Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sábado jan 10, 2009 10:50 pm

franxdaniele Escreveu:(...) o nosso organismo deixa de produzir ou passa a produzir menos lactase, enzima que permite digerir a lactose presente no leite.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado jan 10, 2009 11:02 pm

franxdaniele Escreveu:
franxdaniele Escreveu:(...) o nosso organismo deixa de produzir ou passa a produzir menos lactase, enzima que permite digerir a lactose presente no leite.
Qual é a parte de «tem o gene para a produção de lactase no estado adulto», aka, gene da persistência da lactase, que não percebeu?

Conhece adultos que bebem regularmente leite e não ficam com as entranhas em chamas, não conhece? Então pronto, são esses que têm o gene. 8)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jan 11, 2009 12:23 pm

TitvsLivivs Escreveu:
nicasxi Escreveu: Para mim criar um animal , no quintal, na capoeira, no chiqueiro ou no curral é que é hipócrita. Para quê apaparicar um animal , dar-lhe mimo, fazer até festinhas para depois o matar para comer? Isso para mim é mais hipócrita que comer um bife de uma qualquer vaca que eu nunca vi, nem lhe conheço a familia....
Acho que não tem nada de hipócrita. É uma questão de critérios. Se a nicaxsi compar um leitão para crescer em sua casa em que à partida já está mentalizada que será morto, nunca vê-lo-á como um companheiro.. Mas se arranjar um para companhia, permitir-se-á criar outra relação com ele, sendo depois impensável para si matar o dito.
Explicando o que quero dizer com hipocrisia:
Neste aspecto refiro-me aquelas pessoas que se por um lado dizem que não comem carne de produções massivas ou intensivas porque os animais sofrem, pelo outro dizem que não vêm mal em comer os animais que são criados em quinta . Aqui pergunto em que são os animais criados em quinta diferentes dos criados em aviários e vacariças?
Titvs ao alimentar esse leitão, ao cuidar dele, ao vaciná-lo ( sim os porcos tambem são vacinados ) inevitavelmente, por muito mentalizada que estivesse para o contrário, criaria laços com ele. E ele comigo. ... Seria muito dificil ele ter o fim a que inicialmente se destinava. E olhe que não estou a dizê-lo por dizer ....mas isto sou eu....
...... Ao longo deste tópico tenho tido algumas revelações fantásticas....
por exemplo : beber leite PODE contribuir para certas doenças... temos andado todos tão enganados.....agora um copo de leite alem de me lembrar um par de reservatórios de fluidos mamários tambem me vai lembrar uma bomba cheia de virus e celulas com dentes afiados prestes a atacar...... :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
TitvsLivivs
Membro Veterano

domingo jan 11, 2009 1:36 pm

nicasxi Escreveu: Titvs ao alimentar esse leitão, ao cuidar dele, ao vaciná-lo ( sim os porcos tambem são vacinados ) inevitavelmente, por muito mentalizada que estivesse para o contrário, criaria laços com ele. E ele comigo. ... Seria muito dificil ele ter o fim a que inicialmente se destinava. E olhe que não estou a dizê-lo por dizer ....mas isto sou eu....

nicasxi, para mim é possível separar as águas. Por exemplo, quando era miúdo, a minha bisavó tinha coelhos e eu passava muito tempo a vê-los comer e a dar-lhes comida pelas grades, mas não me permitia a criar um laço qual o existente entre coelho de estimação e dono, porque sabia que mais tarde ou mais cedo esses coelhinhos iriam ocupar estômagos. :P
E depois é também é uma questão de cultural. Na minha cultura porcos, vacas, galinhas, etc, são animais a que se liga já instintivamente à alimentação. Por isso, pelo menos eu acho assim, não me permitirei a ver um animal de consumo, numa situação normal, como um animal de companhia. E por isso, por exemplo, a ideia de criar cães para consumir, na minha sociedade, causar-me-ia repulsa, porque vejo o cão como um companheiro e tendo já previamente este estereótipo gravado em mim, ser-me-ia impossível matar um cão para comer, porque por mais interiorizasse que esse cão seria para comer, a minha impregnação cultural prévia falaria mais alto.

