dois coelhos machos podem ser amigos?
Tenho um coelho macho já à algum tempo. Recentemente deram-me um coelhinho bébé que eu penso que seja macho também (bem esquivo, parece que é um coelho bravo). Um dia juntei-os e o mais velho mordeu-lhe... tive de os separar, mas eu acho que o bébé gosta do mais velho porque sente-se mais à vontada com ele por perto. Os coelhos machos costumam fazer mal aos bébés? Será que posso voltar a juntá-los, é que tenho um bocado de receio.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Há pessoas que afirmam que dois coelhos machos não se podem juntar, mas também há quem afirme o contrário. Mas depois da reacção que o seu coelho "mais velho" teve quando estiveram juntos, mesmo que o pequenote goste muito dele, eu não arriscava juntá-los.
StellaR 

Simplesmente não o deve fazer.
A percentagem de coelhos machos que se toleram é quase nula e sendo ambos castrados, de outro modo então é uma treta, se não forem castrados é impossível e isto é afirmado até que alguem nos prove o contrário.
A percentagem de coelhos machos que se toleram é quase nula e sendo ambos castrados, de outro modo então é uma treta, se não forem castrados é impossível e isto é afirmado até que alguem nos prove o contrário.
-
- Membro Veterano
Mianinha, não é bem assim. Se consultar criadores alemães, a informação que lhe dão é completamente oposta a essa que dá... Se quiser, consulte a user monchichi, pois foi com ela que descobri isto! Já sei que é defendor@ da castração em coelhos para correcção ou diminuição de certos de hábitos comportamentais, mas como também deve saber, nem todos os animais têm necessidade disso.
StellaR 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
- Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada
Em relação à user monchichi já conheço a posição dela. Entretanto já li muita coisa (em sítios fiáveis), sendo que uns concordam e outros não. Para mim tenho que é sempre preferível optar por outro par sempre que possível.
Quanto a necessidade, defina-se. Acho que todos os coelhos têm necessidade de serem animais saudáveis, algo que a castração e esterilização promovem por reduzir ou eliminar determinados tipos de cancro muito comuns nos coelhos, assim como outras patologias do trato reprodutivo. Nomeadamente: piometria, cancro nos ovários (uma das maiores causas de morte entre coelhas adultas novas), cancro do útero, cancro mamário e cancro dos testículos.
Para mim a principal vantagem da castração/esterilização é mesmo essa, e não em relação a alterações comportamentais, sendo que essas também o são embora a um nível secundário para mim.
Quanto a necessidade, defina-se. Acho que todos os coelhos têm necessidade de serem animais saudáveis, algo que a castração e esterilização promovem por reduzir ou eliminar determinados tipos de cancro muito comuns nos coelhos, assim como outras patologias do trato reprodutivo. Nomeadamente: piometria, cancro nos ovários (uma das maiores causas de morte entre coelhas adultas novas), cancro do útero, cancro mamário e cancro dos testículos.
Para mim a principal vantagem da castração/esterilização é mesmo essa, e não em relação a alterações comportamentais, sendo que essas também o são embora a um nível secundário para mim.
-
- Membro Veterano
Loriath, desculpe, mas está a dizer que a posição da user monchichi não é fiável?Loriath Escreveu:Em relação à user monchichi já conheço a posição dela. Entretanto já li muita coisa (em sítios fiáveis), sendo que uns concordam e outros não. Para mim tenho que é sempre preferível optar por outro par sempre que possível.

necessidade
1. caráter do que se precisa mesmo; caráter do que é indispensável ou imprescindível
in http://www.infopedia.pt/pesquisa?qsFiltro=29
Caso tenha constatado, os principais problemas de saúde estão associados a coelhas e a user deste tópico é dona de um coelho.
E referi aquilo sobre o/a user Mianinhas, pois em discussões anteriores, apenas se referiu à castração em machos para correcção de hábitos comportamentais.
StellaR 

-
- Membro Veterano
Eu por acaso disse que não era fiável? Disse que a conheço e que já li pessoas que concordam e outras que discordam, ponto. Tanto que, se for bem a ler desta vez, eu disse que li em sítios fiáveis e alguns concordavam, o que para mim não é desacreditar a user, mas sim dar-lhe crédito. Apenas referi que uns concordam e outros não.
Eu tenho plena consciência do que é uma necessidade, e continuo a afirmar que a saúde é uma. Sim, muitos problemas estão relacionados com coelhas, mas o cancro nos testículos não é menos grave. Por isso repetindo: a saúde é uma necessidade daí que, dado que a castração a promove, então considero que essa é uma grande vantagem a ter em conta, juntamente com mais uma infinidade delas (entre elas as comportamentais). Mas para mim a principal nunca será a mudança comportamental, a única que a stellar referiu.
Eu tenho plena consciência do que é uma necessidade, e continuo a afirmar que a saúde é uma. Sim, muitos problemas estão relacionados com coelhas, mas o cancro nos testículos não é menos grave. Por isso repetindo: a saúde é uma necessidade daí que, dado que a castração a promove, então considero que essa é uma grande vantagem a ter em conta, juntamente com mais uma infinidade delas (entre elas as comportamentais). Mas para mim a principal nunca será a mudança comportamental, a única que a stellar referiu.
-
- Membro Veterano
Eu referi apenas essa, pois se consultar, e sei que está a fazer estudos sobre isso, é a mais abordada nos coelhos machos.
E sei que o saúde é uma necessidade e um direito... Dessa frase estou eu já bem farta!

