Fazer criação de papagaios - conselhos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

sábado ago 02, 2008 11:01 am

Vou lançar mais uns pontos de discussão:

*termómetro - têm um? E também dá para saber a humidade? Bem sei que depende se a ave é importada ou criada em cativeiro, estando a última habituada ao nosso clima, ou talvez varie de espécie para espécie, mas a que temperatura e humidade convém estar um papagaio? Quanto custou o vosso termómetro? Digam, por favor, caso tenham, se também dá para ver a humidade.

*aquecimento e arrefecimento - como fazem para combater o aquecimento e o arrefecimento? Usam aquecedor e algum aparelho de arrefecimento (ventoinha ou ar condicionado)? Ou optam, no caso de muito calor, pelo esquema de tentar arejar a casa ao máximo, com os estores muito baixos e janelas abertas durante o dia, embora seja difícil por vezes conseguir um valor bom? Ou costumo banhá-los?

*banho - por ter falado em banho, no ponto anterior, pergunto a partir de que idade é que se pode dar banho aos papagaios?

*ionizador - alguém usa? Há quem opte por usar, mas numa conversa com a minha veterinária fui informado que não é recomendado, pois, tal como as crianças, ficando num ambiente extremamente puro, perderão as defesas.

*incubadora - alguém tem? Se sim, é caseira ou compraram-na? De que marca e quanto custou? O que vos levou a ter uma incubadora? Há diferenças entre a forma normal, ou seja, criada pelos pais e a forma "artificial"?

*doença e quarentena - o recomendado, em caso de anomalia com o animal, é ir SEMPRE a um veterinário para iniciar o tratamento. Em alguns casos - nunca me aconteceu, felizmente -, já li na Internet que há quem tenha de aquecer esse espaço ao máximo e, para tal, usam uma luz de raios UV (ultra-violeta). Já alguém teve necessidade de usá-la? Que doença era, já agora? E como fazem a quarentena? Normalmente demora quanto tempo ou fazem-na até o animal estar bom, mesmo que demore mais tempo do que deveria ser suposto? Sobre a quarentena, a única coisa que sei é que o animal nesse estado não pode, independentemente da doença (há que jogar pelo seguro), estar em contacto com a outra ave, mesmo que estejam em gaiolas separadas. O que a minha doutora disse é que, em caso de duas ou mais aves, não convém partilharem o mesmo espaço ou num sítio onde haja circulação de ar, que, através de partículas, poderá transmitir a doença.

*peso - costumam pesar os vossos bichos? Se sim, de quanto em quanto tempo?

Obrigado e, em caso de acharem que há questões pertinentes, coloquem aqui.
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

sábado ago 02, 2008 4:27 pm

Bem em relaçao a termometros tenho varios dentro dos aquarios e das criadeiras, não tenho nenhum nas gaiolas.Em relaçao a termometros incubadoras e afins ve aqui que tens la tudo e a bons preços.

http://www.saidacasca.com/


Os papagaios devem estar a mesma temperatura que tu, se tiveres muito calor é porque teem muito calor, se tiveres frio é porque ta frio.
Em relaçao a humidade isso depende da temperatura e das especies, é aconselhado uma humidade na casa dos 80%, mas a humidade oscila tambem consuante a temperatura.A manutençao de uma ave desse valor num hambiente controlado semelhante ao pais de origem é insustentavel e pra mais eles até se dao bem no nosso clima por isso mete mas é os bichos na rua onde tenham sol e sombra e onde nao apanhem correntes de ar e nao penses mais nisso

Em relaçao a banho podem tomar desde que enxuguem as penas rapidamente.Os meus tomam banho quando chove.

Ionizador, mas tu queres criar papagaios ou canarios?

Lampadas UV é pra aquarios, tu deves de estar a referir a lampadas IV, (infravermelhos) que ja não sao usadas por ferirem os olhos das aves.O pessoal nos dias de hoje usa lampadas de aquecimento ceramico, semelhantes as dos repteis.

