Gostaria que alguém me ajudasse a identificar o meu piriquito.
Comprei-o porque era bonito e diferente dos outros piriquitos da loja.
Era muito novinho, não dava ainda para saber o sexo, a senhora da loja disse que tinha cerca de três meses e na altura era quase todo branco com algumas manchas pretas e azuis. Entretanto, passadas cerca de três semanas, ele já ganhou mais cor e pelo que eu li na internet poderia ser um malhado recessivo, mas realmente não sei... passo agora a descreve-lo:
- Corpo de cor branca
- parte de cima da cabeça preta (mas só mesmo o cimo, com aquele malhado que eles têm alternando entre o preto e o branco)
- Manchas pretas em redor dos olhos e nos lados do pescoço.
- Pintas pretas nos ombros (inicio das asas), são poucas e pequeninas. duas ou três em cada ombro.
- Uma grande mancha azul cobalto por de baixo das asas, está cada vez maior.
- Manchas azuis, ainda com muito poucas penas, que parecer querer despontar em toda a sua parte de frente (peito, etc), praticamente não se viam, agora já estão mais visiveis, mas continuam muito diluidas no meio da sua pele branca.
- O seu pescoço parece pequeno, mas quando o estica é muito comprido.
- As suas patas são compridas e grandes, são rosa cor-da-pele.
- O seu bico é laranja vivo e muito grande.
- Aquela coisinha por onde se vê o sexo continua cor-de-rosa, não sei ainda o sexo do passaro.
-Tem umas asas muito compridas, que seguem o corpo até um terço da cauda, pelo menos.
Joana
Ajudem-me a identificar o meu piriquito.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
- Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
- Contacto:
Olá Joana!
Se estiver interessada deia uma vista de olhos no meu site que fala exclusivamente de periquitos. A morada é:
http://periquitos.pt.vu
Lá poderá encontrar várias imagens de periquitos e a sua respectiva descriação quanto à cor.
Procure na secção Cores/Variedades
Se no entanto ficar com dúvidas pode sempre entrar em contacto comigo.
Se me pudesse mostra uma fotografia da ave ajudaria muito!!
Cumprimentos
Alberto
Se estiver interessada deia uma vista de olhos no meu site que fala exclusivamente de periquitos. A morada é:
http://periquitos.pt.vu
Lá poderá encontrar várias imagens de periquitos e a sua respectiva descriação quanto à cor.
Procure na secção Cores/Variedades
Se no entanto ficar com dúvidas pode sempre entrar em contacto comigo.
Se me pudesse mostra uma fotografia da ave ajudaria muito!!
Cumprimentos
Alberto
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Com três meses eles já têm o sexo BEM definido. com 3 meses já é fácil ver se são macho ou fêmea...agora a pergunta é: sabe como fazer a distinção?Nita3000 Escreveu: Era muito novinho, não dava ainda para saber o sexo, a senhora da loja disse que tinha cerca de três meses e na altura era quase todo branco com algumas manchas pretas e azuis. Entretanto, passadas cerca de três semanas, ele já ganhou mais cor e pelo que eu li na internet poderia ser um malhado recessivo

A cor da cera do bico é cor-de-rosa claro vivo, mas nos cantos o rosa fica meio azulado.
Eu li que nos malhados recessivos é mais complicado saber o sexo.
Não me encontro de momento em casa, quando chegar, se não for muito tarde, vou tirar uma fotografia ao piriquito e pô-la aqui.
Sim, eu não percebo muito de passaros. Tive um cão que morreu com dezanove anos e de cães eu percebia muito (o cão veio para casa quando eu tinha 2 anos e morreu quando eu tinha 22). É por não perceber muito de piriquitos, os únicos conhecimentos que eu tanho vêm da internet, que peço ajuda.
As informações sobre piriquitos na internet são por vezes contraditórias o que me deixa ainda mais confusa.
PS: uma pequena correção: as assa chegam a mais de dois terços da cauda.
Eu li que nos malhados recessivos é mais complicado saber o sexo.
Não me encontro de momento em casa, quando chegar, se não for muito tarde, vou tirar uma fotografia ao piriquito e pô-la aqui.
Sim, eu não percebo muito de passaros. Tive um cão que morreu com dezanove anos e de cães eu percebia muito (o cão veio para casa quando eu tinha 2 anos e morreu quando eu tinha 22). É por não perceber muito de piriquitos, os únicos conhecimentos que eu tanho vêm da internet, que peço ajuda.
As informações sobre piriquitos na internet são por vezes contraditórias o que me deixa ainda mais confusa.
PS: uma pequena correção: as assa chegam a mais de dois terços da cauda.
-
- Membro
- Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am
Se realmente for um malhado recessivo, a cor da cera dos machos não é o azul vivo habitual.
Se fosse uma fêmea, com 3 meses já teria a cera castanha. Pela cor que descreves, deve ser um macho.
Se fosse uma fêmea, com 3 meses já teria a cera castanha. Pela cor que descreves, deve ser um macho.
-
- Membro
- Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am
Se realmente for um malhado recessivo, a cor da cera dos machos não é o azul vivo habitual.