O WC das minhas gatinhas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SusanaValfreixo
Membro
Registado: segunda jun 30, 2003 12:03 pm

quinta jul 03, 2003 2:47 pm

Ora bem...

Como é que eu hei-de explicar o que pretendo exactamente....

È assim.. tenho duas gatitas como algumas pessoas aqui já sabem... e tenho 1 wc para as duas que é limpo e a areia mudada todos os dias.
Ora aocntece que mesmo sendo mudado todos os dias, tem um cheiro muito forte e as minhas meninas quando la vao depois veem a cheirar mal de la.
è daquelas caixas grandes, fechadas com uma portinha.
Já comprei inclusive um spray desodorizante para pôr mas só funciona durante 1 ou 2 horas.
Alguem tem este problema tambem?

Sera que vou ter de começar a mudar-lhes a areia 2 vezes por dia?

Susana
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 03, 2003 3:56 pm

Olá,

Julgo que o problema deve estar na areia que usa.
Eu aconselho vivamente a que uso para a Amélia, é uma areia com cheirinho a talco e é aglomerante. Não se suja, tudo o que ela faz fica num bloquinho, é só passar a pá, tira-se e deita-se fora e não deita cheiro nenhum. Para a Amélia casa saco dá-me para um mês e uma semana, um mês e meio.. . Claro que chega a um ponto que fica suja e tem de se mudar toda.
Não é muito barata, mas é óptima.

Beijokas
Kathleen
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 03, 2003 3:56 pm

Olá,

Julgo que o problema deve estar na areia que usa.
Eu aconselho vivamente a que uso para a Amélia, é uma areia com cheirinho a talco e é aglomerante. Não se suja, tudo o que ela faz fica num bloquinho, é só passar a pá, tira-se e deita-se fora e não deita cheiro nenhum. Para a Amélia casa saco dá-me para um mês e uma semana, um mês e meio.. . Claro que chega a um ponto que fica suja e tem de se mudar toda.
Não é muito barata, mas é óptima.

Beijokas
Kathleen
SusanaValfreixo
Membro

quinta jul 03, 2003 4:05 pm

Kathleen:

Obrigada... mas qual é a areia que usas?
Vou experimentar e depois logo digo alguma coisa.

Susana
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 4:16 pm

Olá

Neste momento não sou capaz de te dizer o nome, até porque o saco que tinha em casa acabou e não tenho mais.
Mas há várias marcas com essa areia. Não compre uma que vem nuns bidons tipo garrafão de água porque não presta. A marca que uso vem em saco plástico, com cores laranja e tem um gato. Há uma outra que já comprei noutra loja, que vem numa caixa de cartão azul se não estou em erro e é muito boa também.
Vai a uma loja de animais e pede areia aglomerante com cheiro de talco. É uma areia fininha, parece quase areia de praia.
Custa certa de 10€ a embalagem, e agora não te sei bem dizer quantos kilos tem.
Desculpa a imprecisão, mas como pus há puco tempo ainda não comprei mais e não me lembro da marca.

beijokas
kathleen
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quinta jul 03, 2003 5:21 pm

Olá

Deus me livre...mudar a areia toda,todos os dias??? :o ;) acho que o obrigava a ir à sanita(estou a brincar)

Para agora não me posso queixar muito do cheiro,também ainda não está muito calor, o que de certeza potencia os cheiros.

Eu uso daquele litter tipo "pedrinhas de cimento", com cheirinho.Tenho é o cuidado de retirar os resíduos sólidos com uma pá,sempre que os vejo, e também a parte que já está húmida. Mudo a totalidade da areia 1x semana e lavo o caixote com um nikito daquele liquido lava-tudo que cheira muito bem.

