Os gatos devem andar soltos ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

daliamorais
Membro
Registado: terça jul 23, 2002 11:49 am
Localização: 4gatos - Princesa, Piruças e Survivor e Sarapintada

segunda jun 30, 2003 1:13 pm

Estou perfeitamente de acordo com a MIau quando diz:
Imaginem que alguem pegava em voces e dizia: "Coitadinho, aqui a andar na rua, à merce dos vários perigos, pode ser atropelado, agredido, levar um tiro... o melhor é ficar em casa fechado. Assim não acontece nada... coitadinho!" Seriam felizes????????????????
Eu pessoalmente como moro numa zona de campo deixo os meus gatos virem à rua, claro que estão todos vacinados, com testes do Fiv, os 2 gatos estão castrados e a gata está esterelizada.

Amo os meus miaus de uma forma incondicional, daí permitir-lhes que tenham algo que eles tanto adoram, ou seja um pouco de liberdade, pois sempre que querem sabem que têm um lar para regressar onde lhes espera para além de conforto muito amor e muitos miminhos :lol: :lol: :lol:

É uma questão que só a cada um de nós diz respeito, não é por uns deixarem e outros não, que ama mais ou menos o seu animal, são apenas formas diferentes de agir, porque as pessoas são diferentes, ainda bem que o são.

Muitas marradinhas e miaus
do Survivor, Piruças e Princesa
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda jun 30, 2003 3:25 pm

Como já disse noutros tópicos as minhas gatas saiem à rua. Tenho consciência de que isso lhes poderá diminuir a longevidade (ou não, se tudo correr bem) mas penso que elas são mais felizes assim. Mas eu vivo numa zona rural, elas não têm acesso fácil à estrada (nem mostram vontade de lá ir), estão ambas esterilizadas e vacinadas e geralmente não se afastam muito. O que eu faço de forma a diminuir um pouco potenciais perigos das saídas é só deixá-las saír de dia e só quando estou em casa (assim se ficarem muito tempo longe da minha vista vou investigar o que se passa). As pessoas que conheço cá que nunca deixam os gatos irem à rua têm tido, de uma forma geral mais problemas que eu, como quase toda a gente vive em vivendas os gatos acabam por encontrar forma um dia de se escapar e como nunca vão à rua ficam fascinados e desaparecem mesmo, os donos têm de fazer "batidas ao gato" pelos campos para os recuperar. Os gatos habituados a saír voltam sempre. Sei que existem riscos, mas também sei que eles adoram ir à rua. Enfim, é como tudo na vida, não é preto no branco nem é completamente mau ou bom, têm de se pesar os prós e contras. Alguns se vão lembrar que a minha primeira gata morreu envenenada, obviamente que nunca mais voltei a deixar saír as gatas à rua sem estar informada de como estão as desratizações de momento (o pessoal de cá é fanático de desratizações).
Assim para mim, os gatos saírem à rua depende das circunstâncias, se eu vivesse num apartamento numa cidade provavelemente vedava bem uma varanda de foram aos gatos poderem apanhar uns banhos de Sol e era só, não os deixa ir para o trânsito, etc...
maqueiro
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 9:26 am

segunda jun 30, 2003 3:32 pm

Pois em moro num apartamento perto de uma rua muito movimentada, de forma alguma os deixo sair á rua.
jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

segunda jun 30, 2003 4:18 pm

Eu não deixo os meus gatos sairem de casa, mesmo que tivesse pátio ou terraço, não deixava porque tenho pânico de os perder. E a Mix já tentou quando a levei de férias. JÁ fugiu duas vezes no Algarve e uma na minha antiga casa, apanhei um susto que nem vos conto!!! Primeiro entrei em pãnico e desatei a chorar quando dei pela falta dela. Depois fui para a rua e chamei por ela... e não é que ela veio??? Foi a minha sorte! mas tenho muito cuidado mesmo com as janelas e as portas abertas, ela adora rua! O Woody não, tem medo e não sai da porta. Quando o levo ao colo para despejar o lixo, ele agarra-se muito a mim, e só descansa quando entro em casa, menos mal. Mas não percebo como é que os donos dormem descansados tendo os gatos fora de casa.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda jun 30, 2003 11:23 pm

Olá!

