Conquistar Porquinho-da-Índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jan 16, 2009 10:33 am

Olá!!

Eu tenho um porquinho-da-índia à mais de meio ano...
Eu nunca planiei ter um, mas não havia quem o quisesse e eu acabei por ficar com ele... apesar de pouco, ou nada, saber sobre porquinhos...

Quando ele veio para minha casa já era adulto, nunca teve grandes contactos com pessoas, estava muito fraco era muito medroso...
A minha prioridade era tratar da saúde dele... aos poucos ele foi ganhando peso, ficando mais bonito, mais saudável... hoje é um porquinho forte e bonito...

Quanto ao medo dele, nunca consegui ganhar-lhe a confiança... quando pego nele, ele treme, ele bate os dentes, ele foge, ele começa a tentar libertar-se batendo com as patas, ele chegou a morder-me mais do que uma vez... por isso também nunca quis insistir muito com ele até porque, como disse anteriormente, ele estava muito fraquinho...
Mas este comportamente dificulta-me imenso quando tenho de tratar dele... como escovar e aparar o pêlo, por exemplo...

Agora, como ele está bem mais forte decidi que tenho de fazer alguma coisa... reclame ele o que reclamar...
Hoje peguei nele, e andei uns minutos com ele ao colo, a dar-lhe miminhos... ele tremia por todos os lados... depois levei-o para a casa de banho, fui escovar-lhe e aparar-lhe o pêlo, tive a tratar da higiene perianal dele...
Por momento achei que ele estava a começar a ceder... já deixava que lhe pegasse sem oferecer resistência, já não tremia tanto, já levantava o focinho para olhar para mim, já começava a pesquisar e a cheirar tudo, e quando ouvia um barulho corria em direcção a mim para se proteger...
Até deixei que a minha gata se aproxima-se dele... e o porquinho não teve qualquer comportamento agressivo e até parecia calmo...
De repente, assim do nada, começou a tremer novamente, eu pegava nele e ele escondia o focinho e eu resolvi colocá-lo de novo na gaiola... dentro da gaiola ele fez uma coisa que não costuma fazer, levantou a cabeça e olhou para mim... mas assim que lhe coloquei a casinha ele escondeu-se no interior e não voltou a sair, enquanto eu lá estive, para comer ele arrastava a casa para cima dos comedouros :roll:

Alguém me pode dar uns conselhos para o conquistar??
Alguém já passou por algo parecido??
Desde já, obrigada...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sexta jan 16, 2009 12:10 pm

Um conselho que lhe dou é arranjar-lhe um companheiro do mesmo sexo... Eu tenho uma fêmea também um tanto agressiva, pois bate os dentes, foge e isso tudo, mas reparei que estando acompanhada já se dirige mais a mim, pois como a outra fêmea é uma verdadeira mimalha, a outra lá vem ter comigo também.

Algo que pode fazer para se habituar a si é soltá-lo e você sentar-se no chão e deixar que ele a conheça aos poucos.

Dê-lhe alguma comida à mão, para se habituar à sua presença.

E quando um porquinho se esconde muito na casota, uma solução é tirá-la... Eu volta e meia tenho de fazer isso às minhas, pois por qualquer motivo escondem-se...

Bem, isto são alguns conselhos. Espero que consiga conquistar o seu menino... :wink:
StellaR ;)
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 12:24 pm

stellar1, antes de mais, obrigada!

Eu até dava uma companhia ao meu... mas no meio de tantos animais que tenho, os meus pais recusam-se sequer em ouvir falar em ter mais... talvez um dia destes os consiga convencer, não sei...
Mas também não sei até que ponto um macho adulto aceitaria um novo machinho na área... e essa também uma dúvida que tenho :?

Comida... eu bem tento... mas ele não come da minha mão, aliás, se eu estiver perto da gaiola, como referi anteriormente, ele arrasta a casinha até aos comedouros para comer escondido... e se retiro a casa ele fica encostado a um canto ou corre a gaiola toda, mas evita comer enquanto estiver gente por perto... :|
Mas sempre que estou perto da gaiola retiro a casa, para ver se ele se habitua ao movimento... mas geralmente ele fica parado e só se volta a mexer quando a casinha é recolocada...

Foi isso que fiz hoje...
Fui para a casa com ele e, depois de tratar dele, sentei-me e deixei-o andar à vontade dele, embora a vontade dele fosse esconder o focinho... :roll: mas tambem não posso, nem vou, desistir à primeira...
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

sexta jan 16, 2009 12:57 pm

Por norma, um PDI adulto "adopta" outro deste que o parceiro seja novo, pois este novo verá o adulto como líder... Não estou a dizer que é aconselhável ter um parceiro, mas extremamente importante... :wink:

Tente retirar-lhe a casinha durante algum tempo, não por curtos períodos, para habituá-lo aos movimentos normais do ambiente onde ele está...

