possivel por lop

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

quarta jan 07, 2009 2:46 pm

Não podemos generalizar. Nem toda a gente compra animais de raça por causa das aparências.
Concordo plenamente!!!
Causa-me uma grande tristeza que haja tantos amigos dos " LOPES " em vez de serem amigos só dos animais....
yorkshire e persa são as minhas raças de paixão e um sonho desde pequenina.
Logo que tive condições e após procurar bastante comprei a Mia, três anos depois comprei a Luna, em ambos os casos ví os pais e fiz questão de acompanhar o crescimento delas desde os primeiros dias de vida!!!
Elas não tem LOP, mas eu gostei mais delas do que de outras que o tinham (e não - não foi por serem mais baratas)!!!

agora, se me perguntar se gostava que elas tivessem eu respondo - claro que gostava! - mas isso não iria fazer-me gostar mais ou menos delas!!!

concluindo: não acho que as pessoas valorizem mais os documentos que o animal, a menos que estejam a pensar fazer dele um objecto de negócio!!!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jan 07, 2009 3:01 pm

... Eu gosto deles todos!!! :oops:

Adoro gatos, "lopes", "rafeirixes", "bengaladas", "tigrezas", "princesas"... Tudo!!!

Mas admito que um peludinho felpudo e charmoso tem muito estilo e faz um dono vaidoso... :wink:

Mas a minha rafeirinha, quando olha para mim e mia com os olhinhos a meia-haste, melada de mimo... Xiii... até penso que é uma "lopes"... Adoro-a!!!! :P
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quarta jan 07, 2009 5:14 pm

Claro que não podemos generalizar, concordo em absoluto! Eu suponho, e digo suponho porque não estou totalmente dentro do assunto, que o LOP dê uma certa garantia da origem do animal, em especial no que refere às condições em que são criados e, como referi, não apenas por negócio mas por amor à raça. Para mim seria impossível comprar um animal, mas falo por mim apenas! Até poderia ser uma hipótese se não existissem animais abandonados e em canis como os conhecemos.
Há uns anos, era eu ainda uma miuda a começar a entrar no mundo felino, perderam-me a bagagem num voo e fui buscá-la aos perdidos e achados no aeroporto. Enquanto procurava a minha mala comecei a ouvir um conjunto de miados desesperados e deparei com uma gateira gigante cheia de persas bébes, cerca de 20, penso eu, uns sobre os outros. Estavam a miar desalmadamente e visivelmente aflitos. Realmente não é o tipo de gato que aprecio, mas bichinho é bichinho! Perguntei ao policia que estava calmamente sentado na sua secretária o que iria acontecer aos gatinhos, obtendo como resposta que deviam estar à espera para serem devolvidos (seja isso o que for). Perguntei quem dava comida e água aos bichinhos entretanto e ele, no meio de uma gargalhada, disse-me "eu não sou concerteza!". Aqui comecei a ficar irritada e sugeri voltar mais tarde com ração e água, o que foi recusado, pois só entrava quem tinha autorização para ir buscar bagagem. Perguntei então se podia levar alguns (naif da minha parte, eu sei!) e levei com nova gargalhada (não aprecio mas se adoptasse iria adorá-los amarelos, pernetas, roxos, às bolinhas!). Acabei por dar uma resposta torta e ser delicadamente aconselhada a sair visto já ter a mala. Fiquei com a imagem dos gatinhos aflitos gravada para sempre! E da minha sensação de impotência e tristeza!
Daí que penso que é preciso conhecer realmente bem as condições a que os animais de raça são submetidos antes da sua aquisição! Não há amor a raça que justifique o sofrimento dos bichinhos. Se o LOP ajudar nisso, melhor, aja algum controlo. Para mim, continuo a adorar os meus bichinhos e sinto-me bem a saber que dei-lhes um tecto. E não é beneficiência de trazer por casa, pois eles fazem sempre questão de mostrar que a sortuda sou eu por ter a honra da sua companhia! :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 07, 2009 6:13 pm

Olá.

Cá venho eu dizer isto mais uma vez, o LOP não é garantia nenhuma de boa origem dos bichos nem de saúde nem de nada dessas coisas, o LOP é APENAS a garantia de que o animal da raça x é filho, neto e bisneto de animais dessa mesma raça. Portanto tanto os bons como os maus criadores registam animais no LOP, basta ambos os pais terem para os filhotes o poderem ter também. Como isto é o mais básico que há na preservação de uma raça (o registo genealógico dos animais) pode dizer-se com bastante propriedade que quem cria animais de suposta raça sem LOP é sucateiro.

:wink:
Eu suponho, e digo suponho porque não estou totalmente dentro do assunto, que o LOP dê uma certa garantia da origem do animal, em especial no que refere às condições em que são criados e, como referi, não apenas por negócio mas por amor à raça.
Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jan 08, 2009 10:24 am

Nem mais. Todos sabemos que há criadores e ... criadores.

Nos gatos, nos cães, nos perús ou piriquitos :D , não há nada como ir visitar o criador e ver como tem os animais. É trigo limpo.

