Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

quarta dez 31, 2008 6:05 pm

TitvsLivivs Escreveu:
mad_zzzb Escreveu: Ou seja és um especista. Mas já o tinhas assumido, não tão directamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especismo

É claro que no que toca à minha espécie sou especista. Eu não sou daquelas pessoas para as quais a vida dum carneiro é igual à dum humano. :roll:

E voltámos mais uma vez ao extremismo. :roll:
Citando a Wikipédia
"O especismo é uma discriminação muito arraigada culturalmente e não tão reconhecida socialmente, por execeção da cultura jainista. Baseia-se na diferença de espécie. De modo similar ao sexismo ou ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses, qualquer que seja a espécie, os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses.
...
Existem basicamente dois tipos de especismo. O mais comum, o especismo elitista é o preconceito para com todas as espécies que não a humana. Este tipo de especismo tem ligação bastante próxima com o antropocentrismo muito disseminado em culturas patriarcais ocidentais. A outra forma de especismo, é aquele que escolhe uma(s) espécie(s) como alvo da discriminação. Por exemplo, algumas pessoas podem acreditar que nunca deva se tirar uma vida de um cão e gato, mas ao mesmo tempo podem ao ignorar o direito à vida de um boi ou porco, se alimentando destes.
...
"

Extremismo isto? Não estou a ver porquê. Assenta como uma luva para caracterizar autores de vários dos comentários aqui realizados. Mas é claro que nenhum deles quer ou tem prazer em infligir dor em animais sem se preocuparem com isso.

Sabem que num dado momento da vida do animal lhes provocam dor e preocupam-se com isso querendo minimizar ao máximo a intensidade dessa dor. Mas não põem nunca em causa a sua posição como espécie dominante para se aproveitarem de outras.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quarta dez 31, 2008 6:07 pm

Vicipaedia dixit. :lol:

Bom ano novo a todos. :wink:
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quarta dez 31, 2008 6:29 pm

Os interesses de uma colónia de formigas têm o mesmo valor que os meus ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

quarta dez 31, 2008 10:35 pm

TitvsLivivs Escreveu:Os animais domésticos, doa a quem e o que doer, existem para nos servir.
Tal como os escravos humanos existiam para servir outros humanos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jan 01, 2009 8:09 am

franxdaniele Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:Os animais domésticos, doa a quem e o que doer, existem para nos servir.
Isso seria verdade se para mim uma vida de um animal fosse igual à vida de uma pessoa, o que obviamente não o é!
Se na vossa percepção omnívoro = vegetariano em termos de preencher as nossas necessidades fisiológicas e garantia de sobrevivência porque optar por aquele que causa submissão, opressão e exploração sobre outras espécies animais?
Correcção, o que eu disse é que uma dieta vegetariana bem balanceada pode ser boa, tal como uma dieta omnivora bem balanceada. O problema é a facilidade de conseguir fazer uma dieta vegetariana balanceada (sobretudo sem suplementos) ou uma diete omivora bem balanceada. Sendo nós omnivoros, parece-me que a segunda é bem mais fácil de seguir, e bem mais segura em termos de saúde. Sobretudo para crianças em crescimento!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 8:52 am

PauloC1 Escreveu:
franxdaniele Escreveu:
Isso seria verdade se para mim uma vida de um animal fosse igual à vida de uma pessoa, o que obviamente não o é! !
Nem mais, essa é a conversa absurda da senhora da peta que compara o abatre de galinhas para comer ao holocausto :roll:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 9:34 am

franxdaniele Escreveu:nunca ouvi ninguém comparar comerem-se animais ao Holocausto judeu, mas as condições em que muitos animais são "criados" hoje em dia, essas sim, podem ser comparadas ao Holocausto.
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 9:39 am

franxdaniele Escreveu:
franxdaniele Escreveu:nunca ouvi ninguém comparar comerem-se animais ao Holocausto judeu, mas as condições em que muitos animais são "criados" hoje em dia, essas sim, podem ser comparadas ao Holocausto.
Quem diz isso não conhece a realidade.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 10:20 am

É esta a realidade:

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Nunca estive dentro de uma suinicultura, mas já visitei um aviário e é tal e qual como nestas fotos, milhares de galinhas apertadas umas contra as outras, sem espaço para se mexerem, sem ar fresco, sem luz natural, sujeitas ao frio e ao calor.
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 11:41 am

franxdaniele Escreveu:

Sim, igualar animais domésticos, cuja razão de existirem é aquilo que eu já disse à escravatura humana, só no seu mundo pode ser real. :roll:
Se acha que não temos o direito de ter animais domésticos, presumo que seja a favor da sua extinção, certo?
Então, não percebo como pode ter cães e porcos e galinhas. Tem a utilidade de fazerem companhia, certo :o
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 11:52 am

franxdaniele Escreveu:

:o :o :o Nem tinha visto isto.

