Alimentar Ampularias

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Piry
Registado: quarta mar 08, 2006 4:32 pm

segunda jan 05, 2009 2:04 pm

Boas amigas e amigos!
Tenho um aquário com ampulárias, além de peixes claro. Tenho vindo a reparar que elas perdem a resistência na carapaça. Disseram-me que existem umas pastilhas de cálcio para elas só que essas pastilhas alteram o ph da água. Alguém me sabe dizer se existe outro modo de lhes fornecer cálcio sem que altere o ph?

Abraços...
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda jan 05, 2009 4:03 pm

Boas

Só mesmo com pastilhas de cálcio.

Mas que outros peixes habitam lá e qual o ph da agua?
As pastilhas também não vão fazer uma grande alteração de ph e a não ser que tenha peixes de águas muito alcalinas não há problema numa pequena oscilação.
PDGM
Membro
Registado: sábado dez 20, 2008 7:10 am

segunda jan 05, 2009 6:19 pm

Piry Escreveu:Boas amigas e amigos!
Tenho um aquário com ampulárias, além de peixes claro. Tenho vindo a reparar que elas perdem a resistência na carapaça. Disseram-me que existem umas pastilhas de cálcio para elas só que essas pastilhas alteram o ph da água. Alguém me sabe dizer se existe outro modo de lhes fornecer cálcio sem que altere o ph?

Abraços...
Boas;

Tem sempre a opção de chegar a uma farmácia e comprar decalcit, que é o que eu uso no meu aquário onde tenho as minhas ampulárias.

Eu costumo adicionar uma medida que vem na lata em cada TPA, sendo que o meu aquário leva á volta de 50 litros de água, e tem á volta de 30 ampulárias.

Qual a litragem do seu aquário, e quantas ampulárias tem?
AndreLim
Membro
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

sábado jan 10, 2009 7:29 pm

Boas,
existe um medicamento chamado Delcacite, poderás comprar em qualquer farmácia, e não altera o Ph.
E isso irá reforçar-lhes a carapaça, basta meteres uma quantidade porpocional á litragem do teu aqua, uma pega de colher de chá, mesmo só a pontinha dá para cerca de 50l.

Cump

Ups, não tinha lido a resposta acima... :oops:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
PDGM
Membro

domingo jan 11, 2009 10:41 pm

AndreLim Escreveu:Boas,

Não faz mal rapaz!

É impressão minha ou és da Figueira da Foz?
Piry
Registado: quarta mar 08, 2006 4:32 pm

terça jan 13, 2009 3:13 pm

Boas amigos! Vou seguir o vosso conselho comprar Delcacite, já que não altera o ph. O meu aquário leva quase 40 litros de água e tenho gupie, molly, platy, "limpa fundos", "limpa vidros" e 20 ampulárias.

Abraço...
AndreLim
Membro

terça jan 13, 2009 4:14 pm

PDGM Escreveu:
AndreLim Escreveu:Boas,

Não faz mal rapaz!

É impressão minha ou és da Figueira da Foz?
Não, não é impressão tua :) também és?

Sorry o Off-topic...
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

terça jan 13, 2009 6:17 pm

Piry Escreveu:Boas amigos! Vou seguir o vosso conselho comprar Delcacite, já que não altera o ph. O meu aquário leva quase 40 litros de água e tenho gupie, molly, platy, "limpa fundos", "limpa vidros" e 20 ampulárias.

Abraço...
nao será muita bixo para um aquario tao pequeno?
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

terça jan 13, 2009 7:08 pm

Como diz o Deadzao isso é muita bicheza para um aquário de 40L, tendo em conta que não deves ter só um exemplar de cada, e que os viviparos se multiplicam que nem coelhos :D

Que "limpa-fundos" e "limpa-vidros" tens?

A ver se o pessoal começa a perguntar o nome dos peixitos, porque esta informação é muito vaga :wink:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta jan 14, 2009 12:08 am

Ficamos sem saber o ph que mantem...

Se a fauna é de viviparos (maioritariamente) o ph devia ser alcalino e em ph alcalino não deveria ter problemas coma a casca das ampulárias. O problema pode ser outro. Como é que estão os nitratos? Se não estou em erro, as ampulárias não gostam de nitratos muito altos.
existe um medicamento chamado Delcacite, poderás comprar em qualquer farmácia, e não altera o Ph.
O decalcite é feito á base de compostos calcários, logo altera o ph.
AndreLim
Membro

quarta jan 14, 2009 12:56 pm

element Escreveu:O decalcite é feito á base de compostos calcários, logo altera o ph.
:? pelo que eu li não altera o Ph
PDGM
Membro

quarta jan 14, 2009 8:40 pm

AndreLim Escreveu:
element Escreveu:O decalcite é feito á base de compostos calcários, logo altera o ph.
:? pelo que eu li não altera o Ph
Então leste mal, porque altera o ph, embora nos áquários povoados com ampulárias não se nota, pois o calcio é consúmido.
Responder

Voltar para “Peixes”