Em relaçao a quarentena o LORO PARK usa um periodo de dois anos, antes de adicionar uma ave ao plantel.

As doenças podem se transmitir de muitas maneiras, até tu podes ser portador, isso depende se é bacteriana, viral, parasitaria e do tipo de organismo em causa.
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

domingo ago 03, 2008 9:40 am

Bom dia!

Algumas das questões que coloquei não significam necessariamente que tenha ou tencione fazer ou comprar. Pelo menos até haver, de facto, criação. Lanço alguns pontos de discussão que ainda não foram mencionados, ou por esquecimento, ou por desconhecimento, ou mesmo por não haver necessidade mas que convém, julgo, serem mencionados e debatidos.

Queria referir-me a IV (infra-vermelhos), não UV (ultravioleta). Lapso meu. Obrigado pela sugestão de lâmpadas de aquecimento cerâmico, semelhantes às dos répteis.

Quanto ao ionizador, quis, em parte, caso alguém compre, dar a minha contribuição e perguntei, por curiosidade, se alguém tinha. Talvez faça mais sentido, sim, para quem tem canários, mas pode haver quem queira, para os seus papagaios, um ambiente puro.

Tenho conhecimento da página que indicaste, mas perguntei - e não me leves a mal - para saber se tinham esse tipo de material porque, por vezes, há tantos modelos para diferentes produtos que uma pessoa não sabe para onde se virar. E, por vezes, podemos comprar algo que tem a mesma função por muito menos. Ou mesmo fazer, como há quem tenha criadeiras caseiras, que acabam por ficar muito mais baratas e, segundo dizem, melhores.

Sobre doenças e análises clínicas (quais fazer e a regularidade), gostaria que se pronunciassem no tópico que criei sobre saúde, s.f.f., pois os cuidados são muitos e as informações escassas. Basta clicar aqui.

Obrigado.
FIL88
Membro
Mensagens: 135
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm
Localização: psitacideos

domingo ago 03, 2008 1:26 pm

Bem em relaçao as criadeiras as que eu tenho foram feitas por um individuo das Caldas que ja nao trabalha mais nisto.Tens umas a venda no Aves.pt de um individuo de leiria, que a partida sao boas.Eu ainda nao as vi e ele ficou de ca vir as caldas mostra-las, por isso não te posso disser se sao boas ou não, se quiseres fazer uma caseira, tens na net umas fotografias e como fazer, é uma questao de procurar.

Quanto ao ionizador poe mas é as aves na rua, o ionizador é pra ser usado dentro de casa onde se pretenda um hambiente com o minimo de bacterias possiveis,

Quanto a anlises clinicas o preçario da Bioteste em Setubal é de 35€ por analise a cada doença, não sei quanto custa a analise geral mas doi.

Quanto a doenças procura na internet, tens milhares de paginas a falar disso.
Nenhum criador vai te disser que doenças é que ja teve nas suas aves não achas?
Se soberes que o criador tal tem ou teve a doença x achas que alguem vai-lhe comprar aves?
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

domingo ago 03, 2008 2:42 pm

Sobre doenças, já respondi no tópico que mencionei.

Sobre criadeiras, já vi esse anúncio, mas diz algo assim que souberes. Talvez possa ser algo a considerar para quem faz criação. Perguntei sobre criadeiras porque, ao que parece, há criadores que não usam e queria saber o porquê das opções de cada criador.

Quanto ao ionizador, perguntei para saber quem usava e o porquê da decisão. Como disse, sou contra. Não posso pôr as aves na rua, pois não tenho condições para isso, mas é importante a circulação de ar onde elas se encontram.

Obrigado.
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

quarta ago 06, 2008 9:11 am

bom dia

em vez de abrir um novo topico vou aproveitar este topico de descçao para perguntar se posso misturar papagaio cinza africano com uma cacatua ou arara.
por favor respondam.
e acerca da idad posso dar banho ja com os 3meses?
obrigado
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta ago 20, 2008 7:14 pm

Caro forista VMPH

Peço desculpas pela demra de minha resposta.

