Help

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Ruifcm
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 2:49 pm

quinta jan 01, 2009 3:34 pm

Hoje reparei que o meu porquinho quando acordou nem sequer conseguia abrir os olhos, tive que os limpar com água morna e forçar um pouco. Também está com diarreia. Tratar-se-à apenas de uma constipação ?
Neste momento aparenta estar bem, come e bebe normalmente...

Ab.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta jan 01, 2009 4:12 pm

Vet
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 02, 2009 12:14 am

nem sequer conseguia abrir os olhos... Também está com diarreia
E
aparenta estar bem
???

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sexta jan 02, 2009 9:48 am

É fácil dizer "vai ao vet" e não te ajudar a resolver o problema e esclarecer a tua dúvida lol
Mas de facto não somos veterinários (pelo menos a maioria :D): há algumas doenças com sintomas semelhantes... e tentar ajudar-te poderia fazer o efeito contrário, porque pode ser algo que precise de medicação. Qualquer problema num exótico, por muito pequenino que seja, se não foi logo resolvido numa fase inicial, pode-se facilmente tornar num grave... e numa questão de dias... às vezes menos. Por isso nunca dispenses um vet

vai dando noticias do estado do teu animal :D
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sexta jan 02, 2009 3:12 pm

LiveToRock Escreveu:É fácil dizer "vai ao vet" e não te ajudar a resolver o problema e esclarecer a tua dúvida lol
Mas de facto não somos veterinários (pelo menos a maioria :D): há algumas doenças com sintomas semelhantes... e tentar ajudar-te poderia fazer o efeito contrário, porque pode ser algo que precise de medicação. Qualquer problema num exótico, por muito pequenino que seja, se não foi logo resolvido numa fase inicial, pode-se facilmente tornar num grave... e numa questão de dias... às vezes menos. Por isso nunca dispenses um vet

vai dando noticias do estado do teu animal :D
Tanto floreado para no fim recomendar ir ao vet... :lol: :lol:
StellaR ;)
LiveToRock
Membro

sexta jan 02, 2009 4:33 pm

"Tanto floreado para no fim recomendar ir ao vet..." [/quote]

1º pois... isto é suposto ser um fórum para nos ajudar-mos todos... comentários como o seu último é que são mesmo desnecessários... não acrescenta nada à dúvida que o utilizador tinha...

2º nunca sabemos a que tipo de pessoa estamos a responder... ninguém nasce ensinado... pode tratar-se de uma pessoa que tenha o porquinho da índia pela primeira vez e que não tenha noção que no caso dos exóticos devemos ter mais cuidado... pode pensar que por uma constipação não vale a pena ir ao veterinário e que passa por si só... e não ligar à sua sugestão porque o porquinho aparenta estar bem

3º sabemos que grande maioria não vai ao vet sem saber se tem mesmo motivo para isso... sobretudo se for menor e depender dos pais... porque esses muitas vezes não têm interesse ou tempo (e digo isto porque infelizmente sei de muitos casos destes) e espero que não seja o caso! :D

4º Acho mais importante por os egos de lado e informar os motivos pelo qual a pessoa deve ir vet... isso é mais educativo que mandar sem explicar porquê... isso não muda hábitos

5º Se o utilizador já sabia que assim era... a minha resposta mal também não fez :D se não sabia já sabe... e para a próxima já não pergunta... segue logo para o vet e aconselha outros noutras situações a irem :D

6º Estamos aqui pelos animais e para tentar consciencializar as pessoas. Nem toda a gente tem experiência com porquinhos como acredito que você tenha... por muito básica que pareça a pergunta acho que é dever de quem sabe ajudar... explicando...
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sexta jan 02, 2009 5:24 pm

so para terem uma ideia um porquinho com diarreia se nao for tratado morre em dias , senao no mesmo dia , nada como ir ao vet para parar essa diarreia e depois tratar da constipação para que nao passe para pneumonia .