E os PDI's, como são animais muito tímidos, demoram bastante tempo a tornarem-se mais sociáveis...

Vá tentando com calma e paciência... :wink:

Ah, e isso de ter muitos animais e os pais não deixarem... Eu também comecei com uma PDI que adoptei, como me fazia "comichão" vê-la sozinha, ofereceram-me outra... Neste momento tenho quatro! E durante o percurso ainda arranjei um coelho... Sem contar com os meus cães! Os meus pais não vêm com bons olhos, mas como são responsabilidade minha, deixo-os a falar para as paredes! lol

E depois, dois PDI's são quase o mesmo gasto do que um... É pelo bem estar do seu pequeno! :wink:
StellaR ;)
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 1:13 pm

Compreendo...
Os meus animais são responsabilidade minha, mas o dinheiro com o qual cuido deles é dos meus pais... a única coisa que pago são os cuidados veterinários mais básicos, e é com dinheiro que vou juntando aqui e ali...
Afinal, ainda dependo deles, logo, eles podem impor os limites que bem entenderem... e eles só me deixaram ficar com este porquinho por pena dele, foi uma decisão na hora... :|

Mas como disse, talvez um dia destes os consiga convencer, já que agora tenho falado imenso no bem estar do meu porquinho... mas vai ser muito complicado :?
Eu sei que é extremamente importante dar-lhe uma companhia... aliás, já lhe devia ter dado à muito tempo... e eu já falei com os meus pais sobre isso, mas enfim... entra-lhe por um lado sai-lhes por outro e eu não posso, simplesmente, aparecer com outro porquinho cá em casa :roll:

Obrigada :wink:
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sexta jan 16, 2009 1:42 pm

ola.

nada tenho a acrescentar ao que foi dito... são óptimos conselhos :D passei exactamente pela situação que descreves... os meus PDI também vieram para casa já com quase um ano.... seguindo o que te aconselharam penso que seja só mesmo uma questão de tempo. Contudo, uma vez que disseste que o teu porquinho não come à mão (coisa que também aconteceu com os meus) posso dar-te a minha táctica que resultou comigo lol não sei se o alimentas sempre por volta da mesma hora (se não, convém)... mas podes jogar com isso... ou seja... depois de habituado a ser alimentado a uma certa hora, se prolongares o tempo (por mais meia hora ou uma hora também não é grave) ele certamente que vai ficar com fome e pedir comida... quando o fizer, então, das-lhe a comida na mão e só na mão... se ele não aceitar, nao ponhas no comedouro, espera mais uns minutos... faz assim sucessivamente (desde que vejas que o animal não está esfomeado!)... ele acaba por perceber que so come se for à mão... e não vai ter outro remédio lol depois habitua-se e começa a aceitar em qualquer situação :D pelo menos fiz isto com os meus PDI e resultou bem... só precisa de perceber que não tem motivos de receio... portanto, em suma, trata-os como uma criança com birra lol desde que, como te disse, tenhas cuidado para não passar muitas horas :D
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 1:48 pm

LiveToRock Escreveu:Contudo, uma vez que disseste que o teu porquinho não come à mão (coisa que também aconteceu com os meus) posso dar-te a minha táctica que resultou comigo lol não sei se o alimentas sempre por volta da mesma hora (se não, convém)... mas podes jogar com isso... ou seja... depois de habituado a ser alimentado a uma certa hora, se prolongares o tempo (por mais meia hora ou uma hora também não é grave) ele certamente que vai ficar com fome e pedir comida... quando o fizer, então, das-lhe a comida na mão e só na mão... se ele não aceitar, nao ponhas no comedouro, espera mais uns minutos... faz assim sucessivamente (desde que vejas que o animal não está esfomeado!)... ele acaba por perceber que so come se for à mão... e não vai ter outro remédio lol depois habitua-se e começa a aceitar em qualquer situação :D pelo menos fiz isto com os meus PDI e resultou bem... só precisa de perceber que não tem motivos de receio... portanto, em suma, trata-os como uma criança com birra lol desde que, como te disse, tenhas cuidado para não passar muitas horas :D
Parece-me bem... por acaso, geralmente, alimento-o sempre a determinada hora... os meus hamsters já perceberam, por volta daquela hora já andam eles fora do ninho à espera da paparoca...
Assim que eu vir que ele começa a ficar mais seguro, quando está comigo, vou utilizar essa táctica... vamos lá ver como corre :P

Obrigada :!:
Responder

Voltar para “Exóticos”