Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
veneta
Membro
Registado: segunda jan 05, 2009 9:42 am

terça jan 13, 2009 8:57 am

o leite provoca diabetes????????? sim se for para acompanhar bolos e ficarem sentadinhos em casa o dia todo em frente a tv.....
e provoca osteoporose...essa é a melhor..... para ser o leite a provocar osteoporose tinha que passas que engerir quantidades montrosas de leite.. pois o excesso de calcio sim pode trazer problemas.....
assim como a agua.... é optima faz bem.... mas se caires numa piscina e nao souberes nadar morres afogado com a agua que ingeres....
falem de quantidades e nao do alimento em si,,,
digo eu nao sei...tambem so venho aqui provocar....
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

terça jan 13, 2009 9:25 am

franxdaniele Escreveu:
angeleyes20 Escreveu:Sabe, consegue encontrar da mesma forma, dezenas de artigos que indicam que o leite faz bem à saúde...
Sabe, esses estudos normalmente são financiados pela indústria do leite e derivados, portanto não admira que concluam que faz bem à saúde.
E os seus artigos, note-se, nem estudos são, que falam de conclusoes de estudos do Eixo da Soja, não poderiam afirmar também outra coisa senão que o mundo inteiro vive numa peta láctea há milhares e milhares de anos.

E Franx, não percebo a sua ânsia em descredibilizar os omnívoros. Começo a vê-la como instabilidade e insegurança nas suas opções e princípios. Quem está seguro das suas posições não precisa de provar nada a ninguém sem que seja instigado a isso. Só quem está duvidoso das seus princípios, mas não é capaz de abdicar deles por casmurrice, é que precisa de mostrar que os outros estão todos errados para se sentir bem. Ainda para mais que a maior parte das coisas que diz são falsidades; em vez de ser parcial e reconhecer que por não serem as suas opções não estão necessariamente erradas, inventa para credibilizar as opçoes que previamente tomou como as melhores só porque acha que o são. É o mesmo que um detective considerasse preliminarmente um suspeito como culpado e forjasse provas para a sua culpabilidade, em vez de procurar provas que conduzissem à verdade.
Última edição por TitvsLivivs em terça jan 13, 2009 4:38 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 13, 2009 11:30 am

TitvsLivivs Escreveu:
LuMaria Escreveu: Se um cientista não se questionasse, não duvidasse, ainda não tinhamos ido à lua nem passávamos da cepa torta e cada vez que trovejasse era sinal que os Deuses ou estão loucos ou zangados connosco.
Julga que eu bebo uma litrada de leite porque há quem diga que o devo fazer? A mim, o senso comum diz-me que uma litrada de leite é um bocadito exagerado.
Exacto. Se os cientistas não duvidassem e se não questionassem, não teriam precisado da Laika e de todos os outros animais, mas como não sabiam, tinham dúvidas sobre o que iria acontecer, fizeram a experiência. A experiência correu mal? Tudo bem, mas como eu já disse no outro tópico a experiência só per si foi um contributo para a ciência.
Reconhece que o sacríficio da Laika não foi portanto em vão, ou acha que aquele foi um caso excepcional em que não houve motivação científica e dúvida? :?
:? Mas que tem a Laika a ver com este tópico? A unica coisa que eu disse em relação à Laika é que os proveitos tirados da experiência não valeram pelo sofrimento do animal. Qual é a parte que não entende? Se quiser continuar a falar da Laika, bora ao tópico lá abaixo.
angeleyes20 Escreveu:Colocou aqueles links como base da sua posição...ou para explicar porque pensa que o leite é mau para a saúde...eu, pessoalmente acho que a base da sua posição não tem fundamento.
Mas onde é que eu disse que leite é mau para a saúde? Qual é a minha posição que não tem fundamento? Sabe ler?
angeleyes20 Escreveu:Não, não acredito que a manteiga é mais saudável do que a margarina.
Ah pois é... mas a Fundação de cardiologia do País diz que sim, margarina é mais saudável que manteiga...

Olá Nicasxi,
Já por várias vezes percebi que entende que os animais não têm coisas como emoções. A sua forma de os olhar faz-me alguma confusão. E esta ideia de que o animal está bem com o que tem está muito longe da verdade. O que acontece, é que, como em todas as criaturas vivas, a adaptação é a primeira regra para sobreviver. Sendo assim, todos nos adaptamos às circunstâncias, mas isso não tem nada a ver com bem estar. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça jan 13, 2009 12:38 pm

LuMaria, por respeito a si, torno a postar neste tópico.

Leu mal o que escrevi.

