Câo destruidor!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jan 16, 2009 3:28 pm

Soneca2008 Escreveu:Sei que ele não vai fazer distúrbios para casa dos vizinhos porque todos o conhem e lhe acham piada e pedem mesmo para eu o deixar ir até casa deles. Em relação aos cócós, apesar de eu o ter acolhido porque alguém o abandonou, é extremamente limpo e sei que ele vai fazer as necessidades a um terreno da casa da minha vizinha. Descobri isso porque a partir da varanda consigo ver para onde ele vai e o qe faz. Claro que pedi desculpa à senhora e que ia tratar de apanhar os cócós e ela apenas riu-se e disse para não me preocupar, qual era o problema? Sempre tentei ter esse tipo de situações em conta e sempre tentei fazer o meu melhor. Peço desculpa se de alguma maneira ofendi alguém. Não era minha intenção. Formação ná área não tenho, apenas o que vou lendo e ouvindo. De qualquer maneira quero agradecer a atenção que me dispensaram. Vou tentar alterar e melhorar alguns hábitos nossos.
A mim não me ofendeu em nada. Se tem a certeza que ele só faz nesse e a dona não se importa...
Mas desde já lhe digo que corre riscos. De inumeras maneiras. E um dos principais é um dia ser atropelado, ou , ser apanhado plo canil da camara. Sabe que os cães não devem andar à solta nos espaços publicos , não sabe?
Quanto a gritar com o cão ou bater-lhe..... não sei se ele vai compreender o porquê. Ralhar na altura em que está a fazer a asneira, uma palmada mesmo, não lhe vai fazer mal nenhum.Depois, só lhe vai fazer mais ansiedade e confusão....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Soneca2008
Membro
Registado: segunda jun 09, 2008 5:19 pm

sexta jan 16, 2009 3:29 pm

Aceito a proposta de trinador! Então digam-me por favor como hei-de proceder em relação a estas atitudes que o "Kiko" teve.
Soneca2008
Membro
Registado: segunda jun 09, 2008 5:19 pm

sexta jan 16, 2009 3:33 pm

Obrigada nicasxi pelos conselhos. Vamos tentar melhorar os nossos métodos e educação em relação ao Kiko.
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

sexta jan 16, 2009 3:35 pm

texuga Escreveu:
sorayacatarina Escreveu:(...)
Acerca da questão... meninos teimosos tem de ser domados, com muita repreensão! e ralhar bem alto, se não mesmo assim o prejuizo continuar, o truque do jornal!! mais não sei estou com o mesmo problema mas ela ainda é bebé... agora faz de tudo o possivel e imaginário!!
Disse que não voltaria, mas sinto-me obrigada a fazê-lo pelo que coloquei a bold e sublinhado na citação acima... :roll:

Os cães não têm comportamentos destrutivos por serem "meninos teimosos", quem tem esse tipo de comportamento, são efectivamente os "meninos" mas de 2 perninhas...

Repreensão? Quando chega a casa? Gritar com o cão? Bater com o jornal? Para quê?´Na cabeça do cão, o dono ainda é mais desiquilibrado que ele :roll:
Pois neste caso....... deixar o sair cao sozinho para o perigo sei o que quizeste transmitir no seu post! :?
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

sexta jan 16, 2009 3:37 pm

nicasxi Escreveu:
Soneca2008 Escreveu:Quanto a gritar com o cão ou bater-lhe..... não sei se ele vai compreender o porquê. Ralhar na altura em que está a fazer a asneira, uma palmada mesmo, não lhe vai fazer mal nenhum.Depois, só lhe vai fazer mais ansiedade e confusão....
Bater ou ralhar depois de passado algum tempo... já não vai trazer nenhum resultado, já nem ele vai saber o porquê da repreensão..

De acordo! :wink:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 16, 2009 3:52 pm

sorayacatarina Escreveu:
texuga Escreveu:
sorayacatarina Escreveu:(...)
Acerca da questão... meninos teimosos tem de ser domados, com muita repreensão! e ralhar bem alto, se não mesmo assim o prejuizo continuar, o truque do jornal!! mais não sei estou com o mesmo problema mas ela ainda é bebé... agora faz de tudo o possivel e imaginário!!
Disse que não voltaria, mas sinto-me obrigada a fazê-lo pelo que coloquei a bold e sublinhado na citação acima... :roll:

Os cães não têm comportamentos destrutivos por serem "meninos teimosos", quem tem esse tipo de comportamento, são efectivamente os "meninos" mas de 2 perninhas...

