Dar comprimidos a cães - dicas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sábado jan 03, 2009 12:45 pm

Toda a gente diz que dar comprimidos a gatos é complicado, mas eu dou-os aos meus dois sozinha e sem quaisquer dificuldades. Agora a cadela do meu namorado precisa de medicação e ninguem lha consegue dar... eu tentei sozinha, nao consegui, recrutei a irmã do meu namorado e mesm assim não dá... a cadela mesmo fechando-lhe a boca consegue mexer a língua e os dentes de forma a cuspi-los, chegamos a deixar-lhe o comprimido à vontade mais de 30segs na boca e mesmo assim ela não os engoliu... Têm cortado os comprimidos aos bocadinhos e posto no meio da ração, ela come os croquetes todos e deixa lá os comprimidos...

Será que há problema em desfazer os comprimidos num almofariz e "salpicar" a comida dela com aquilo? Ou será que o facto de os esmigalhar os altera? Tambem já pensei em desfaze-los em água e dar-lhe por uma seringa, sei que com os gatos dá para por a seringa no cantinho da boca, mas com os cães, não sei se haverá problema de eles se engasgarem :|

Estou mesmo a precisar de todas as dicas que me possam dar, que eu em cães sou um zero à esquerda :|
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado jan 03, 2009 12:50 pm

o mais fácil de todos os truques: o comprimido dentro de comida húmida.

dê-lhe como recompensa de alguma coisa, um truque, uma ordem, etc, para ela se distrair do comprimido e associar a comida boa com recompensa e não como alimentação.

nunca lhe encha o prato com comida húmida e ponha lá o comprimido. o que vai fazer é uma bolinha de comida com o comprimido disfarçado.

dê-lhe só e apenas uma bolinha como recompensa! se der mais ela pode parar de comer a ração para que lhe dêem comida húmida. por isso não devem por no prato
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 03, 2009 12:51 pm

A minha "técnica" é mesmo abrir-lhes a boca, colocar a mão toda lá dentro até ao fundo da boca e deixar o comprimido aí, onde já não o conseguem cuspir, têm mesmo que engolir. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado jan 03, 2009 12:53 pm

dinodane Escreveu:A minha "técnica" é mesmo abrir-lhes a boca, colocar a mão toda lá dentro até ao fundo da boca e deixar o comprimido aí, onde já não o conseguem cuspir, têm mesmo que engolir. :wink:
sim. comprimido dentro da garganta, fechar a boca e massajar a garganta. mas é uma experiencia traumática para se repetir com regularidade, se não houver nada contra dar comida de lata ao animal (se não lhe fizer mal, etc) é uma boa técnica e agradável para o cão. ;)
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

sábado jan 03, 2009 2:58 pm

ola
boa tarde.

a minha nayana era muito complicado dar lhe quaquer comprimido. dentro de croquetes embrulhado em fiambre dentro de um bocado de carne crua.
descubri :lol: uma maneira de não masacrar faço uma noz de manteiga primor sem sal e ponho dentro o comprimido ela adora manteiga e nen mastiga.vai de engolir . tente pode ser que resulte
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

sábado jan 03, 2009 4:42 pm

Pois eu sou mais uma que enfia o comprimido pela "goela" abaixo, sempre que não o tomam com fiambre.
A sakura conhece tão bem o clavamox que até foge dele, mas sem muito sucesso :twisted:
Comigo ou vai ou racha :D
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado jan 03, 2009 5:54 pm

Também enfio o comprimido pela garganta, fecho-lhe a boca e espero que faça o movimento de engolir. Desde que é cachorro que utilizo esta técnica e ele nem se rala :D
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
dinodane
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 6:36 pm

Que trauma, Yola? :lol:

Trauma é estar um dia inteiro a ver um cão cuspir um comprido por mais subterfúgios "fiambreiros" ou "patêsianos" que se inventem. :lol:
But then, os meus cães têm a boca graaaande.

Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

sábado jan 03, 2009 7:12 pm

YolaeFifi Escreveu:
dinodane Escreveu:A minha "técnica" é mesmo abrir-lhes a boca, colocar a mão toda lá dentro até ao fundo da boca e deixar o comprimido aí, onde já não o conseguem cuspir, têm mesmo que engolir. :wink:
mas é uma experiencia traumática para se repetir com regularidade, se não houver nada contra dar comida de lata ao animal (se não lhe fizer mal, etc) é uma boa técnica e agradável para o cão. ;)
Não deve ser assim tão traumática!
Também lhe abro a boca e deixo o comprimido mesmo lá dentro, assim não há duvida que ele o engole!
Mas uma vez pus na comida e também foi.
Acho que tenho sorte nesse aspecto.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sábado jan 03, 2009 8:38 pm

Eu costumo abrir-lhes a boca ao alto e procuro colocar o comprimido, sem colocar as mãos, lá bem no fundo (mesmo na entrada da goela) de modo a que eles não tenham hipóteses de tirá-lo com a língua, ao mesmo tempo, fecho-lhes a boca até sentir que o comprimido foi engolido.

Mas para quem não consiga, sempre há a hipótese de colocar o comprimido, a hora da refeição, com um pouco de ração, isto para termos a certeza que junto com esta, foi o comprimido ;)

Ex: Um cachorro que come dois copos, coloque o comprimido com meio copo. Depois de tudo ingerido, dá-se um copo e meio para completar a refeição.

Abraços
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 03, 2009 9:26 pm

marijonscp Escreveu:Também enfio o comprimido pela garganta, fecho-lhe a boca e espero que faça o movimento de engolir. Desde que é cachorro que utilizo esta técnica e ele nem se rala :D
E quando não se acerta bem lá com o "tunel" :lol: o dedinho ajuda :P :lol:

Sempre mediquei os meus cães assim :wink: Logo de seguida dou um biscoito para cão e o Golias quando me vê de comprimido na mão, como sabe que logo depois vai ser recompensado, agora até já salta para a cadeira para lho enfiar pela goela abaixo :P :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

segunda jan 05, 2009 12:18 pm

sou desta também, abro a boca do cão, levanto sua cabeça e enfio o comprimido lá no fundo da garganta, ele toma numa boa, o cão precisa e tem de tomar, a vontade dele não tem vez nesta situação.
importante ressaltar que o cão deve estar alimentado em se tratando de alguns comprimidos, pois os mesmos podem causar desconfortos estomacais, mas isso o veterinário dirá melhor se é necessário ou não.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 05, 2009 5:48 pm

YolaeFifi Escreveu:sim. comprimido dentro da garganta, fechar a boca e massajar a garganta. mas é uma experiencia traumática para se repetir com regularidade, se não houver nada contra dar comida de lata ao animal (se não lhe fizer mal, etc) é uma boa técnica e agradável para o cão. ;)
Yola, caramba, você é uma estudante de enfermagem veterinária. Experiência traumática? Eu acho que traumático é fazer trinta por uma linha para meter o comprimido no estomago do cão. Boquita aberta, comprimido lá no fundo e vai daí, 5 segundos no máximo e nem tenho de andar a esfregar garganta ou fechar bocas porque elas já estão de lingua pendurada à espera do belo do biscoito que vem a seguir.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
reyane
Registado: terça set 11, 2007 10:59 pm

terça jan 06, 2009 1:43 am

sou da opiniao do dinodane. também coloco os comprimidos la bem fundo na garganta.
a minha esperiência diz-me que, quanto maior é o cão melhor é. eu faço isso com as minhas bulldogs e com a minha boerboel e nunca as traumatizei! bom, pelo menos elas nao fogem quando me vêm chegar com a caixa dos comprimidos. antes pelo contrario, elas ja sabem e sentem-se a espera que eu lhes dê o dito comprimido.
agora se querem mesmo um desafio, tentem enfiar a vossa mao na boca de um chihuahua ou de um lulu da pomerania :lol:

enfim de qualquer forma, se não quiser de todo enfiar o comprimido na garganta do seu animal de estimaçao, entao o comprimido terá que ir disfarçado numa goluseima dada a mao, nao colocada no prato dele.

boa sorte,
R
dinodane
Membro Veterano

terça jan 06, 2009 8:07 pm

Com a gata a técnica é a mesma, embora admita que tive sorte com ela nesse aspecto e obviamente não lhe consigo enfiar as mãos na goela. :)

Responder

Voltar para “Cães”