Gato deprimido... Alguém já teve um caso assim?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 29, 2008 1:29 pm

Butterfly_21 Escreveu:
Friends Escreveu: E até mesmo para gatos vacinados pode aparecer sob a forma de pequenas úlceras na boca.
Agora fiquei confusa... :? Aqui está a conversa que estou a ter noutro fórum:
Butterfly_21 Escreveu:
WaterMonitor Escreveu: Agora deixa-me esclarecer-te, não vá o vet passar-se e dizer que ele vai matar todos os gatinhos com quem contacte, que este virus pouco ou mesmo nada afecta os adultos que estejam vacinados e com reforço. Quem cuidar dele depois de sair da Clínica, desde que só tenha consigo adultos vacinados, não tem com que se preocupar. Ok?
Water, muito obrigada! A vet onde o Francisco está não é a mesma que lhe receitou anti-depressivos sem sequer o ter visto. É outra, uma onde costumo ir e em quem confio muito.

A FAT realmente tem mais gatos e disse que ia desinfectar tudo em casa, mas não pareceu alarmada. De qualquer modo, vou passar a informação.
Claro, tal como referi atrás, não entrem em pânico :wink: até porque a WatMonitor diz e bem "pouco ou mesmo nada" :wink:

Eu acho que por vezes expor-se num forum público certas situações como sendo regra, incorre-se o risco de não serem bem entendidas e passarem ao pânico e alarmismo total. Para quem muito saiba..., deveria haver o bom senso de partilhar SIM o que sabe mas de forma a não originar pânico :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

segunda dez 29, 2008 1:43 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Friends Escreveu:Qualquer gato não vacinado tem calicivirus. E é altamente contagioso para gatos não vacinados. E até mesmo para gatos vacinados pode aparecer sob a forma de pequenas úlceras na boca. Convém verificar, nos próximos dias se os outros gatos, apresentam inflamações na boca, A calicivirose tem muitas vezes origem em alteração de comportamentos e é uma das componentes da coriza por isso outros sintomas também lhe estão associados. E, claro, como todas as doenças virais aparece em situações de imunodepressão, e este gato teve duas: uma intervenção cirúrgica e uma mudança de ambiente. Muitas vezes também surge a seguir à vacinação...
Precisamente mas, convém perceber-se para que ninguém entre em pânico, especialmente quem adopta ou recebe outros gatos em regime de Fat, que não é regra mas que pode sim acontecer! Há é que estar atento e não administrar medicações sem que o animal seja avaliado pelo vet in loco

Leo
Claro :lol: senão eu estava lixada! :lol: :lol: :lol:

recebo por semana dezenas de gatos! e nunca me aconteceu nada! a anedota que comigo aconteceu uma vez, foi a galhofa do meu vet durante um ano e ainda hoje é: um dos meus gatos, actualmente, bem velhote, a seguir ao reforço habitual da vacina ficou com a boca cheia de úlceras! eu muito danada e ele perdido de riso! enfim, ele já tá farto de me ver gatos com as coisas mais esquisitas... e esta ´foi para rir! mas estas coisas hoje em dia são bem mais fáceis de resolver. Agora até já há estimulantes dos sistema imunitário, coisa que há uns anos atrás era impensável!

de qualquer forma, o Francisco, pelo que conta, é um gato meigo que merece estar em casa. E pelo que disse até que gosta de estar em casa. Mostrou, contudo, algum pânico, na presença dos outros animais. Convém estar atenta a este facto porque não é sintoma de calicivirose. Como lhe tinha dito em MP há umas vitaminas muito usadas por quem lida com animais de rua que são sociabilizados em casa e que, não sendo anti depressivos, evitam o stress do animal que muda de habitat. Fale nisto ao vet porque pode ser útil no regresso a casa para evitar recaídas.

