Preciso de ajuda acerca do comportamento do meu boxer !

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
flowne
Registado: domingo fev 04, 2007 10:06 pm

sexta jan 02, 2009 5:18 pm

Ola amigos .. preciso das vossas opinioes e ajudas para o meu cão DeNiro (Boxer)

O meu menino vai fazer anos em Fevereiro ,6 anos, e ele continua com a mesma força que tinha em pequeno , mas esse não e' bem o problema !
Quando vou a rua com ele , ele desconfia de toda a gente, ladra e tenta saltar , mas ele nao faz por mal :S Isso juntamento com a força dele deixa.me assustada ! Nao qero q ele fuja ou tente morder alguem !!

Como posso tentar mudar o comportamento dele ? Ele e' muito meigo para as pessoas que ja conhece desde pequeno e para mim então nem se fala ! Mas nao qero arranjar problemas com os vizinhos.. eles nao sao as pessoas mais simpaticas a face da terra :S

Desde ja agradeco a atenção e preciso de opinioes :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 02, 2009 5:20 pm

Eu iria com ele a uma escola de treino, garanto que a flowne rapidamente aprende a controlar o seu boxer.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

RenatoFel
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 8:06 pm

terça jan 06, 2009 8:37 pm

Tambem teho um boxer e digo-lhe nao e normla, ate porque eles sao caes de guarda, mas so atacam se se sentirem ameacados ou ele vir que os donos estao a ser ameacados, agora ladrar e puxar por acaso nao e normal, sugiro que pesquise o passado do seu amigo.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça jan 06, 2009 9:23 pm

Isto é um claro desvio ao comportamento habitual do boxer, e muito penalizante para o cão, além de ser frustrante para o dono ver que tem um cão que pode a qualquer altura morder alguém!

Terá de investigar bem o que se passa com o seu cão, tentar descobrir pistas que possam justificar o seu comportamento. Verifique se ele é assim com todas as pessoas ou se há um padrão, por exemplo fazê-lo a todos os homens de chapéu ou só a mulheres baixas de casaco, etc. Também pode tentar ver se o seu cão fica subitamente estático quando se apercebe de um estranho, se o pêlo se eriça, se a respiração fica mais acelerada. Estes costumam ser indicativos que o cão sofreu uma experiência traumatizante no passado e se ele se dirigir a um padrão de pessoas pode inclusivamente indicar que alguém assim terá provocado essa reacção no cão.

A título de curiosidade, e esta é mais dirigida ao RenatoFel: um cão de guarda NÃO anda de trela na rua a ladrar e a tentar saltar para as pessoas. Um cão de guarda trabalha (sim, é um trabalho) no território que lhe é destinado a guardar e não fora dele. Um cão de guarda por assim dizer "pessoal" também não ataca deliberadamente mas sob ordem ou se verificar alguma situação para a qual esteja preparado para defender o dono. Por instinto o boxer é mais guarda do dono do que do território, embora sejam excelentes na "ronda". Um cão de guarda não é também um cão desconfiado, são coisas distintas, ele está ali para impedir que todo e qualquer estranho passe para o interior do seu território mas, ao contrário do que se vê na rua em muitos cães agressivos por medo, desconfiança ou má educação, ele fá-lo com extrema segurança e confiança, mostrando-se calmo enquanto ronda o espaço, alertando quando necessita e revela a sua fibra no momento de ataque. Não me parece que o cão que está aqui em causa tenha este comportamento...

Apure também se os familiares directos do seu cão, se conseguir, apresentam o mesmo comportamento ou se são animais muito distintos. As pessoas muitas vezes quando fazem esta análise só ligam à personalidade dos pais mas convém realçar que, no caso de um cão já adulto, convém também estudar os irmãos, pois podem ter comportamentos desiquilibrados devido a má sociabilização aquando do desmame, seja por parte da mãe deles ou por más experiências com humanos.

