Declaração Universal dos Direitos do AnimalTheGreatDane Escreveu:Nesse caso o que é para si o direito deles.Deixar vacas porcos e galinhs à solta ?
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/declara ... animal/319
Breves citações
"Artigo 1º
I - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
Artigo 2º
I - Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
II - O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
...
Artigo 4º
I - Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
...
Artigo 9º
I - Quando o animal é criado para alimentação, ele deve ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que isso resulte para ele nem ansiedade nem dor.
...
Artigo 11º
I - Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.
Artigo 12º
I - Todo o acto que implique a morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
..."
O artigo 1º já foi às urtigas ao distinguirmos veementemente animais de companhia, animais selvagens e animais de consumo.
Ora na verdade as vacas, galinhas, porcos, perus, etc... são animais selvagens que nós humanos colocámos sob o nosso jugo. Como já disse anteriormente se forem largados num território reservado para si rapidamente adquirem os hábitos selvagens. Não irão proliferar em tão grande número, mas seria necessária a introdução de alguns predadores naturais (que temos vindo a exterminar) para atingir um ecossistema equilibrado. Tal como fazemos com os outros animais selvagens podemos estabelecer reservas para a sua existência, e ainda sobravam terras!
Se reconhcermos isto então a classificação destes animais como selvagens leva-nos à violação actual do Artigo 4º para estas espécies.
Não me choca também ter porcos, galinhas e perus como animal doméstico desde que não seja para os matar deliberadamente. Muitas quintas pedagógicas têm-nos à solta e não os utilizam para alimentação.
Por outro lado se reconhecermos que realmente não é necessário comer animais para sobreviver então os artigos 11º e 12º, e por arrasto o artigo 2º, têm aplicação para quem se alimenta de animais!?
Mas então que raio de declaração universal dos direitos dos animais é esta que mete tanto em cheque quem pratica e defende uma alimentação omnívora? Será mais uma razão para aderir ao vegetarianismo? Uma maior conformidade com esta declaração? Pergunto-me como terá sido promulgado assim sem contestação!