Pedido de ajuda: porquinho da india em risco?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sexta jan 02, 2009 1:09 am

naughtygirl Escreveu: mas tenha calma pois tenho um peruano macho k está sozinho, aquilo que lhe aconsellho e k passe mais algum tempo com ele para compensar a sua/dele perda
Como é que alguém que tem só um PDI, pode aconselhar o que aconselhou? O ser humano não ocupa o espaço de um ser da sua espécie, pois não falam a mesma língua. naughtygirl o seu PDI não é um peruano. :wink:
StellaR ;)
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

sábado jan 03, 2009 10:52 pm

Bom... vou voltar a repetir, não para a forista que abriu o tópico, mas a naughtygirl que aconselhou os mimos em dose dupla...
Os porquinhos não falam a sua lingua, nem você a lingua deles...
Da mesma forma que se vc estivesse isolado no meio da selva, a conviver exclusivamente com animais, a sua maior alegria seria a de encontrar alguém que conhecesse a sua lingua, o seu dialecto para poderem conversar, certo?
O mesmo se passa com os porquinhos, ou outras especies, tal como os Degus, são animais grupais, vivem em grupo e se assim não fôr, poderão ter problemas de stress ou solidão. Os mimos são uma coisa, ter alguém que comunique da mesma forma que nós é outra. Não digo com isto que o "piqueno" vá morrer, mas.... deve de ser penoso, para animais que são por natureza muito sociais .
Shibiuzaa
Registado: terça jan 06, 2009 4:14 pm

terça jan 06, 2009 4:25 pm

Pois, realmente. Ofereceram-me um porquinho da Índia à bem pouco tempo, mas está sozinho na gaiola. Eu dou lhe bastantes mimos e por vezes solto o no quarto ou no jardim. Eu bem queria comprar outro, só que este tem a mania de fazer rally, e põe o serrim todo para fora da gaiola. Logo dois .. não sei. ás vezes deixa-me triste vê-lo sozinho. Só que com tantos animais que tenho em casa, não sei se será pior ainda ter mais um. Eu bem que queria comprar outro mas tenho medo que se dêem mal. Alguém me dá uma opinião ? :?
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça jan 06, 2009 6:44 pm

Nos animais é como nas pessoas, nem sempre gostamos da pessoa que está ao nosso lado e não é 100% seguro que 1 porquinho se dê bem com outro se nunca o conheceu. No entanto, existe uma elevada taxa de sucesso quando por exemplo se junta 1 porquinho adulto com outro muito jovem ( entre 1 e 2 meses), pois assim o mais pequeno irá crescer ao lado do mais velho e ser-lhe-á na maioria dos casos um bom companheiro. Já juntar 2 machos adultos é praticamente impossível e um casal é sempre de evitar dada a elevada procriação dos Porquinhos.

Deixo aqui um link que fala sobre isso :

http://porquinhos.no.sapo.pt/join.htm

e um video engraçado sobre o tema :
http://www.musearts.com/cartoons/pigs/pygmalian.html
karrla
Membro Veterano

terça jan 06, 2009 10:43 pm

naughtygirl, não se aborreça , por eu ter dito que ia voltar a repetir ... :lol:
è qua ás vezes escrevemos as coisas com uma intenção e depois são lidas do outro lado com outra.
Não o disse em sinal de "frete", ou "aborrecimento".Só disse isso para que ficasse bem explicito o que eu quis dizer no meu post anterior, que é o facto de eles viverem em grupos e gostarem com certeza de ter com eles alguém que fale a mesma "lingua" que eles...
só isso :lol:
"Olha os outros como se fosses tu mesmo"
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

terça jan 06, 2009 11:10 pm

olá.
não sei se venho ajudar, mas também nao custa deixar umas palavrinhas.
lamento imenso a sua perda, pois afeiçoamo nos aos animais e custa muito vê los partir (também ja tive um cão lindo que morreu nos meus braços, e recentemente o meu labrador de 2anos tambem morreu sem que podessemos fazer nada :cry: ).
bem a minha opinião em relação ao assunto é que o seu porquinho vai precisar de atenção redobrada, apensar de como ja publicaram, nao falarmos a mema lingua que eles, somos vistos como amigos e companheiros.
arranjar uma companhia da mesma especie para o seu porquinho era uma boa ideia, mas pode acontecer que o seu porquinho nao aceite um novo companheiro(nao sei se tambem acontece com os porquinhos, mas como é uma acontecimento habitual em muitos exóticos, pensei que tambem pode ser possivel, nem que seja como uma raça excepção á regra, é um facto que nao pode ser esquecido).
espero ter ajudado, caso contrario o k conta é a intenção :D
miklos
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 07, 2009 12:22 pm

SofiaCM Escreveu: arranjar uma companhia da mesma especie para o seu porquinho era uma boa ideia, mas pode acontecer que o seu porquinho nao aceite um novo companheiro(nao sei se tambem acontece com os porquinhos, mas como é uma acontecimento habitual em muitos exóticos, pensei que tambem pode ser possivel, nem que seja como uma raça excepção á regra, é um facto que nao pode ser esquecido).
espero ter ajudado, caso contrario o k conta é a intenção :D
Os porquinhos são animais sociais e vivem em grupos, ao contrário de alguns outros exóticos.
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quarta jan 07, 2009 3:14 pm

Os porquinhos são animais sociais e vivem em grupos, ao contrário de alguns outros exóticos.[/quote]

eu sei disso, mas nao quer dizer que nao possa acontecer.
Mencionei o assunto porque apesar de serem animais bastante sociaveis pode sempre haver casos de rejeição.
miklos
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 07, 2009 4:15 pm

Sim, é verdade , pode acontecer rejeições, pois cada um tem o seu carácter e nem sempre se podem dar todos bem. No entanto na grande maioria dos casos e se seguidas as boas práticas em juntar 2 porquinhos os resultados são positivos.
ten1980
Registado: quarta jan 07, 2009 1:06 pm

quarta jan 07, 2009 4:27 pm

eu penso que seria melhor arranjar outro para sua companhia ja que os porquinhos gostam tanto de comppanhia.Se gosta tanto desse animal e melhor pensar duas vezes...........lamento a sua tristessa[
karrla
Membro Veterano

quarta jan 07, 2009 11:37 pm

Este post vai ser brincadeirinha, mas se não se consegue decidir, digo-lhe que os animais afeiçoam-se a nós e dão-se de uma forma tão incondicional que não acredito que algum marido o faça do mesmo modo... :lol: :lol:
Eu disse que era brincadeirinha....( eu tb sou casada e já tive que bater muito o pé para ter os animais que tenho, hoje é ele que não os larga lolololol) :lol: :lol: :lol:
"Olha os outros como se fosses tu mesmo"
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sábado jan 10, 2009 2:17 am

karrla Escreveu:Mas se já tinha um que infelizmente morreu, que diferença fará arranjar um outro para o substituir? se fosse arranjar mais um par ou dois, era uma coisa, agora... arranjar um outro vai ficar igual ao que já tinha antes... :roll: :wink:
Precisamente :o
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Responder

Voltar para “Exóticos”