarrónico ou em linguagem dos kk e dos xx. Parte-se do princípio que uma pessoa minimamente séria e que quer ser levada a sério redige o seu apelo de uma forma correcta, num Português legível e sem aqueles exageros ou insistências do estilo POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRR AJUDEM.
Não sei como funciona convosco mas sempre que eu vejo este tipo de posts tenho a tendência (preconceituosa, talvez) de não lhes prestar atenção. Penso sempre que a pessoa que abriu o tópico limitou-se a divulgar um apelo recebido não sei de onde e que não está directamente envolvida com o animal em questão. Só pela forma como a Lovely se exprime nos tópicos que abriu nunca lhe confiaria um tusto, mas isto sou eu, claro, admito que sou um bocado preconceituosa neste aspecto e que nem todos os tópicos assim são de desconfiar. No entanto, fica a minha ideia.

Não sei como funciona convosco mas sempre que eu vejo este tipo de posts tenho a tendência (preconceituosa, talvez) de não lhes prestar atenção. Penso sempre que a pessoa que abriu o tópico limitou-se a divulgar um apelo recebido não sei de onde e que não está directamente envolvida com o animal em questão. Só pela forma como a Lovely se exprime nos tópicos que abriu nunca lhe confiaria um tusto, mas isto sou eu, claro, admito que sou um bocado preconceituosa neste aspecto e que nem todos os tópicos assim são de desconfiar. No entanto, fica a minha ideia.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Comigo também não funciona

Caros membros,
O tópico foi editado pela moderação, tendo sido apagados os posts que se desviavam do assunto inicial e objectivo deste tópico.
Com os melhores cumprimentos,
O tópico foi editado pela moderação, tendo sido apagados os posts que se desviavam do assunto inicial e objectivo deste tópico.
Com os melhores cumprimentos,
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ou, pelo menos, em caso de escrever aqui ou fazer re-envios por email de um apelo que não esteja directamente ligado, colocar que é só intermediario e se tem ou não contacto e autorização do autor do dito apelo para divulgaçãomarijonscp Escreveu:Uma sugestão para o tópico:

Assim quem quiser ajudar, já tem uma melhor noção e já indaga a seu gosto e opta pelo que fazer?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm
Eu sou mais uma que tive má experiencia com donativos em €s.
Uma vez que recebi um dinheiro que não estava à espera, resolvi fazer uma boa acção, ao entregar 150€ a uma associação, a responsavel falava em quantia avultadissimas numa operação a um cão, que eu conhecia bem a história.
Durante a conversa ela diz que têm uma divida desse dito cão ao vet de 2500€.
Quando o namorado/marido dela chega, fala no mesmo cão e disse que a divida era de 250€ e que com muito esforço tinham conseguido ir pagando.
Eu olhei para a rapariga e só a vi a abrir muito os olhos para ele, a minha filha a olhar para mim, como quem diz:
-Já foste comida!!!
Sou franca se não tivesse feito o donativo, teria tirado grande parte desse dinheiro e teria juntado ao que ia fazer à SOS Bicharada.
Embora desta associação só tenha adoptado um gatinho, a Cristina nunca me virou as costas, enquanto nessa associação... foram mais que muitas vezes que me negaram ajuda.
Ajudou-me a pagar a operação os meu Hórus (400€), pagou metade e sempre que preciso de ir ao vet ela está disponivel.
Serviu-me de lição, pois a unica que ajudo em dinheiro é a da Cristina. Sei para onde ele vai
Em caso de pessoas particulares, depende da veracidade do apelo. Mas normalmente quando posso ajudo quem já conheço com trabalho feito
Uma vez que recebi um dinheiro que não estava à espera, resolvi fazer uma boa acção, ao entregar 150€ a uma associação, a responsavel falava em quantia avultadissimas numa operação a um cão, que eu conhecia bem a história.
Durante a conversa ela diz que têm uma divida desse dito cão ao vet de 2500€.
Quando o namorado/marido dela chega, fala no mesmo cão e disse que a divida era de 250€ e que com muito esforço tinham conseguido ir pagando.
Eu olhei para a rapariga e só a vi a abrir muito os olhos para ele, a minha filha a olhar para mim, como quem diz:
-Já foste comida!!!
Sou franca se não tivesse feito o donativo, teria tirado grande parte desse dinheiro e teria juntado ao que ia fazer à SOS Bicharada.
Embora desta associação só tenha adoptado um gatinho, a Cristina nunca me virou as costas, enquanto nessa associação... foram mais que muitas vezes que me negaram ajuda.
Ajudou-me a pagar a operação os meu Hórus (400€), pagou metade e sempre que preciso de ir ao vet ela está disponivel.
Serviu-me de lição, pois a unica que ajudo em dinheiro é a da Cristina. Sei para onde ele vai

Em caso de pessoas particulares, depende da veracidade do apelo. Mas normalmente quando posso ajudo quem já conheço com trabalho feito

<p><strong>"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
a melhor maneira é ser transparente.
já tive de pedir dinheiro, coisa que me custou pois não gosto nada... mas eu estou aqui do outro lado do pc, para quem quiser ver. por isso é que muitos já me conhecem pessoalmente.
já tive de pedir dinheiro, coisa que me custou pois não gosto nada... mas eu estou aqui do outro lado do pc, para quem quiser ver. por isso é que muitos já me conhecem pessoalmente.