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
stellar1
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 12:45 am

LiveToRock Escreveu: 1º pois... isto é suposto ser um fórum para nos ajudar-mos todos... comentários como o seu último é que são mesmo desnecessários... não acrescenta nada à dúvida que o utilizador tinha...
Esclareça-me uma dúvida: uma das regras de utilização do fórum não é o de fazer pesquisa prévia?
Felizmente na internet já se encontram sites portugueses dedicados a PDI's, com bastante informação. Quem encontra a arcadenoé, com toda a certeza encontrará esses sites.
E um porquinho da índia com os olhos "colados" e diarreia, por muita inexperiência que se tenha, pressuponho eu, que sou uma alminha iluminada, que é presságio de má coisa. Você se acordar com esses sintomas, acha que está normal? Mas é como referi anteriormente, eu é que posso ser uma alminha iluminada...
StellaR ;)
LiveToRock
Membro

sábado jan 03, 2009 1:37 am

cara stellar,

não digo o contrário, tanto que aconselhei a ida ao vet... a questão é precisamente a que coloca... é obvio que o animal não está bem... mas apesar disso o utilizador não foi logo ao vet... veio tentar resolver o problema no fórum... como tantas vezes ocorre... o que me leva a pensar que qualquer coisa não está bem e que certamente também não é por o aconselhar a ir que ele vai de imediato... não acredito que seja negligencia, não acredito mesmo... mas se não foi antes sendo obvio, também pode não ir só porque foi aconselhado a isso... entende? pode simplesmente por falta de conhecimento ou experiência não ter noção da gravidade que é, não digo não ir, mas apenas adiar uns dias a ida ao vet ... por isso tentei explicar a urgência da ida... não apenas dizer para ir... porque se ele entender o porquê e os riscos que corre, certamente que não dispensa uma consulta... porque pode mesmo simplesmente são ter conhecimento do risco que o animal corre... pode não se ter informado antes... nunca podemos ter isso como garantido... não leve o meu primeiro comentário como uma crítica ao seu e aos anteriores... não foi de todo essa a intenção

:D
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

sábado jan 03, 2009 11:20 pm

Oh, stellar, que me desculpem os outros foristas e este of-topic, mas vc parece-me a mim, que ultimamente anda muito amargurada com a vida...
é que já corri aqui uns quantos topicos e todas as suas respostas parecem-me que está com uma grande amargura ... está de mal com a vida... se quiser conversar estou á disposição, mas de facto os forúns são para trocar experiências, partilhar, não querendo dizer que quando se vem pedir um conselho ou uma opinião se tenha que dar alguma coisa em troca imediatamente, haverá com certeza outras alturas em que a experiência que vc partilhou vai passar por outras bocas e por outros tópicos.
cada resposta que vejo sua só tem uma palavrinha: Vet!
É tão bom conversar...
Se precisar de alguma coisa, nem que seja um desabafo eu estou aqui... :)
karrla
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 11:30 pm

Não quero com isto dizer que não aconselhe o Vet, mas é que as pessoas ficam mais confortadas com umas palavrinhas de atenção antes e depois do vet... só isso...
não me leve a mal este á parte, mas é o que penso...
a resposta Vet, parece-me tão fria e sem conforto, faz-me lembrar as salas de cirurgia, tão frias e desconfortáveis, e quem vem com uma pergunta desta está com certeza preocupado, e quando se está preocupado, além de um bom conselho é sempre bom ter um bom apoio, um ombro amigo não é?
stellar1
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 11:50 pm

karrla Escreveu:Oh, stellar, que me desculpem os outros foristas e este of-topic, mas vc parece-me a mim, que ultimamente anda muito amargurada com a vida...
é que já corri aqui uns quantos topicos e todas as suas respostas parecem-me que está com uma grande amargura ... está de mal com a vida... se quiser conversar estou á disposição, mas de facto os forúns são para trocar experiências, partilhar, não querendo dizer que quando se vem pedir um conselho ou uma opinião se tenha que dar alguma coisa em troca imediatamente, haverá com certeza outras alturas em que a experiência que vc partilhou vai passar por outras bocas e por outros tópicos.
cada resposta que vejo sua só tem uma palavrinha: Vet!
É tão bom conversar...
Se precisar de alguma coisa, nem que seja um desabafo eu estou aqui... :)
A big LOL in your honour. :lol:
Você consegue responder à questão colocada sem falar em vets? E se consultar bem o tópico, não fui eu inicialmente que falei em vet, mas tudo bem...
Lamento de em muitas vezes não partilhar da sua opinião, talvez o seu problema seja esse, não sei... :wink: :roll:
E agradeço a sua disponibilidade! :wink:
Última edição por stellar1 em sábado jan 03, 2009 11:59 pm, editado 1 vez no total.
StellaR ;)
stellar1
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 11:57 pm

