Guaxinim de Guadalupe

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos

São uma boa escolha?

sim
3
50%
mais ou menos
3
50%

Total de votos: 6
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 03, 2009 3:38 pm

Só tenho a dizer que o AlunoBioGeo esteve muito bem (ao contrário do Algavio cujo contributo para este tópico é - 0 :P ), a Bkika é jovem, só lhe faz bem começar a escrever em Português correcto e ele teve muito humor e boa disposição. Aqui comunicamos por escrito e só é bom para quem lê e para quem posta que o faça de forma correcta. :wink:

Quanto à pergunta da Bkika, não me parece que sejam animais fáceis de manter...
Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

sábado jan 03, 2009 4:33 pm

mais nada LOL , quanto ao tópico , sou da mesma opinião , embora haja pessoas que tenham , na MINHA opinião acho que é um bocado dificil, mas quem sabe com um bocado de paciência não se vá-lá :wink: :wink:

( editei por causa de erros ortográficos ehehe )
<p><a href="http://amantesdegerbos.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p>Alexandre costa&nbsp;&nbsp; </p>
<p>"&nbsp;Maltratar animais &eacute; demonstrar covardia e ignor&acirc;ncia. Leon Tolstoi"</p>
<p>&nbsp;</p>
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

sábado jan 03, 2009 11:02 pm

Algarvio pá ! estou contigo amigo!
O aluno aí não sei das quantas faz -me lembrar aqueles coleguinhas de escola detestáveis, que estão sempre de orelha espevitada á procura de um deslize de outro colega menos dotado de QI para o emendar em frente da professora D. Alzira e a seguir babar-se com os comentário tão apreciativos que ela vai tecendo á sua inteligência ...
Todos agradecemos a tua boa acção e olha que aqui no Arca de Noé tens muito para corrigir... se começares já, talvez daqui a um ano ainda estejamos aqui a ver as tuas correcções e aplaudir a brilhante ideia e a dica sobre o Mozilla...
e a votação era para quê mesmo??????
karrla
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 11:10 pm

dinodane Escreveu:Só tenho a dizer que o AlunoBioGeo esteve muito bem (ao contrário do Algavio cujo contributo para este tópico é - 0 :P ), a Bkika é jovem, só lhe faz bem começar a escrever em Português correcto e ele teve muito humor e boa disposição. Aqui comunicamos por escrito e só é bom para quem lê e para quem posta que o faça de forma correcta. :wink:

Quanto à pergunta da Bkika, não me parece que sejam animais fáceis de manter...
Cumprimentos a todos.
Dinodane, eu comentei, o tópico, e acho que todos os que estão contra o aluno "qualquer coisa" também o fizeram, não é pelo facto dele ter chamado á atenção, mas da forma como chamou á atenção!
São coisas muito distintas e ás quais se deve de ter muita atenção.
Uma coisa é tu chamares a atenção com humildade de quem quer ajudar, ensinar, outra é fazê-lo com tom de gozo e prepotência...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 03, 2009 11:41 pm

Karrla, desculpe discordar mas eu achei o tem do AlunoBioGeo muito adequado mesmo, eu própria tenho a mania das correcções e achei que ele fê-lo com muita graça, sem faltar ao respeito à Bkika que já toda a gente percebeu ser novinha, não achei prepotente de modo algum.
Ele teve humor e acho que vocês são terríveis :P , se ele se tivesse limitado a dizer "é pá, escreve como deve ser" ou algo parecido teria sido bem mais indelicado e se calhar ninguém dizia nada.
De resto, há sempre alguém a criticar o "tom" deste ou a "maneira de falar" do outro, quer-me parecer que os fóruns da net são assim mesmo. :wink:

off-topic, ele não é Algarvio, é Algavio mesmo. :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jan 04, 2009 1:17 am

dinodane Escreveu: quer-me parecer que os fóruns da net são assim mesmo. :wink:
Ah, isso não são. Não são mesmo. Os fóruns portugueses que visito são assim (à excepção de um ou dois), não haja dúvida nenhuma. Há sempre alguma "alma iluminada" que decide fazer os outros passar por parvos, seja por a pergunta ser estúpida, por ter erros ortográficos ou simplesmente porque não tinha mais nada para fazer.

Agora, passeamos por um fórum americano, britânico, italiano ou espanhol (visito apenas estes fóruns) e a coisa é completamente diferente. Primeiro, ninguém humilha ninguém. Se há erros ortográficos, acontece. Não estamos aqui para ser professores (e também não é com gracinhas que se ensina). Quando alguém faz uma pergunta "estúpida", ninguém lhe salta em cima por puro divertimento. Isto para não falar na moderação, que é muito, mas muito melhor do que esta. Também devo dizer que nos outros fóruns há um respeito muito maior pela moderação.

