Questão sobre iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

SOFIAV
Membro
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

segunda jan 05, 2009 3:54 pm

Olá Pessoal!Algum de vocês dá calcio há vossa iguana?
Na loja de animais disseram-me k é bom dar calcio :o

(se não tou em erro)Acho k já vi aqui no forum alguem disser k não dá e k só a lampada uvb\uva chega.
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda jan 05, 2009 3:57 pm

Não é necessário dar cálcio a uma iguana o importante é uma boa alimentação e exposição aos raios uvb :wink:
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jan 05, 2009 4:06 pm

no entanto podes dar reptivite da zoomed, contem vitaminas importantes e calcio.este suplemento mistura se na comida
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

segunda jan 05, 2009 4:51 pm

convem sim dares suplementos para especies herbivoras, mesmo com as lampadas, é necessario
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
SOFIAV
Membro

segunda jan 05, 2009 4:53 pm

cris17 Escreveu:no entanto podes dar reptivite da zoomed, contem vitaminas importantes e calcio.este suplemento mistura se na comida
Só mais uma pergunta:achas k devo dar essas vitaminas o ano inteiro ou só agora na altura do inverno?

tipo como se faz ás crianças,dá-se um suplemento de vitaminas e calcio no inverno porque não há sol e no verão parasse
cris17
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 6:13 pm

eu dou todo o ano. uma vez por semana ou coisa assim.só faz é bem :D
SOFIAV
Membro

terça jan 06, 2009 10:29 am

Tá-se bem obrigado a todos pela ajuda.

Cumps! :)
PunkPaul
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 10:01 pm

quinta jan 08, 2009 7:09 pm

SOFIAV Escreveu:Olá Pessoal!Algum de vocês dá calcio há vossa iguana?
Na loja de animais disseram-me k é bom dar calcio :o

(se não tou em erro)Acho k já vi aqui no forum alguem disser k não dá e k só a lampada uvb\uva chega.
Eu dava vitaminas á minha, e sim de facto ela cresceu saudável, infelizmente já não a tenho, pois ja estava enorme e nao tinha muito espaço para a ter, logo, deixei.a com o meu primo que é criador de algumas espécies de répteis legais em portugal... sei que ela agora está bem.. num espaço bem grande, e continua a tomar as suas vitaminas.. Falo por experiencia propria.. pois existe aqui malta bem mais experiente do que eu..

Cumps :wink:
jaderribeiro
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 9:23 am

sexta jan 16, 2009 8:42 am

boas sofiav. eu com minha iguana,dou-lhe vitaminas paí 2x por semana, daquelas em po, misturo com a salada, e voila...come mesmo muito, cresceu muito rapido, em muito pouco tempo...nao te esqueças que a luz de uvb so faz efeito ate 25cm no maximo...assim, a iguana vai conseguir uma boa fonte de calcio...
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta jan 16, 2009 1:19 pm

Cuidado com as doses de vitaminas a dar. Existe uma coisa chamada VITAMINOSE, excesso de vitaminas no organismo que desencadeia efeitos contrários no metabolismo, às vezes pouco visíveis exteriormente (a não ser por presença de diarreia). Portanto, não se poderá afirmar, "so faz é bem". Atentem a posologia de acordo com o rótulo e de acordo com o vosso vet. Pessoalmente recomendo vitaminas quinzenalmente se a dieta for óptima, se for menos boa em diversidade vegetal e os alimentos pouco frescos, semanalmente. 2x por semana parece-me demasiado, mas também não sei a dose nem o produto.

Cumps
jaderribeiro
Membro
Registado: segunda mai 12, 2008 9:23 am

sexta jan 16, 2009 1:47 pm

Psynapse Escreveu:Cuidado com as doses de vitaminas a dar. Existe uma coisa chamada VITAMINOSE, excesso de vitaminas no organismo que desencadeia efeitos contrários no metabolismo, às vezes pouco visíveis exteriormente (a não ser por presença de diarreia). Portanto, não se poderá afirmar, "so faz é bem". Atentem a posologia de acordo com o rótulo e de acordo com o vosso vet. Pessoalmente recomendo vitaminas quinzenalmente se a dieta for óptima, se for menos boa em diversidade vegetal e os alimentos pouco frescos, semanalmente. 2x por semana parece-me demasiado, mas também não sei a dose nem o produto.

Cumps
nao e uma dose exagerada....ja tenho a minha a algum tempo e ainda nao teve problemas nenhuns....
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta jan 16, 2009 2:37 pm

jaderribeiro Escreveu:
Psynapse Escreveu:Cuidado com as doses de vitaminas a dar. Existe uma coisa chamada VITAMINOSE, excesso de vitaminas no organismo que desencadeia efeitos contrários no metabolismo, às vezes pouco visíveis exteriormente (a não ser por presença de diarreia). Portanto, não se poderá afirmar, "so faz é bem". Atentem a posologia de acordo com o rótulo e de acordo com o vosso vet. Pessoalmente recomendo vitaminas quinzenalmente se a dieta for óptima, se for menos boa em diversidade vegetal e os alimentos pouco frescos, semanalmente. 2x por semana parece-me demasiado, mas também não sei a dose nem o produto.

Cumps
nao e uma dose exagerada....ja tenho a minha a algum tempo e ainda nao teve problemas nenhuns....
Neste caso o Psynapse tem toda a razão... Tenham cuidado com as posologias...

jaderribeiro, pode "ainda" não ter tido problema nenhum, mas poderá vir a ter.. Tenham cuidado com as vitaminas artificiais!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jan 16, 2009 4:49 pm

jaderribeiro Escreveu:~(...)

Esse algum tempo so pode servir de referencia se for mais de 5 anos, dentro do primeiro ano o que lhe fizeres agora só notarás no proximo ou proximos anos. ;)

Nestas coisas tudo está bem até estar mal, só que nos repteis quando está mal, na maior parte das vezes já é irreversivel.

Uma boa e variada dieta, não precisa de suplementos de calcio a não ser em animais em convalescencia.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta jan 16, 2009 5:06 pm

na minha opinião, 2x por semana é uma sobrecarga enorme para os rins dos animais...
cris17
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 8:20 pm

AlunoBioGeo Escreveu:na minha opinião, 2x por semana é uma sobrecarga enorme para os rins dos animais...
eu tambem acho. Uma vez por semana é mais que suficiente ou até
mesmo quinzenalmente.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”