Uma palavrinha...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

quarta jun 12, 2002 2:29 pm

"Convém aqui salientar que o único ponto em que estou de acordo com a nossa legislação é o facto de ser obrigatório o uso de trela [color=darkred][b]OU [/b][/color]açaimo (açamo no texto da lei), pelo que são levados sempre à trela."

Agradeço que me informem se, de acordo com a legislação, o uso de açaimo invalida o uso de trela. Isto porque penso que um cão de grande porte, quando mal educado, pode também ser perigoso quando sem trela mas apenas com açaimo.

Cptos,
Sérgio
cadworx
Membro

quarta jun 12, 2002 2:29 pm

"Convém aqui salientar que o único ponto em que estou de acordo com a nossa legislação é o facto de ser obrigatório o uso de trela [color=darkred][b]OU [/b][/color]açaimo (açamo no texto da lei), pelo que são levados sempre à trela."

Agradeço que me informem se, de acordo com a legislação, o uso de açaimo invalida o uso de trela. Isto porque penso que um cão de grande porte, quando mal educado, pode também ser perigoso quando sem trela mas apenas com açaimo.

Cptos,
Sérgio
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta jun 12, 2002 3:27 pm

"é proibida a presença de cães na via e nos locais públicos sem açamo funcional exepto quando conduzidos à trela" - se não me atriçoa a memória é assim que reza o artigo 15 da portaria 1427/2001...

O mesmo texto é herdado do artigo 12 do extinto DL 317/85.

Gonçalo
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta jun 12, 2002 3:40 pm

corresponde Escreveu: E já pensaram em quem tem um cão guia?
Por favor verifiquem nesses autocolantes se tem "excepto cães guia".
Por acaso no Colombo já vi que tem, mas nos restantes locais é so a trivial placa
cadworx
Membro

quarta jun 12, 2002 3:46 pm

casadiscaes,

Agradeço a resposta.
O que depreendo do excerto da lei do teu post é que um cão quando conduzido à trela escusa de usar açaimo mas o que eu gostaria de saber, se possível, é o contrário, isto é, se quando um cão usa açaimo escusa de ser conduzido à trela.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 12, 2002 4:00 pm

Olá,
Penso que poderemos entender isso do texto da Lei. Se um cão tem obrigatoriamente de usar Açaimo excepto quando conduzido à trela, isto quer dizer, ad contrarium, que se for conduzido sem trela tem obrigatoriamente de usar açaimo. Logo, parece estar contemplado que o animal pode estar sem trela desde que açaimado.
Mas há que não esquecer que o Decreto Lei 276/2001 também existe, e este define mais restrições à circulação na via pública dos animais potencialmente perigosos! A questão está, mais uma vez, na definição de 'animais potencialmente perigosos' que o mesmo Decreto dá!! Até hoje não sei se uma autoridade tem legitimidade para considerar os meus cães abrangidos por esta restrição ou não!!
Se quiser ver o que a Portaria 1427/2001 e o Decreto Lei 276/2001 dizem, pode ir a http://www.rottpt.net e entrar no tópico "Legislação".

Abraços
Paulo C.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta jun 12, 2002 6:56 pm

Essa com os cegos tinha piada. Estou a ver um empregado a dizer a um cego com a inteligência habitual do que se assume hoje como classe - O senhor não viu a placa?
fabi
Membro
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

quinta jun 13, 2002 10:17 pm

A mim o que me dá verdadeiros arrepios, qd. penso nisso, é o facto de ver os crianças, jovens e adolescentes deste país serem cada vez mais ... rascas!Desculpem o termo, mas não encontro outro, assim de momento.
Isto aplica-se a variadíssimas vertentes da vida, incluíndo a forma como tratam os animais.
Lido com eles, dos 10 aos 22 anos de idade, e cada vez mais fico perplexa com a sua maneira de pensar, de estar na vida: 80% não tem objectivos de vida e 90% não tem capacidade de concentração, de resposta a perguntas simples sobre a sua maneira de estar na vida. Estes 90% crescem sozinhos agarrados ao telemóvel, ao computador(aqueles que têm acesso a), à TV e à música.
Os pais hoje em dia demitem-se do seu papel de pais e tentam delegar no infantário, na escola, no colégio esse papel, que é o seu.
E depois???No que respeita a cães,vê-se um adolescente com um cachorro Rot ou um Pitbull a passear, todo inchado, porque tem um cão "que mete respeito".
O pai comprou? Tb. comprou o telemóvel, o PC, a playstation, tudo o que for necessário e que o menino(a) queira. (Desde que não chateie...)E é tão fácil fazer filhos! E uma pessoa TEM que ter pelo menos um filho (senão ainda lhes chamam estéril ou bicha!)