Mas continuo a dizer que tentar fazer as pessoas sentirem-se mal por apreciarem determinada raça é absurdo.

Julgar o próximo é um passatempo interessante, mas quem somos nós para avaliarmos as motivações alheias? Nem toda a gente gosta do mesmo e não é de todo obrigada a gostar.

Conheço excelentes criadores que vão fazendo as suas economias para poderem comprar um exemplar x ou y. Estão no seu direito e não estão a pedir nada a ninguém.

Porque é que o dono "comum" não pode comprar o que lhe apetece? Desde que não me peça dinheiro a mim, acho bem.

Onde é que está escrito que temos forçosamente todos que adoptar? Na Bíblia? No Corão? Talvez esteja nas Páginas Amarelas ...
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta jan 08, 2009 12:02 pm

WaterMonitor Escreveu: Conheço excelentes criadores que vão fazendo as suas economias para poderem comprar um exemplar x ou y. Estão no seu direito e não estão a pedir nada a ninguém.
quote]

Estão em seu direito com criadores ou coleccionadores?

Nunca tive gatos de raça e não acredito muito na teoria que é pela personalidade destes que os compram. Não costumam dizer que cada gato é um gato? Já vi persas super meigos e já vi persas mais ariscos até que a minha SRD (o que é complicado acreditem!!)

Enfim, opiniões..... :wink:

Pessoalmente acho o Ingles Azul e o Bosques da Noruega animais lindissimos :wink:
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

quinta jan 08, 2009 12:33 pm

mas a minha gata nao foi comprada alias nem compro nenhum animal dos tres que tenho foram todos adoptados
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jan 08, 2009 1:29 pm

E se tivesse comprado? Onde é que estava o mal? Pediu dinheiro a esta gente?

Os "coleccionadores" infelizmente existem praticamente só nos adoptantes. Lamento mas é verdade.

É capaz de ter a ver qualquer coisinha com o largar a nota. :wink:

Algum de vocês já ouviu falar em chamarem a polícia para intervirem numa casa onde estivessem acumulados dezenas e dezenas de, por exemplo, Lulus da Pomerânia com porcaria até ao tecto?

E se ouviram, foi de certeza o caso de um "canicheiro" ou "criadeiro" que teve azar e de certeza que terá dezenas de raças diferentes, todas vendidas a preços muito baratinhos e bem em conta. Garantido.

De resto, os coleccionadores são as pessoas que começam bem intencionadas, perdem a tramontana, recolhem o que podem e o que não podem e às tantas têm em casa dezenas de animais sem condições.
pathelen
Membro Veterano

quinta jan 08, 2009 1:45 pm

WaterMonitor Escreveu:E se tivesse comprado? Onde é que estava o mal? Pediu dinheiro a esta gente?

Os "coleccionadores" infelizmente existem praticamente só nos adoptantes. Lamento mas é verdade.

É capaz de ter a ver qualquer coisinha com o largar a nota. :wink:
Acompanhei os seus comentários desde o principio, neste tópico, e devo dizer-lhe que admirei os seus conhecimentos (eu sou uma leiga) e conselhos...

Ao ler este seu ultimo post, permito-me fazer-lhe uma observação:

Normalmente todos os gatinhos de raça e com LOP, têm à partida um lar seguro... pelo que sei, saem de uma mão para outra... e nem chegam a sentir no pelo o amargo da vida, a não ser pela separação do ambiente que já conhecem...

O que se passa, com a maioria das pessoas destes foruns, e segundo o que me apercebo...é que pensam com o coração!!! Então, para elas/eles o que pesa acima de tudo é o bem estar que se pode proporcionar a um animal que na maioria das vezes, está destinado ao abandono... Não tem raça, não tem LOP, mas têm um enorme carinho para dar...

Todos são lindos, de raça ou sem raça... mas aos que toca o infortunio de ser apenas mais um, como nós na sociedade, a esses existe um cantinho especial no coração de todas estas foristas que defendem os srds...

Desculpe o alongar do comentário, não é por mal, nem para defender ninguém, porque todos se sabem defender... é apenas porque custa que nos tratem por "esta gente" quando todos o que queremos é amar os animais... :wink:
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta jan 08, 2009 2:12 pm

WaterMonitor, não sei se entendeu que eu estava a tentar fazer alguém sentir-se mal por gostar de determinada raça ou por não adoptarem, mas não é, de todo, a minha intenção, até porque essas tentativas de imposição ideológica, regra geral, não resultam. Simplesmente expliquei que para MIM, não dá!
Mas reenforço novamente a ideia (com a qual penso que concorda) que para quem quer comprar um animal de raça deve ir visitar directamente o criador e perguntar tudo a que tem direito.
:wink:

dinodane, obrigada pelo esclarecimento!

De resto, estou como a Suzana1, cada gato é um gato e é isso que lhes dá piada! (Para MIM, claro). (e o Ingles azul, a par do gato de bengala é dos meus favoritos em termos de pelagem!!! :wink: ).
Tenho uma gata que é arisca e meio selvagem e um gatinho que é um doce em forma de gato...E adoro-os de forma igual! Aliás, acho imensa piada a ir conhecendo o feitio de cada um, as manias, as manhas...gatisses!
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta jan 08, 2009 2:28 pm

Qualquer adoptante que "coleccione" gatos a partida será por amor a estes e não por interesse. Apenas deixa a situação sair do seu controle quem tem problemas psicológicos o que não será o caso dos foristas que por aqui andam e tentam por tudo ajudar.

