Junçao de dois furoes...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Sisa
Membro
Registado: sábado jul 02, 2005 1:11 pm

segunda jan 12, 2009 11:06 am

Olá a todos!

Tenho neste momento dois furoes, o macho nao aceita a femea.

O Stinky veio cá para casa com 1 mes de idade aos 6 meses de idade dele achei que ele precisava de companhia apos muito ler aqui na net achei que ele se sentia sozinho, adoptei uma menina a Winkie veio de setubal e a dona mandou-me um cd dela que diz Blaze e é do reino dos furoes. A menina é de uma simpatia fantastica super meiga, tem 4 anos veio com sarna nos ouvidos, mas já esta tratada e já recomeçou o plano das vacinas.

Bem o problema é que o Stinky nao a aceita, pensei que era por nao tar castrado, a menina está, e pensei que a quisesse montar, pois avisaram-me que o acasalamento deles é muito violento, fez este mes 8 meses e foi castrado no dia 6 de Janeiro sei que ainda é cedo, mas hoje ele viu a e começou logo a bufar.....

Eu durante este tempo eu tenho os junto, tipo passeado os dois a trela, eles vem se um ao outro, troco as mantas das camas, ando com um ao colo e depois com o outro, para sentirem o xeiro e dou sempre primazia ao stinky para ele nao ter ciumes.... mas nao vi progressos... A Winkie está cá em casa desde o dia 28 de Novembro.... O Stinky está cá em casa desde o dia 15 de Junho nasceu no dia 28 de Abril....

Se alguem me puder ajudar com dicas para os juntar, e para eles se darem como irmaos... pelo menos já vi aqui pessoal que tem 6 furoes juntos e acho que foram introduzidos em alturas diferentes.

Tambem gostava de me tornar socia da associaçao clube portugues do furao já lhes enviei um mail mas nao obtive resposta, se me puderem ajudar nisto, tambem agradecia. ;)

Ficam aqui duas fotos dos meninos...

Stinky:
Imagem

Winkie:

Imagem
Sisa
Membro

segunda jan 12, 2009 11:07 am

Responderam-me isto noutro local:
Há um foro só de furões. É melhor coloca aí as duvidas que tiver que terá certamente mais respostas http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=117

Sobre o clube, para ser sócia, basta seguir estes passos http://www.pcexper.pt/furoes.servebbs.o ... ?f=12&t=63
Vou falar também com o Imv que é quem trata disso e por coincidência, é o “avô” da Winkie.

Agora sobre conseguir juntá-los, tal como nos humanos, eles também têm as suas simpatias…mas normalmente conseguem entender-se, mais dia ou menos dia. A testosterona tarda algum tempo em desaparecer do organismo, pode ir até uns 4 meses.

E porque diz que ele não a aceita? Sabe que eles brincam entre si, mordendo-se e como têm a pele dura, não se magoam? Não será que é mais medo seu? Já experimentou deixá-los aos dois (sempre com vigilância) e ver no que resulta? Às vezes também é preciso deixar que um estabeleça que é o chefe e só depois disso é que eles começam a entender-se.

Se tiver duvidas, melhor colocá-las no fórum dos furões.
Sisa
Membro

segunda jan 12, 2009 11:11 am

MHZ muito obrigada pela sua resposta. Ainda nao fiz isso pois a antiga dona da Winkie avisou-me que nao era aconselhavel junta-lo a Winkie antes de ser castrado... mas sim depois, eu vou faze-lo agora... mas achei menos arriscado perguntar a opiniao de quem já percebe bem mais que eu...

Eu pensei que ele nao gostasse mesmo dela, porque ele bufa para ela, tipo como os gatos...

O Avo da Winkie anda por ai??? Será que tambem nao é avó do Woodie? Ou Wodie era o macho que estava com ela, tambem fui eu que arranjei dono para ele.

A Winkie é uma querida mas tem um problema neurologico, é o que desconfia a vet, anda sempre as voltas e os olhos dela tao sempre a andar tipo como quando as pessoas vao no comboio a ver a paisagem, é uma querida ela.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda jan 12, 2009 11:37 pm

Se ele lhe bufa não está a brincar...é sinal que não vai à bola dela...mas dê tempo ao tempo e com a castração, pode ser que se habitue mais a ela.

Desde quando a Winkie faz esses trejeitos? Pergunte à antiga dona se foi depois de alguma vacina (e que vacina usou) ou se é de nascença.

