coelho comcrostas nas orelhas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

sábado jan 10, 2009 3:36 pm

nao te cura, é uma doença muito contagiosa e fatal nos coelhos. daí eles terem de ser vacinados contra a mixomatose e tambem contra a DHV (doença hemorrágica viral). sao das doenças mais perigosas dos coelhos.
o meu inda nao foi vacnado porque pelo que me informaram as vacinas so devem ser administradas apos os 2meses, que é a idade que sta a fazer agor.
espero ter respondido á sua pergunta dinodane
SofiaCM
Membro

sábado jan 10, 2009 3:43 pm

mas ele come bem, apesar de eu ter notado que começou a comer menos, mas tambem pode ter sido porque mudei a marca da ração dele, que éo mais prvavel porqe ele gosta muito de legumes e no perdeu o apetite po eles(eu é que nao dou poque aconselharam me a nao dar muito).
tambem lhe ando a dar um suplemento alimentar para ele nao se ir abaixo pois mal tambem nao faz.
qunto a ser sarna tambem foi logo o que pense que fosse e falei nisso no vet mas ele nem ligou.
as vez devem estar tao habituados a doenças graves que nm ligam ás mais simples e de facil tratamento.
acho que o melhor é ir a um outro vet nem ue seja pedir uma segunda opiniao
mfls
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jan 10, 2009 5:57 pm

O remédio que falei compra-se em qualquer farmácia e não é caro.
Foi um vet que mo indicou. Põe umas gotas sobre as crostas. Eles não gostam, por vezes chiam, pois deve arder por causa das feridas. Se não lhe fizer bem, mal também não faz e fica a saber que efectivamente não é sarna.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 10, 2009 6:14 pm

Obrigada Sofia e Deadzão, sabia que existia vacina mas não sabia que era incurável.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SofiaCM
Membro

segunda jan 12, 2009 2:28 pm

ola mfls.
eu posso comprar esse medicamento, mas ele tambem tem pequenas crostas em volta dos olhos, nariz e boca.
esse produto nao sera irritante para os olhos? e nao sera perigoso se for ingerido?
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

segunda jan 12, 2009 3:43 pm

Por alguma razão não convém medicar os coelhos sem se ter conhecimentos para isso. O user que colocou aqui o nome do medicamento cometeu um erro, pois assim poderá induzir as pessoas a medicarem os coelhos sem levarem ao vet. Isto pode ter consequências como o agravamento da doença por não ser tratada correctamente, efeitos secundários por parte do medicamento ou até nem sequer estar a fazer absolutamente nada à doença porque foi mal diagnosticada pelo dono.

O que se tem a fazer é levar-se o coelho a um veterinário diferente que faça testes para determinar se é mixomatose, porque pelo que me parece a doença está a evoluir, seja ela qual for.
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

segunda jan 12, 2009 8:01 pm

dinodane Escreveu:A mixomatose não tem cura?
Supostamente não tem, como já foi referido, mas um vet já me chegou a dizer que por vezes, as pessoas do meio rural, que têm coelhos com mixomatose, soltam-nos e ao fim de algum tempo eles aparecem aparentemente saudáveis... Supostamente é uma prática rural ou algo assim, mas ninguém sabe explicar o porquê dos animais miraculosamente melhorarem... :roll:
Mas tal como a Loriath referiu, é um erro qualquer pessoa aconselhar um tratamento, só porque um animal que possui, aparentemente teve o mesmo... Muitas vezes o aparente é sinónimo de desigual... Não se podem generalizar as situações, principalmente quando falamos da saúde de um animal!
O melhor seria aconselhar-se com outro veterinário... :wink:
StellaR ;)
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

segunda jan 12, 2009 8:17 pm

vivi 15 anos numa aldeia e agora de momento moro na mesma no campo e nunca ouvi tal coisa, disso de se soltar os coelhos, porque os coelhos bravos tambem apanham a mixomatose logo os que se soltassem morreriam como os parentes bravos
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

segunda jan 12, 2009 9:00 pm

Pois, eu também cresci meio em meio rural, e são mais os coelhos bravos a morrerem de mixomatose do que os de criação. Os meus dois coelhos de criação sobreviveram a mixomatose nem eu sei bem como... Fomos tentando manter as zonas que estavam em ferida limpas e fomos tentando que comessem e bebessem...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jan 12, 2009 9:27 pm

mfls Escreveu:O remédio que falei compra-se em qualquer farmácia e não é caro.
Foi um vet que mo indicou. Põe umas gotas sobre as crostas. Eles não gostam, por vezes chiam, pois deve arder por causa das feridas. Se não lhe fizer bem, mal também não faz e fica a saber que efectivamente não é sarna.
8) e se não for sarna vai levar na mesma ao Vet para ver o que será...então nesse caso não é melhor ser logo visto e poder ser tratado se for possivel do que diagnosticos com algo que arde enquanto se dá tempo a que o problema evolua?
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

segunda jan 12, 2009 11:32 pm

Lol, isso da mixomatose foi esse tal vet que me disse... :lol: :lol:
A minha avó e familiares também criam coelhos, mas o único que falam é do "pó do pinheiro"... :lol:
StellaR ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”