PRECAUÇÕES A TER COM POSSÍVEIS DOAÇÕES EM DINHEIRO

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

AnaMarisa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 14, 2006 6:19 pm
Gatos:Leo,Pini,Stinky

domingo jan 04, 2009 12:47 am

Ola a todos,

Desde ja dou os meus mais sinceros parabens pela abertura deste topico.

Depois peco as mais sinceras desculpas mas, nao sei o que se passa com o meu computador pois, neste (e exclusivamente) forum nao aceita as pontuacoes de acentos e cedilhas.

Gostaria de deixar a minha opiniao de modo a ajudar tambem um pouco com o meu contributo.

dinodane Escreveu:Bem, eu tenho outra sugestão a adicionar à lista:

:arrow: Atenção a apelos de "fazer chorar as calçadas" escritos em Português macarrónico ou em linguagem dos kk e dos xx. Parte-se do princípio que uma pessoa minimamente séria e que quer ser levada a sério redige o seu apelo de uma forma correcta, num Português legível e sem aqueles exageros ou insistências do estilo POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRR AJUDEM.

Não sei como funciona convosco mas sempre que eu vejo este tipo de posts tenho a tendência (preconceituosa, talvez) de não lhes prestar atenção. Penso sempre que a pessoa que abriu o tópico limitou-se a divulgar um apelo recebido não sei de onde e que não está directamente envolvida com o animal em questão. Só pela forma como a Lovely se exprime nos tópicos que abriu nunca lhe confiaria um tusto, mas isto sou eu, claro, admito que sou um bocado preconceituosa neste aspecto e que nem todos os tópicos assim são de desconfiar. No entanto, fica a minha ideia.
Na minha opiniao, nao vejo mal nenhum nessas ditas choradeiras pois, ha casos mesmos desesperantes.
Apelar á sensibilidade dos outros nao significa que sejamos mais ou menos honestos. Afinal, quem podera ganhar com isso é o animal em questao.

antigona:
Ainda há um tempo aqui na arca houve um caso parecido e ninguém se aperebeu... o animal precisava de ser operado, grande choradinho(pediu dinheiro para tudo: comida, vacinação, medicação, operação,microchip, desparasitante em suma, da parte da grande protectora nem um cêntimo) as pessoas ajudaram(não só neste fórum, mas também noutros) , quando é reunido o valor(ainda passou) a pessoa deixa de dar noticias. Vim a saber que o animal não foi operado, o veterinário só descobriu depois que afinal não precisava de operação, deve ter sido milagre... ah e nem para adopção o animal foi, acabou por ficar com a protectora...

A mim aconteceu-me algo do genero.
Estava no canil municipal quando entregaram um York de pata deslocada. Esse cao nem durava naquele canil uma noite,garanto.
Levei-o logo comigo ate porque saberia que ele seria facilmente adoptado depois de tratado.
Informei-me sobre os custos dos tratamentos: para além de 250 euros.
Tinha adoptado 2 cães e um gato na altura, estava desempregada,
"trabalhava" sozinha na minha luta por ajudar os animais do canil de Portimao (gastava tudo do meu bolso:medicacao,viagens,etc) e, ofereci-me para cuidar do animal mas, tive que pedir ajuda para as despesas dele.

Fui ouvir outra opiniao de outra vet que, me disse que faria a operacao por um preco mais acessivel e que, me dava facilidades de pagamento.
A vet disse-me tambem que, iria tentar colocar-lhe a pata no sitio sem operar mas, para tal teria que experimentar. Caso nao fosse possivel teria de partir para a operacao carota.
Portanto, acho normal que lhe digam que ia ser operado por x preco mas, acabou por nao ser necessario.

Recebi donativos e, quando chegou ao que precisei disse para nao me darem mais e agradeci. Por acaso recebi uns poucos euros a mais que, quis devolver mas, as pessoas disseram-me para guardar para ajudar outros animais.

Enquanto tive o bichinho em casa, tive que comprar roupa (pois ele tremia imenso com o frio), cama acolchoada,comida especifica(intestino sensivel),fui a 2 vet´s (paguei consultas,rx,etc), tive que percorrer por 3x mais de 120km por dia para o levar á vet mais acessivel e boa;entre outras despesas.

Tive que ficar com o bichinho tempo a mais com a patinha deslocada pois, nao havia vaga imediata para a suposta operacao e, ainda fiquei com ele ate recuperar.
Tempo suficiente para me afeicoar demais ao animal,ele a mim e aos meus outros animais. Acabei por ficar com ele.