Os meus gatos não vão à rua porque não foram habituados nesse sentido e porque também não mostram grande interesse... Decerto que gostariam mas como não estão habituados e os perigos são muitos, estão bem assim! ;)

Acredito que muitos sintam essa necessidade, pois já tive um que era uma luta constante para não saír... mas não concordo com esta afirmação da Miau:
Imaginem que alguem pegava em voces e dizia: "Coitadinho, aqui a andar na rua, à merce dos vários perigos, pode ser atropelado, agredido, levar um tiro... o melhor é ficar em casa fechado. Assim não acontece nada... coitadinho!" Seriam felizes????????????????
Miau

Claro que está no seu direito de permitir que os seus gatos vão à rua, mas não me convence usando argumentos desse tipo, isto porque é extrapolar o pensamento dos gatos... Se acredita mesmo neste argumento então é livre para dizer: "Imaginem que pegam em vocês e decidem que não podem ter mais filhos e fazem sem o vosso consentimento uma operação!!!" Não é uma critica pessoal mas uma critica ao argumento em si! ;)

Mas, claro que percebo que deixem os gatos ir dar as suas voltas, pois há realmente animais que sofrem imenso com a clausura de um apartamento... no entanto, eu tento que os meus não vão para a rua... e como não me parecem ser infelizes cá vão ficando, a aturar os mimos da "dona"! ;)[/quote]
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça jul 01, 2003 12:15 am

Eu sou mais uma das que defendem que os gatos só estão seguros em casa. Julgo que a ideia de que os gatos privilegiam a liberdade acima de tudo é já um preconceito antigo. A maioria dará prioridade à segurança e conforto de um lar, com comida garantida, o calor de um tecto e os carinhos dos humanos, se tiver esse termo de comparação.

Claro que há excepções e alguns gatos parecem sofrer depressões quando limitados a um apartamento. Mas também temos antes de nos questionar porquê: têm companhia (animal ou humana) durante o dia? Têm brinquedos variados e suficientes? Sentem empatia com os donos?

Mesmo com todas estas questões resolvidas positivamente, a verdade é que o gato pode querer explorar mais mas não saber os perigos que corre e se está disposto a corrê-los. Cabe-nos a nós certificar-mo-nos que os privamos desses riscos.

Eu estou neste momento a passar por um dilema que se enquadra neste contexto. Estou em vias de mudar de um apartamento para uma vivenda e preocupa-me mesmo muito a facilidade que os meus dois gatos passarão a ter em ir para o exterior. Gostava imenso de lhes proporcionar a possibilidade de apanhar sol, correr pela relva e de lhes alargar um pouco o "campo de acção". Mas ao mesmo tempo sei que se assim for, não poderei controlar se algum deles resolver explorar para além desse espaço. Tendo em conta que foram gatos de rua e que os tenho há relativamente pouco tempo para eles se afeiçoarem a mim, sei que se o fizerem, não regressarão simplesmente ao meu chamado e, muito provavelmente, até fugirão se eu for atrás deles.

Embora tencione limitar ao máximo esta possibilidade colocando vedações altas, há inúmeras formas de escape... e eu tenho receio dos cães da zona, dos carros ou de pessoas mal intencionadas... estou a adiar o mais possível a mudança de casa na tentativa de que, com o tempo, a afeição pelos donos e o gosto pela segurança de uma casa não lhes dê a vontade de explorar mais, até porque a intenção pode ser apenas a de dar um passeio e voltar mas por qualquer razão já não conseguirem voltar...
Nadia_kikas
Registado: segunda jun 30, 2003 12:13 pm

terça jul 01, 2003 1:07 pm

peço desculpa pela mensagem repetida.
O maior problema que tenho em deixar a gata ir aos seus passeios, é porque ela gosta de se por "dentro" dos motores dos carros, quando ainda estão quentes, o que, além de ser perigoso, torna a minha gata preta em vez de branca :?
Nadia_kikas

terça jul 01, 2003 1:08 pm

O maior problema que tenho em deixar a gata ir aos seus passeios, é porque ela gosta de se por "dentro" dos motores dos carros, quando ainda estão quentes, o que, além de ser perigoso, torna a minha gata preta em vez de branca :?
Nadia_kikas

terça jul 01, 2003 1:23 pm

Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

terça jul 01, 2003 2:59 pm

Os meus tb andam n rua, e todos os machos q tive têm a mania d sair d casa para reproduzir e as vezes nunca + voltam.
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

terça jul 01, 2003 3:00 pm

Os meus tb andam n rua, e todos os machos q tive têm a mania d sair d casa para reproduzir e as vezes nunca + voltam.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jul 01, 2003 6:24 pm