E sei que o saúde é uma necessidade e um direito... Dessa frase estou eu já bem farta!

StellaR 

-
- Membro Veterano
Por ser menos abordada não quer dizer que tenha menos importância, e para mim a saúde de um coelho vem antes do facto de eu querer que ele acalme os nervos e se porte melhor. Daí eu andar há três comentários a dizer o mesmo.
-
- Membro Veterano
A intenção é essa, de que as pessoas estejam informadas.
Quanto à questão inicial, como já se viu aqui pelo meio, a castração é uma hipótese a ponderar caso queira mesmo juntar os coelhos, embora nunca lhe vá garantir que se dêem bem. Se tiver dois machos dominantes vai ser difícil (e o mais pequeno só saberá por volta dos 6 meses se será dominante ou não). Mas conclusão, mesmo que não resulte, fica sempre com coelhos não atreitos a cancro testicular.
Quanto à questão inicial, como já se viu aqui pelo meio, a castração é uma hipótese a ponderar caso queira mesmo juntar os coelhos, embora nunca lhe vá garantir que se dêem bem. Se tiver dois machos dominantes vai ser difícil (e o mais pequeno só saberá por volta dos 6 meses se será dominante ou não). Mas conclusão, mesmo que não resulte, fica sempre com coelhos não atreitos a cancro testicular.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
em 99% dos casos só se podem juntar coelhos se pelo menos um for castrado. Não se esqueçam que lá por fora a castração química é utilizada com frequência, ou seja, não precisa perder os "tintins" para ser castrado.
Já tive dois coelhos machos nao castrados juntos.
Uma femea com 6 anos, um macho com 2 e uma macho com 2 meses, a femea já vivia cá em casa há 6 anos, o macho há 2 anos e o pequenito veio para cá com 1 mes, nao era aceite pelos outros dois mas nao lutavam os dois mais velhos ficaram a mandar em metade do quintal e o mais novo noutra metade.
Uma femea com 6 anos, um macho com 2 e uma macho com 2 meses, a femea já vivia cá em casa há 6 anos, o macho há 2 anos e o pequenito veio para cá com 1 mes, nao era aceite pelos outros dois mas nao lutavam os dois mais velhos ficaram a mandar em metade do quintal e o mais novo noutra metade.
Volto a dizer, enquanto não conhecer exemplos disso o que disse mantem-se. Porque o topico refere-se a "amigos" e entre isso e apenas tolerarem-se como disse o ultimo user (que tem a sorte de ter um grande territorio para os 2) vai uma grande diferença, tal como estes 2 se toleram cá em casa num território relativamente pequeno (só 1 é castrado) podem ficar 2 meses sem qualquer problema, mas ha sempre um dia em que se chateiam, logo verei se a castração do mais novo resolve. Quanto aos criadores infelizmente só costumo ler infos de sites/foruns americanos e ingleses. e Quanto ao nem todos têm necessidade já foi bem respondido pela user Loriath.stellar1 Escreveu:Mianinha, não é bem assim. Se consultar criadores alemães, a informação que lhe dão é completamente oposta a essa que dá... Se quiser, consulte a user monchichi, pois foi com ela que descobri isto! Já sei que é defendor@ da castração em coelhos para correcção ou diminuição de certos de hábitos comportamentais, mas como também deve saber, nem todos os animais têm necessidade disso.
P.S - Geralmente falamos sobre esse tema como resposta a tópicos sobre questões comportamentais, sobre saúde já referimos várias vezes, use o search no outro fórum.
sao animais.... sao dois machos... e nunca na vida se vao sentar a mesa a ver a bola e a beber cerveja... para isso acontecer das duas uma... ou um deles è femea (e nesse caso è o coelho que se levanta abre a cerveja e serve ao outro) ou no caso de ser macho..è um coelho gay e submete-se ao outro.. e faz exactamente o mesmo que a femea, com a ligeira diferenòa que a coelha bebe cerveja sem alcool e ele cerveja light....
ehehehehehe... veneno
ehehehehehe... veneno