Boas. Geckos não são bem a minha especialidade, mas qualquer réptil se pode ressentir com uma ligeira mudança no interior do terrário, seja de decoração, seja de substracto, e muito mais com a fonte de calor, deixando de comer ou comendo menos. Passou de um solo uniformemente quente para um ambiente quente no foco da lâmpada vs um ambiente mais temperado (nos dias que correm talvez até frio) nos cantos. Para além disto, tem o factor Inverno como já disseram, que baixa o metabolismo basal por si só. Solução? Monitorizar BEM as temperaturas e a própria adaptação do gecko, ou seja, os termometros deverão medir a temperatura no foco da lâmpada- basking spot do gecko e na zona fria, para assim teres certeza da amplitude térmica dentro do terrário. Para além disto, é ir controlando o apetite e o comportamento do animal. Se deixar de comer e ficar letárgico, VET
ps- também sou mais adepto das lâmpadas do que os tapetes ou cabos, exactamente por ser uma fonte de calor mais natural e oferecerem UVBs (se for no caso de um animal nocturno, uma moonlight) extrapolando isto até para outros animais.
Uma dúvida até que me surgiu, não será o "deitar-se de barriga para cima" um sintoma de que o calor deveria vir de cima e não de baixo? eu sei que os seus paises de origem são quentes, com um solo também ele quente, mas aí todo o ambiente é quente, não gerando esse tipo de comportamento. No terrário, a temperatura do solo estaria assim quente com o tapete/cabo, mas o ambiente não, dando origem ao mesmo. Se este comportamento for normal em geckos, seja ou não em tempos de muda, é favor corrigir-me
cumps