1º: são respostas à (ou ao..nem sei) Franxdaniele e aos links que por ele/ela foram colocados. Se ler todos os meus posts perceberá porque não dou validade cientifica ao que foi colocado. Não são respostas a si.

2º: Eu disse Que não acredito que a manteiga seja mais saudável do que a margarina. Leia bem a frase... com mais calma. Escrevi, em bom Português, que a manteiga é, nas mesmas quantidades, menos saudável do que a margarina.
eleinadxnarf
Membro Júnior
Registado: terça jan 13, 2009 9:01 pm

terça jan 13, 2009 9:31 pm

TitvsLivivs Escreveu:
franxdaniele Escreveu:
angeleyes20 Escreveu:Sabe, consegue encontrar da mesma forma, dezenas de artigos que indicam que o leite faz bem à saúde...
Sabe, esses estudos normalmente são financiados pela indústria do leite e derivados, portanto não admira que concluam que faz bem à saúde.
E os seus artigos, note-se, nem estudos são, que falam de conclusoes de estudos do Eixo da Soja, não poderiam afirmar também outra coisa senão que o mundo inteiro vive numa peta láctea há milhares e milhares de anos..
A universidade de Harvard não me parece que esteja pot trás do negócio da soja...
http://milk.procon.org/sourcefiles/harvard.pdf
TitvsLivivs Escreveu:E Franx, não percebo a sua ânsia em descredibilizar os omnívoros. Começo a vê-la como instabilidade e insegurança nas suas opções e princípios. Quem está seguro das suas posições não precisa de provar nada a ninguém sem que seja instigado a isso.
O que está aqui em causa (o mito de que o consumo de leite de vaca previne o surgimento de osteoporose) é sério demais para não ser debatido seriamente. Até agora, em resposta aos artigos que postei, só vi uma utilizadora comentar que não lhes reconhece valor científico (sem explicar porquê), e uma série de piadas.

De resto, se precisei de "provar" algo a alguém, foi porque mo pediram.
TitvsLivivs Escreveu:Só quem está duvidoso das seus princípios, mas não é capaz de abdicar deles por casmurrice, é que precisa de mostrar que os outros estão todos errados para se sentir bem. Ainda para mais que a maior parte das coisas que diz são falsidades; em vez de ser parcial e reconhecer que por não serem as suas opções não estão necessariamente erradas, inventa para credibilizar as opçoes que previamente tomou como as melhores só porque acha que o são. É o mesmo que um detective considerasse preliminarmente um suspeito como culpado e forjasse provas para a sua culpabilidade, em vez de procurar provas que conduzissem à verdade.
Uma coisa são opiniões, e nesse aspecto pode discordar das minhas. Agora chamar falsidades a factos é sinal de que não consegue, ou pior, não quer, admitir que pode estar errado. Já que me acusa de inventar, diga, por favor, onde foi que inventei.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça jan 13, 2009 9:40 pm

Franxdaniele eu expliquei porquê, mas repito:

Dos artigos que estavam na bibliografia e que li, os que eram de boa fonte realmente tinham pés e cabeça: mas o texto final do site, o que "demonstra" o seu ponto de vista, pega em estudos não relacionados e estabelece uma relação ignorando amostragens, influência genética etc etc etc., a esse texto não reconheço nenhuma validade cientifica.

Mas diga-me uma coisa então.... porque raio me quer impingir, a mim e a outros foristas, a sua visão das coisas?Quando é que, para si,... já chega?Começo a ficar curiosa mesmo..
Eu não tento impingir-lhe que o leite e a carne são bons e maravilhosos lol

Sim...porque também há artigos de fonte segura a demonstrarem o contrario do que você diz.....e quê?
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça jan 13, 2009 9:46 pm

Sugiro-lhe, se tiver algum espírito crítico e formação em ciências, que vá ler esse mesmo artigo de Harvard e veja como as coisas devem ser feitas. Sugiro-lhe que analise bem as falhas do artigo (que as tem, como qualquer análise de populações humanas).
Sugiro-lhe que agora, com espírito crítico olhe para a página que tem todo aquele disparate corrido ...a primeiríssimo que postou....que é disparate corrido porque não se devem comparar estudos diferentes como se da mesma amostra se tratasse lol...

