Curiosidade e Dúvida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

luzazul
Registado: terça jan 06, 2009 10:18 am

terça jan 06, 2009 11:34 am

Olá a todos, tenho uma duvida que gostava que alguem me ajudasse, pelo menos a perceber a situação.
O meu gato tem 8 meses e sempre foi muito certinho no que toca as suas idas a casa de banho.
Na noite da passagem de ano em vez de ir a sua caixinha fez em 2 cantos do quintal.
Fiquei admirada, nunca tinha acontecido.
Será que há algum motivo para tal ter acontecido?
Já aconteceu a algum dos vossos gatinhos?

Obrigado!

Luzazul
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

terça jan 06, 2009 11:39 am

Boa tarde.

Tenho umas questoes para lhe fazer...

É macho? está castrado? Tinha muita gente em casa nessa noite? Gente "estranha" para ele? Há gatas nas redondezas? A areia dele estava limpa?
luzazul

terça jan 06, 2009 12:02 pm

olá,

É macho, mas não está castrado,não havia estranhos em casa e a areia estava limpa, tinha trocado de manhã. Talves pelo barulho dos fogos de artificio ou talves o barulho da casa da vizinha.

Talvez um promenor importante ele não sai do quintal, não consegue é muito alto para ele pular e tem a estrada a volta.( Confesso que já tive vontade de lhe colocar uma escada de madeira para ele ir a vidinha dele, diverti-se com as gatas, mas tenho a certeza que no dia a seguir já não tinha gato)
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

terça jan 06, 2009 12:05 pm

Confesso que já tive vontade de lhe colocar uma escada de madeira para ele ir a vidinha dele, diverti-se com as gatas, mas tenho a certeza que no dia a seguir já não tinha gato[/code]
:o :o :o :o Tás a brincar não estás?????????????????
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

terça jan 06, 2009 12:10 pm

luzazul Escreveu:É macho, mas não está castrado,não havia estranhos em casa e a areia estava limpa, tinha trocado de manhã. Talves pelo barulho dos fogos de artificio ou talves o barulho da casa da vizinha.
HUm hum... então... pode ser apenas marcação de território, ou seja, tendo em conta a idade dele e o facto de não ser castrado, é muito normal a marcação territorial.

Se der com ele a miar alto e a correr de um lado para o outro... é mesmo porque, das duas uma, ou lhe arranja uma companhia feminina (com as precauções necessárias!) ou o castra e ele acalma. Porque senão terá sempre um gato que será territorial e que "precisará" de ir às gatas.

Os barulhos podem incomodá-lo mas não o levariam a ter tal reacção.

Boa sorte.

P.S. não substime a capacidade do gato de subir um muro alto... principalmente quando há uma gata do outro lado do muro... :wink:
luzazul

terça jan 06, 2009 12:17 pm

Inelizmente não estou, é que em frente a minha porta e do lado de traz é estrada, já encontrei 2 gatos mortos mesmo em frente a minha casa, no 1º gato coloqueio dentro de uma saca e liguei para a junta de freguesia para tentar saber se tinham algum sitio para poder enterrar o gatinho e a senhora desligou-me o telefone na cara e disse-me para ir gozar para outro ládo.

Sabe o que fiz? enterreio no jardim que está a uns 20 m da minha casa e o 2 tive que fazer-lhe o mesmo.

Não quero ter que enterrar lá o meu.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jan 06, 2009 12:18 pm

luzazul Escreveu:Confesso que já tive vontade de lhe colocar uma escada de madeira para ele ir a vidinha dele, diverti-se com as gatas, mas tenho a certeza que no dia a seguir já não tinha gato
:evil:

Enfim...
Como é o bem estar do gato que está em jogo, eu respondo...

Há três opções...
Ou o gato atingiu a maturidade sexual (está na idade) e aí vão começar as marcações de território (fazer as necessidades fora do local apropriado), as tentativas de fuga (pode desaparecer por uns tempos ou até nunca mais voltar), pode tornar-se um gato mais agressivo...
Ou o gato tem uma infecção urinária...
Ou algo estava muito diferente no ambiente dele, o que parece que não foi o caso...
No primeiro caso o melhor é levar o gato ao veterinário para ser castrado e condicionar-lhe o acesso ao exterior porque se agora ele n consegue fugir, mais tarde vai arranjar uma forma de o fazer... e além do risco de desaparecer, há o risco de morrer ou apanhar uma doença muito grave através de outros gatos... e um gato castrado além de acalmar, volta a fazer as necessidades todas no sítio certo...
No segundo caso o gato tem de ser visto urgentemente por um veterinário ou a infecção pode agravar-se...
Enfim... De uma forma, ou de outra, a melhor coisinha a fazer será levar o gato ao veterinário para confirmar que tudo está bem com ele :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jan 06, 2009 12:46 pm

Olá...

Já lhe deram todas as respostas que me lembrei também... mas houve uma coisa que fixei: Foi na noite da passagem de ano, não foi? E só foi dessa vez ou repetiu?

Pode ter sido assustado por toda a algazarra que se gera nessas alturas, alteração do ambiente, barulho, foguetes, etc...

De qualquer maneira, convém vigiar se continua e se há alguma alteração no comportamento, pode ser realmente alguma infecção... e nesse caso como já lhe disseram, também acho que deve consultar um vet.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jan 06, 2009 1:05 pm

luzazul Escreveu:olá,

ÉTalvez um promenor importante ele não sai do quintal, não consegue é muito alto para ele pular e tem a estrada a volta.( Confesso que já tive vontade de lhe colocar uma escada de madeira para ele ir a vidinha dele, diverti-se com as gatas, mas tenho a certeza que no dia a seguir já não tinha gato)
Importa-se de deixar aqui a sua morada?