Finalmente, não se apoie só em si ou na opinião (que pode apresentar-se dúbia ou até incorrecta) de meia dúzia de membros de um fórum. Os profissionais existem para serem consultados. Informe-se com o seu veterinário, procure um treinador para conselhos ou mesmo para uma formação, e vai ver que se as coisas forem bem encaminhadas, o seu cão tornar-se-á um cão mais sociável e amistoso!

Ana

P.S.: Parece-me que a flowne é uma pessoa um tanto insegura quanto ao comportamento do seu cão e receosa do que ele possa fazer... Terá também de educar-se porque um dono de um boxer, ou de qualquer outro cão potente e com tendências dominantes, tem de se sentir "líder", seguro, confiante e com capacidade para dominar o cão que leva na outra ponta da trela! É uma questão de atitude, que muitas vezes não nasce com as pessoas mas vai-se aprendendo e vai crescendo com o tempo e com o convívio que temos com o nosso animal. Fale disto e da forma como reage com um treinador e peça-lhe conselhos pois um cão não se educa sozinho, não se passeia sozinho (ou não deveria), e é preciso um DONO para o cão!
RenatoFel
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 8:06 pm

terça jan 06, 2009 9:54 pm

Nokas desculpe la mas voce nao leu o meu post.

Eu disse:

eles sao caes de guarda, mas so atacam se se sentirem ameacados ou ele vir que os donos estao a ser ameacados

e voce disse:

também não ataca deliberadamente mas sob ordem ou se verificar alguma situação para a qual esteja preparado para defender o dono. Por instinto o boxer é mais guarda do dono

Qual e a diferenca??
flowne

terça jan 06, 2009 10:13 pm

Ola ! E muito obrigado :)

E tive a tentar fazer um resumo de como ele se comporta para as outras pessoas !
Vou tentar explicar o melhor q posso :)
Para as pessoas dos predios proximos ele e' bastante amigavel nem rosna a ninguem .. Para pessoas q naum conhece fica sempre atento e se alguem tiver de bone , mala, guarda chuva ele ladra .
Isto perto na zona dele passear . Mas o mais engraçado quando ele sai desta zona dele .. Ele porta-se incrivelmente bem :)

Acho qe e' mais uma qestao de me proteger e ao seu territorio!

Este naum e' o meu primeiro boxer . ( O meu Rambo qe descanse em paz :) )
E este desde qe me recordo ( desde q o fui buscar) sempre foi o cao mais espevitado da ninhada !

Estou a tentar a ser mais firme com ele na rua .. tenho qe admitir qe sou um coração mole para ele .. mas ja fiz algumas mudanças e acho qe estou a ver umas poucas melhorias para ja !

Muito Obrigado a todos mais algumas dicas por favor mandem .. estou disposta a aprender para o bem do meu menino !
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça jan 06, 2009 10:27 pm

RenatoFel Escreveu:Nokas desculpe la mas voce nao leu o meu post.

Eu disse:

eles sao caes de guarda, mas so atacam se se sentirem ameacados ou ele vir que os donos estao a ser ameacados

e voce disse:

também não ataca deliberadamente mas sob ordem ou se verificar alguma situação para a qual esteja preparado para defender o dono. Por instinto o boxer é mais guarda do dono

Qual e a diferenca??
É simples: um cão, se o dono for atacado por outra pessoa (por exemplo um assalto) e não estiver treinado para o defender, tanto pode proteger o dono (atacar porque sentiu a tal ameaça) como pode... não fazer nada. O que é que isto significa? Que aquilo que nós percepcionamos como "ameaçador" não é o mesmo que o cão percepciona. Por isso é que um cão de guarda e defesa é treinado para um bom número de cenários que podem ocorrer, para saber o que fazer em caso de ameaça.
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

quarta jan 07, 2009 7:34 pm

Ele sempre foi assim?
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

quarta jan 07, 2009 7:36 pm

Ele sempre foi assim?
flowne

quinta jan 08, 2009 11:46 am

Sim sempre foi muito maluco (:

Mas a medida q foi crescendo notou.se mais como e' obvio !

*
Responder

Voltar para “Cães”