CITES

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta jan 14, 2009 11:47 am

Boa tarde...

Estou a abrir este tópico para uma dúvida básica, mas que considero muito importante. O CITES...

CITES (the Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora) is an international agreement between governments. Its aim is to ensure that international trade in specimens of wild animals and plants does not threaten their survival.

Ora, as minhas dúvidas são:

1. O CITES de cada animal é um documento ou um número? Ou nada disso?
2. Em que situações devemos exigir o CITES aquando da compra de um animal?
3. O que devemos esperar receber do vendedor quando este nos deve entregar o comprovativo do CITES? Uma factura? Um número? Um documento próprio?
4. O que é o IBAMA, e em que situações devemos receber algo relativo a isso? Quando o animal provém do Brasil?

Desculpem as dúvidas básicas, mas assumo a humildade de as expor. É que eu já recebi de tudo como sendo comprovativo do CITES... até um autocolante colado na carapaça do animal!

Cumprimentos.
<p></p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta jan 14, 2009 12:21 pm

Boas

O CITES é um numero que identifica o animal,e deve se pedir o cites em todos os animais que estejam abrangidos por essa convençao. O IBAMA gostava de te ajudar mas tb nao sei.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Hakuma
Membro Veterano

quarta jan 14, 2009 1:49 pm

:o
E o que nos garante que o número dado pertence ao nosso animal e não a outro qualquer?
Quem nos garante que o vendedor não tem um plantel de animais comprados na candonga e apenas um como deve ser e não dá o mesmo número para qualquer animal que venda?
<p></p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta jan 14, 2009 2:19 pm

efectivamente as tuas perguntas tem muito sentido.
Mas tb se formos a colocar tudo em causa, podemos tb pensar que logo a partir da loja pode nem sequer ter autorizaçao para vender o que quer que seja, se calhar nem tem autorizaçao para ser uma loja de animais.

Gostava muito de te dar respostas a essas perguntas mas tb nao sei

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jan 14, 2009 2:54 pm

Supostamente um Certificado de CITES é como um LOP. Pelo que vi na net, deveria ser algo deste género:

Imagem

"O Certificado CITES é um documento emitido pela CITES, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção."

http://www.badoca.com/actividades/shows ... imacao.php
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jan 14, 2009 3:03 pm

Agora a meu ver, se o animal não está chipado, é impossível saber se aquele papel é daquele animal ou de outro qualquer... :roll:

Nos EUA as cobras, por exemplo, são todas chipadas, por cá isso não acontece. Também compreendo que é impossível chipar alguns animais, tipo uma dendrobate, que não sei se necessita de CITES, mas se necessitar, imaginem o que é pôr um chip numa dendro 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Hakuma
Membro Veterano

quarta jan 14, 2009 3:09 pm

texuga, isso era exactamente o que eu esperava que fosse o certificado CITES, mas nunca mo deram... e como não conseguia fundamentar nada, também não reclamava.

O que eu tenho até agora é, para diferentes animais, comprados em diferentes lojas (4 lojas):

- O número impresso numa factura;
- O número impresso num talão de compra;
- Um autocolante com o IBAMA que vinha colado na tartaruga, e agora está anexado ao talão de compra;
- E o nº escrito à mão nas costas do talão... :roll:

Isto parece-me tudo uma ciganiçe...
<p></p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta jan 14, 2009 3:15 pm

texuga Escreveu:
Nos EUA as cobras, por exemplo, são todas chipadas, por cá isso não acontece. Também compreendo que é impossível chipar alguns animais, tipo uma dendrobate, que não sei se necessita de CITES, mas se necessitar, imaginem o que é pôr um chip numa dendro 8)
Não acontece muito. Mas acontece. A vet das minhas cadelas já chipou uma. (Foi conversa que veio depois de lhe levar a minha Cruella para ela conhecer e ir estudando tudo para o caso de ser necessário.) :lol:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