Não aconselho a colocar uma escada de madeira pois o que será provável é a sua total destruição.
Poderá optar, talvez por uma estrutura em alumínio, que será mais fácil de lavar e não inferruja.

Infelizmente não tenho nenhuma fotografia das camaras colocadas mas assim que puder irei tirar uma foto para você ver. (É um sistema bastante rudimentar)

Me conte se já começou a fazer a sua criação e no caso de já ter iniciado, como está a correr.

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

sexta ago 22, 2008 3:54 pm

Boa tarde!

A pessoa que faz o ninho sugeriu o mesmo, ou seja, não pôr uma escada de madeira por poderem estragá-la, mas sim uma estrutura, neste caso, não de alumínio mas uma rede normal.

Ainda não comecei a fazer criação, porque houve um pequeno problema com o ninho e tive de o devolver. Entretanto tenho feito aqui experiências para ver como se adaptam a não ter a gaiola por perto, pois esta terá de ser devolvida ao vendedor. Até agora, têm adorado, mas tenciono fazer novas alterações, pondo mais rede nas paredes, assim que tiver o ninho, para que possam ir para lá mais facilmente.

Obrigado e bom fim-de-semana.
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

terça set 09, 2008 8:31 pm

Boa noite!

Já tenho o ninho, mas tenho uma dúvida. Poderá parecer ridícula, mas aqui vai: pretendo pô-lo na parede, como posso fazê-lo de forma segura? Pergunto porque o ninho ainda pesa bastante (10Kg) e há o perigo de cair se não for bem posto. Alguém tem o ninho posto desta forma? Se sim, como fez?

Obrigado.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta set 10, 2008 11:01 am

EStimados, tenho acompanhado este tópico e realmente é muito agradvel poder ver que existem criadores que não se importam de partilhar a sua sabedoria com os mais inexperientes e assim permitir que se cometam menos erros.
Eu gostaria de poder ter, com calma e com tempo criação de papagaios mas de uma forma bastante diferente de todas as que aqui se falaram, se calhar não é possivel mas de qualquer forma deixo aqui as minhas questões que acredito sejam respondidas por quem sabe da "poda".
TEnho um amazonas só e ainda nem sei o sexo pois ainda não fiz a sexagem, mas penso que seja macho pois eu sou quem lhe dá comida, atenção, colo, etc e ele gosta tanto de mim como da minha mulher que só lhe vai dando alguma atenção de vez em quando (traidor, e ainda por cima mete-se com a minha mulher).
O que eu gostava se fosse possivel, era de daqui a algum tempo, talvez próximo ano, adquirir o outro membro do casal, também jovem para criar à mão e habituar a estar sempre solto, e depois então, tendo-os soltos por casa, colocar um ninho no poleiro deles, poleiro que é um parque de diversões com
1,20 comprimento
1,70 altura
80 largura
Será possivel eles virem a criar nestas condições?
Será mais facil criar cinzentos?
Será que depois vou perder os mimos do meu papagaio por ter companhia da especie dele?


A criação é algo que me atrai bastante, já criei canários, piriquitos, mandarins, pardais de java, rolas diamante, rouxinois do japão, etc, mas papagaios nunca e como agora só tenho mesmo papagaio e uns rouxinois pelo seu canto porque já deixei de gostar de gaiolas, é muito melhor ter aves soltas. Os rouxinois claro estão na sua gaiola.
Se for possivel ter criação assim soltos muito bem senão pondero ter um outro papagaio mas se calhar e caso não seja possivel a criação em liberdade teria um cinzento. Sei que coloquei varias questões mas se for possivel irem comentando cada uma agradecia, cumprimentos a todos e obrigado pela atenção
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

quarta out 29, 2008 11:18 am

Bom dia!

Como disse noutros tópicos, peço imensa desculpa responder só agora, mas pouco ou nenhum tempo tenho tido para navegar.

