Boa tarde,
Após prometer a mim próprio que só iría receber um cachorro com mais de 2 meses e apontar para fins de Março (dias maiores e mais quentes), o pragmatismo da vida pregou-me mais uma partida.
Como andava a pensar comprar um Leão da Rodésia, soube de uma ninhada cruzada de 2 raças puras que pode resultar muitooooo bem como cão de guarda: Leão da Rodésia Macho e Pastor Belga Malinois.
O problema é que ía somente ver o cachorro para escolher e fui "encostado à parede" pelo facto de estarem já a sair cães. Ainda tentei que o dono os aguentasse mais umas semanas, mas não queria.
Então, sem preparação, nem pensar no assunto, aí está ele em casa.
Custa-me imenso separar um animal tão jovem dos irmãos e da mãe, mas era pegar ou largar e se não fosse para mim, iría para outra pessoa.
O dono da ninhada já lhes estava a dar uma mistura de arroz cozido com leite. Foi o que fiz nas primeiras refeições.
Hoje de madrugada, abri uma lata da friskies húmido para cães a partir das 6 semanas e aderiu entusiasticamente, após o jejum da noite.
Alguém pode dar uns conselhos sobre cachorros tão pequenos afastados da mãe, nomeadamente alimentação?
Obrigado.
Alimentação de cachorro com um mês.
Moderador: mcerqueira
Boas
Se ele ainda nao é autonomo o suficiente para comer raçao seca, que é o mais aconselhavel, pode-lhe sempre dar leite de substituiçao, que é um leite proprio para caes, já que eles sao intolerantes ao nosso leite (provoca-lhs gastrites e diarreias muito chatas). Penso que com essa idade ele já poderá comer raçao amolecida em água, pois o meu boxer com 4 semanas já comia raçao seca humedecida.
Se está habituado a comer arroz, é capaz de o cachorro ser teimoso e nao comer raçao à espera do arroz.
Mas o que certamente devera fazer é aconselhar-se como seu veterinario.
Espero ter ajudado.
Se ele ainda nao é autonomo o suficiente para comer raçao seca, que é o mais aconselhavel, pode-lhe sempre dar leite de substituiçao, que é um leite proprio para caes, já que eles sao intolerantes ao nosso leite (provoca-lhs gastrites e diarreias muito chatas). Penso que com essa idade ele já poderá comer raçao amolecida em água, pois o meu boxer com 4 semanas já comia raçao seca humedecida.
Se está habituado a comer arroz, é capaz de o cachorro ser teimoso e nao comer raçao à espera do arroz.
Mas o que certamente devera fazer é aconselhar-se como seu veterinario.
Espero ter ajudado.
-
windman
- Membro
- Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina
Fui mesmo apanhado de surpresa nesta situação do cão ser tão novo.
Claro que recebendo o cachorro sábado à noite, só pude recorrer às prateleiras dos supermercados.
Onde posso comprar esse leite de substituição é que acho que não há nos Hiper.
Quarta-feira vamos ao VET.
Claro que recebendo o cachorro sábado à noite, só pude recorrer às prateleiras dos supermercados.
Onde posso comprar esse leite de substituição é que acho que não há nos Hiper.
Quarta-feira vamos ao VET.
-
Carpeju
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
olá windman,
bem, acompanhei seu drama e aconselho o óbvio, leve-o ao veterinário ou chame`a domicílio, para avaliação do cão e em breve a primeira dose de vermífugo.
aproveite e aconselhe-se.
até...
bem, acompanhei seu drama e aconselho o óbvio, leve-o ao veterinário ou chame`a domicílio, para avaliação do cão e em breve a primeira dose de vermífugo.
aproveite e aconselhe-se.
até...
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Não vale a pena dar leite de substituição se eles já estão a comer.
Compre ração seca para cachorro, de preferência não friskies ou similares, mas tipo purina one que há nos supermercados, é a menos má dos super's, e misture com um terço de água morna para amolecer o granulado, pois os dentinhos são ainda pequeninos. Não dê latas, isso só provoca problemas gastro-intestinais e engorda estupidamente.
Se quiser dar latas, passe num vet qualquer, ou numa pet shop, e compre latas da Hill's próprias para cachorros.
Boa sorte, e se puder ir ao vet antes de 4ª feira, melhor
Compre ração seca para cachorro, de preferência não friskies ou similares, mas tipo purina one que há nos supermercados, é a menos má dos super's, e misture com um terço de água morna para amolecer o granulado, pois os dentinhos são ainda pequeninos. Não dê latas, isso só provoca problemas gastro-intestinais e engorda estupidamente.
Se quiser dar latas, passe num vet qualquer, ou numa pet shop, e compre latas da Hill's próprias para cachorros.
Boa sorte, e se puder ir ao vet antes de 4ª feira, melhor
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
pelosanimais
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm
tem fotos para ver o pequeno