Não sei, mas..o facto de ser desses caixotes fechados, não será pior? "abafa" muito e chaeira mais,não?
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

quinta jul 03, 2003 6:54 pm

É o problema dos WCs fechados, o da minha Rita + Xana, é assim também, têm-se a vantagem de não espalharem o areão, mas o cheiro fica concentrado lá dentro.
Opções?
Areão com cheirinho a alfazema ou talco, é mais caro, mas não se pode abdicar de tirar os respectivos detritos diáriamente, e lavar a tampa mais vezes e mudar o filtro mensalmente se fôr o caso desse WC, o da minha gata têm filtro
Pode também comprar duas qualidades e depois junta meio por meio de cada. (é como eu faço).
Ou ainda areão normal + desodorizante em Pó da Friskies.
Existe um novo areão, sintético. parecem bolinhas de plástico, é feito do mesmo material que as fraldas dos bébés, é muito absorvente e não cria cheiro, será?
Eu nunca usei, pois é caro, existe à venda nos Hipers Saco de Plástico Azul de(1Kg) = 1 gato / mês.

Conheço uma pessoa que usava e dizia maravilhas, deixou de usar temporáriamente, porque o gato é bébé e achava graça a tantas bolinhas brancas que espalhva tudo para brincar. :D :D

O cheiro que fica no gatito, com uma toalhita humida passar no pêlo e o cheiro vai-se.

P.S - para persas, sabiam que se depois de escovarem os vossos gatos, se esfregarem ligeiramente o pêlo todo com um lenço de sêda o pêlo fica mais brilhante?

Mena
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 03, 2003 8:48 pm

Olá

O Wc da Amélia é desses fechados com filtro e com a areia que eu uso não deita cheiro nenhum.

MFR, obrigado pela dica do lenço, tenho de exprimentar.

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jul 04, 2003 9:22 am

sregina Escreveu: acho que o obrigava a ir à sanita(estou a brincar)
Isso faz-me lembrar a história do gato (Jinxy) do filme Um Sogro do Pior! Só que ele não sabia puxar o autoclismo... :lol:
Agora a sério: uma tia minha ensinou o gato a fazer as necessidades na sanita... Não me perguntem como, mas foi uma amiga dela, cujos gatos estavam treinados nesse sentido, que a ensinou...
Kathleen Escreveu: é uma areia com cheirinho a talco e é aglomerante. Não se suja, tudo o que ela faz fica num bloquinho, é só passar a pá, tira-se e deita-se fora e não deita cheiro nenhum.
Foi a primeira que a Anaïs usou! É uma areia fininha aglomerante que, de facto, tem um cheiro suave muito agradável. A marca que eu comprava era My Super Cat - Compact e vinha numa caixa de cartão com tampa de plástico. É boa, mas deitava um pouquinho de pó e a Anaïs espirrava e ficava com as patinhas um pouco sujas...
MFR Escreveu: Existe um novo areão, sintético. Parecem bolinhas de plástico, é feito do mesmo material que as fraldas dos bébés, é muito absorvente e não cria cheiro, será? Eu nunca usei, pois é caro, existe à venda nos Hipers Saco de Plástico Azul de(1Kg) = 1 gato / mês.

Eu uso desse exactamente! É um litter feito de gel de silica que é absorvente de humidade e cheiros. Nunca repararam naqueles saquinhos bem pequeninos que costumam vir dentro das malas ou casacos que compramos e que têm escrito no exterior "silica gel / do not swallow / keep away from children"? Se abrirem um, verão que é a mesma coisa. O gel de silica é inodoro, incolor (quando aglomerado fica branco) e não faz pó. Absorve toda a humidade, o que significa que a urina fica inteiramente contida no interior dos grãozinhos (estes ficam amarelos) e que as fezes ficam sequinhas e não deitam cheiro! Só têm de ser recolhidos os dejectos sólidos com uma pá. Cada saco contém 4 kilos e dura 1 mês se usado por apenas 1 gato. Se forem 2 gatos, dura 15 dias - o meu caso. Agora há uma questão a ter em conta: algumas marcas têm o litter em forma de bolinha e outros em forma de gravilha. Os primeiros são um convite à bricadeira, pois saltam imenso e os gatos andam numa correria louca atrás daquilo por toda a casa! :evil: Os segundos não rolam e, por isso mesmo, não dispertam tanto interesse. ;)
Aconselho vivamente esta qualidade de litter! Conheço 5 marcas diferentes (sei que há mais):
1- Hyacinhth - em lojas de animais (caríssimo! Chega a custar 15 euros!);
2- Mimi Litter- nos supermercados Continente e Feira Nova (cerca de 6 euros); (este é em bolinhas...)
3- My Super Cat - nos supermercados Jumbo (cerca de 6 euros);
4 - City Cat - nos supermercados Carrefour (cerca de 4,50 euros);
5 - Sani Cat - nos supermercados Carrefour (cerca de 4,50 euros).