Em suma, tentem apurar mais os factos antes de tomarem a decisao de nao ajudar as pessoas e, especialmente os animais. Ate a data, ninguem me pediu comprovativos nem contactos da clinica vet quando eu propria disse que o faria caso mo pedissem.

Sera que teria sido justo nao me ajudarem por causa destes factores?

Recebi ate emails pouco simpaticos de pessoas a exigirem-me o animal quando ele nem sequer estava tratado e, mesmo comigo dizendo que so o dava para adopcao depois de totalmente curado. Afinal..era um Yorky puro e esses...sao muitas as pessoas que os querem so pela "pureza".

Enfim, se nao me ajudassem por me julgarem mal, teria sido justo?
Se tivessem duvidas em relacao o que estava a fazer, nao deveriam ter-me questionado ou, a melhor solucao seria virarem-me as costas?

Nao ajudo "missa a metade" como muita gente aqui ajuda mas, acreditem que faco o meu melhor e aquilo que posso e, orgulho-me bastante dos animais que consegui salvar/resgatar.

Se ha duvidas, pecam comprovativos, exijam provas, coloquem as vossas duvidas e incertezas as pessoas em questao mas, nao as deixem de ajudar sem ficarem esclarecidos. Poderao estar a ser injustos e quem se prejudica e o animal.

Porem, tambem sei de casos chocantes de pessoas que se aproveitam da bondade de outras e, o mundo nao e cor-de-rosa mas, nao coloquem todos no mesmo saco sem provas.

Desculpem o testamento mas, creio que a partilha de experiencias e opinioes so podem ser beneficas para todos.

Beijinhos,
Marisa
<strong>Marisa</strong><strong> AEZA-Assoc.Ecologista e Zo&oacute;fila de Aljezur: </strong>www.aeza.org<strong>
O meus Blogues:&nbsp; </strong>http://feiradamarisinha.blogspot.com/ http://projectomickeyepatinhasemrisco.blogspot.com/
<strong>Outros: Blog da Sweety: </strong>http://anjosdataro.blogspot.com/ <strong> </strong>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jan 04, 2009 8:07 am

YolaeFifi Escreveu:a melhor maneira é ser transparente.

já tive de pedir dinheiro, coisa que me custou pois não gosto nada... mas eu estou aqui do outro lado do pc, para quem quiser ver. por isso é que muitos já me conhecem pessoalmente. ;)
Isto resume tudo. Quantas pessoas nãotê sido atacadas por pedirem provas deque o apelo é veridico, hein ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
AnaMarisa
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 1:43 pm

TheGreatDane Escreveu:
YolaeFifi Escreveu:a melhor maneira � ser transparente.

j� tive de pedir dinheiro, coisa que me custou pois n�o gosto nada... mas eu estou aqui do outro lado do pc, para quem quiser ver. por isso � que muitos j� me conhecem pessoalmente. ;)
Isto resume tudo. Quantas pessoas n�ot� sido atacadas por pedirem provas deque o apelo � veridico, hein ?
Sim, tambem e um facto. Ha pessoas para tudo. No entanto, acho mais triste e injusto que julguem as pessoas sem se apurarem factos.

Eu tambem ca estou, do outro lado do computador e ha varias pessoas neste forum que me conhecem pessoalmente, que possuem a minha morada e diversas formas de chegarem ate mim, no entanto, peco que me pecam comprovativos quando tem duvidas daquilo que faco do que, me julgarem nas costas.

Por outro lado, confesso que ate eu ja fiquei ofendida por duvidarem do meu trabalho e do trabalho de pessoas que sei pessoalmente que muito fazem pelos animais. Como tal, posso nao ter reagido da melhor forma com essas pessoas porque custa bastante saber aquilo que fazemos e os sacrificios a que nos submetemos para ajudar os animais e, aparecer alguem a duvidar de nos.

La esta, se peco ajuda, so ajuda quem quer mas, nao julguem os outros sem antes pedir comprovativos. Estao no vosso direito pedirem-nos.