Realmente eu estou a parecer a defensora dos fóruns da net, mas estou apenas a corrigir um erro que Dinodane cometeu, que foi generalizar. Acrescento ainda que nem sequer disse nenhuma "gracinha", apesar de ser conhecida pelo meu sarcasmo, às vezes maléfico.

Agora, de uma coisa não há dúvida nenhuma: é possível aprender bastante neste fórum (assim como nos outros fóruns portugueses que visito). Se ao menos as pessoas fossem capazes de ajudar sem gozar... mas isso já é pedir demais, certo?
karrla
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 1:46 am

Agora, de uma coisa não há dúvida nenhuma: é possível aprender bastante neste fórum (assim como nos outros fóruns portugueses que visito). Se ao menos as pessoas fossem capazes de ajudar sem gozar... mas isso já é pedir demais, certo?[/quote]

Ora Aqui está o cerne da questão...
Será isso possível?
é por isso que este mundo não anda para a frente, porque há sempre o chico esperto a querer saltar á frente. Há sempre aquele que acha que é o mais inteligente e faz questão de mostrar a todos as suas habilidades, há sempre o espertalhão que acha que os outros são os cromos, e por aí adiante...
não se conseguirá que as pessoas sejam unidas? que ajudem sem gozo, sem maldade, sem prepotências?
será isso algo difícil de fazer?
eu lanço aqui um desafio...
aqueles que lerem os tópicos e os acharem ridículos, cheios de erros ortográficos, fora de senso comum e por aí a fora, que se riam sozinhos, em casa, no aconchego do lar e não postem nada, passem á frente, leiam outro tópico e por aí adiante até encontrarem um onde se sintam "á vontade" para postarem uma resposta sem gozo, sem humilhações, sem repreensões, onde sejam capazes de realmente ajudar, que é disso que se trata .
Vejam se são capazes de evitar a piadinha malandra, o gozo de um erro ortográfico muitas vezes dado apenas por distracção...
façam um esforço para serem melhores, porque piores, acho que todos nós já fomos...
karrla
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 1:52 am

dinodane Escreveu:Karrla, desculpe discordar mas eu achei o tem do AlunoBioGeo muito adequado mesmo, eu própria tenho a mania das correcções e achei que ele fê-lo com muita graça, sem faltar ao respeito à Bkika que já toda a gente percebeu ser novinha, não achei prepotente de modo algum.
Ele teve humor e acho que vocês são terríveis :P , se ele se tivesse limitado a dizer "é pá, escreve como deve ser" ou algo parecido teria sido bem mais indelicado e se calhar ninguém dizia nada.
De resto, há sempre alguém a criticar o "tom" deste ou a "maneira de falar" do outro, quer-me parecer que os fóruns da net são assim mesmo. :wink:

off-topic, ele não é Algarvio, é Algavio mesmo. :D

Ahhh peço imensa desculpa pelo erro, não ortográfico, mas de leitura, ia jurar que tinha lido Algarvio, se calhar é o meu instinto "regional", ou então é falta de pôr as "lunetas" mesmo.
Agradeço a correcção .
e não concordo com o resto do seu post.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jan 04, 2009 2:04 am

Depois de ler alguns comentários aqui começo a pensar que sentido de humor é coisa que falta a algumas pessoas...

Apenas alertei para o facto de existir um "browser" que nos ajuda a escrever bem Português (assinalando erros ortográficos) utilizando as palavras do utilizador que abriu este tópico e escreveu com erros ortográficos gravíssimos. Porque é que neste País é mau apontar-se os erros? Porque é que os que corrigem são necessariamente maus?

Agora a comparar-me com o aluno que é o "queixinhas" e o "cromo" que fica babado com os elogios da Professora é demais... Quer-me parecer que não sou eu que tenho traumas do meu percurso académico... 8)

Volto a perguntar: Se alguém cometer vários erros, numa determinada tarefa deve-se ignorar isso é? Se é para o bem-estar da comunidade vivermos na mediocridade e não a tentarmos debelar, corrigindo, que rico caminho se traça!

