Falta de apetite...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quinta jan 15, 2009 4:10 pm

rglove Escreveu:Não. Dou lhe so a noite, todos os dias. Só que ela no inverno é um bocado teimosa a comer, entao ela só come o que comia antes se lhe der de manha e à noite.
Acho que lhe fazes muitos caprichos xD

Os meus se não querem comer à noite, comem só da próxima vez que for a alimentar (dou de 2 em 2 dias, a adultos)
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quinta jan 15, 2009 4:13 pm

Que idade tem a bicha?

Nesta altura, com as temperaturas que se fazem sentir e normal o metabolismo baixar e consequentemente comerem muito menos que o normal, não acho que seja motivo para alarme!

A minha fêmea (C.collaris), está na toca a umas 3semanas sem comer, vou dando uma vista de olhos de vez em quando para ver se está hidratada e para lhe controlar o peso!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quinta jan 15, 2009 4:50 pm

Eu sei que não é motivo para alarme, até porque ela está gordinha, mas eu informei-me quando ela começou a comer menos e descobri que era do Inverno, dps vários criadores disseram-me que davam no Inverno comida de manha e à noite, daí a ter dado e há semanas em que ela so come de manha.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta jan 15, 2009 10:52 pm

Boas. Geckos não são bem a minha especialidade, mas qualquer réptil se pode ressentir com uma ligeira mudança no interior do terrário, seja de decoração, seja de substracto, e muito mais com a fonte de calor, deixando de comer ou comendo menos. Passou de um solo uniformemente quente para um ambiente quente no foco da lâmpada vs um ambiente mais temperado (nos dias que correm talvez até frio) nos cantos. Para além disto, tem o factor Inverno como já disseram, que baixa o metabolismo basal por si só. Solução? Monitorizar BEM as temperaturas e a própria adaptação do gecko, ou seja, os termometros deverão medir a temperatura no foco da lâmpada- basking spot do gecko e na zona fria, para assim teres certeza da amplitude térmica dentro do terrário. Para além disto, é ir controlando o apetite e o comportamento do animal. Se deixar de comer e ficar letárgico, VET

ps- também sou mais adepto das lâmpadas do que os tapetes ou cabos, exactamente por ser uma fonte de calor mais natural e oferecerem UVBs (se for no caso de um animal nocturno, uma moonlight) extrapolando isto até para outros animais.
Uma dúvida até que me surgiu, não será o "deitar-se de barriga para cima" um sintoma de que o calor deveria vir de cima e não de baixo? eu sei que os seus paises de origem são quentes, com um solo também ele quente, mas aí todo o ambiente é quente, não gerando esse tipo de comportamento. No terrário, a temperatura do solo estaria assim quente com o tapete/cabo, mas o ambiente não, dando origem ao mesmo. Se este comportamento for normal em geckos, seja ou não em tempos de muda, é favor corrigir-me 8)

cumps
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

quinta jan 15, 2009 11:10 pm

Se forem adultos, não é muito preocupante, as reservas da cauda, dão para eles aguentarem o inverno todo hibernados.

Se for uma cria em crescimento como a tua, tens de ter um certo nivel de preocupação
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

sexta jan 16, 2009 9:05 am

Tenho boas notícias, a gecka ontem à noite comeu 13 tenebrios.
Vamos la ver o que come hoje à noite.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
PedroC10
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 9:20 am

Desde Dezembro que os meus começaram a comer menos.. Solução? Piquei as temperaturas nos 32º no ponto quente, tanto de dia como e noite. Até agora têm comido perfeitamente, estão com quase 70g e estão agora com 8 meses..
Psynapse
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 1:11 pm

Bom, se não tiverem muitas reservas energéticas para aguentar o Inverno, essa parece-me uma boa solução à falta de melhor. Se tiverem, então estar a alimentar mais ainda o animal quando o seu metabolismo não necessita, aumentando a temperatura, não me parece muito salutar...
PedroC10
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 1:24 pm

Psynapse Escreveu:Bom, se não tiverem muitas reservas energéticas para aguentar o Inverno, essa parece-me uma boa solução à falta de melhor. Se tiverem, então estar a alimentar mais ainda o animal quando o seu metabolismo não necessita, aumentando a temperatura, não me parece muito salutar...

Estão em crescimento, o que por si só faz com que necessitem de todas as reservas para crescer, e não para aguentar o frio.. Além disso, quem e aconselhou a fazer isto já teve casos semelhantes e resolveu do mesmo modo. Quando o tempo começa a aquecer, ai volto a diminuir a temperatura de noite.
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

sexta jan 16, 2009 1:29 pm

Pelo menos nos C.collaris no primeiro ano de vida, ou no seu primeiro inverno, eles não hibernam! Não sei se com os geckos será assim, mas tem lógica que também o seja!

Cumps
PedroC10
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 2:16 pm

Não percebi peace, eles não hibernam mesmo ou não se devem deixar hibernar?
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

sexta jan 16, 2009 3:24 pm

Não hibernam mesmo! A partir do primeiro ano de vida ja têm necessidade de hibernar..Cabe-nos a nós fazer ou não a brumação!

abraço
PedroC10
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 4:04 pm

PeaceandLove Escreveu:Não hibernam mesmo! A partir do primeiro ano de vida ja têm necessidade de hibernar..Cabe-nos a nós fazer ou não a brumação!

abraço
Nos geckos não sei se isso acontece, mas notei uma baixa na alimentação quando começou o tempo frio (uma vez que no terrário, apesar de na zona quente as temperaturas continuarem iguais, nas zonas frias a temperatura baixa conforme a temperatura ambiente)..
PeaceandLove
Membro Veterano
Chlamydosaurus kingii

sexta jan 16, 2009 5:59 pm

Os meus mantêm o mesmo nivel de comida mesmo no inverno! Se ja tivessem 8meses provavelmente ja notaria diferencas, mas como só têm 2meses os mais velhos andam para ali a curtir 8)

Abraço
Psynapse
Membro Veterano

sábado jan 17, 2009 5:31 pm

PedroC10, tem razão quando diz que necessitam de todas as reservas energéticas para crescer, mas isso não valida tomar como regra base diariamente uma temperatura diurna igual à nocturna. Isso é desregular o ritmo circadiano do animal quanto a temperaturas. Não se esqueça que o dia vs noite se baseia não só em termos luminescentes, como em diferenças de humidade e temperatura, sendo que esta é importante. Se pretende aumentar a temperatura nocturna, porque não aumentar 1h antes de alimentar os geckos de modo a estimular o seu apetite, manter durante 2h e diminuir gradualmente? Isto tendo em conta que os alimenta todos os dias...senão, manter uma temperatura igual apenas nos dias de alimentação (se é que já não o está a fazer).

Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”