Reprodução de Papagaio

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Biasoares
Registado: domingo fev 18, 2007 11:21 pm

segunda jan 12, 2009 12:23 am

Tenho um papagaio fêmea de 8 anos que está querendo acasalar. É possível a reprodução em cativeiro? Não tenho experiência. E tenho medo de colocá-la junto do macho (de um amigo) pois ele é muito bravo. Tem algum risco de ele machucá-la já que ele tem 48 anos? Sei que os papagaios são monogâmicos, ele pode não aceitar ela? Agradeço muito se alguém souber me responder e dar algumas dicas.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda jan 12, 2009 11:32 am

Eu não sou se calhar a pessoa certa pois não tenho qualquer experiência na criação de papagaios, mas sim noutras aves, de qualquer forma o que eu penso é que se o seu amigo está disposto a perder a ave que tem, pode fazer a experiência, ir juntando os dois a ver se se dão bem, depois caso tal aconteça, o papagaio do seu amigo terá de ficar consigo e com a femea para que criem, as aves não são como os caes que o macho está com a femea na época do cio e depois vai cada um para a sua casa, se os papagaios se derem bem e quiserem criar o paagaio do seu amigo terá de ficar com a sua femea para sempre pois como disse são monogâmicos e uma vez que se "casem", não os deverá separar com o risco de um deles morrer de tristeza.
Se mesmo assim estiverem disposto a tentar, o que deve fazer será juntar as aves num território alheio a ambos e ver a reação das aves, se se derem bem e começarem a namorar, é uma questão de os colocar na sua voadeira e colocar um ninho, o resto sabem como fazer.
Prepare o seu amigo para depois ficar com uma cria e deixar o macho juntamenbte com a femea.
Não sei é se um papagaio tão velho ainda terá capacidade de galar a femea, se calhar já é velho para criar.
O que penso ser o ideal, será adquirir um macho com mais ou menos a mesma idade da femea e juntá-los da mesma forma, com muita calma para que se vão conhecendo e depois então deixá-los sossegados na sua casa de forma a sentirem segurança para procriar. Aves mais jovens são sempre melhopres para criação que aves velhas.
Espero ter ajudado...
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

segunda jan 12, 2009 12:26 pm

Cara forista Biasoares

Estamos a falar de que raça de papagaios???

Juntar papagaios (médio e grande portes) só para acasalamento??? Não me parece que isso resulte.

Da data de juntar um casal até dar criação será um processo muito longo, pois não será do dia para a noite que eles se irão dar bem.

No entanto convém saber qual é raça para poder dar conselhos mais adequados pois embora pertençam todos à mesma espécie, cada raça tem as suas "manias"

A ideia do forista Joaejoca em fazer uma possível troca entre o macho e uma ou duas crias para o seu amigo, parece-me por enquanto a melhor solução, para já, para tentar juntar o casal. (assim ninguem sai a perder)

boa sorte
lmgcardoso
Biasoares

segunda jan 12, 2009 9:30 pm

Agradeço muito a ajuda de vocês e como eu já imaginava, realmente o melhor é não tentar. Uma opção é adquirir um macho da mesma idade e aos poucos tentar a aproximação. Não tenho objetivo comercial, a possibilidade surgiu apenas porque a fêmea tentou "chocar" uma bolinha de brinquedo. De qualquer forma, agradeço muito a ajuda.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda jan 12, 2009 10:17 pm

Vou aqui deixar uma opinião muito pessoal, no seu caso, procurava adquirir um macho da mesma espécie e tentar a criação, não por objectivos comerciais, mas por uma questão de deixar a natureza seguir o seu trajecto. E depois é sempre muito giro conseguir crias.
Não sei quais os contras de ter uma ave que quer se reproduzir e não pode por falta de parceiro, mas já que esse tema aqui surgiu gostaria que quem tem experiência pudesse deixar aqui a sua opinião.
lmgcardoso
Membro Veterano

terça jan 13, 2009 4:03 pm

Cara forista Biasoares

A idade do papagaio não tem muita importância.
O importante será serem dois animais adultos, agora se a femea tem 8 e o macho 50 ou vice-versa, isso tem pouca influência.

Será importante o macho ser do mesmo tamanho ou maior do que a femêa.

boa sorte
lmgcardoso
Biasoares

segunda jan 19, 2009 1:07 am

Pessoal, mais uma vez obrigada pela atenção de vocês. Esses nossos amiguinhos nos dão trabalho mas também nos retribuem imensamente com sua amizade e carinho, portanto, merecem nossa ateção e cuidado para tornar sua vidinha mais feliz.
fabinho10
Registado: sexta jan 30, 2009 4:49 pm

sexta jan 30, 2009 6:37 pm

eu estou tbm tentando fazer criação de papagaios.
Eu tenho 1 papagaio cinzento africano de 5 anos e estou a penssar comprar um papagaio do sexo oposto.
será que existe algum tutorial para me ajudar nesta tarefa?
gostava mt de ver o meu "cid" constituir familia.
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta jan 30, 2009 10:16 pm

Caro forista fabinho10

Dê uma vista de olhos neste tópico

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57370

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”