Agora pensem bem no que realmente desejam: Que alertemos para as falhas e as corrijamos para que não se cometam no futuro ou querem que se vejam as falhas, mas para que a pessoa que as comete não ficar constrangida assobia-se para o ar?
karrla
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 2:22 am

AlunoBioGeo Escreveu:
Bkika Escreveu::D Algém é prito nesta raça? É que eu cria saber umas coisinhas :lol: :lol: !
Pelo o que eu vi aqui na arcadenoé estes animaisinhos são boa companhia!!!
Mas gostava de saber se:
São sosiáveis por ex. com humanos e cães e gatos?
são limpos? se tenho de lhes dar banho é de quanto em quanto tempo?
como o manter? quer dizer alojamento, alimento, veterinário?
são calmos / não são agressivos ou nervosos?
têm algum cuidado especial? Ou algum "se não" ?
Aconselham-me? Onde o posso adequirir?
É melhor macho ou femea? aprendem comandos e são inteligentes e sensíveis? são obdientes? são destruidores? mordem? andam á trela? gostam de festinhas e miminhos como os cães? Podem andar livres dentro de casa? precisam de gaiola?
Precisam de muita atenção e cuidados e são de despendiosa manutenção?

OBRIGADA E AJUDEM-ME POR FAVOR! :D :D :lol: :lol: :D :D :lol: :lol: :D :D :lol: :lol:
Eu como pessoa experiente nestas andanças da Internet aconselho:

Para alguém que é perito em erros ortográficos deveria utilizar o Mozilla Firefox, uma vez que assinala erros... Queria por isso que pensasse nesta pequena solução. Os animaizinhos poderão esperar! Seres como nós, à partida sociáveis, necessitam que o Português não seja atropelado, senão um dia ninguém se entende!

Vá lá, é fácil... Não custa nada adquirir mais conhecimento...

Basta que seja um pouco obediente ao conselho que dou e carregar nesta ligação:
http://www.mozilla-europe.org/pt/firefox

Vá lá, fica tão dispendiosa quanto o custo do oxigénio atmosférico:D

:?: :?: :?: :roll: :o :roll: :?: :?:
Parece que percebi que o aluno quis apenas ajudar e corrigir uns errozitos gravíssimos...
e sem querer quase que fazia uma bela poesia ao estilo florbela espanca com o aviso ao user que abriu o tópico, para usar um corrector ortográfico e "arremata" com um pedido : ser obediente e seguir os seus conselhos...
Pois pois, vc fez na boa fé, na vontade de ajudar, e o meu nome é Angelina Jolie e o pai natal esteve na minha casa na madrugada de 24 de dezembro....
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

domingo jan 04, 2009 2:26 am

Off-topic: neste fórum, escreve-se em que língua? Em português ou em português "à maneira de qualquer um"?! :?
StellaR ;)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jan 04, 2009 2:29 am

Uma coisa que eu aprendi com a minha experiência como utilizadora da internet é que cerca de 90% das pessoas que cometem erros ortográficos, cometem-nos porque não se interessam em fazer melhor. Não é por não saberem o português correcto, é simplesmente porque estão a "falar na net", não estão a escrever uma tese.

Há algum tempo atrás eu tive uma discussão destas no blog que tenho com umas amigas (algo que nunca gostei, mas fiz porque elas mo pediram). Somos quatro bloggers. Duas fazem o esforço de escrever correctamente (não que não haja um erro aqui e ali), enquanto que as outras duas escreviam como lhes dava na real gana. Até que a certa altura eu decidi fazer um post com todos os erros ortográficos que elas faziam (uma brincadeira entre amigas). Depois, é claro, corrigi os erros. Fi-lo sempre em tom de brincadeira, não com o intuito de humilhar, mas sim com o intuito de fazer entender que não sou apologista dos erros ortográficos "just because". Sabe no que deu? Uma amiga duma das minhas amigas (alguém que eu não conheço de lado nenhum) postou um comentário a chamar-me nomes (algo que eu ignorei completamente) e essa minha amiga decidiu sair do blog porque se sentiu humilhada (depois lá mudou de ideias). Isto foi num blog feito por quatro amigas, que se conhecem há anos. Elas já me conhecem, sabem que eu brinco muito (nem sempre só por brincar) e sabem que nunca tenho a intenção de as humilhar.

Se isto aconteceu entre amigas de longa data, não acha que pode ser ainda pior num fórum, onde são raras as pessoas que se conhecem pessoalmente? Há uma grande diferença entre humor entre amigos e humor entre perfeitos desconhecidos. A diferença é que entre amigos esse humor leva a gargalhadas (salvo algumas excepções, pelos vistos), enquanto que entre desconhecidos leva a discussões desnecessárias.

