Ajuda para o meu gatinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

worldsea
Registado: segunda jan 12, 2009 8:44 am

segunda jan 12, 2009 10:05 am

Bons dias a todos, adquiri hà cerca de um mês um gatinho persa, o Simba, a minha dificuldade está que o Simba quando faz as necessidades, não se limpa e assim eu não o posso deixar andar a conviver connosco, coisa que n me agrada, pois gosto muito de o ver bem disposto a brincar pela casa. A minha a questão é saber o que devo fazer para que ele não se sinta à margem do convívio da casa, mas ao mesmo tempo que saiba que o "estar de castigo" é somente por uma questão de limpeza. Não pensem que n gosto dele, muito pelo contrário, pq quando chega o fim de semana, tenho de lhe dar banho, para poder andar a correr pela casa toda. É que ele já está a ficar submisso e isso é coisa que eu não quero.

Obrigado desde já por toda a ajuda que possa vir.
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

segunda jan 12, 2009 10:15 am

Ele não se limpa como???
não faz as necessidades no areão???
não cobre???

Não te entendi muito bem - tenta explicar melhor!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda jan 12, 2009 10:25 am

Olá!

Não deu para perceber muito bem...

Não se limpa como?

E qual é o problema de estar a ficar submisso? Não quer um gato mansinho...?!

Se puder explique melhor... e que idade tem o gatinho?

Abraço
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 12, 2009 11:44 am

Cá para mim o gato está com diarreia e fica com os pêlos sujos do cocó :roll: Nenhum gato que faça cocó normal fica com os pêlos sujos :?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

segunda jan 12, 2009 11:58 am

estraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanho... lol
isamiau
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 11:59 am

estraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanho... lol
worldsea

segunda jan 12, 2009 12:01 pm

Faz as necessidades e depois senta-se em cima, ou seja, vem com as feses todas coladas ao pelo
isamiau
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 12:04 pm

worldsea Escreveu:Faz as necessidades e depois senta-se em cima, ou seja, vem com as feses todas coladas ao pelo
Sendo os gatos, por norma, animais muito assiados isso não é muito normal! O que usa na "casa-de-banho (liteira)" deles? ele tapa as necessidades que faz?
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda jan 12, 2009 1:13 pm

texuga Escreveu:Nenhum gato que faça cocó normal fica com os pêlos sujos :?
Isto pode ser verdade para um gato de pêlo curto. Mas neste caso em particular:
worldsea Escreveu:Bons dias a todos, adquiri hà cerca de um mês um gatinho persa (...)
Uma das minhas gatas, que é uma puríssima street cat, tem o pêlo semi-longo - logo já comprido mas não tanto como num persa - e já aconteceu por mais que uma vez ficar com "rolhotos" agarrados ao pêlo... e não, não eram fezes mais líquidas ou diarreia :wink:!
worldsea Escreveu:Faz as necessidades e depois senta-se em cima, ou seja, vem com as feses todas coladas ao pelo
Com isto concluo que não será a mesma situação que já verifiquei ocasionalmente com a minha gata.
Por ser um persa e ter o pêlo comprido, é natural que as fezes fiquem agarradas a este ao sentar-se por cima delas. O que não acho normal é precisamente ele sentar-se por cima delas após as fazer e sobretudo porque os gatos são, regra geral, animais muito asseados como a isamiau já referiu. Penso que isso poderá ser uma questão comportamental e será eventualmente necessário educá-lo para que ele não continue a fazer isso. Se assim for poderá significar que alguma coisa está mal e/ou que não agrada ao gatinho.

Nota algum desconforto da parte dele em usar a liteira? Qual o tipo de absorvente que usa?
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 12, 2009 1:19 pm

jcmac Escreveu:
texuga Escreveu:Nenhum gato que faça cocó normal fica com os pêlos sujos :?
Isto pode ser verdade para um gato de pêlo curto. Mas neste caso em particular:
worldsea Escreveu:Bons dias a todos, adquiri hà cerca de um mês um gatinho persa (...)
Uma das minhas gatas, que é uma puríssima street cat, tem o pêlo semi-longo - logo já comprido mas não tanto como num persa - e já aconteceu por mais que uma vez ficar com "rolhotos" agarrados ao pêlo... e não, não eram fezes mais líquidas ou diarreia :wink:!
Com isto concluo que não será a mesma situação que já verifiquei ocasionalmente com a minha gata.
Por ser um persa e ter o pêlo comprido, é natural que as fezes fiquem agarradas a este ao sentar-se por cima delas. O que não acho normal é precisamente ele sentar-se por cima delas após as fazer e sobretudo porque os gatos são, regra geral, animais muito asseados como a isamiau já referiu. Penso que isso poderá ser uma questão comportamental e será eventualmente necessário educá-lo para que ele não continue a fazer isso. Se assim for poderá significar que alguma coisa está mal ou que não agrada ao gatinho.

