primeiro cio e queda de pelo, é normal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DeVoLuTiOn
Registado: quarta jul 09, 2008 5:17 pm

domingo jan 04, 2009 10:08 am

Olá a todos. A minha cadela (pastor alemao) está no seu primeiro cio, e para ajudar à limpeza deixa pelos por tudo o que é sitio, é normal esta queda de pelo na fase do cio?
Como não tenho grande experiencia com cães gostaria que me dissessem quantos dias mais ou menos é o cio de uma cadela
desde já obrigado.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo jan 04, 2009 11:46 am

Olá

A queda do pêlo não tem nada a ver com o cio. O pêlo cai naturalmente para dar lugar a pêlo novo, numa constante renovação. A queda do pêlo verifica-se de forma mais intensa na mudança de estação. Nos meus verifica-se quando o tempo arrefece e depois quando chega o calor. Mas o pêlo cai todo o ano.
É claro que outros factores, que têm a ver com doenças, má alimentação, problemas de pele, etc., mas em condições normais, num cão saudável, o pêlo vai caindo naturalmente.

Em relação ao cio, aconselho a leitura desta página:
http://whippet.no.sapo.pt/procriar.htm

cump
nel
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo jan 04, 2009 12:24 pm

Também pode haver queda de pelo associada a desarranjos hormonais, e o cio é uma epoca em que as hormonas andam todas 'aos saltos'. Nada como uma idazita ao Vet para tirar dúvidas.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

domingo jan 04, 2009 6:08 pm

o CIO nas cadelas ocorre de 6 em 6 meses e normalmente dura 1 mês.
miggfigg
Membro
Registado: sexta mai 09, 2008 9:50 pm

domingo jan 04, 2009 8:15 pm

numa pastora alemã o cio deveria ser por volta dos 6 meses segundo o que tenho lido, mas a minha PA ja devia ter tido cio e nao tem, ela ja tem 9 meses.
devo ir ao vet?
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

domingo jan 04, 2009 8:53 pm

miggfigg Escreveu:numa pastora alemã o cio deveria ser por volta dos 6 meses segundo o que tenho lido, mas a minha PA ja devia ter tido cio e nao tem, ela ja tem 9 meses.
devo ir ao vet?
Embora o cio ocorra normalmente por volta do 6º mes.. pode aparecer mais tarde.. até aos 18 meses..

A minha cadela (Cão da Serra de Aires) teve aos 14 meses.. tal como as irmãs de ninhada... foi tardio, até o criador se espantou, mas é normal e não é preocupante...

Mas a vet pode informar melhor que eu.. :wink:
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”