nicasxi Escreveu:...... Ao longo deste tópico tenho tido algumas revelações fantásticas....
por exemplo : beber leite PODE contribuir para certas doenças... temos andado todos tão enganados.....agora um copo de leite alem de me lembrar um par de reservatórios de fluidos mamários tambem me vai lembrar uma bomba cheia de virus e celulas com dentes afiados prestes a atacar...... :lol: :lol:

Mais trinta páginas e prova-se irrefutavelmente que a alimentação adequada ao Homem é seiva de choupo e pão de samouco. :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jan 11, 2009 6:04 pm

Para ir ao pão ao Samouco não preciso de mais 30 páginas , 5 km mais ou menos e estou lá..... :lol: :lol: :lol: Ah, e troco a seiva de choupo por outra coisa qualquer.... seiva faz-me lembrar sangue e ....... :lol: :lol: :lol: ( tirando o arroz de cabidela, não me agrada a ideia ) :lol: :lol: :lol:
No lado mais sério , pois mas o Titvs via e brincava com os coelhos de vez em quando e eles não dependiam de si. No Alentejo tambem olho para os porcos dos outros e vejo presuntos e entrecosto mas quando olho para a minha, vejo a minha Cutuca, a minha porca que acha que é cão , percebe? Nunca na vida era capaz de a matar.....ou permitir que a matassem. E carne saborosa que ela deve ter porque não come ração ou farinhas de espécie nenhuma.... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jan 11, 2009 8:31 pm

Tens uma Porcão ? :lol: :lol:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
veneta
Membro
Registado: segunda jan 05, 2009 9:42 am

segunda jan 12, 2009 9:29 am

queria fazer aqui um peditorio para começar a ser escrito nos pacotes de leite o mesmo que nos de tabaco.... O LEITE MATA.....
se tiver gravida..NAO BEBA LEITE.... ou afaste o seu bébé de locais publicos onde seja consumido leite.......
proponho tambem a criaçao de uma casa de chuto para viciados em leite e seus derivados....

as pessoas vitimas de diabetes , osteoperose ,malaria , gripe das aves e qualquer outra doença, que sejam apanhadas a beber leite devem ter acompanhamento psicologico, possivelmente numa casa de cura( de preferencia onde levem choques electricos)....

Vegetariano é em 90% dos casos uma adesão a uma moda, nao comem carne para depois engolirem comprimidos e pilulas com diversas vitaminas tipo a b12 (que só se encontra na carne).....
se quando Deus nosso senhor (ou quando evoluimos dos macacos) fosse suposto nao comer carne, neste momento andavamos de cu para o ar a comer ervinhas......como as vaquinhas, as cabrinhas, as zebrinhas,.....

E aqueles que são vegetarianos mas comem peixe???? o peixe não sofre? ou o peixe não é animal?
e as ervinhas....as alfacinhas..e os repolhinhos.. e a maça fruto do jardim do eden....partese-me o coraçao quando os vejo ser arrancados da terra....... e devorados por esse predadores impiedosos chamados vegetarianos.......

querem ser vegetarianos...força.... mas não pensem que são mais saudaveis do que quem não o é.....
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 12, 2009 12:18 pm

nicasxi Escreveu:Falando agora um pouco mais a sério.
Se não tivesse iniciado desta forma eu juraria que era para os apanhados. Foi o post mais absurdo deste longo tópico cheio de absurdos :roll:
nicasxi Escreveu:Acho um pouco hipocrita , ou talvez seja outro o nome, não sei, quando "oiço" dizer , " comer animais , os seus ovos ou o seu leite de animais criados em quinta, em regime de pasto ou semi liberdade é muito melhor porque os animais não sofrem " , isto para mim é uma grande treta. Não gostam mais porque os animais não sofrem , gostam porque supostamente o sabor é melhor, a qualidade é subjectiva , mas é mais " in " dizer que é caseiro.
Os animais de aviário ou criação intensiva, na minha óptica, não sofrem mais que os outros. Sofrem o quê? Dores? Maus tratos ? Ou sofrem porque não andam em liberdade? Mas como podem sofrer por uma coisa que desconhecem ? É o mesmo que dizer que um cão que viveu toda a sua vida amarrado a um bidon sofre. Sofre de quê? Se nunca conheceu outra realidade como pode ter saudades ou sofrer por aquilo que desconhece?
Para mim criar um animal , no quintal, na capoeira, no chiqueiro ou no curral é que é hipócrita. Para quê apaparicar um animal , dar-lhe mimo, fazer até festinhas para depois o matar para comer? Isso para mim é mais hipócrita que comer um bife de uma qualquer vaca que eu nunca vi, nem lhe conheço a familia....
Então um cão amarrado a um barril é um animal feliz, saudável e equilibrado? Só porque não conhece outra realidade? Então quer dizer, que se eu agarrar num puppy o meter numa gaiola de 50x50 e o pendurar à janela, ele será eternamente um cão feliz? Sabe o que é um cão Nicasxi? Sabe o que é instinto? Sabe o que são necessidades inerentes à espécie e que são instintivas?
Se resolver cortar as pernocas a gatinhos recém nascidos e os utilizar como bibelot também serão animais imensamente felizes e equilibrados?