Acho muito bem que hajam criadores mas criadeiros desculpem mas é apenas por dinheiro.

Não tenho nada contra, pelo contrário, de quem compra gatos mas sim de quem os vende. É cruel ir a uma loja de animais e ve-los ali metidos numa "box" dias a fio. Houve uma colaboradora que me disse: "Ah só tão aí no maximo umas duas semanas"!!!!

O último Bosques que vi chorava que se fartava, pediam 750€ por ele, sem Lop :x
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta jan 08, 2009 2:55 pm

Começo por esclarecer um ponto que me parece importante: aos criadores membros do CPF é vedada a venda em lojas. Mais, e isto confesso que me enche de orgulho: o nosso Clube realmente respeita os contratos que lhe são entregues pelos criadores e compradores e faz cumprir os mesmos na medida em que consegue. Na Europa é bem capaz de ser pioneiro.

Aliás, nós nem sequer devemos usar a palavra "Venda" em exposições. Apenas podemos colocar que temos "Gatinhos Disponíveis" e somos desencorajados de vender ali por causa das compras de impulso.

Mas, como devem calcular, é impossível controlar todos os criadores e, como em tudo, há pessoas e pessoas.

Infelizmente nem todos os gatinhos com LOP têm um futuro seguro. Nem sequer os de qualidade de exposição (top show) têm o futuro assegurado. Um dos objectivos dos contratos, que como já devem ter percebido, defendo com unhas e dentes, é precisamente proteger os animais.

Não sou um grande exemplo porque tenho criado pouco e vendido ainda menos, mas a maioria das pessoas que me contacta quer um animal de companhia e fica furiosa quando esclareço que o mesmo tem obrigatoriamente de ser esterilizado. Para mim é óptimo porque vejo logo que é malta que pensa fazer umas massas com os meus bebés e mando-os logo dar uma volta.

Mas de vez em quando tenho uma alegria e sou contactada por uma pessoa que ama a raça, sabe do que está a falar e sim, quer logo esterilizar, quer saber tudo das rações e shampoos. Entro logo em delírio.

Mas são tão poucos...
pathelen
Membro Veterano

quinta jan 08, 2009 3:28 pm

Suzana1 Escreveu: Não tenho nada contra, pelo contrário, de quem compra gatos mas sim de quem os vende. É cruel ir a uma loja de animais e ve-los ali metidos numa "box" dias a fio. Houve uma colaboradora que me disse: "Ah só tão aí no maximo umas duas semanas"!!!!
Suzana1, pegando nas suas palavras com que concordo plenamente, e vou-lhe contar resumidamente o que se passou comigo:

Adquiri, e não comprei, a minha Rita numa loja de animais, onde já tinham estado mais 4 da mesma ninhada... a minha quando olhei para ela mal abria os olhos, estava esquelectica, tinha diarreia em tudo que era pelo... e quase não tinha força para miar! Entrei e perguntei se era para dar!
_ Não... são 20€ :o :o

Barafustei e fui embora... mas não aguentei e voltei para trás... discuti com a mulher da loja e tal era o meu estado de nervos e revolta que já nem me lembro do que disse... :twisted: só sei que a mulher acabou por me dizer: "Pronto... leve lá a gatinha, também já ninguém a deve querer... doente como está!!! :twisted:

Passados 3/4 dias havia lá mais gatos... ao fim de 2 dias um deles já não tinha um olho e estava todo maltratado... fui directa à minha vet e comentei o facto... Ela agarrou, fez 2 telefonemas e no dia seguinte já não havia lá gatos... Até Hoje!!!!

É este o "negócio" de animais....
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

quinta jan 08, 2009 3:40 pm

fogo :evil:

coitados dos bichos :evil:

era fazer o mesmo a eles estupidos
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jan 08, 2009 4:31 pm

Eu sou das maluquinhas que anda por aí a tentar salvar alguns.
Muito poucos infelizmente.

Gosto de todos os gatos, como de todos os cães, das vacas, dos porcos e outros animais até os gafanhotos.

Podem ser Lopes, Silva, Magalhães ou Pinto.

São animais, frageis, sem voz, precisam quem os ame e protega.
Nasceram e precisam de donos.
Comprados ou resgatados de situações terriveis.
Com raça e registo, ou sem raça. com patas ou sem patas, orelhas, olhos só me seria dificil ter um sem cabeça.

Não sei porque é que há a permanente vontade das pessoas de registarem os animais.
Se queriam com o LOP tinham de os ter comprado.

Eu tenho um suposto Bosques, e digo suposto porque cá está porque foi abandonado e não o amaria mais se fosse possivel arranjar-lhe um LOP.

Desculpem-me o muito mau humor mas passei uma tarde terrivel.
Responder

Voltar para “Gatos”