apanhei uma gata, brava como tudo, para esterilizar. deparámo-nos com tumores mamários. teve que tirar uma cadeia mamária e teve que ficar em minha casa até tirar a 2ªcadeia mamária. O vet estava cheio de medo que ela desenvolvesse alguma virose ou msm PIF. Era daquelas gatas que trepava paredes e cuspia. Ora eu precisava de dar medicamentos à bicha. quase tudo injectável. Experimentámos essas vitaminas; além de serem vitaminas o que para ela foi muito bom, passou a aceitar a minha presença e passou a comer melhor. Continuava a trepar paredes( mas já não tipo matrix :wink: ) mas já não precisei de levar mais pontos nem fiquei com as mãos inchadas. Foi solta 3 meses depois...gorda e anafada. Continua na colónia feliz e sp que me vê vem roçar-se nas minhas pernas. festas é que não quer mas enfim, é gata de rua, certo?!
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

segunda dez 29, 2008 2:25 pm

Matar, não mata. Agora que o vet aconselha que se tome precauções, claro que aconselha! e tem que o fazer, perceba isso! Neste tipo de vírus não é a idade de conta! é a protecção e as defesas que o animal tem.

repare uma coisa: todos nós temos animais vacinados em casa, certo?! A vacina mais comum é a da coriza, certo?! Isso não significa que os animais vacinados nunca se constipam; significa sim que têm anticorpos que lutam contra a estirpe da gripe que é mais grave. um dos meus gatos que tem a s 5 vacinas, teve com espirros e ranho há uma semana atrás. 3 dias depois já estava porreiro! óbvio que se não estivesse vacinado tinha sido uma carga de trabalhos... para isso servem as vacinas, atenuar efeitos drásticos das doenças. E contagiou mais um mas mais nenhum ficou constipado. Com o frio que está, até eu estou com gripe e estou vacinada :x

Por isso as vacinas são importantes! Qual pânico?! o vet fez bem em avisar para as pessoas estarem atentas. É uma forma de prevenir, além do direito que as pessoas têm à informação correcta.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda dez 29, 2008 2:41 pm

Friends Escreveu: (...) Qual pânico?! o vet fez bem em avisar para as pessoas estarem atentas. É uma forma de prevenir, além do direito que as pessoas têm à informação correcta.
Qual Vet? :o A única pessoa a avisar e com algum alarmismo ao ponto da blue ter ficado confusa com a sua explicação e a reposta no outro forum, foi a Friends. Não vejo mais resposta nenhuma a avisar, que seja de um Vet :o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 29, 2008 4:32 pm

Friends Escreveu:Agora até já há estimulantes dos sistema imunitário, coisa que há uns anos atrás era impensável!
Uma correcção, há muitos anos atrás havia sim estimuladores do sistema imunitário. Salvei a minha gata à conta de um e já faz uns 19 anos. Acontece que era feito com medúla de vaca e teve de ser retirado do mercado. Não sei até que ponto era normal os veterinários utilizarem, mas na Clinica aonde vou, já utilizavam.

Quanto ao Francisco, um gato não é um cão. Não cabe na cabeça de ninguém, penso eu, arrancar um gato do seu habitat, castrá-lo e metê-lo com uma grande moca em ambiente desconhecido. As coisas devem ser feitas com calma e ponderação. Não entendo estes resgates relâmpago que trazem mais mal do que bem.

Que sirva como ponto de ponderação para um proximo e boa sorte com ele.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

terça dez 30, 2008 6:06 am

LuMaria Escreveu: Quanto ao Francisco, um gato não é um cão. Não cabe na cabeça de ninguém, penso eu, arrancar um gato do seu habitat, castrá-lo e metê-lo com uma grande moca em ambiente desconhecido. As coisas devem ser feitas com calma e ponderação. Não entendo estes resgates relâmpago que trazem mais mal do que bem.

LuMaria, não entendi... Resgate-relâmpago?

