Citando a WikipédiaTitvsLivivs Escreveu:mad_zzzb Escreveu: Ou seja és um especista. Mas já o tinhas assumido, não tão directamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo
É claro que no que toca à minha espécie sou especista. Eu não sou daquelas pessoas para as quais a vida dum carneiro é igual à dum humano.![]()
E voltámos mais uma vez ao extremismo.
"O especismo é uma discriminação muito arraigada culturalmente e não tão reconhecida socialmente, por execeção da cultura jainista. Baseia-se na diferença de espécie. De modo similar ao sexismo ou ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses, qualquer que seja a espécie, os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses.
...
Existem basicamente dois tipos de especismo. O mais comum, o especismo elitista é o preconceito para com todas as espécies que não a humana. Este tipo de especismo tem ligação bastante próxima com o antropocentrismo muito disseminado em culturas patriarcais ocidentais. A outra forma de especismo, é aquele que escolhe uma(s) espécie(s) como alvo da discriminação. Por exemplo, algumas pessoas podem acreditar que nunca deva se tirar uma vida de um cão e gato, mas ao mesmo tempo podem ao ignorar o direito à vida de um boi ou porco, se alimentando destes.
...
"
Extremismo isto? Não estou a ver porquê. Assenta como uma luva para caracterizar autores de vários dos comentários aqui realizados. Mas é claro que nenhum deles quer ou tem prazer em infligir dor em animais sem se preocuparem com isso.
Sabem que num dado momento da vida do animal lhes provocam dor e preocupam-se com isso querendo minimizar ao máximo a intensidade dessa dor. Mas não põem nunca em causa a sua posição como espécie dominante para se aproveitarem de outras.