É hipócrita ou in comer ovos de galinhas que andam à solta como galinhas? Acha que os como porque me fazem melhor à saúde? Confesso que ainda fico espantada com alguns comentários... Hipócrita Nicasxi, é ser capaz de comer o porco do vizinho e não conseguir comer o nosso. Hipócrita Nicasxi é dizer que concorda comigo nos gatos dizendo que sim, eles são mais felizes vindo à rua porque são gatos, do que ficando presos em casa. Como é que é? São mais felizes porquê, se afinal não conhecem outra realidade?

Quanto ao leite... o primeiro principio da ciência é duvidar. Pois se a propria comunidade cientifica muda de ideia a toda a hora e não há um unico estudo onde todas as vertentes concordem... Deixo aqui um artigo que achei interessante.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... Z+MAL.html
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda jan 12, 2009 12:35 pm

Duvidei. Li. E não me convenceu.
Exactamente pela forma como fora feitas as "experiências".
A estatística pode ter muito valor. Mas também é fácil, ignorando princípios básicos, usa-la para provar coisas absurdas (que não têm, de facto, fundamento). Eu, pessoalmente não vi nenhum fundamento claro, como "O leite faz mal por tem o composto A que causa bla bla" apenas vi cruzamento de dados, de forma claramente facciosa.

Não consegui ainda aceder a alguns dos artigos usados como "bibliografia" terei que tentar dos terminais da faculdade.

Esse ultimo verei quando chegar a casa.

Ah... publicações ciêntificas de renome: Carimbo da Elsevier.... ou Scientific American... fica sempre bem. Há Revistas ciêntificas e revistas pseudociêntificas.
TitvsLivivs
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 2:17 pm

LuMaria Escreveu:
Quanto ao leite... o primeiro principio da ciência é duvidar. Pois se a propria comunidade cientifica muda de ideia a toda a hora e não há um unico estudo onde todas as vertentes concordem... Deixo aqui um artigo que achei interessante.
Não era você que afirmava com certeza que a Laika não serviu para nada? :? Se agora o primeiro princípio da ciência é duvidar...

Eu afirmo-me como científicamente céptico q.b., e por isso mesmo não engulo qualquer artigozeco sem base empírica alguma que me impigem. Se o princípio da ciência é duvidar, ao menos que duvidemos dum artigo que têm como universo de estudo amostras da população de algumas regiões italianas, que o Franx tenta generalizar ao resto do mundo, ao invés de duvidarmos daquilo que hoje é dado como unânime pelo mundo inteiro. Já sei que você dirá que o que é hoje unânime amanhã já pode não ser, tudo bem, mas eu rejo-me pelo que sei hoje, não pelo que posso vir a saber amanhã.
TitvsLivivs
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 2:48 pm

