Mais uma vez, cadela foge com cio... e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado jan 10, 2009 7:40 pm

Boa noite!

Eu sei que isto já aqui foi debatido 50 triliões de vezes mas neste momento não há mesmo tempo de minha parte para me perder em todos os tópicos sobre isto e, o que ainda é pior e mais moroso, separar o trigo do joio.

O que se passa é que há minutos uma amiga minha me ligou, quase a chorar, porque a sua cadela está em cio há uma semana e fugiu (mais uma vez sensação "dejá vu", pois fugiu de um local por nós assegurado como impossível de sair). Só voltou ao fim de uma tarde inteira em que ninguém sabia onde se teria enfiado a malandra...

Eu aconselhei-a a ligar ao veterinário e actuar o quanto antes no que respeita ao caso, de preferência esterilizar já (apesar de saber que esta minha amiga não se encontra na melhor das épocas financeiras para isso, é um facto) e para, acima de tudo, não confiar naquilo em que estava a tentar acreditar, que eram coisas como:

-"Mas como é que eu sei se ela pegou ou não com um cão?"
- "Com uma semana de cio, tens a certeza que pode engravidar?"
- "Ela até pode ter encontrado só cães pequenitos e não ter acontecido nada..."

Lá lhe enfiei a teoria/sermão que mais vale prevenir que remediar, que por vezes os cios não são regulares e acaba por ser um grande risco em qualquer altura do cio, que cães pequenos, grandes ou assim-assim conseguem ir todos dar lá ao sítio, basta um bocado de jeitinho, e que o "deixa andar" leva ao nascimento de uma ninhada que até pode ser muito grande e depois cria ainda mais problemas...

O que gostaria de saber aqui é se alguém conhece um método mais simples (e barato) que a esterilização (algo tipo a pílula do dia seguinte, como nos humanos) que possa actuar neste caso pois tou mesmo a ver que, se ela fizer contas ao dinheiro que vai gastar agora com o vet a esterilizar a cadela, a coisa cai em saco roto e daqui a uns meses ainda nascem meia dúzia ou mais de criaturinhas sem futuro definido (e, como é normal nestes casos, o dinheiro dispendido nesta fase não conta agora)... :(

Obrigada!

Ana Vieira
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 10, 2009 7:43 pm

Há as chamadas injecções abortivas. Há quem diga que são perigosas, já vi cadelas levarem essas injecções após saídas como essa, e nunca lhes aconteceu nada. De qualquer maneira, o vet que costuma seguir a cadela, saberá se a injecção é assim tão prejudicial ou não. :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 10, 2009 7:46 pm

Julgo que existe um abortivo seguro que pode ser dado até aos 35 dias e que também existe algo do estilo "pílula do dia seguinte", mas nada como falar com o vet.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado jan 10, 2009 7:57 pm

sim, há a injecção abortiva. se não me engano é dada em 2 doses. para o dinheiro que vai gastar nessa injecção mais vale esterilizar porque assim fica o problema resolvido, enquanto que se isto acontecer outra vez, ao fim de 2 ou 3 já tinha a ovh paga... ;)

não conseguem um vet que deixe pagar faseado?

boa sorte
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado jan 10, 2009 7:58 pm

Eu tinha ideia de que existiria algo assim, mas não tinha certezas. Claro que a primeira coisa que lhe disse foi "tens de ligar para o veterinário" (é engraçado como ela, quando a cadela tem algum problema, pensa sempre em mim, como se eu fosse a vet de serviço :roll:). Como ela também é cliente do meu antigo vet, conhecendo-o como o conheço, ele até é homem pra lhe fazer o "jeito" de arrumar o assunto de vez e pagar quando puder, mas gosto de saber que há mais alternativas... deixa-me também um bocado mais descansada, até porque tanto me preocupa a cadela como a minha amiga e sei pelo que têm passado as duas de há um ano pra cá e o esforço que ela tem feito para manter a cadela consigo ao invés de a dar por falta de dinheiro para a manter...

Vou-lhe ligar novamente, e vou-lhe dizer que provavelmente há outras alternativas à esterilização mais em conta (mas que não impedem o mesmo problema no futuro), para ela se informar junto do veterinário...

E obrigada pelas dicas!

Ana
Responder

Voltar para “Cães”