frio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FreeDog
Membro
Registado: sexta jan 09, 2009 5:46 pm

quarta jan 14, 2009 8:46 pm

pendragon Escreveu:respondendo ao que fazer quando um cão se constipa (ou tem outra alteração qualquer de saude)...
sim, não temos de ir a correr com o cão ao veterinario cada vez que ele dá um "atchim", até por que as consultas não são de "borla", mas pode-se sempre telefonar ao veterinario para um "consulta telefonica"... perguntar não ofende!
Vamos ver se eu me faço entender...
Isto começou por uma simples e inocente pergunta (veja o meu 1.º post deste tópico.)
O meu cão nunca esteve doente até hoje e assim espero que continue (já estou a bater na madeira)...
E porque sou, como a maioria dos foristas, curioso... resolvi perguntar se há algo a fazer numa situação destas.
Da mesma maneira que nós ficamos na cama... tomamos coisas quentes... tomamos vitamina C, etc... também achei que se poderia fazer qualquer coisa ao animal antes de ir de "112" para o vet.
Fiz-me perceber agora?
Acham que faz algum sentido eu ligar para o vet e dizer-lhe assim:
"Olá dr.ª... Tenho uma curiosidade! Olhe... o que fazer quando o cão está constipado e de gripe?
Olhe... ele não está doente... mas eu só keria saber"
Amigos... que tipo de resposta acham que a kerida veterinária me iria dar?
Quanto ao amigo TGD.. Tenho vet sim senhor...
Para terminar...
Ou será que também está tudo "a leste do paraíso" quanto a esta maleita tipo constipação/ gripe/ ou qualquer coisa o género dos felpudos?
Ahhhhhhhh! Se calhar é isso! Pronto.. Dou-vos as boas vindas ao clube dos leigos como eu... :roll: :roll:
Última edição por FreeDog em quarta jan 14, 2009 8:54 pm, editado 1 vez no total.
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta jan 14, 2009 8:53 pm

eu, com toda a certeza, não me fiz entender...
o que eu disse foi: "pode-se sempre telefonar ao veterinario para uma 'consulta telefonica'..."
não sugeri telefonar ao veterinario só por que "hoje está sol e eu estou a precisar de amigos"...
se o cão espirra mais do que o normal (por exemplo), não é preciso entrar em histerismo e leva-lo a correr para o veterinario, pode isso sim ligar ao medico para que ele o aconselhe que atitude (ou medicamento se for o caso) tomar...

Filipa Costa
FreeDog
Membro

quarta jan 14, 2009 8:57 pm

pendragon Escreveu:eu, com toda a certeza, não me fiz entender...
o que eu disse foi: "pode-se sempre telefonar ao veterinario para uma 'consulta telefonica'..."
não sugeri telefonar ao veterinario só por que "hoje está sol e eu estou a precisar de amigos"...
se o cão espirra mais do que o normal (por exemplo), não é preciso entrar em histerismo e leva-lo a correr para o veterinario, pode isso sim ligar ao medico para que ele o aconselhe que atitude (ou medicamento se for o caso) tomar...

Filipa Costa
Cara Filipa... leia bem o que eu escrevi mais o que acabei de editar...
Sabe o que significa curiosidade e vontade de saber?
O meu cão NÃO está doente... Lá vou bater na madeira outra vez...
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta jan 14, 2009 9:03 pm

FreeDog Escreveu:
pendragon Escreveu:eu, com toda a certeza, não me fiz entender...

Filipa Costa
Cara Filipa... leia bem o que eu escrevi mais o que acabei de editar...
Sabe o que significa curiosidade e vontade de saber?
O meu cão NÃO está doente... Lá vou bater na madeira outra vez...

caro Free, eu percebi que o seu cão não esta doente e folgo muito em sabe-lo...
sei o que significa curiosidade sim senhor, tenho 8 gatos em casa...
você perguntou o que fazer... eu respondi o que eu faço! simples...
um bem haja...

Filipa Costa
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta jan 14, 2009 9:09 pm

boa noite

axo que os cães se constipam sim. tenho um cãozinho que dá muitos achinse pinga do nariz.portanto tá constipado.

[Editado pela moderação (zitapets). Apenas os veterinários têm competência para prescrever medicamentos]

tb já ouvi dizer que os cães devem de ter sempre o nariz humido,quando tá seco é mau sinal. não sei se será verdade.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta jan 14, 2009 9:09 pm

freedog, ninguém disse que o seu cão está doente ;)

há uma razão muito válida para ir ao vet. o cão não é como nós! não tem ''constipações banais'' como as que estamos habituados a curar em nós com o mel e o limão. geralmente os animais só exibem sintomas quando já têm algo profundo. por isso, antes que ponha o cão em risco, é aconselhável a visita ao vet.

podemos dizer que os cães não se constipam da mesma maneira que nós atribuímos o termo aos humanos. o termo ''constipação'' é utilizado de uma forma muito geral para designar uma série de sintomas que podem ter variados agentes, locais e formas de infecção. por isso, enquanto as nossas ''constipações'' são uma reacção leve a um virus ou alérgica, no animal pode significar uma infecção grave do trato respiratório que o pode comprometer. ;)
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta jan 14, 2009 9:13 pm

xenita Escreveu:boa noite

axo que os cães se constipam sim. tenho um cãozinho que dá muitos achinse pinga do nariz.portanto tá constipado.