Quanto ao assunto de criação, não sou nenhum especialista, pois nunca fiz. Gosto, como já escrevi, muito de papagaios e não foi com o intuito de fazer criação que os adquiri, mas se eles procriarem não há mal nenhum. Por não ser especialista, não posso falar sobre as condições de alojamento. Como já disse aqui, eu tenho-os à solta numa varanda, deixando-os por sua conta, a fazerem o que têm a fazer. De vez em quando, quando posso, vou lá, evitando ao máximo chateá-los. Ainda ponderei tê-los numa gaiola, mas não é, para mim, prioritário neste momento (fá-lo-ia mais no caso de, um dia, ir para um sítio onde eles não tenham as mesmas condições).

Quanto ao sexo, é mais que sabido que só mesmo por DNA. É só procurar no fórum e encontras inúmeros tópicos como, por exemplo, este. Tudo o resto são meras suposições e valem o que valem, ou seja, nada.

Sobre o papagaio que tens, em caso de arranjares um(a) parceiro(a), o mais provável será, sim, ele passar a ligar-te menos, ou até há a possibilidade de ele rejeitar a nova companhia. Quando são um casal, menos ligam aos donos (já sabia disso e, mesmo assim, comprei-os pois queria mesmo um casal, de modo a poderem fazer companhia um ao outro, até porque, apesar de estar gente em casa, não se sabe se um dia não estará e não há nada pior do que deixar um bicho sozinho em casa, entregue ao tédio, por mais brinquedos que possa ter).

Vou deixar uma pergunta no ar: quem tem cinzentos, como é o ninho? É um ninho em L? Qual a vantagem desse ninho quando comparado com um normal? Um casal de papagaios cinzentos não se dará bem com um ninho normal?

Obrigado.
csofialima
Mensagens: 1
Registado: quinta nov 06, 2008 12:28 pm

quinta nov 06, 2008 4:06 pm

Boa tarde!

Acabei de me registar como membro e li avidamente toda a informação aqui deixada por todos vocês.
Já procuro há algum tempo uma forma de ter um papagaio, sinceramente não tenciono pagar os 1000 ou 1500 euros que tenho visto pedirem, como tal pensei em comprar um ou dois ovos, mas ainda sem saber como fazer para os eclodir ou criar, pois a minha única experiência com aves resume-se a periquitos, mas agora sinto-me mais confiante.
Uma vez que todos os anuncios que tenho visto para a venda de ovos de papagaio me parecem uns charlatães, peço-vos a vossa ajuda na forma de encontrar um sitio credível para iniciar a minha criação de papagaios.
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta jan 09, 2009 5:11 pm

Caros foristas

Resolví repescar este tópico do forum pois trata-se de uma matéria, para mim, muito interessante.

Gostaria de saber do "feedback" se é que ele existe já.

Gostaria que outros criadores partilhassem tambem a sua experiencia neste tópico.

Fotos de novas proles, enfim, tudo o que tenha a haver com a criação de papagaios.

Tenho uma nova criação que é um espetáculo, tive dois borrachos e um deles nasceu com uma tonalidade avermelhada, caso difícil mas não muito raro mas que nunca me tinha acontecido.

Irei ficar com esse papagaio e o outro embora ainda esteja em criação à mão já está prometido.

Boa sorte
lmgcardoso
tang
Membro Veterano
Mensagens: 414
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

sábado jan 10, 2009 12:10 am

A vantagem do nimho em "L" é que assim não ha risco que os progenitores não cairem em cima dos ovos e assim parti-los.
Como costumam por os ovos ao fundo do "L"assim caso entrem no ninho a pressa caso se assustem não ha tanto risco
VMPH
Membro
Mensagens: 123
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

domingo jan 11, 2009 7:29 am

Bom dia!

Não tive criação nem sei se alguma vez terei, pois creio que o macho é muito inexperiente. Ela é, digamos, mais selvagem e tarada, ao passo que ele é mansinho. Isto leva-me a outra pergunta: dois papagaios que sejam criados à mão (não é o meu caso) conseguirão, mais tarde, fazer criação ou, para tal, é preciso que sejam selvagens?

E obrigado pela dica do ninho em L.
Responder

Voltar para “Aves”