A Amélia vai ser esterilizada hoje...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta jul 03, 2003 9:24 am

Bom dia a todos,

Kathleen, ainda bem que a Amélia continua a melhorar, o que diz da PIF é também o que eu tenho lido, provavelmente nos mesmos locais onde você se informou, tenho também alguns livros e revistas (sou assinante de uma revista espanhola "El Mundo del Gato" e compro todos os meses a americana "Cat's Fancy" e a espanhola "Todo Gatos" esta chega a Portugal com um atraso de 6 meses, só não faço assinatura porque acho uma exploração quase duplicarem o preço por ser para Portugal, e, por vezes uma francesa de que não me lembro agora o nome), todas estas revistas têm publicado artigos muito interessantes sobre o assunto. Parece-me que a Portugal não chegam mais revistas, quanto a livros, se não tenho todos tenho quase todos os publicados em Portugal, acrescidos de mais alguns que o meu filho me trás dos EUA e tenho também a Enciclopédia da Royal Canin em inglês, mas esta última apesar de ser um livro muito bonito não adianta nada de novo no campo da saúde. Além destes ainda tenho mais alguns com histórias de gatos em português e inglês e de fotografias, como vê estou bem abastecida. Realmente a PIF do gato da minha amiga era líquida. Mas no seu caso estou convencida que não vai ser nada, foi por precaução que a sua Vet lhe mandou fazer a análise.

Quanto aos veterinários terem água para os animais beberem, não concordo de todo, parece-me quase impossível eles terem um funcionário constantemente a ver se um animal bebeu para mudar a água, além disso o recipiente não deve ser só lavado mas sim desinfectado, queridos amigos do forum, não liguem a essas "mordomias" e por favor ,"just in case", não deixem os vossos meninos as utilizarem.

Anabpt

Obrigada pelas suas palavras, realmente eu adoro os meus meninos e eles adoram-me, falo com eles e eles falam comigo e eu percebo tudo o que eles querem, a casa não é minha é deles. Tenho uma gata a Maggie que é extraordinária, quando se passa alguma coisa estranha com os filhos vem-me acordar e não descansa enquanto eu não for ver o que se passa e não é que ela tem sempre razão? A Rita, que tem quase 10 anos, passa a vida deitada em cima de mim, e se ela pesa!, peço-lhe festinhas e ela estende a mão e acaricia-me a face. O Karim, anda atrás de mim a murmurar e enquanto eu não lhe faço festas não pára, O Rickie Boy é um conversador nato, a Linda-Lu (uma tarada sexual) que só quer dormir dentro da cama, a Isa (Isadora) mal lhe pego liga o motor e agarra-se a mim enconstando a cabecinha no meu rosto. Enfim são todos uns amores. Os bebés, esses, são uma ternurinha.

Como sempre já estou a escrevewr demias, bye-bye

bjs

mai-mai
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quinta jul 03, 2003 9:34 am

bom dia kathleen

"Rise and shine" :) :)

Que bom, a Amélia não tem nada internamente :) , a febre já está normal; já come; já se chateia com a dona ;) ...Está-me a parecer que a pequenita está a voltar ao normal :) Vais ver que o resultado do teste da PIF vai ser negativo e tudo isto não vai passar de um mau bocado.

2º eu sei os gatos de raça não são tão resistentes como os rafeiritos e o que aconteceu à Amélia foram algumas complicações pós-operatórias..nada mais!

Deves andar muito nervosa e psicologicamente em baixo kathleen,por causa desta angústia toda. Vê se aproveitas o fim de semana para descansar e desanuviar. ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 03, 2003 10:00 am

Olá,

Mai-Mai, que interessante assina imensas revistas de gatos. Por acaso tenho procurado e nunca encontro revistas de gatos. Vi outro dia uma francesa mais nada. Não há portuguesas pois não?
Eu estou á espera que a Royal cannin começe a ter a enciclopédia para a ter.

Eu do que tenho lido também acho que a Amélia não deve ter PIF, mas como devem imaginar não sossego totalmente enquanto não chegar o resultado.

Fiquei mais uma vez deliciada com a descrição dos seus atos. Os persas são mesmo uns docinhos, a Amélia tambem é assim uma gatinha adorável, acho que por isso sou tão apegada a ela.

No vet há as taças para a água e penso que eles as desinfetam porque as levam sempre para dentro depois de algum animal beber, mas normalmente os cães é que têm muita sede e bebem. Nunca dei á Amélia água de lá.

Sregina, é bem verdade que os gatos de raça não são tão resistentes, todas as pessoas que conheço com rafeiros poucas coisas eles têm, criaram muito mais defesas, os de raça muitas vezes são florzinhas de estufa...