Quanto aos wc, no primeiro mês que passaram comigo, os meus gatos usaram as bandejas sanitárias com rebordo, para eu vigiar bem a quantidade de urina e fezes que faziam. Depois passaram para as caixas cobertas, com filtros (por graça, chamo O Palácio das Necessidades! ;) ). Retirei a portinha porque a Anaïs tinha medo da imagem reflectida e não entrava... :oops: Nunca notei que o cheiro ficasse mais concentrado do que nas bandejas... Aí estou de acordo com a Kathleen quando ela diz que o cheiro tem a ver com a qualidade do areão usado.
Desculpem o testamento, mas espero ter ajudado! :oops:
SusanaValfreixo
Membro

sexta jul 04, 2003 11:17 am

Ola a todos....

Obrigado pelas vossas dicas...

Obviamente que ontem fui comprar dessas bolinhas brancas de que me falaram.
As minhas gatittas no inicio acharam piada e trouxeram umas quantas para fora do wc... pensei para comigo que não ia dar muito resultado... Ao fim de uns minutos deixaram de achar piada a brincadeira.

Só tenho a dizer que de facto a diferença é notoria. Não há cheiro nenhum.
Era de facto por causa do areão que eu usava que não era grande coisa.
Agora vou passar a usar este.

Obrigada,
Susana
Kathleen
Membro Veterano

sexta jul 04, 2003 11:35 am

Olá

O senhor de uma das lojas onde vou outro dia ofereceu-me um saco dessa areia de silica, da que é em gravilha, mas ainda não exprimentei, mas já ouvi dizer que também é muito boa.
Qunado a aglomerante acabar vou exprimentar essa e depois logo vejo qual acho melhor.

Beijokas
Kathleen
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

sábado jul 05, 2003 2:19 pm

Boa tarde

Quanto ao litter ja usei de todas as marcas, o gel de silica quando a Maga foi esterilizada pois é esteril e assim não proliferam as bacterias ... mas fica muito caro, com 4 gatos :?
Ja usei os em pó aglomerante de varias marcas ... muito bom ... com 4 gatos sai caro ...
Uso o areão perfumado do Carrefour ... bom preço ... mantem um cheiro bom ... e os meus 4 peludinhos não tem o habito de a tratar como brinquedo como acontecia com a de silica ... :p

Jokas
ChinaBlue
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado jul 05, 2003 2:50 pm

Olá!

Eu tenho 3 gatos e como tal, a areia aglomerante e em bolinhas sai muito cara, para além de que da única vez que experimentei as bolinhas de sílica só via esferinhas pela casa a fora e os pestinhas a delirarem com os "berlindes".

Tenho usado praticamente desde que tenho gatos a areia Sanicat que há em sacas de 20 e 30L, o que me sai muito mais em conta e não tenho que andar sempre a comprar.

Mudo a areia toda 2 vezes por semana e retiro os dejectos sólidos diariamente, bem como a areia que vai ficando húmida. Também passei a usar uma caixa fechada com portinhola, em vez de tabuleiro aberto, à qual todos se adaptaram muito bem e noto a diferença, quer em cheiro que sai para fora, que agora é nulo, quer nas pedrinhas que habitualmente entornavam ao esgravatar para taparem os cocós.

