mad_zzzb Escreveu: Se o que muda é a morfologia o que criámos foi condicionantes físicas mantendo intacta ou dormente a sua génese, o seu espírito que pode apreciar uma vida em liberdade.
Não muda apenas a morfologia mas também o temperamento dos animais.
Estar intacta ou dormente a sua "génese" varia de especie para espécie e de raça para raça...
Uns podem apreciar a liberdade, outros talvez não. Aliás por esse país fora eistem animais domésticos a ser criados em completa liberdade, sem verem o dono durante semanas.
mad_zzzb Escreveu:
Então temos ainda em mãos exemplares das espécies originais, quem sabe até podem ainda evoluir ou involuir sendo que qualquer dos caminhos é um avanço relativamente a hoje.
Fora do controle humano é sempre um risco muito grande para a natureza.
Se não houver controle pelo abate, teria que haver pela eutanásia.
mad_zzzb Escreveu:
Mas se atrás indicou que a maioria das espécies domésticas já não têm exemplares em estado selvagem seria um recomeço da evolução natural não existindo um risco de poluição genética.
No caso dos ruminantes sim. No restante nem por isso...
mad_zzzb Escreveu:
Em todo o caso se do estado actual Y não podemos voltar ao estado original X concorda que se chegaria a um estado evolutivo Z, diferente de ambos. Nas mãos do homem as espécies estão paradas no Y há séculos ou milénios. Permitir-lhes voltar ao ciclo da evolução não me parece de todo descabido. Seria até uma reposição de algo que lhes foi roubado.
Mas as variantes domésticas das espécies não estão paradas no tempo. Estão em rápida e constante "evolução" por selecção artificial para servir os propósitos do homem. O que refere não tem sentido nenhum.
mad_zzzb Escreveu:
Insinua que os animais assilvestrados facilmente se tornam domésticos novamente. Como se fosse um anseio dele. E que dizer dos animais selvagens retirados do seu ambiente natural, pertencentes a gerações resultantes de milénios de evolução natural? Falo de animais colocados em zoológicos, crias roubadas aos seus progenitores, animais debilitados ou em perigo de vida que são salvos e devolvidos ao seu meio natural.
Durante o período de contacto com os humanos revelam grande simpatia e afinidade pelo menos para com os seus tratadores. Há ínumeros casos de famílias com pumas, leões, etc... como animal de estimação com o qual privam de perto sem barreiras.
Podem ser considerados domésticos ou não? Os que foram criados em casa não têm capacidade para sobreviver na savana ou selva. Estão dependentes dos homens que os 'viciaram'. A principal diferença de um leão 'doméstico' com um gato é que num acesso de fúria uma patada do gato me arranha e o leão me esventra.
Se há muitos casos que demonstam que um animal selvagem retirado do seu meio se torna dócil, tolerante e simpático para com humanos porque o caminho inverso tem de ser tão improvável? O caminho de selvagem para doméstico pode ser feito numa geração mas o inverso é actualmente impossível?
Eu acredito que todos os animais têm níveis de sensibilidade e de consciência e que o meio onde nascem e crescem são os principais condicionantes do seu comportamento, tal como nós.
Você está a confundir impregnação humana (imprinting) com domesticação. Está a confundir um animal sociabilizado com domesticado.
Qualquer animal (seja doméstico ou selvagem) que não esteja em contacto com humanos verá o homem como predador ou como potencial presa. Claro que com sentidos muito mais apurados no selvagem.
Se for sociabilizado com humanos não terá receio e/ou será tolerante, dependendo da esp+ecie. Mas isso não é taxativo e pode trazer surpresas. Um animal selvagem que falhe a idade certa de imprinting, nunca será "doméstico".
A diferença não está aí, mas sim no facto de animais domésticos terem sido seleccionados através de milhentas gerações para terem indiscutivelmente e intuitivamente "melhor trato" para com humanos, para alem da questão morfológica.
mad_zzzb Escreveu:
Se o problema são condicionantes físicas criadas por nós a Natureza arranjará maneira de solucionar a maioria dos problemas se lhe dermos tempo para isso.
Pois... pode é passar pela sua própria extinção, ou mais grave, pela extinção de outras espécies selvagens...
mad_zzzb Escreveu:
A transformação de espécies domésticas em espécies selvagens não será tão simples como eu quero fazer crer nem impossível como o faz crer. Algures no meio estará a virtude.
Impossível! Podem-se tornar ferais, mas não selvagens no sentido ecológico da palavra. Como já referi, só mesmo com genes originais e com muitas gerações e lá voltamos ao mesmo...