Já disse e volto a repetir. Não estamos aqui para ser professores e não é com gracinhas que se ensina. Não se trata de não ter sentido de humor (tenho até demais, pelos vistos), mas sim de bom senso. Até porque isto é um fórum sobre animais e não sobre o bom português. O nome do fórum diz tudo. Chama-se "Arca de Noé", não se chama "Camões Deve Estar a Rebolar na Campa".
Off-topic: neste fórum, escreve-se em que língua? Em português ou em português "à maneira de qualquer um"?!
Stellar1, conseguiu perceber o que a user disse ou não? Penso que percebeu, apesar dos erros ortográficos. Se estamos aqui para escrever em perfeito português, então os smilies não deveriam sequer existir (sinceramente às vezes chegam ao ponto de me irritar) e a dupla pontuação ("?!") também não.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jan 04, 2009 3:14 am

karrla Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Bkika Escreveu::D Algém é prito nesta raça? É que eu cria saber umas coisinhas :lol: :lol: !
Pelo o que eu vi aqui na arcadenoé estes animaisinhos são boa companhia!!!
Mas gostava de saber se:
São sosiáveis por ex. com humanos e cães e gatos?
são limpos? se tenho de lhes dar banho é de quanto em quanto tempo?
como o manter? quer dizer alojamento, alimento, veterinário?
são calmos / não são agressivos ou nervosos?
têm algum cuidado especial? Ou algum "se não" ?
Aconselham-me? Onde o posso adequirir?
É melhor macho ou femea? aprendem comandos e são inteligentes e sensíveis? são obdientes? são destruidores? mordem? andam á trela? gostam de festinhas e miminhos como os cães? Podem andar livres dentro de casa? precisam de gaiola?
Precisam de muita atenção e cuidados e são de despendiosa manutenção?

OBRIGADA E AJUDEM-ME POR FAVOR! :D :D :lol: :lol: :D :D :lol: :lol: :D :D :lol: :lol:
Eu como pessoa experiente nestas andanças da Internet aconselho:

Para alguém que é perito em erros ortográficos deveria utilizar o Mozilla Firefox, uma vez que assinala erros... Queria por isso que pensasse nesta pequena solução. Os animaizinhos poderão esperar! Seres como nós, à partida sociáveis, necessitam que o Português não seja atropelado, senão um dia ninguém se entende!

Vá lá, é fácil... Não custa nada adquirir mais conhecimento...

Basta que seja um pouco obediente ao conselho que dou e carregar nesta ligação:
http://www.mozilla-europe.org/pt/firefox

Vá lá, fica tão dispendiosa quanto o custo do oxigénio atmosférico:D

:?: :?: :?: :roll: :o :roll: :?: :?:
Parece que percebi que o aluno quis apenas ajudar e corrigir uns errozitos gravíssimos...
e sem querer quase que fazia uma bela poesia ao estilo florbela espanca com o aviso ao user que abriu o tópico, para usar um corrector ortográfico e "arremata" com um pedido : ser obediente e seguir os seus conselhos...
Pois pois, vc fez na boa fé, na vontade de ajudar, e o meu nome é Angelina Jolie e o pai natal esteve na minha casa na madrugada de 24 de dezembro....

Obediente: que obedece; humilde (in Porto Editora dicionários)

Era este sentido que desejei empregar a palavra "obediente", para que a utilizadora em questão não tivesse vergonha em seguir o meu conselho...

E já agora aproveito para dizer que eu próprio utilizo Mozilla Firefox e não é vergonha nenhuma... Obriga-me a escrever correctamente!

Despeço-me deste tópico porque já deu o que tinha a dar... Eu sei bem o contributo que tenho dado a este fórum, e não fico nada a dever a alguém!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 04, 2009 7:49 am

Curioso na minha internet, tambem frequento foruns de outras nacionalidades e em todos existem arrufos e usuarios mais criticos e outros mais tolerantes, com a diferença de serem mundos maiores e como tal mais dificil de se conhecerem melhor uns aos outros assim como serão mais usuarios a escrever Ingles que não é a sua lingua materna, logo tambem mais dificuldade em escrever so para arrasar, tentam-se limitar apenas aos assuntos em questao, deixando os arrufos e criticas para quem tem maior facilidade em exprimir-se e defender a sua lingua... logo menos conflitos nesses aspecto...acho que nao tem a ver com foruns portugueses ou foruns estrangeiros, tem a ver com o numero de nacionalidades que frequentam o forum. Não somos piores que ninguem.

E sim tambem uso o corrector do firefox, e nos foruns que estrangeiros que particpo, os proprios têm spell check...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

domingo jan 04, 2009 10:08 am

stellar1 Escreveu:Off-topic: neste fórum, escreve-se em que língua? Em português ou em português "à maneira de qualquer um"?! :?

Nem mais. Qualquer dia isto parece a Torre de Babel e ninguém se entende. :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”