Tenho apenas um WC para 3 gatos e não tenho tido problemas. A única coisa que eles fazem é quando eu por vezes não mudo logo a areia no dia estipulado, os fulanos resolvem utilizar a banheira para fazerem xi-xi, todos eles! Quem me dera que fizessem sempre lá... ;)

Miaus!
Susana
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sábado jul 05, 2003 9:58 pm

Fiquei um pouco chateada , aqui no brasil não tem areia com cheirinho ..
pelo enos eu nunca vi nas pet shops.....tão menos as de silica ....que droga
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

domingo jul 06, 2003 4:34 pm

Camie, vc está enganada... No início do mês comprei pra experimentar um pacote da areia de bolinhas de silica. Fiquei p* da vida pq aqui se revelou inútil. Custou 26 pratas do meu bolso e não serviu pra nada. A Hannah afundou nas bolinhas e achou q era parque de diversões. Quando saiu da caixa, vieram dezenas de bolinhas junto pois aquela porcaria grudou nas patas dela e depois se espalharam pela cozinha toda. Por fim e não menos pior, acho q a Hannah até engoliu umas bolinhas sem q eu pudesse evitar. Ainda bem q não fez mal nenhum pra ela pois se algo acontecesse com a minha gata eu processava a empresa! Coloquei de volta no saco as bolinhas e aquela porcaria tá lá guardada há 1 mês pois não posso devolver pra loja um saco aberto.
Já experimentei várias mas a q achei melhor mesmo é a Cat San q é feita com pedrinhas de argila. Muitas outras tb são feitas com esse material mas as pedrinhas da Cat san são mais finas. Só q eu tb misturo um pouco de um pó de argila q eu comprei num site aqui do Brasil, pra ajudar a formar os torrões de xixi pois antes tavam se esfacelando todos na hora de tirar com a pá, aí sujava a areia limpa, de xixi... 1 saco dura 1 mês. Eu uso meio saco pra 1 bandeja e troco de 2 em 2 semanas. Só vou tirando o xixi e o cocô até quando der, aí quando fica com pouca areia e meio sujinha, eu jogo o resto fora, lavo e reponho a areia. Já a minha tia faz diferente. Ela coloca só um pouquinho de areia na bandeja e depois q o gato faz as necessidade, ela joga tudo fora. Eu acho q assim vc gasta mais areia e dá mais trabalho tb. Aliás, ela tem 4 bandejas pra 2 gatos, oq eu acho um exagero. É q os gatos dela são muito frescos, se tiver uma sujeirinha sequer, eles não fazer! Essa é uma questão q eu queria saber. Cada gato precisa ter a sua própria bandeja ou ele podem dividir? Pq eu quero ter outra gata mas só ia comprar outra bandeja maior pra Hannah. Preciso comprar outra pra outra gata q eu tiver?

Eu nunca vi por aqui esses banheiros fechados q vcs tão falando... Mas a idéia não me parece boa pq o cheiro deve ficar difícil de se dissipar e o cheiro é o q mais incomoda os gatos... Eu uso uma bandeja mesmo q aliás tenho q comprar outra maior pois a Hannah cresceu e tá muito grande pra bandeja. Já aconteceu várias vezes de ela ir fazer cocô e colocar a bundinha pra fora da bandeja! E lá vou eu com desinfetante... Por isso tô procurando uma bandeja maior e mais alta, mas não encontrei ainda...
E tb, eu forro a bandeja com jornal pq da primeira vez eu não forrei e não consegui tirar o xixi pq com a argila, "colou" no fundo da bandeja! Aí só lavando mesmo e dá mó trabalheira!
E por último, tb uso um spray desodorizante e bacteriosático na areia, mas só de vez em quando....
Responder

Voltar para “Gatos”