[Editado pela moderação (zitapets). Apenas os veterinários têm competência para prescrever medicamentos]

tb já ouvi dizer que os cães devem de ter sempre o nariz humido,quando tá seco é mau sinal. não sei se será verdade.
não é verdade. vá lá ver se no verão eles têm o nariz humido.

é melhor aconselhar-se antes de automedicar os seus animais. já vi muitos animais com complicações por causa disso, algumas fatais. os medicamentos de humanos podem não actuar da mesma forma no animais como actuam connosco!!
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jan 14, 2009 9:22 pm

YolaeFifi Escreveu:

não é verdade. vá lá ver se no verão eles têm o nariz humido.

é melhor aconselhar-se antes de automedicar os seus animais. já vi muitos animais com complicações por causa disso, algumas fatais. os medicamentos de humanos podem não actuar da mesma forma no animais como actuam connosco!!
Para alem de que seja um cão seja uma pessoa, dar um anti-inflamatorio, como o [Editado], para algo que a partida tem origem numa infecção virica ou bacteriana, para alem de não resolver nada pode mascarar os sintomas dificultando o diagnostico do que pode ser uma doença grave...
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quarta jan 14, 2009 9:38 pm

http://www.infarmed.pt/infomed/download ... ipo_doc=fi

Leia este folheto para humanos... :roll:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jan 14, 2009 10:01 pm

TheGreatDane Escreveu:

http://www.infarmed.pt/infomed/download ... ipo_doc=fi

Leia este folheto para humanos... :roll:
Não me apeteceu ler o tópico todo até aqui depois de um dia intenso como o de hoje. No entanto dei-me ao trabalho de ler as respostas do TGD e da Yola, e não podia concordar mais.

Se um animal meu estiver a espirrar, não vou a correr ao vet, se os sintomas se prolongarem, e não o medico NUNCA, por isso citei este post, então aí vou ao vet.

Tal como o TGD (epá arranja lá um nick mais curto 8) ) disse, basta-me ligar à vet e ela dar-me-á as indicações necessárias a fim de saber se é ou não um caso de vet.

Infelizmente, e não sou hipocondríaca, nem comigo nem com a família nem com os animais, mas ultimamente tenho feito do veterinário uma segunda casa, tudo casos urgentes, 3 acabaram na morte de animais meus, outros 3 em tratamentos, 2 já com sucesso, e a última hoje quando cheguei a casa e vi a minha gata de 1 ano e meio paralisada das patas posteriores... Claro que não vim ao fórum fazer perguntas, fui directa ao vet, como é lógico... foi só um desabafo...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
FreeDog
Membro

quinta jan 15, 2009 7:16 am

Em primeiro lugar e acima de tudo, lamento o que se passa com a texuga.
Olhe... pense que depois da tempestade virá a bonança... Boa sorte!

Voltando ao tem deste tópico...
Já percebi:
1. Ninguém sabe ao certo se os cães têm ou não constipações sejam elas parecidas ou não com as nossas. :? :?

2. Há quem dê [Editado](!!!!). Qualquer dia pou pôr uma pipeta do meu PulVex nos meus filhos para ver se não apanham piolhos na escola! :lol: :lol:.
Raios... Quando é que as pessoas se apercebem que cães são cães e humanos são humanos?.
Faz-me lembrar uma pessoa que conheci em tempos que deu parte de um comprimido tipo Aspirina ao pobre do gato porque andava com vómitos. Para quem não sabe... É um VENENO para os felinos.

3. Exagerando um poukinho... o canito espirra e lá vão os foristas de "xarola" para o vet... :!: :!:

4. Agradeço em especial à YeFifi e à NucNum que pelo menos transmitiram algum conhecimento fruto das suas experiências. :wink: :wink:
Lucybell
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 2:24 pm

quinta jan 15, 2009 8:11 am

texuga Escreveu:
dinodane Escreveu:Convém esclarecer que os vírus que afectam humanos não afectam os cães e vice-versa, ou seja, as nossas gripes e constipações não são contagiosas nem para caninos nem para felinos...
Sim tens toda a razão :wink: Ainda que o cão da minha irmã espirre por "simpatia" :lol: mas isso são outros 500 :twisted:
A minha Sasha também espirra por "simpatia" e mimo e quando o meu namorado brinca com o focinho dela LOL é bem feita ninguém o manda estar a chatear a pobre bicha :lol:
<p>Lucy Bell & Sasha </p>
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

quinta jan 15, 2009 8:52 am

Bem , mas pelos vistos a minha pergunta não foi fácil de responder como pensei. Vou perguntar ao vet.
A minha opinião é que ou eles não se constipam, ou se se constipam não têm os sintomas tão obvios como nós.
Isto porque o meu cão fica algumas vezes lá fora e mesmo na casota com o frio que tem estado se fosse uma pessoa já estava com uma contipação enorme , doente mesmo e ele nem espirra.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta jan 15, 2009 9:15 am

pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quinta jan 15, 2009 9:21 am

alguns medicamentos para humanos, são também receitados para animais sim... "farto-me" de ir a farmacia comprar um anti-inflamatorio "humano" para dar a uma cadela que temos!
se bem que para constipações os veterinarios devem receitar um antibiotico indicado para animais (que normalmente eles têm nas clinicas)...

Filipa Costa
Responder

Voltar para “Cães”