Beijinhos,
Marisa
<strong>Marisa</strong><strong> AEZA-Assoc.Ecologista e Zo&oacute;fila de Aljezur: </strong>www.aeza.org<strong>
O meus Blogues:&nbsp; </strong>http://feiradamarisinha.blogspot.com/ http://projectomickeyepatinhasemrisco.blogspot.com/
<strong>Outros: Blog da Sweety: </strong>http://anjosdataro.blogspot.com/ <strong> </strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 04, 2009 1:53 pm

TheGreatDane Escreveu:
YolaeFifi Escreveu:a melhor maneira é ser transparente.

já tive de pedir dinheiro, coisa que me custou pois não gosto nada... mas eu estou aqui do outro lado do pc, para quem quiser ver. por isso é que muitos já me conhecem pessoalmente. ;)
Isto resume tudo. Quantas pessoas nãotê sido atacadas por pedirem provas deque o apelo é veridico, hein ?
Eu, por exemplo, fui atacada bem recentemente :roll: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=62751

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaMarisa
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 1:58 pm

Talvez o ideal seja mesmo o seguinte:

Quem se encontra responsavel pelo apelo e, quem pede ajuda monetaria ou outros, coloque sempre que possivel os comprovativos de despesas e outros.

Assim evitam-se maus julgamentos, calunias e, duvidas em relacao a nossa pessoa e nossos passos.
Última edição por AnaMarisa em domingo jan 04, 2009 2:04 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 2:02 pm

Após leitura de alguns comentários apraz-me referir que não vejo mal algum em que o adoptante dum animal seja a própria pessoa que inicialmente fez um apelo... porque o que está em questão, quando se ajuda monetariamente um caso dum animal a necessitar de ser ajudado, é precisamente o animal que se está a ajudar!!! Seja adoptado pela/o "tratador/a" ou por outra qualquer pessoa! Não critico qualquer tratador/a que após criar laços afectivos com o animal que foi ajudado pelos amigos dos animais, que fique com ele :wink: . Por certo que se essa pessoa se preocupou com o animal, o suficiente, ao ponto de criar apelos não haverá melhor mão em quem fique :wink: Pode haver igual ou pior mas melhor, não! Só se a questão "do melhor", para muitos, seja só e unicamente a monetária?! :wink:

Tudo se resume ao que já foi dito: “Ser-se transparente” :wink

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaMarisa
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 2:06 pm

leonildecarvalho, sem querer puxar a brasa a minha sardinha, estou completamente de acordo.

A ideia e ajudar o animal e, independentemente de quem o adoptou, o que importa e que ambos sejam felizes e se encontrem reunidas todas as condicoes para que tudo corra bem.
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

terça jan 06, 2009 3:50 pm

Tudo se resume ao que já foi dito: “Ser-se transparente
Nem mais .
Mas é aí que reside a dificuldade :wink:

Vou dar um exemplo sem falar de nomes uma pessoa que se diz super transparente, amiga dos animais e afins alimenta os seus próprios animais com ração doada logo lá se vai a transparência 8) [/b]
AnaMarisa
Membro Veterano

terça jan 06, 2009 4:22 pm

Mkiko, e será que os animais que essa pessoa tem em casa não serão animais de associação ou, sei lá..animais que faz de FAT?

Isso ás vezes acontece e, não vejo mal. O que importa é que retiraram um bichinho de um canil de abate, ou das ruas e, para poderem continuar a ajudar outros e os seus...usam a ração doada.

Porém, o que também não faltam ai são pessoas com mau carácter e que se aproveitam da bondade dos outros, para beneficio próprio, apropriando-se de dinheiros e tudo como podemos observar neste caso recente de burla que se passou com uma membro deste fórum.

Sinceramente, às vezes não sei qual a melhor solução para não cairmos em erro. O que sei é que, os bichinhos é que pagam.

Bjs,
Marisa
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jan 06, 2009 6:43 pm

Também já caí numa dessas de rações... :wink: A ração foi dada à Fat para tratar do gatinho, paguei essa ração, de qualidade, meio por meio com outra Forista e no final veio-se a verificar que a ração foi para todos os gatos da Fat :roll: com a agravante de ter tido a lata de pedir mais. Mas, do mal o menos! Era só um saco de ração! Pior são dádivas em dinheiro e por vezes quantias avultadas em que depois se verifica que se foi burlada/o :evil:

Uma outra vez também dei caixas e caixas de objectos, livros, decorações, bijutarias, etc... e pelo que vim a saber, só parte dessas caixas foram entregues a quem organizava a obtenção e venda para ajuda aos animais.
Vim a saber que muitos objectos/items das primeiras caixas que dei e que alguém veio buscar "ficaram pelo caminho…" quando comecei a enunciar o que essas primeiras caixas continham e que era suposto terem sido entregues e não foram :evil:

De qualquer forma, não se pode medir tudo e todos pela mesma bitola…! :wink: Felizmente ainda há gente honesta. Resta é saber-se detectar e diferenciar… ou pelo menos fazerem-se dádivas com o menor risco possível!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Frica
Registado: quarta dez 03, 2008 10:11 am

Shiva;

Piruças Dentuças

terça jan 06, 2009 7:50 pm

Boa noite,

Sou nova na Arca e penso que ninguém me conhece. Será a primeira participação no forum (excepção para a apresentação e uma pequena intervenção na raça "serra da estrela").
Não pude deixar de comentar este tópico. Penso que é um excelente tópico que vai de encontro a muitas das dúvidas que temos quando hesitamos em ajudar num ou noutro caso.
De momento suponho que está tudo (ou quase) dito.
Com as devidas diferenças (por favor, não me batam muito, ok?) doar dinheiro - medicação e veterinários são paga-se em €€€ - ou outros bens para os animais é como ajudar instituições humanitárias ou pessoas que pedem pela rua.
Por mais dúvidas que tenhamos devemos sempre ajudar na medida do possível, mas, simultaneamente tentar saber se há algum fundamento nesse apelo.
Devemos ser bons, mas não palermas.
Também não gosto de «ser comida por lorpa».
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça jan 06, 2009 8:45 pm

Boas

Eu já fui comido por lorpa várias vezes. Algumas delas dei o meu trabalho voluntário e ficaram com os louros na net de limpar canis...noutras foi dinheiro ou ração que ia direitinho para os animais das pessoas que supostamente o devriam dar ao canil...noutras ainda foram no inicio da arca em que fui literalmente burlado mais um grupo de pessoas e ainda ficámos nós com a ideia de inimigos dos animais. .

Por essa razão é que sou tão picuinhas e tenho tantas inimizades virtuais de pessoas que dizem que sou chato e desconfiado. Bem, se tivessem doado ao longo de um ano cerca de 600 kg de ração Kilina através de uma "boa alma" para uma associação e depois soubsse quea ração tinha sido desviada, ou de oferecer material a pessoas que não o quiseram por o controlo da sua aplicação ter de ser supevisionado para não haver confusões...

Prefiro ser chato e já não ajudar na net ou em certos grupos.Não tenho tempo para novelas.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jan 06, 2009 9:05 pm

Esta situação de burlas... acabam por dar descrédito a muitas situações verdadeiras e de puro desespero.
Eu recebi um apelo pessoal de alguém que não conheço mas que aparentemente é de um País com enormes dificuldades económicas e em que os seus Cidadãos passam muito mal por isso. Contudo, como Net é Net... será que me devo acreditar? Será que não é mais um apelo para angariação de dinheiro?
Coloco aqui o print screen do email (retirei o link para a foto) só para verem que há casos aflitivos mas, saber a veracidade...?
Acabei por responder ao email e já obtive resposta que, obviamente só poderia ser a de pedir dinheiro uma vez que não posso enviar o que me pedia inicialmente. Mas, dá que pensar... porque hoje em dia há muita gente em aflição por todo o Mundo.

Imagem

Leo
Última edição por leonildecarvalho em terça jan 06, 2009 9:10 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Frica
Registado: quarta dez 03, 2008 10:11 am

Shiva;

Piruças Dentuças

terça jan 06, 2009 9:10 pm

TheGreatDane

E quem pode dizer que nunca foi «comido por lorpa»?
Quem o disser ou é o felizardo ou nem quer assumir.

Eu já fui. Por isso ganhei (na vida real) a alcunha de «tinhosa» e, um belo dia, fui promovida a «tenebrosa».

Continuo a dizer que, com cuidado e moderação, devemos ajudar quem necessita. Claro que estamos sempre sujeitos a «recaídas» :oops:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jan 06, 2009 10:40 pm

Penso que todos nós já fomos enganados. Eu já fui, conjuntamente com várias pessoas e em questões que envolviam crianças e atenção que não foi através da net mas sim de pessoa que conhecia pessoalmente. A partir daí fiquei muito mais desconfiada e por isso hoje em dia pondero sempre sobre a veracidade das situações.
Há muitas pessoas sem valores e sem escrúpulos que não têm problema algum em se aproveitar dos sentimentos dos outros.
Leo, quanto ao mail que aqui postou, conforme o ia lendo ia pensando que era um esquema para pedir dinheiro, o que de facto se veio a verificar. Claro está que há pessoas por todo o mundo que vivem em grandes difculdades e em Portugal também, mas como conseguir verificar uma situação destas sendo a distãncia tão grande?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”