Ajudem-me a identificar o meu piriquito.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nita3000
Membro
Registado: domingo jun 29, 2003 7:50 pm

quarta jul 02, 2003 11:17 pm

Gostaria que alguém me ajudasse a identificar o meu piriquito.
Comprei-o porque era bonito e diferente dos outros piriquitos da loja.
Era muito novinho, não dava ainda para saber o sexo, a senhora da loja disse que tinha cerca de três meses e na altura era quase todo branco com algumas manchas pretas e azuis. Entretanto, passadas cerca de três semanas, ele já ganhou mais cor e pelo que eu li na internet poderia ser um malhado recessivo, mas realmente não sei... passo agora a descreve-lo:

- Corpo de cor branca
- parte de cima da cabeça preta (mas só mesmo o cimo, com aquele malhado que eles têm alternando entre o preto e o branco)
- Manchas pretas em redor dos olhos e nos lados do pescoço.
- Pintas pretas nos ombros (inicio das asas), são poucas e pequeninas. duas ou três em cada ombro.
- Uma grande mancha azul cobalto por de baixo das asas, está cada vez maior.
- Manchas azuis, ainda com muito poucas penas, que parecer querer despontar em toda a sua parte de frente (peito, etc), praticamente não se viam, agora já estão mais visiveis, mas continuam muito diluidas no meio da sua pele branca.
- O seu pescoço parece pequeno, mas quando o estica é muito comprido.
- As suas patas são compridas e grandes, são rosa cor-da-pele.
- O seu bico é laranja vivo e muito grande.
- Aquela coisinha por onde se vê o sexo continua cor-de-rosa, não sei ainda o sexo do passaro.
-Tem umas asas muito compridas, que seguem o corpo até um terço da cauda, pelo menos.

Joana
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

quarta jul 02, 2003 11:22 pm

Olá Joana!

Se estiver interessada deia uma vista de olhos no meu site que fala exclusivamente de periquitos. A morada é:

http://periquitos.pt.vu

Lá poderá encontrar várias imagens de periquitos e a sua respectiva descriação quanto à cor.

Procure na secção Cores/Variedades

Se no entanto ficar com dúvidas pode sempre entrar em contacto comigo.
Se me pudesse mostra uma fotografia da ave ajudaria muito!!

Cumprimentos

Alberto
bzzzzzz
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am

quinta jul 03, 2003 7:46 am

Realmente uma fotografia ajudava muito. Parece ser um malhado recessivo, mas...
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 03, 2003 8:25 am

Nita3000 Escreveu: Era muito novinho, não dava ainda para saber o sexo, a senhora da loja disse que tinha cerca de três meses e na altura era quase todo branco com algumas manchas pretas e azuis. Entretanto, passadas cerca de três semanas, ele já ganhou mais cor e pelo que eu li na internet poderia ser um malhado recessivo
Com três meses eles já têm o sexo BEM definido. com 3 meses já é fácil ver se são macho ou fêmea...agora a pergunta é: sabe como fazer a distinção? :roll:
Filipe_l
Membro
Registado: domingo jan 13, 2002 5:06 pm

quinta jul 03, 2003 11:34 am

Qual a actual cor da cera,por cima do bico??
Anita3000
Registado: quinta jul 03, 2003 12:45 pm

quinta jul 03, 2003 1:02 pm

A cor da cera do bico é cor-de-rosa claro vivo, mas nos cantos o rosa fica meio azulado.

Eu li que nos malhados recessivos é mais complicado saber o sexo.

Não me encontro de momento em casa, quando chegar, se não for muito tarde, vou tirar uma fotografia ao piriquito e pô-la aqui.

Sim, eu não percebo muito de passaros. Tive um cão que morreu com dezanove anos e de cães eu percebia muito (o cão veio para casa quando eu tinha 2 anos e morreu quando eu tinha 22). É por não perceber muito de piriquitos, os únicos conhecimentos que eu tanho vêm da internet, que peço ajuda.

As informações sobre piriquitos na internet são por vezes contraditórias o que me deixa ainda mais confusa.

PS: uma pequena correção: as assa chegam a mais de dois terços da cauda.
bzzzzzz
Membro

quinta jul 03, 2003 6:37 pm

Se realmente for um malhado recessivo, a cor da cera dos machos não é o azul vivo habitual.
Se fosse uma fêmea, com 3 meses já teria a cera castanha. Pela cor que descreves, deve ser um macho.
bzzzzzz
Membro

quinta jul 03, 2003 6:37 pm

Se realmente for um malhado recessivo, a cor da cera dos machos não é o azul vivo habitual.
Se fosse uma fêmea, com 3 meses já teria a cera castanha. Pela cor que descreves, deve ser um macho.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 03, 2003 8:13 pm

exacto...e se como dizes, a carúncula (cera), está a ficar azul, mais um motivo para ser macho... (penso eu de que...) ;)
Responder

Voltar para “Aves”