Acho que os gatos são animais que apreciam a liberdade e devem ser bastante mais felizes se viverem numa casa onde lhes seja permitido dar umas voltas. Uma quinta, uma casa com jardim, com um quintal.
mesmo assim, nunca se sabe. uma vez vi uma senhora no vet com uma gata que tinha levado umas chumbadas. ela não tinha hipóteses de saltar o muro, mas aconteceu.
dantes, alguns dos meus gatos iam para o quintal porque era nas traseiras. normalmente, voltavam logo. o pantufa tinha um vício incrível. às 6 da manhã já estava a arranhar a porta para sair. atravessava a ribeira e nem sei para onde ia. em frente eram campos, mas logo ao lado, havia uma estrada. embora pouco movimentada, apareceram lá montes de animais atropelados. uma vez, vi-o por lá. era uma agonia. vinham quando lhes apetecia. às vezes, eu andava à procura deles. mal me viam, era pernas para que tequero.
nesta casa, o quintal dá para as traseiras e está rodeado por prédios. ao princípio, ainda os deixei sair. há dias, o max roeu a porta . quando cheguei, estava ele a espreitar para a cozinha e metade dos gatos tinha fugido. enquanto não arranjei a porta, foi uma paranóia.
o máximo, é quando vem o homem do gás, o canalizador, o carpinteiro, etc. têm a mania de deixar a porta da rua aberta. a kitty tem escapado por boa. estava eu a esconder a alice e a kitty a fugir. numa rua que é um perigo. :roll: :roll:
maqueiro
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 9:26 am

domingo jul 06, 2003 10:23 am

[quote=Nadia_kikas]
O maior problema que tenho em deixar a gata ir aos seus passeios, é porque ela gosta de se por "dentro" dos motores dos carros, quando ainda estão quentes, o que, além de ser perigoso, torna a minha gata preta em vez de branca ?
[/quote]

E eu que pensava que era pelas lutas.

Mas .
kikka
Membro Júnior
Registado: sábado jun 28, 2003 10:56 pm

domingo jul 06, 2003 10:57 am

Oh flora, desculpe-me, mas você que parece ser uma pessoa preocupada com os gatos vadios e abandonados, e que acho até que já recolheu alguns gatos da rua...

Como pode encarar com essa naturalidade que os seus gatos saiam de casa para procriar, provavelmente com gatas da rua, que depois não vão ter muito com que alimentar os filhotes, ou com gats de pessoas que provavelmente não querem mais gatos, e se encarregarão de "dar sumiço" aos filhotes, como ainda tanto se faz na província!!!!

Se quiser, pode dizer que não tenho nada com isso :oops: :oops: , mas não me parece nada coerente. Vigie-os um bocadinho mais..

Beijinhos

:o Kika :o
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jul 06, 2003 11:32 am

Olá, Vivam!

Soltar ou não os gatos, depende de vários factores, o mais importante, quanto a mim é a localização da casa.
Se for na cidade, como é o meu caso, e perto de uma avenida com muitissimo trânsito, está fora de questão, como é óbvio. Só se eu me estivesse "nas tintas" para os meus animais. Era morte certa.
Msas há também outros factores que existem em qualquer lado: os outros gatos, o que significa: lutas, transmissão de doenças, já para não falar na procriação (de facto, Flora, assusta "um pouco" a sua irresponsabilidade!) e PESSOAS - quanto a mim ainda o factor mais perigoso: acidentes casuais, ou deliberados - por pura maldade, que existe, e não podemos fechar os olhos (nunca vou esquecer o que aconteceu aos gatinhos de Belém - Lisboa!).
Também acho que essa ideia da liberdade dos gatos, é, até certo ponto, pelo menos, um mito.
Phil, entendo muito bem o seu problema.
Penso eventualmente num futuro mais ou menos próximo fazer a mesma mudança, e terei de me rodear de todos os cuidados. Mas aí deixá-los-ei andar no jardim ou o que for (mas rodeado de cercas altas) e sempre e só debaixo do meu "olho" :o :o :o

Também acho que teria sido interessante pôr este tópico em sondagem.

Fiquem bem! E tenham cuidado com os vossos animais! Afinal eles não têm consciência dos perigos, mas nós sim! (Pelo menos espera-se que sim! :roll: :roll: )
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”