Repreensão? Quando chega a casa? Gritar com o cão? Bater com o jornal? Para quê?´Na cabeça do cão, o dono ainda é mais desiquilibrado que ele :roll:
Pois neste caso....... deixar o sair cao sozinho para o perigo sei o que quizeste transmitir no seu post! :?
:o O quê???? Não percebi nada :?

Soneca2008,

É muito simples. O seu cão necessita de REGRAS, coisa que avaliando pelo que escreveu, não tem. Necessita também de uma hierarquia bem definda, coisa que não tem também. Aliado a estas normas, um exercício físico adequado, com o/a dono/a, à trela, mínimo 30 minutos de manhã, e se possível 1h à tarde, sempre para mais, dependendo do nível energético do seu cão.
Um cão com energia acumulada, liberta-a de diversas formas, transforma-se em "frustração", e tanto pode dar para ladrar e uivar um dia inteiro, como para destruir móveis, roupas, sapatos, paredes, portas, qualquer coisa que o exercite e de alguma forma lhe tranquilize a mente. A outros dá para se auto-mutilarem, etc...
Aceite a proposta da nicas, fale com um treinador, peça umas dicas, vá a umas aulas, e nos intervalos leia um pouco sobre o que é um cão. Recomendo 2 obras: "A paixão de César" de Cesar Millan, e "A encantadora de cães" de Jan Fennell.

Xuga

P.S.- Hoje estou mesmo zen 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

sexta jan 16, 2009 4:13 pm

Hummm deixa para lá não era nada de mais
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jan 16, 2009 4:14 pm

:o :o
O seu a seu dono. A Ninoquinha é que falou no treinador.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jan 16, 2009 4:18 pm

Soneca2008 Escreveu:(...)

Os passeios, é assim: eu abro-lhe a porta de casa e ele vai dar a voltinha dele e volta passados 15 min. Deixo a porta das traseiras aberta e ele entra quando quer. Ele anda sempre pelo passeio e como vivemos numa zona com pouco movimento, costumo fazer assim.

Quer resolver o problema? Pegue numa trela, e em vez de o soltar e deixar andar pelas ruas va com ele dar uma volta...deixar o cão solto na rua é irresponsabilidade e falta de civismo. Imagine que ele morde alguem, ou que vai alguem a passear com um cão pela trela e ele ataca esse cão...a culpa é unicamente sua pois é responsavel por ele. Já para não falar que o podem atropelar, podem leva-lo para um canil, etc etc etc...

Depois, para alem de o passear convenientemente o que pode fazer é dar-lhe brinquedos para que ele se distraia em vez de destruir coisas...
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jan 16, 2009 4:23 pm

e como os outros membros ja disseram, um treinador pode explicar-lhe direitinho como resolver o problema :wink:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jan 16, 2009 5:38 pm

eninos teimosos tem de ser domados, com muita repreensão! e ralhar bem alto, se não mesmo assim o prejuizo continuar, o truque do jornal!!
A repreensão ou castigo só funcionam quando o cão é apanhado em flagrante, ié, no próprio momento em que faz a asneira.
Os cães não falam, por isso podem não perceber porque é que são castigados.
Um exemplo é o castigo por xixis em casa que, feito muito depois do acto, origina que o cão pense que não deve fazer xixi :o
Embora, também não sejam estúpidos.
Muitas vezes o cão percebe o que o dono quer dizer, deduzindo pelos gestos e atitudes, o que não percebe pelas palavras...

Para mim, passeios grandes com jogo da bola, ié, cansá-los é o melhor remédio.
Ossos e brinquedos para roer.
E, no seu caso - que tem um bébé e outros cães que alimenta, algum tempo de festas e atenção exclusiva ao seu bicho, também deve funcionar.
Vai ver que se ele libertar o stress acumulado e não se sentir excluído, tudo vai ao seu lugar...
Patra
Registado: sábado jan 17, 2009 6:32 pm

sábado jan 17, 2009 6:53 pm

Provavelmente é uma forma de mostrar que não gostou de ficar sozinho!