BOM:
já que os pais da actual geração de teenagers não são de fácil educação, que tal pensar em educar os filhos, próximos progenitores?
Acções de sensibilização nas escolas, divulgação de centros de acolhimento de cães, incentivos para trabalhar durante as férias nesses centros,tipo ATL?
NOTA:
CONVERSA entre 2 adolescentes, há 2 dias: ( um tinha oferecido ao outro um cachorrro pastor alemão com mês e meio e o outro disse que o queria para o namorado da irmã ( tipo: não dês a mais ninguém!):
"- Olha lá, afinal não posso levar o cão.
- Tão?
- Opá, o namorado da minha irmão quer um cão, mas ele quer é um rottweiller!
-Opá mas o pastor tb. é bom..."

Nota: O namorado da irmã tem no máximo 19 anos...
carlalex
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 4:37 pm

sexta jun 14, 2002 10:55 am

Tenho falado muito pouco no fórum , mas cada vez mais a medida que leio certas mensagens vejo que existem pessoas que vem para aqui destabilizar um pouco.
O que é mais importante aqui? os animais penso eu
Já agora sr. carrapato diz que já teve cães e agora não tem. Que lhes aconteceu?
O sr. acha que um cão na rua é uma ameaça, será que ainda não se apercebeu que portugal já está um perigo mesmo sem animais na rua.
Permita que lhe diga tenho medo sim de sair á rua, tenho medo dos animais mas não é dos animais de 4 patas e sim do animal homem. Esse sim cada dia que passa está mais perigoso. Pena não existirem açaimes para eles e uns coletes de força.
carlalex
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 4:37 pm

sexta jun 14, 2002 11:00 am

Tenho falado muito pouco no fórum , mas cada vez mais a medida que leio certas mensagens vejo que existem pessoas que vem para aqui destabilizar um pouco.
O que é mais importante aqui? os animais penso eu
Já agora sr. carrapato diz que já teve cães e agora não tem. Que lhes aconteceu?
O sr. acha que um cão na rua é uma ameaça, será que ainda não se apercebeu que portugal já está um perigo mesmo sem animais na rua.
Permita que lhe diga tenho medo sim de sair á rua, tenho medo dos animais mas não é dos animais de 4 patas e sim do animal homem. Esse sim cada dia que passa está mais perigoso. Pena não existirem açaimes para eles e uns coletes de força.
carrapato
Registado: terça jun 11, 2002 2:23 pm

sexta jun 14, 2002 1:14 pm

Cara Carlalex,

Muito lamento o seu desconforto, mas temo não me ter explicado bem. Não era esse o tom do meu desabafo, mas queira perdoar.

Quantos aos cães, temo que a imortalidade e o vencer da inevitável velhice que a todos tomará, ainda não foi conquistada aos deuses... é a ironia da vida. A esperança de vida de um cão é deveras menor que a de um ser humano, mais uma injstiça do planeta que partilhamos.

cordialmente
carrapato
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta jun 20, 2002 12:23 am

Ok, eu queria dizer alguma coisa, enfim meter a minha colherada, mas infelizmente entre os post do PauloC, do VascoV e do Carrapato, acho que está tudo dito e não é preciso repetir.

Assim, só tenho uma coisa a dizer: ( :D )
Sim, Paulo conheço essa fera! É bom que ninguém se meta com ela, pois desde essa foto ela e os irmãos quase que duplicaram de tamanho! Nesse ritmo em vez de cão viram elefantes. :)
Podes ve-los em http://aragao.no.sapo.pt
(só mais algumas semanas.... :roll: )
Responder

Voltar para “Cães”