Apanhei o Francisco logo que apareceu alguém interessada em ficar com ele. Naturalmente que antes de ir para a FAT teve de ser castrado. Foi para a clínica num sábado, mas só foi possível operá-lo na segunda-feira. E foi para a FAT na terça (já sem a moca).
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 11:37 am

Butterfly_21 Escreveu:
LuMaria Escreveu: Quanto ao Francisco, um gato não é um cão. Não cabe na cabeça de ninguém, penso eu, arrancar um gato do seu habitat, castrá-lo e metê-lo com uma grande moca em ambiente desconhecido. As coisas devem ser feitas com calma e ponderação. Não entendo estes resgates relâmpago que trazem mais mal do que bem.

LuMaria, não entendi... Resgate-relâmpago?

Apanhei o Francisco logo que apareceu alguém interessada em ficar com ele. Naturalmente que antes de ir para a FAT teve de ser castrado. Foi para a clínica num sábado, mas só foi possível operá-lo na segunda-feira. E foi para a FAT na terça (já sem a moca).
Vou-lhe dar um exemplo: Uma vizinha minha resolveu resgatar um gato da nossa colónia. Uma fémea com cerca de dois anos que realmente é um animal encantador.
Durante uma semana passou a vir diáriamente alimentar a colónia com as restantes vizinhas, prestando mais cuidados e atenções à gata que levou para casa.
Uma semana depois levou o animal que já a conhecia e a identificava bem. Esteve quase uma semana lá em casa em fase de adaptação e foi ao veterinário. Tirou as análises básicas cujos resultados, para nossa alegria, foram muito favoráveis, temos uma colónia saudável. Talvez por não haver intrusão de gatos de fora e estar muito protegida.
Agora vai levar as vacinas e lá mais para a frente vai ser esterilizada. Mesmo com estes cuidados a gatinha mostrou grandes sinais de nervosismo e stress. Afinal de contas, nasceu e cresceu na rua, sempre no seu cantinho.

Não me parece que a castração do animal fosse uma necessidade premente e que não podesse ficar para mais tarde. Apresentar o gatinho aos restantes animais da casa também não foi positivo, como se viu. Ou seja, no espaço de poucos dias a vida do animal ficou virada do avesso e ainda não terminou, uma vez que está apenas em FAT. O sossego e serenidade que ele precisava foram substituidos por Clinica veterinária, FAT e animais estranhos. Não me parece de todo o procedimento correcto. Para mim, é resgate relâmpago.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 12:32 pm

Boas.

LuMaria:

Cada gato reaje de forma diferente. Não existem gatos iguais :wink: e, para quem anda nestas andanças sabe do que falo e como cada caso é um caso, há-os a necessitar desse resgate relâmpago como lhe chama :wink: . Eu própria já fiz desses resgates; o MaxMel e muitos outros, todos bem sucedidos! É certo que já tenho "olho clínico" (modéstias á parte) em avaliar cada gato para uma situação dessas, no entanto não deixei de ser "mal sucedida" com o resgate do Obama mas, por precaução minha e lá está, tal como afirmei cada caso ser um caso, o Obama não foi castrado já a pensar numa possível inadaptação na Fat e ter que ser devolvido á proveniência :wink: e que foi!

O que quero dizer é que muitas vezes o factor de "inadaptação" não se coloca só no "resgate relâmpago". Existe todo um conjunto de situações a ter em conta para cada felino já que todos são diferentes.
Contudo não deixo de concordar que há gatos em que só uma simples alteração...os descontrola, quanto mais houverem, pior!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 12:45 pm

LuMaria Escreveu: Não me parece que a castração do animal fosse uma necessidade premente e que não podesse ficar para mais tarde.
Neste caso sim, porque a FAT tem uma gata não esterilizada.
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 5:10 pm

Butterfly_21 Escreveu:
LuMaria Escreveu: Não me parece que a castração do animal fosse uma necessidade premente e que não podesse ficar para mais tarde.
Neste caso sim, porque a FAT tem uma gata não esterilizada.
Butterfly, nunca se junta um animal de rua aos nossos sob o perigo de inadvertidamente trazer alguma doença aos nossos, que não têm culpa nenhuma. Uma FAT deve ter um local apropriado onde isolar o animal por quem olha momentâneamente.