Amanhã por aqui é feriado e eu vou tentar acalmar mais e descansar um pouco.

Beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 10:15 am

Olá Katheleen

Não existem revistas de gatos em português. O nosso País parece só gostar de cães pois de cães há umas 2 ou 3 que trazem, às vezes, uns artigos sobre gatos, normalmente a cargo de uma marca de ração qualquer. A enciclopédia da Royal Canin já existe há bastante tempo, já a tenho há um ano, foi carota, é bonita, mas mais nada além de ser pesaadaaa... :o

As revistas, aqui em Lisboa, não estão em qualquer quiosque, não, estão geralmente nos grandes hipermercados, como o Jumbo ou Carrefour (Continente parece-me que não) numas lojas que só têm de revistas de todo o mundo. Tenho que me deslocar de propósito para as adquirir. O El Mundo do Gato não está à venda em Lisboa.

A Amélia continua melhor?

Beijinhos

Mai-mai
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 03, 2003 10:27 am

Olá,

Pois eu aqui em Coimbra só encontro a francesa. Ainda não vi na Loja que só tem revistas, tenho de procurar lá.

A Amélia continua bem, quando sai de casa de manhã estava super bem disposta.

Beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 11:01 am

Pois, calculo que em Coimbra seja mais difícil, se quiser eu forneço-lhe o contacto da El Mundo del Gato para fazer assinatura. A Royal Canin não deve ter a Enciclopédia à venda ao público, eu como sou criadora encomendei-a directamente ainda veio em escudos cerca de 13.000$00. Mas tive uma desilusão. Daqui a bocado lá vou eu a correr dar biberão à minha Mariazinha que só come biberão com ração moída desfeita dentro, já anda a passear junto da ração deve estar para breve (este nome é definitivo), os outros também bebem uma gotinha...O Zé Preto, que é lindo, lindo, é um guloso, agarra o biberão com as duas mãos e procura a tetina com uma sofreguidão! Mas esse já come ração e mama na mãe (que por acaso não é a mãe dele, mas sim a avó que o adoptou quando a mãe resolveu entrar em cio e não lhes ligar), o A Kuai Tchai (diabo preto em chinês) já está com 950 grs é outro comilão, também já come ração, mama e biberão, claro, também é preto, o Eddie (bi-color preto como o pai) vai à ração, à mama e ao biberão e o Manelinho(bi-color vermelho, lindo) biberão e mama, ração ainda não vi, mas deve estar para breve.

Tenho esperança que para a semana eles já comam par eu poder descansar um pouco. A Mariazinha é filha da Linda-Lu e do Rickie e irmã do Zé Preto, nasceu muito, muito pequenina, só tinha peles, e como a mãe deixou de lher dar de comer teve que ir para o biberão, bem como o irmão, até a Maggie dar à luz daí a 11 dias, ele adaptou-se à mama, ela não. Tirei férias nessa altura para poder assisti-los. Como vê não é tarefa fácil criar gatinhos. Então os partos? Elas normalmente resolvem ter os filhos depois da meia-noite, os partos, geralmente, são difícieis, têm que ser ajudados, ou antes temos de fazer quase tudo..., elas têm dores enormes e por vezes mordem-nos quando estamos a tirar os bebés, mesmo a deitar sangue não os podemos largar pois a sobrevivência deles depende de nós. No parto da Linda-Lu, o primeiro, ela não estva com dilatação suficiente para o 1º gatinho nascer, O Zé Preto, que era enorme, uma amiga minha que me ajuda nestas andanças, teve de lhe abrir a vagina com a mão enquanto eu a segurava, eu palerma, para a acalmar e debrucei-me e dei-lhe um beijo na cabeça, ela com a dor agarrou-se ao meu lábio, parecia que me estava a fazer um piercing com os dentes, gritei com a dor e levantei a cabeça trazendo a gata pendurada no meu lábio, não queira saber, eu a escorrer sangue mas sem a largar para a minha amiga poder ajudar o gatinho a nascer, o que conseguimos e com vida. Face ao exposto ainda gostaria de ter gatinhos? Isto quando não acontece o pior e temos de ir às 4 da manhã para o vet para fazer cesariana, que como é de urência e fora de horas é muito mais cara!

Beijokas

Mai-Mai
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 11:13 am

Olá

Acho que devia abrir um tópico sobre criação de persas. É importante para que as pessoas estejam conscientes da dificuldade que é. Por vezes quem tem uma gata quer fazer criação e não tem noção das dificuldades que podem surgir. Acho que muitas das pessoas ao lerem tudo isto pensam duas vezes.
Eu por acaso já sabia que o parto dos persas era bem complicado devido muitas das vezes à cabeça grande que possuem.
E quem quer que a gata que tem tenha uma ninhada deve estar alertada para estas coisas para se precaver, pois sei que as gatas podem mesmo morrer.