karrla Escreveu:Não quero com isto dizer que não aconselhe o Vet
não me leve a mal este á parte, mas é o que penso...
a resposta Vet, parece-me tão fria e sem conforto, faz-me lembrar as salas de cirurgia, tão frias e desconfortáveis, e quem vem com uma pergunta desta está com certeza preocupado, e quando se está preocupado, além de um bom conselho é sempre bom ter um bom apoio, um ombro amigo não é?
Se se tiver um bom vet, as palavras de conforto são dadas lá...

E eu sou da opinião, e penso que há mais users que partilham da minha opinião, quem está preocupado com a saúde do seu animal dirige-se para onde? Eu dirijo-me ao vet... Se me sinto mal com alguma situação com os meus animais, falo com os meus amigos e aqui no fórum tenho alguns amigos, mas contacto-os pessoalmente, telefonicamente ou por via cibernética, mas claro, eu estou de mal de vida, amargaruda, isso impede-me de vir para aqui desabafar... :lol:
Nazgul93 Escreveu:Vet
Mas a fama de ser seca é minha... Lá seca sou, mas é de peso, mais nada!

Obrigada karrla, deu um bocadinho de alegria à minha amargura!! :lol: :lol: E sim, estou a ser irónica! :wink:
StellaR ;)
karrla
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 1:31 am

Eláááááá....
Bolas.... :o
eu cá tb recorro ao vet, muito frequentemente até, mas...
gostava que este forúm não fosse frio, que se dessem opiniões de uma forma calorosa, eu tb sou seca de peso, mas em palavras e acções não costumo, principalmente quando vejo alguém preocupado, mas cada um é livre de pensar da maneira que quiser e agir de acordo com a sua consciência, pronto admito que o meu lado de "Madre Teresa de Calcutá" me leve a pensar que as pessoas gostem de ajudar, e que vêm aqui nesse intuito, mas tb é verdade que ás vezes levamos uma bofetadas...
seja como for, não me agradeça a minha disponibilidade em querer ouvi-la se lhe apetecer falar, eu gosto de ajudar.
é que eu não costumo ligar só aos meus amigos quando tenho algum problema. Conto com todos os que me dão apoio, sejam amigos, desconhecidos e até inimigos nas horas em que preciso de ajuda, de desabafar ou simplesmente tirar uma dúvida.
é de Louvar quem o faz , eu agradeço bastante a todos e retribuo na medida que possa e consiga.
Última edição por karrla em domingo jan 04, 2009 1:47 am, editado 1 vez no total.
stellar1
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 1:47 am

Mas esclareça-me uma dúvida: quem deu a resposta seca seca neste tópico? Eu??

Eu gosto de ajudar, por isso gosto de ser concreta e recomendar uma solução, que neste caso o mais razoável e lógico é uma ida ao vet. Não tenho culpa se a minha forma de agir passa por dar a solução e não a explicação. Não sou completamente perfeita... Mas eu neste tópico não recomendei nada inicialmente!

Houve alguém que recomendou "vet" simplesmente, mas a seguir veio alguém (LiveToRock) que justificou o porquê de tal resposta dada pelo user anterior. A minha primeira intervenção foi fazer uma "cena cómica" com essa explicação, que está completamente acertada, mas tenho que admitir que não se vê disso por aqui... E lamento ter tido aquela atitude para com aquela user... Mas apenas isso! :wink:
StellaR ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”