quarta jan 14, 2009 11:09 pm
O Mushi está em minha casa e está medicado pois teve uma crise respiratória e está sob apertada vigilância.
O Mushi desde a sua saída no canil apresenta um daqueles problemas tão comuns nos Yorkies..problemas na traqueia e por precaução tem vindo a ser medicado ainda que nos últimos dias e especialmente a brincar a tosse tivesse aumentado um pouco.
Alguns factores poderão estar na origem desta crise aguda: as alterações climáticas ( a menos provável), alguma irritação que despoletou a tosse e que foi agravando até um grau já muito sério ou então suspeita de alguma virose que o Louie trouxe do canil (tosse do canil) pois o louie como sabem tem vindo a ser avaliado e medicado e porque o meu pinscher também apresenta sinais de tosse..que não tinha.
No caso do Mushi já com uma traqueia sensível, (uma tosse para outros meramente chata e irritante), para ele é um caso bem sério pois quanto mais tosse, mais a traqueia tem tendência a fechar, esta última situação que pode ser fatal.
O Mushi foi avaliado, efectuado raiox toráxico e electrocardiograma pois ele estava bem aflito e em termos cardíacos nada tem de anormal, mas em termos pulmonares apresenta algum congestionamento pulmonar. Foi medicado com injectável e amamhã iniciará tratamento em casa.
Assim está a dormir sossegado e vamos a ver como vai ser a noite, embora esteja atenta e salvaguardada com um SOS em caso de uma situação mais forte, que não invalida uma corrida de pijama para o vet.
Foi um forte abalo considerando que a tosse do Mushi é muito semelhante à da falecida Sweetie..estou a torcer para que o pior já tenha passado.
Por outro lado, o Louie mantém ainda as dificuldades respiratórias mais da parte nasal mas há que dar tempo à medicação para fazer os devidos efeitos.