LuMaria Escreveu:deste longo tópico cheio de absurdos :roll:
Também acho: desde um tipo a alertar para as doenças que eu já estou a incubar por causa do meu regime alimentar, passando por outros a comparar crianças em pele e osso dos campos de concentração à produção intensiva de animais, dando também uma volta pelos delírios transcendentais de um mundo "domestic animal free" e terminando na axiomática verdade de que o Homem está naturalemnte adaptado a comer rizomas de caniços. De facto dou-lhe razão: este é um tópico cheio de absurdos. Falta pouco mais a acrescentar. Talvez apenas que Alien é um documentário a alertar para os perigos de se comer carne mal passada e que o Dr Josef Mengele é um modelo que todos os mosntros da experimentação animal deveriam seguir.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 12, 2009 4:31 pm

angeleyes20 Escreveu:Duvidei. Li. E não me convenceu.
Não é para convencer ninguém de nada. Limita-se a mostrar que o que é válido hoje, poderá não ser amanhã e que há sempre grandes interesses por trás que não terão de ser necessáriamente o bem da população em geral. Também acredita que margarina é mais saudável que manteiga?
TitvsLivivs Escreveu:
LuMaria Escreveu: Quanto ao leite... o primeiro principio da ciência é duvidar. Pois se a propria comunidade cientifica muda de ideia a toda a hora e não há um unico estudo onde todas as vertentes concordem... Deixo aqui um artigo que achei interessante.
Não era você que afirmava com certeza que a Laika não serviu para nada? :? Se agora o primeiro princípio da ciência é duvidar...
Meu caro, o primeiro principio da Ciência é questionar. Se eu questiono, tenho duvidas. Vá lá ver qual o primeiro principio de um cientista. Se as palavras não são estas, anda lá perto. É por questionar que a ciência avança. Se um cientista não se questionasse, não duvidasse, ainda não tinhamos ido à lua nem passávamos da cepa torta e cada vez que trovejasse era sinal que os Deuses ou estão loucos ou zangados connosco.
Julga que eu bebo uma litrada de leite porque há quem diga que o devo fazer? A mim, o senso comum diz-me que uma litrada de leite é um bocadito exagerado.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 4:53 pm

LuMaria Escreveu: Se um cientista não se questionasse, não duvidasse, ainda não tinhamos ido à lua nem passávamos da cepa torta e cada vez que trovejasse era sinal que os Deuses ou estão loucos ou zangados connosco.
Julga que eu bebo uma litrada de leite porque há quem diga que o devo fazer? A mim, o senso comum diz-me que uma litrada de leite é um bocadito exagerado.
Exacto. Se os cientistas não duvidassem e se não questionassem, não teriam precisado da Laika e de todos os outros animais, mas como não sabiam, tinham dúvidas sobre o que iria acontecer, fizeram a experiência. A experiência correu mal? Tudo bem, mas como eu já disse no outro tópico a experiência só per si foi um contributo para a ciência.
Reconhece que o sacríficio da Laika não foi portanto em vão, ou acha que aquele foi um caso excepcional em que não houve motivação científica e dúvida? :?
TitvsLivivs
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 5:11 pm

nicasxi Escreveu: mas o Titvs via e brincava com os coelhos de vez em quando e eles não dependiam de si.
Mas já tive animais que também dependiam de mim e que depois foram para o forno ou para o tacho. :wink:

Mau para mim é vê-los morrer em grande sofrimento. Decapitar um frango que criámos não é bonito, mas não é uma morte lenta como a de um peixe que nunca vi na vida, essa sim, sempre me fez impressão, mas pesco à mesma e como peixe comprado, porque para mim a morte e o bem-estar animal não são imcompatíveis nem antónimos.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda jan 12, 2009 8:52 pm

"Não é para convencer ninguém de nada. Limita-se a mostrar que o que é válido hoje, poderá não ser amanhã e que há sempre grandes interesses por trás que não terão de ser necessariamente o bem da população em geral. Também acredita que margarina é mais saudável que manteiga? "

A meu ver, não mostrou nada válido (para mim, claro está). Com isto não estou a dizer que o que é válido hoje tem que o ser amanhã.
Colocou aqueles links como base da sua posição...ou para explicar porque pensa que o leite é mau para a saúde...eu, pessoalmente acho que a base da sua posição não tem fundamento.

Mas faça-me o favor de não misturar assuntos. Pessoalmente acho que tudo o que é em excesso faz mal. Não, não acredito que a manteiga é mais saudável do que a margarina. Mas se abusar do consumo de margarina? e um pouco de manteiga não vai fazer disparar o colesterol. Bom senso....
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”