Tive uma cadela que durante os dias da semana nos deixava sair de casa livremente e ficava, calma e sossegada, dentrou de casa ou no jardim (conforme o tempo) e não fazia qualquer tipo de asneiras.

Ao fim-de-semana, se saíssemos sem a levar... :o. Ela ficava de tal maneira ofendida que já sabiamos que quando chegassemos a casa teriamos ou qualquer coisa roída ou um xixi ou um cócó num sítio estratégico. Ralhar e repreender não adianta de nada - é simplesmente a maneira do animal mostrar que não está contente. Experimente sempre que sai lhe deixar algo para ele roer - os brinquedos ou um osso - algo que não cause estragos para si!
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sábado jan 17, 2009 7:01 pm

Patra Escreveu: Ao fim-de-semana, se saíssemos sem a levar... :o. Ela ficava de tal maneira ofendida
A maior parte dos problemas que os donos têm com os seus cães, começa aqui, quando os humanizam. :roll:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 17, 2009 8:19 pm

Acho que há aqui uma grande confusão acerca do que é humanizar.
Certas emoções são comuns a pessoas e animais - o ciúme, o medo, a irritação, a tristeza, a alegria, etc, pex.
Tolice é pensar que são exclusivamente humanas.

Humanizar tem a ver com as causas dessas emoções.
Não se vai dizer que um cão está triste com o resultado do jogo da bola.

Digamos, antes, que tem a cabecinha de um bébé de 12 meses.
Há certo tipo de raciocínios e que não faz e de conclusões que não tira.

Agora, tal como um bébé que fica triste quando os pais o deixam na creche, também o cão fica triste quando os donos saem para o trabalho.
Num caso e noutro o mundo deles é seguro e confiável se lá estão os pais ou os donos.
Se eles se ausentam...

Só a repetição da constatação que eles voltam e que, durante a sua ausência, o mundo continuou seguro, é que os leva a ultrapassar estes sentimentos.

O que eu acho é que o ser humano é muito vaidoso e está convencido que tem o exclusivo de muita coisa que, na realidade, partilha com outros animais - é que as pessoas são, antes de mais, animais.
O que nos distingue é o raciocínio, não as emoções.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 17, 2009 8:33 pm

Patra Escreveu:Provavelmente é uma forma de mostrar que não gostou de ficar sozinho!

Tive uma cadela que durante os dias da semana nos deixava sair de casa livremente e ficava, calma e sossegada, dentrou de casa ou no jardim (conforme o tempo) e não fazia qualquer tipo de asneiras.

Ao fim-de-semana, se saíssemos sem a levar... :o. Ela ficava de tal maneira ofendida que já sabiamos que quando chegassemos a casa teriamos ou qualquer coisa roída ou um xixi ou um cócó num sítio estratégico. Ralhar e repreender não adianta de nada - é simplesmente a maneira do animal mostrar que não está contente. Experimente sempre que sai lhe deixar algo para ele roer - os brinquedos ou um osso - algo que não cause estragos para si!
Cão não "amua" nem se "ofende" quando o dono se ausenta, sejam dias da semana ou fim de semana. Para os cães não há calendário, não há relógio, há apenas o relógio biológico.

A nossa rotina é também a rotina deles, e há donos que são líderes a 100% e fazem o que querem e quando querem, o cão não se ressente à mudança da "rotina", e há donos que têm cães que são líderes em "part time", e quando os donos se ausentam fora da "rotina", o seu sentido de liderança vem ao de cima, transformando-se rapidamente em frustração reprimida... Consequência? Destruição...

Os meus cães comportam-se, e sempre se comportaram, de igual modo seja dia de semana ou fim de semana, se eu aos dias de semana os levo à rua às 8 da manhã e aos fins de semana ao meio dia, é a essa hora que eles fazem as necessidades... não me chamam, não sujam a casa, simplesmente esperam por mim.

É tão bom ter cães quando há harmonia na casa!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Responder

Voltar para “Cães”