Isto é um insulto aos milhões que morreram nos campos de concentração e a todos os outros que sofreram directa ou indirectamente com o Holocausto. :evil: :evil:

Uma criança a morrer de fome num campo de concentração pode ser igual à criação intensiva de animais? :evil: :evil: :evil:
mad_zzzb
Membro

quinta jan 01, 2009 12:09 pm

TheGreatDane Escreveu:Os interesses de uma colónia de formigas têm o mesmo valor que os meus ?
Depende das circunstâncias. Não digo que o progresso deva parar, há sacríficios inevitáveis tanto humanos como animais. Apenas advogo que sacríficios por razões alimentares são dispensáveis.

Mas se existem x mil milhões de colónias de formigas no planeta o sacríficio indirecto de algumas pode ser tolerável se justificável.

Se o meu interesse fôr passar num caminho onde se encontra a colónia deverei destrui-la à minha passagem? Se me surgir uma colónia no jardim devo envevená-la por estar a estorvar?

Agora imagine que era a última colónia de formigas do planeta. Qual o valor dessa colónia cuja destruição levaria à sua extinção? Sacrificaria o seu jardim ou a construção de um centro comercial para garantir a existência dessa espécie de formiga enquanto possível? Ou levaria a cabo esforços para a preservar que poderiam passar pela migração assistida da colónia?
mad_zzzb
Membro

quinta jan 01, 2009 12:15 pm

TitvsLivivs Escreveu:
franxdaniele Escreveu:

:o :o :o Nem tinha visto isto.

Isto é um insulto aos milhões que morreram nos campos de concentração e a todos os outros que sofreram directa ou indirectamente com o Holocausto. :evil: :evil:

Uma criança a morrer de fome num campo de concentração pode ser igual à criação intensiva de animais? :evil: :evil: :evil:
Se eu fosse um neo-nazi convicto e assumido diria em defesa da minha visão:

"Atenção que falamos de uma criança judaica, cigana ou de outra raça inferior à ariana! Acha que a vida de uma dessas crianças é equivalente à vida de uma criança ariana!? Obviamente que não é!"

Transformaria o especismo em racismo, mas na minha visão eu teria a razão e quem defendesse o contrário seria um perfeito tolo mesmo que me apresentassem argumentos convincentes para me dizer que são ambos seres humanos e patati patata.

E isto em dezenas ou centenas de respostas. O que voçê acabaria por fazer para contradizer essa minha crença cega e absoluta (absurda do seu ponto de vista)?
Gest&atilde;o Gratuita de Associa&ccedil;&otilde;es Zo&oacute;filas - http://www.portugalzoofilo.net/backoffice/
Adoptar C&atilde;es & Gatos - http://www.portugalzoofilo.net
Procura Casa? -&nbsp; http://www.casas.com.pt
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 12:27 pm

mad_zzzb Escreveu: Se eu fosse um neo-nazi convicto e assumido diria em defesa da minha visão:

"Atenção que falamos de uma criança judaica, cigana ou de outra raça inferior à ariana! Acha que a vida de uma dessas crianças é equivalente à vida de uma criança ariana!? Obviamente que não é!"

Transformaria o especismo em racismo, mas na minha visão eu teria a razão e quem defendesse o contrário seria um perfeito tolo mesmo que me apresentassem argumentos convincentes para me dizer que são ambos seres humanos e patati patata.

E isto em dezenas ou centenas de respostas. O que voçê acabaria por fazer para contradizer essa minha crença cega e absoluta (absurda do seu ponto de vista)?

Racismo é a crença de que há raças humanas inferiores e superiores a outras, especismo é a crença de que qualquer animal tem uma vida de valor inferior à do ser humano.

Ora, a morte de seres humanos por seres humano causada por uma epidemia de ódio, leva a que a Humanidade fique doente e descoesa, já a crença de que os animais tem uma vida inferior à do Homem, não compromete em nada a coesão da Humanidade. Aliás, é o que ajuda a mantê-la coesa.
Ter a segurança de que, se tiver um acidente não serei preterido por um pombo nas urgências, ajuda a que possa acordar de manhã sem temer que a minha espécie, que é gregária e que funciona como um todo como uma colónia de formigas, se desintegre porque passou a considerar que a vida de um dos seus membros é igual à de qualquer outro animal que não um da sua espécie - aí a colónia desintegra-se tal como se os seus membros se odiassem.

É preciso dizer mais alguma coisa?
Última edição por TitvsLivivs em quinta jan 01, 2009 12:46 pm, editado 5 vezes no total.
mad_zzzb
Membro

quinta jan 01, 2009 12:38 pm

TitvsLivivs Escreveu:Racismo é a crença de que há raças humanas inferiores e superiores a outras, especismo é a crença de que qualquer animal tem uma vida de valor inferior à do ser humano.

É preciso dizer mais alguma coisa?
Sim, porquê no seu entender uma vida humana (seja ela qual fôr) é obrigatoriamente mais importante do que uma vida de um animal (seja ele qual fôr)? E se podem existir condições que oscilem essa balança colocando o valor da vida de um animal acima do valor da vida de um ser humano.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”