Se puder dê-me o contacto dessa revista, é boa? Vale a pena a assinatura?

A Enciclopédia da Royal Cannin, segundo me explicou o sr da loja onde compro, eles estão a traduzir para português e vão começar a oferecer (não sei se totalmente gratis ou com um acrescimo) na compra das rações os volumes. Acho que é isso que já fazem com a dos cães. Mas posso saber melhor quando la for.

Vou agora á vet para lhe levar a Eco da Amélia.

beijokas
Kathleen
kikka
Membro Júnior
Registado: sábado jun 28, 2003 10:56 pm

quinta jul 03, 2003 11:19 am

Bom, acabei de chegar a este site, e eu , que tinha a mania q n gostava de gatos, tenho de confessar que fiquei apaixonada pela história da amélia, do eco, do léo... Li tudinho! ;)

Bom, mas achei a ultima mensagem muito estranha.. Então os partos das gatas não s~´ao muito fáceis?? Sempre ouvi dizer q elas praticamente não tinham dores, que era sempre muito fácil!

Bom, miminhos de melhors à Amelia-mimalha, e muitos miaus de felicidades a todos os gatinhos do forum

Beijinhos

:o Kika :o
mai-mai
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 11:30 am

Kika,

Estou-me a referir aos partos das gatas persas, são quase sempre terríveis. Os bebés têm grandes cabeças é por isso

bjs

mai-mai
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta jul 03, 2003 11:44 am

Parabéns Amélia, temos gatinha!!
Kathleen, força e aproveita para descansar.
Quando é que vêm as férias?
Beijinhos e miminhos,
V.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 03, 2003 1:52 pm

Muitas Felicidades para a AMÉLIA e para a KATHLEEN !!!

:) Leonilde :)
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 1:58 pm

Boa Trade,

Kikka, antes de mais muito bem vinda ao forum. Não percebi bem tem algum gato ou não?
Eu até ter a Amélia também não gostava de gatos, com ela aprendi a amar estes felpudinhos...

Vcruz, férias só em Agosto ainda falta algum tempo, mas com a Amélia recuperada eu já me vou começar a senti melhor.

Mai-mai, vai aceitar a minha ideia de tentar sensibilizar as pessoas?

Fui falar com a Vet da Amélia, ela viu as imagens da ecografia e o relatório do outro médico. Resolveu mandar fazer uma análise com o sangue que foi para Espanha que detecta uns valores do figado. Não me perguntem o nome. Ela diz que a alteração ligeira que se vê que deve ser da medicação, mas já que o sangue está lá aproveita-se e faz-se a análise.

A Amélia continua bem disposta e a comer bem e sem febre, tinha 38,34º à hora de almoço.

beijokas
Kathleen
mai-mai
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 2:36 pm

Kathleen

Ainda bem que a Amélia continua sem febre e esperta. Concordo plenamente com a sua vet em dizer que deve ser da medicação e em aproveitar o sangue já tirado para fazer uma análise, assim fica com o diagnótico completo. Vai estar tudo bem, de certeza.