apenas para acrescentar que: esse estudo conclui que não é possível garantir que o consumo de cálcio em determinadas quantidades, previna seja o que for. Não que provoca, nem que pode provocar.... pelo contrario, o autor parece inclinar-se para a ideia de que talvez, seja o consumo de lacticínios na juventude o responsável pela maior densidade óssea. Mas nem importa... Nunca é dito nas conclusões que o consumo de leite pode provocar osteoporose.
eleinadxnarf
Membro Júnior

terça jan 13, 2009 9:58 pm

angeleyes20 Escreveu:Mas diga-me uma coisa então.... porque raio me quer impingir, a mim e a outros foristas, a sua visão das coisas?Quando é que, para si,... já chega?Começo a ficar curiosa mesmo..
Eu não tento impingir-lhe que o leite e a carne são bons e maravilhosos lol
Isto é um tópico sobre vegetarianismo, e eu não tentei impingir nada a ninguém. Expus os motivos pelos quais sou vegetariano. Neste momento a discussão é sobre se o leite é benéfico para a saúde ou não. De resto, se não lhe agrada a discussão, pode sempre não participar. Por mim, sinceramente, prefiro que participe, pois do lado dos detractores do vegetarianismo não tenho lido comentários sérios (o mais ridículo é aquele artigo do vendedor de carne de búfalo e avestruz postado pelo GD).
angeleyes20 Escreveu:Sim...porque também há artigos de fonte segura a demonstrarem o contrario do que você diz.....e quê?
Há sempre artigos a falar bem e a falar mal. Se a Angeleyes20 tem conhecimento de algum artigo que contradiga o que eu digo e acha que tem interesse partilhá-lo aqui, pode fazê-lo.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça jan 13, 2009 10:04 pm

Sabe que mais? vou procura-los. Mas saliento que você não colocou nenhum artigo que fundamenta o que diz.... ora leia lá os artigos originais...

Colocou composições com falhas graves, que usam artigos científicos sérios.[/i]

a procura fica para os terminais da faculdade. Os artigos que quero postar estão para "pagantes" pode ser que lhes aceda dos terminais...
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça jan 13, 2009 10:16 pm

Deixo já o resumo de um desses artigos:
http://www.ajcn.org/cgi/content/abstract/77/2/504

E a Franxdaniele já me fez o favor de postar outro. É que esse artigo de Harvard cimenta a minha posição. (ora leia lá bem as conclusões, com calma)
eleinadxnarf
Membro Júnior

terça jan 13, 2009 10:34 pm

angeleyes20 Escreveu:Deixo já o resumo de um desses artigos:
http://www.ajcn.org/cgi/content/abstract/77/2/504
A conclusão desse estudo é:
«Conclusions: An adequate vitamin D intake is associated with a lower risk of osteoporotic hip fractures in postmenopausal women. Neither milk nor a high-calcium diet appears to reduce risk. Because women commonly consume less than the recommended intake of vitamin D, supplement use or dark fish consumption may be prudent.»
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quarta jan 14, 2009 7:29 am

Franx, disse-lhe o que achei de um dos artigos. Disse também que ao contrário do que você dissera, há pessoas tolerantes à lactose quando adultas (a maior parte da Europa, por exemplo), devido ao gene da persistência da lactase. Não li tudo o que você postou, porque não tenho tempo, e porque sinceramente não estou interessado em artigos que remetem para estudos que foram feitos a partir de amostras duvidosas, e outros que dizem que o leite pode ter um factor despoletador da diabetes, mas que nem sabem dizer qual é.

Ah, e já agora é preciso ter lata para dizer que este assunto requer seriedade quando foi você mesmo que afirmou que vinha para aqui pela pica e que passou metade da sua vida como membro a chamar-nos necrófagos, fora os sensacionalismos e mentiras (sim, e você sabe quais são), que lhe foram e são também muito característicos. :roll:
eleinadxnarf
Membro Júnior

quarta jan 14, 2009 8:41 am

necrófago (do Gr. nekróphagos < nekrós, cadáver + phag, r. de phagein, comer)

Quanto às mentiras, lembro-me de me ter acusado de mentir relativamente ao perigo que a ingestão de ossos representa para os cães, pois bem, mantenho a minha posição: os cães não devem comer ossos, pois estes podem fragmentar-se e causar-lhes graves lesões no tracto digestivo, podendo inclusive causar-lhes a morte. Aos meus cães não dou ossos, pode ter a certeza.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta jan 14, 2009 10:30 am

Precisamente Franxdaniel. Ou seja nunca é dito ou insinuado que o leite causa ou pode causar osteoporose.

Fora isso é um alimento extremamente rico e completo.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta jan 14, 2009 10:34 am

Bem, uma vez que os artigos sérios que estão na origem das páginas que você postou, não tiram a conclusão de que o leite causa seja o que for, e que já usou inclusivamente um artigo (o de Harvard) que cimenta uma posição que nada tema ver com o leite causar seja o que for....

Fico à espera de um artigo cientifico que solidifique a posição de que o leite é mau para a saúde. Atenção: artigo cientifico... terá o aspecto daquele de Harvard.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”