quarta jan 14, 2009 4:46 pm

texuga Escreveu:Agora a meu ver, se o animal não está chipado, é impossível saber se aquele papel é daquele animal ou de outro qualquer... :roll:

todas as dendrobates nessecitam de cites, e as tartas precisam de ser chipadas
e sempre que se compra um animal tem se de pedir se for recusado o melhor é nem comprarem, na factura vem o numero que depoi8s voces pedem os papeis no icn ou coisa parecida preenxem e mandam para legalizar para vosso nome
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
Hakuma
Membro Veterano

quarta jan 14, 2009 7:46 pm

Deadzao Escreveu:
texuga Escreveu:Agora a meu ver, se o animal não está chipado, é impossível saber se aquele papel é daquele animal ou de outro qualquer... :roll:

todas as dendrobates nessecitam de cites, e as tartas precisam de ser chipadas
e sempre que se compra um animal tem se de pedir se for recusado o melhor é nem comprarem, na factura vem o numero que depoi8s voces pedem os papeis no icn ou coisa parecida preenxem e mandam para legalizar para vosso nome
Pois só se for assim.
<p></p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jan 14, 2009 10:03 pm

Eu passo a explicar...

Ao comprarem um animal que esteja ao abrigo da convenção, na factura deverá vir identificado um numero, tipo este ES-EE/00651/7I (puramente ficticio).
este nº não é mais que o código do CItes Espanhol (ES).
Ao enviarem a requisição da transferência do Cites para vosso nome, o ICNB, emitirá um papel igual ao que a Texuga mostrou em vosso nome com um novo nº de CITES.

Cabe a cada um, antes de comprar um animal saber se ele deve ou não possuir CITES.

Quanto ao IBAMA...
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (primo brasileiro do nosso ICNB).
quanto à importação de animais do Brasil... Bem aí não te posso ajudar muito. apenas sei que o IBAMA fiscaliza acerrimamente todod o comercio de animais que entra e sai do território brasileiro.
Todo o animal que esteja ao abrigo do CITES deverá ter um código (nem que seja o de importação).

Alguma dúvida mais?
Hakuma
Membro Veterano

quinta jan 15, 2009 7:43 am

Obrigado jpmf.

Já agora, sabes se há prazos para pedir o certificado?
<p></p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 15, 2009 7:52 am

Hakuma Escreveu:Obrigado jpmf.

Já agora, sabes se há prazos para pedir o certificado?
Não há qualquer tipo de prazo...
Até porque o pedido ao ICNB tem um custo de 20€ por certificado...

Imagina que tens uma colonia de G. pardalis e queres pedir o CITES.
Podes incluir toda a colonia no mesmo certificado, desde que caiba no espaço destinado. Assim consegues o CITES para o grupo e pagas apenas 20€.
Foi o que eu fiz para as minhas russas.
Hakuma
Membro Veterano

quinta jan 15, 2009 7:59 am

jpmf Escreveu:Imagina que tens uma colonia de G. pardalis e queres pedir o CITES.
Podes incluir toda a colonia no mesmo certificado, desde que caiba no espaço destinado. Assim consegues o CITES para o grupo e pagas apenas 20€.Foi o que eu fiz para as minhas russas.
Isso é muito bom! Se assim não fosse, haveriam pessoas que tinham que vender os animais para pagar o certificado. :lol:
Obrigado pela clarificação. :wink:
<p></p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 15, 2009 8:11 am

Hakuma Escreveu:
jpmf Escreveu:Imagina que tens uma colonia de G. pardalis e queres pedir o CITES.
Podes incluir toda a colonia no mesmo certificado, desde que caiba no espaço destinado. Assim consegues o CITES para o grupo e pagas apenas 20€.Foi o que eu fiz para as minhas russas.
Isso é muito bom! Se assim não fosse, haveriam pessoas que tinham que vender os animais para pagar o certificado. :lol:
Obrigado pela clarificação. :wink:
sempre disponível...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”