Eu sei que isto já aqui foi debatido 50 triliões de vezes mas neste momento não há mesmo tempo de minha parte para me perder em todos os tópicos sobre isto e, o que ainda é pior e mais moroso, separar o trigo do joio.
O que se passa é que há minutos uma amiga minha me ligou, quase a chorar, porque a sua cadela está em cio há uma semana e fugiu (mais uma vez sensação "dejá vu", pois fugiu de um local por nós assegurado como impossível de sair). Só voltou ao fim de uma tarde inteira em que ninguém sabia onde se teria enfiado a malandra...
Eu aconselhei-a a ligar ao veterinário e actuar o quanto antes no que respeita ao caso, de preferência esterilizar já (apesar de saber que esta minha amiga não se encontra na melhor das épocas financeiras para isso, é um facto) e para, acima de tudo, não confiar naquilo em que estava a tentar acreditar, que eram coisas como:
-"Mas como é que eu sei se ela pegou ou não com um cão?"
- "Com uma semana de cio, tens a certeza que pode engravidar?"
- "Ela até pode ter encontrado só cães pequenitos e não ter acontecido nada..."
Lá lhe enfiei a teoria/sermão que mais vale prevenir que remediar, que por vezes os cios não são regulares e acaba por ser um grande risco em qualquer altura do cio, que cães pequenos, grandes ou assim-assim conseguem ir todos dar lá ao sítio, basta um bocado de jeitinho, e que o "deixa andar" leva ao nascimento de uma ninhada que até pode ser muito grande e depois cria ainda mais problemas...
O que gostaria de saber aqui é se alguém conhece um método mais simples (e barato) que a esterilização (algo tipo a pílula do dia seguinte, como nos humanos) que possa actuar neste caso pois tou mesmo a ver que, se ela fizer contas ao dinheiro que vai gastar agora com o vet a esterilizar a cadela, a coisa cai em saco roto e daqui a uns meses ainda nascem meia dúzia ou mais de criaturinhas sem futuro definido (e, como é normal nestes casos, o dinheiro dispendido nesta fase não conta agora)...
Obrigada!
Ana Vieira