Nota algum desconforto da parte dele em usar a liteira? Qual o tipo de absorvente que usa?
Eu tenho 6 "street cat", sendo uma de pêlo semi longo, e também sei do que falo. Quando alguma coisa vem agarrada ao pêlo, eles próprios lavam-se porque se sentem desconfortáveis, e não é sempre que isso acontece. Portanto se neste caso, e eu também li que era um persa, isso acontece SEMPRE, algo de errado se passa... Pode também ser parasitas, e o gato não se sentar em cima das fezes, mas arrastar o rabinho pelo chão com comichão, por exemplo...
São tudo suposições... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
worldsea

segunda jan 12, 2009 1:24 pm

Estou a utilizar uma liteira coberta, a qual ele adorou eo absovente é areão para gatos, e coloquei desodorizante para a areia
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

segunda jan 12, 2009 1:30 pm

olha world isso vindo dum gato não é nada normal!!!
talvez seja bom aparares um pouco o pelo na zona, ou pedires a alguém experiente para o fazer, para não correres o risco de ferir o gato
expõe a situação ao teu vet pra ver o que te diz
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda jan 12, 2009 1:33 pm

texuga Escreveu:Eu tenho 6 "street cat", sendo uma de pêlo semi longo, e também sei do que falo. Quando alguma coisa vem agarrada ao pêlo, eles próprios lavam-se porque se sentem desconfortáveis, e não é sempre que isso acontece. Portanto se neste caso, e eu também li que era um persa, isso acontece SEMPRE, algo de errado se passa... Pode também ser parasitas, e o gato não se sentar em cima das fezes, mas arrastar o rabinho pelo chão com comichão, por exemplo...
São tudo suposições... :roll:
Exactamente, no caso da minha gata isso já aconteceu algumas vezes ao longo do tempo, mas não é sempre e até é raro. Nessas alturas obviamente ela sente-se desconfortável, mas não consegue lavar-se convenientemente e tenho de ser eu a retirar o dito e a lavar-lhe o rabinho :oops:!
Realmente podemos supor muita coisa, mas que é estranho é e de facto algo está mal :roll:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

segunda jan 12, 2009 2:07 pm

Pode ter o rabinho inflamado ou então está a manifestar um outro tipo de desconforto. Os gatos são muito limpos e não fazem isso. Eu ía ao vet e não esperava muito tempo para o levar. Entretanto limpo-o com dodots para não lhe sujar a casa sempre que sai do caixote...
As melhoras!
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 12, 2009 9:03 pm

worldsea Escreveu:Bons dias a todos, adquiri hà cerca de um mês um gatinho persa, o Simba, a minha dificuldade está que o Simba quando faz as necessidades, não se limpa e assim eu não o posso deixar andar a conviver connosco, coisa que n me agrada, pois gosto muito de o ver bem disposto a brincar pela casa. A minha a questão é saber o que devo fazer para que ele não se sinta à margem do convívio da casa, mas ao mesmo tempo que saiba que o "estar de castigo" é somente por uma questão de limpeza. Não pensem que n gosto dele, muito pelo contrário, pq quando chega o fim de semana, tenho de lhe dar banho, para poder andar a correr pela casa toda. É que ele já está a ficar submisso e isso é coisa que eu não quero.

Obrigado desde já por toda a ajuda que possa vir.
Porque não coloca a questão à criadora que lho vendeu?
Quiçá o gatinho não tenha tido a oportunidade de aprender com a mãe?! :wink:

É que há casos de criação, seja em felinos ou canídeos, em que por vezes as "progenitoras, por razões de saúde (cirurgias, morte, falta de leite, etc...) ou por inadaptação, têm que ser separadas dos filhos e os próprios criadores criam-nos a biberão. :wink: Quiçá possa ser o que aconteceu (ter-lhe faltado os ensinamentos...?)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”