A sua sugestão é muito interessante, mas... falta-me engenho e arte, é um tópico difícil e não sei por onde começar, o melhor é ficar sempre à disposição para qualquer informação que eu possa e saiba dar. Muitas pessoas ao adquirirem uma gata começam a pensar em a cruzar (às vezes até para recuperar o dinheiro investido) sem pensarem nas consequências para a saúde da gata e também para a finalidade de uma reprodução consciente e de qualidade. Por exemplo, no meu caso a Rita teve duas gravidezes em que os bebés morreram, por inexperiência minha (e culpa da vet, que achava que as gatas faziam tudo sózinhas), teve uma cesariana que por culpa da vet foi realçizada já muito tarde não se tendo salvo os bebés. 2 anos depois teve outra gravidez, só um bebé e por inexperiência minha a ajudar a nascer e a fazer a recuperação morreu. Não voltou a ter mais, depois teve um problema canceroso e foi operada, hoje, graças a Deus está viva e sã e eu já me sinto muito feliz por isso. Quando tive a Maggie a parir pedi a uma grande amiga minha que me ajudasse e dessa vez tudo correu bem, após uma noite inteira de volta dela, sem dormir, de muito limpar e abanar os gatinhos, todos sobreviveram. 2ª gravidez da Maggie. Começou tudo depois da meia-noite, muitas contrações, dores e nada. Telefonámos ao médico, demos uma injecção, nada, e lá fomos às 5 da manhã de charanga para a cliníca. felizmente, apoiada pela minha amiga, actuámos a tempo, embora tenhamos perdido um que estava atravessado, salvou-se o resto da ninhada, 5 lindos gatinhos, um dos quais o meu Rickie Boy. E lá se gastaram 80 contos na cesariana fora o resto que veio depois,mas valeu a pena! Depois tem sido do mesmo modo, sinal de parto, a minha amiga a deslocar-se para minha casa de madrugada, alguns a nescer de pés, já com o saco roto, a beberem liquído, abana, ressuscita, às vezes sem resultado, o sofrimento é terrível. No dia seguinte estamos de rastos, Depois ajudo as mães a criá-los, no caso da Maggie ela depõe a responsabilidade nas minhas mãos, confia inteiramente em mim e quando tem dúvida de que eles não estão bem, não descansa enquanto eu não trato do assunto e resolvo o problema que ela detectou, e... tem sempre razão!!!! É assim, durante um mês e meio não durmo uma noite inteira descansada, e no dia seguinte tenho de ir trabalhar. A Linda-Lu fez o mesmo, pariu-os, deu-lhes um pouco de mama e ala, ia ao pé deles mas não sabia por-se a geito, por muito que eu ajudasse, para lhes dar a mama, não tive outro remédio senão dar-lhes biberão e aí ela viu que eles estavam entregues e ala que lá vai, por vezes ainda os vai lamber e acarinhar, mas mais nada. Espero que quando tiver outra ninhada já seja mais experiente e assuma a maternidade como natural e não como uma coisa muito estranha que lhe aconteceu. Mas o milagre da vida é sempre bonito, quer nos humanos quer nos animais. O pior é quando eles saiem de casa, choro e fico sempre triste, telefono vezes sem conta para os novos donos e, felizmente, todos eles estão bem entregues e são os reis das casas para onde foram, continuo a ter sempre notícias deles e estou sempre ao dispor para todas as informações necessárias, alguns deles até ficaram com meu vet. Assim fico descansada. Tudo isto envolve muito amor, trabalho e despesa. Tento sempre dissuadir as pessoas de fazerem criação senão estiverem dispostas a assumir todas estas responsabilidades.
Como sempre escrevo demais.

Bjs

Mai-Mai :roll: ;)
kikka
Membro Júnior
Registado: sábado jun 28, 2003 10:56 pm

quinta jul 03, 2003 2:38 pm

olá Katleen
N, n tenho gatos (por enquanto)
Estou a estudar (em coimbra tb) e n tenho mto espaço para ter bichinhos agora!
Fico mto contente por saber q a amélia já esta quase pronta para diabruras!
Espero q ela rapidamente deixe de lhe pregar sustos, e passem um verão sossegadinho e cheio d mimos. Vai ver, ela ainda se habitua andar de barriguita rapada e n quer outra coisa ;)
Tem é de parar de lhe tirar a temperatura.. concordo com a forista q disse... a pequenina até ja deve estar doridita... :oops: Qq dia vê a dona e foge a sete pés... :D

Bom, mai-mai.. desculpe a ignorancia... os bebés-gatinhos são como os bebés.humanos... Quando são cabeçudos é um problema!!
Mas olhe, q se não fosse o drama da situação até seria para rir.. vc cheia de boas intenções e a gata pendurada no seu lábio... Mas pronto, já passou e agora tem uma bela cresce aí em casa :o

Bom, beijinhos para todos os miaus ...
e para os doninhos...

:o Kika :oops:
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 2:44 pm

Olá

O que eu propunha nem era que ensinasse a fazer criação, longe disso. Era que por exemplo fosse contando como adquiriu o seu primeiro gatinho, como resolveu começar a fazer criação e fosse contando essas histórias das ninhadas.

Eu também pensei inicialmente em deixar a Amélia ter uma ninhada, inclusivé tinha um namorado lindissimo para ela. Mas, depois de algumas conversas com pessoas que já tiveram e têm persas comecei a pensar que era bem complicado e que eu não era criadora portanto era melhor estar quietinha e deixar isso nas mãos de quem sabe.
Mas sei de casos de gatas que morreram porque os donos não sabiam dos perigos.

As histórias e os cuidados que tem com os seus gatos são fabulosas e acho que mereciam um tópico onde as pessoas pudessem aprender mais.
Pode ser a história dos seus gatinhos...

Eu também achei que a vet da Amélia fez bem em mandar fazer mais essa análise, até porque o sangue já está tirado portanto...

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”