É que eu e mais uns quantos que por aqui andamos passamos a vida a esterilizar gatas vadias prenhes, ou gatinhos estropiados e em grande sofrimento que ninguem quer, exactamente por pessoas que acham que os gatinhos machos teem que ir ás gatas.

Assim mandavamos-lhe as contas e os bebés daqui a uns meses.

Pode ser?
IMDB
Membro Júnior
Registado: quarta jun 27, 2007 9:17 pm

terça jan 06, 2009 1:09 pm

luzazul Escreveu:Inelizmente não estou, é que em frente a minha porta e do lado de traz é estrada, já encontrei 2 gatos mortos mesmo em frente a minha casa, no 1º gato coloqueio dentro de uma saca e liguei para a junta de freguesia para tentar saber se tinham algum sitio para poder enterrar o gatinho e a senhora desligou-me o telefone na cara e disse-me para ir gozar para outro ládo.

Sabe o que fiz? enterreio no jardim que está a uns 20 m da minha casa e o 2 tive que fazer-lhe o mesmo.

Não percebeu bem a parte do "estás a brincar." Não era que o gato morresse (normaissimo em gatos que andem pela rua), mas o
ir a vidinha dele, diverti-se com as gatas
Tem consciência das consequências disso? Ninhadas indesejadas (pois, a si não faziam diferença, não era no seu quintal que iam estar os bebés a morrer de doenças como tantos de nós aqui vemos com frequência), bulhas, doenças, etc.
Neste caso, só se pode dizer que vá lá que tem consciência dos riscos da estrada.

A melhor solução é castrar o gato: acalma, não marca território, não tenta fugir tanto (e eles para se pisgarem são mestres).
Não pondo de parte a existência de problemas urinários, o ideal seria levar ao vet, se tudo estiver bem nesse campo, parte logo para a castração, que é um procedimento simples.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça jan 06, 2009 1:09 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Desculpem, mas tive mesmo que me rir com esta resposta: é curta e grossa!
luzazul

terça jan 06, 2009 1:43 pm

Importa-se de deixar aqui a sua morada?

É que eu e mais uns quantos que por aqui andamos passamos a vida a esterilizar gatas vadias prenhes, ou gatinhos estropiados e em grande sofrimento que ninguem quer, exactamente por pessoas que acham que os gatinhos machos teem que ir ás gatas.

Assim mandavamos-lhe as contas e os bebés daqui a uns meses.

Pode ser?

Agradeço a todos aqueles que me ajudaram e deram a opinião,sem julgar. Sem dúvida vou levar o Tobias ao veterinário.

Já agora aproveito também para dar os parabéns ao Membro Veterano Lagutrop que com 2212 mensagens não teve mal na sua resposta.

Obrigado a todos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 06, 2009 1:48 pm

luzazul Escreveu:Olá a todos, tenho uma duvida que gostava que alguem me ajudasse, pelo menos a perceber a situação.
O meu gato tem 8 meses e sempre foi muito certinho no que toca as suas idas a casa de banho.
Na noite da passagem de ano em vez de ir a sua caixinha fez em 2 cantos do quintal.
Fiquei admirada, nunca tinha acontecido.
Será que há algum motivo para tal ter acontecido?
Já aconteceu a algum dos vossos gatinhos?

Obrigado!

Luzazul
Já esta parte, só de si, já é duvidosa porque um gato num quintal, por muitas caixas que tenha para ir fazer as necessidades, não é certinho! Quem conhece felinos em quintais, sabe desta realidade!!! Umas vezes usam a caixa, noutras, preferem o quintal!
luzazul Escreveu:olá,

Talvez um promenor importante ele não sai do quintal, não consegue é muito alto para ele pular e tem a estrada a volta.( Confesso que já tive vontade de lhe colocar uma escada de madeira para ele ir a vidinha dele, diverti-se com as gatas, mas tenho a certeza que no dia a seguir já não tinha gato)
Esta, então é mais que duvidosa...já que se não sai do quintal por ter muros que ele não consegue trepar, percebe-se perfeitamente a razão de depois acrescentar "e tem a estrada a volta", logo na mesma frase do :arrow: " ele não sai do quintal não consegue é muito alto para ele pular".

A sua intenção é a de picardia e ferir susceptibilidades mas, pelo menos a mim não consegue já que não faltam por cá "clones" do seu género.
luzazul Escreveu:Inelizmente não estou, é que em frente a minha porta e do lado de traz é estrada, já encontrei 2 gatos mortos mesmo em frente a minha casa, no 1º gato coloqueio dentro de uma saca e liguei para a junta de freguesia para tentar saber se tinham algum sitio para poder enterrar o gatinho e a senhora desligou-me o telefone na cara e disse-me para ir gozar para outro ládo.

E esta não passa de mais uma a somar às anteriores... porque se não o quer enterrar, já sabe o que fazer!

Pessoal, ainda não perceberam...? :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

terça jan 06, 2009 1:53 pm

luzazul Escreveu:
Já agora aproveito também para dar os parabéns ao Membro Veterano Lagutrop que com 2212 mensagens não teve mal na sua resposta.

Obrigado a todos.

Obrigada.
De facto hoje não tomei os comprimidos da paciência.
lagutrop
Membro Veterano

terça jan 06, 2009 1:55 pm

Leo

Eu já percebi mas, com um gato numa estação de serviço com uma pata desfeita, uma numa associação com 2 desfeitas e outro que foi deixado á porta de um jardim com 2 patas penduradas, tudo no mesmo dia, já não consigo nem pensar.
Responder

Voltar para “Gatos”