Mais uma vez esta é a minha opinião, gosto de fazer as coisas muito calmamente e stresses só se o caso já for por si só stressante e precisar nitidamente de intervenção imediata.
leonildecarvalho Escreveu:O que quero dizer é que muitas vezes o factor de "inadaptação" não se coloca só no "resgate relâmpago". Existe todo um conjunto de situações a ter em conta para cada felino já que todos são diferentes.
Contudo não deixo de concordar que há gatos em que só uma simples alteração...os descontrola, quanto mais houverem, pior!

Leo
É verdade! Por isso as coisas devem ser feitas com ponderação. No caso do Obama ele voltou às origens, aonde se sente bem e onde parece ter escolhido ficar, quer a Leonilde queira ou não :twisted:

Agora imaginemos, pega no Obama, corre a castrá-lo e toca a levá-lo para a FAT, tinhamos certamente um Obama Bin Laden neste momento.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 9:07 pm

LuMaria Escreveu: Agora imaginemos, pega no Obama, corre a castrá-lo e toca a levá-lo para a FAT, tinhamos certamente um Obama Bin Laden neste momento.
Segundo o relato da fat, era mesmo um Bin Laden... :twisted: mas, quase todos o são, com ou sem castração, quando vão dum ambiente para outro totalmente diferente :wink: . Cabe a qualquer Fat que se candidate a Fat, ter o "Know how" e bom senso de acalmar o animal proporcionando-lhe alguma estabilidade emocional e psicológica.

Mázinha... :mrgreen: lá tinha que "levar a bicicleta..." de eu passar a ter um gato "à Inglesa" :mrgreen: Só mesmo este paspalho de gato me faz passar estas "bregonhas" :mrgreen:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 1:49 pm

Olá a todos,

O Francisco saiu da clínica veterinária no dia 31. Já comia normalmente e a veterinária considerou que seria melhor ele continuar a recuperação em casa.

Durante o primeiro dia ele esteve óptimo. Só pedia mimos e brincou o dia todo com os filhos da FAT, o que reforça a minha ideia de que de facto ele é dócil e adoptável.

Infelizmente, como ainda tem aftas na boca, é muito difícil dar-lhe a medicação, devido às dores. Começou a deixar novamente de comer e a ficar mais "caídinho". Pensamos que é por deitar o comprimido fora. Vamos começar a dar-lhe o antibiótico por injectável a ver se ele arrebita outra vez.

Mesmo com as dores na boca, é incrível como este menino não é agressivo. Vai continuar na casa da FAT, que sabe dar injecções sub-cutâneas.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jan 03, 2009 9:18 pm

Mas a medicação que a Vet prescreveu é AB? :? Ou AB e mais qualquer coisa? :?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 10:09 am

Não, Leonilde, há mais medicação. Já não sei bem qual. Em princípio vou vê-lo hoje. Sei que está a tomar antibiótico e um imuno-estimulante que também é anti-infamatório, pelo que entendi. Depois dou mais notícias. Tem acontecido muita coisa ultimamente... :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 10:35 am

Butterfly_21 Escreveu:Não, Leonilde, há mais medicação. Já não sei bem qual. Em princípio vou vê-lo hoje. Sei que está a tomar antibiótico e um imuno-estimulante que também é anti-infamatório, pelo que entendi. Depois dou mais notícias. Tem acontecido muita coisa ultimamente... :cry:
Já não percebo nada :| Então se está a ser difícil a situação de lhe dar o AB e então partem para o injectável, como é que fazem no caso da administração dos outros...? :?

O que tem acontecido ultimamente é com o gatinho em questão? :(

:?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”