Já experimentou dar-lhes banho juntos? Assim ficam com o mesmo cheiro. E se for o cheiro dela que ele estranha, pode ajudar.
Sisa
Membro

terça jan 13, 2009 12:03 pm

Oi

A antiga dona disse que ela ficou com isto por volta de há um ano atraz quando ela deixou de ter tempo para os furoes e eles passavam muito tempo fexados, disse tambem que a vet disse que era uma doença de os animais do jardim zoologico de estarem muito tempo fexados... achei estranho por o Wodie o companheiro dela e o Jinx nao tem nenhum destes sintomas de andar as voltas, e de os olhos nao pararem, mas os animais sao diferentes e a Winkie podia reagir de forma diferente já que é extremamente mimalha, bem chegada a Braga levei a ao vet para ele a ver, a vet quando viu sarna nos ouvidos desconfiou que pudesse ser isso, mas achou estranho os movimentos dos olhos, ela já fez tratamento aos ouvidos melhorou um pouco, mas tambem pode ser de ter mais atençao, de passear e ser solta no quintal... E relaxar mais e nao ter tanto estes tiques...

Ainda nao experimentei dar-lhes banho juntos, quero dar banho a Winkie mas desde que ela chegou que tem estado muito mas muito frio por aqui, e em todo lado e a vet nao aconselhou, porque tem tido muitos casos de caes em hipotermia la no vet, so por dormirem no exterior... Por isso estou a aguardar que venha tempo mais quente...

Mas mal esteja mais quente vou fazer isso... dar banho aos dois ao mesmo tempo. Só queria que eles se dessem para terem companhia...
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

quarta jan 14, 2009 5:29 pm

A Jasmine e a Shena são irmãs do mesmo pai, a diferença de idades é de mês ou mês e meio... Primeiro veio a Jas, e passado 1 mês chegou a Shena... Esse mês fez muita diferença... A Jas era muito mimada devido ao defeito genético 8que já não é genético, tem o queixo quebrado)... só comia quando chegava do trabalho e na minha presença, daí a chegada da Shena... A sua chegada foi uma benção e um pesadelo já que a JAs não a aceitou de boas à primeira... e sempre que as juntava a Jas pegava na Shena pelo caschaço e passeava pela casa para mostrar à Shena que mandava em casa...

Disseram-me muitas dicas... mas a verdade é que só o tempo resolveu a situação...

No meu caso, a Jasmine ficava na sua gaiola e a Shena numa caixa enorme que servia de gaiola provisória. Durante o dia, punha-as juntas na caixa ou solta-vas em casa... O resultado era sempre o mesmo, até que a jas se habituou à presença da Shena.... Foi moroso, mas valeu a pena... Aqui te deixo um link com algumas ideias: http://www.todohurones.com/0_nuevo.html
E se explorares o site, tem muitas dicas e "instruções" optimas... para mim é como uma enciclopédia online. (espero que percebas de espanhol, mas de qualquer forma, há sempre o dicionário online). Boa sorte!
Fiquem bem, Vera
Sisa
Membro

quinta jan 15, 2009 11:00 am

Obrigada Vera.

Paciençia eu tenho, adoptei um boxer com 1,5 ano, agora tem 9 anos, mas quando xegou nao se dava com caes, gatos, ratos, tudo o que se mexesse, e nao fossem pessoas brancas. Agora dorme com gatos, tem outro cao como companhia, e lida com pessoas de cor.

Eles hao de ir ao sitio. ehehehe

Obrigada pelo site vou cuscar.
MHZ
Membro Veterano

sábado jan 17, 2009 4:35 am

Sisa, a furi move a cabeça para cima e para baixo, ou para os lados?

Há um problema chamado Nistagmo.

Nistagmo são oscilações repetidas e involuntárias rítmicas de um ou ambos os olhos em algumas ou todas as posições de mirada, podendo ser originarias de labirintites, maculopatias ou catarata congênita, albinismo, e outras causas neurológicas.
Fisiologicamente, o nistagmo é um reflexo que ocorre durante a rotação da cabeça para estabilizar a imagem. O reflexo é dividido em duas fases, uma rapida e uma lenta. A fase lenta é para compensar a rotação da cabeça e a fase rápida é para resetar o movimento (caso contrário o olho iria atingir a borda da órbita e se manteria la enquanto durasse o movimento rotacional). A fase lenta é gerada pelo sistema vestibular enquanto a fase rápido responde a sinais do tronco cerebral. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nistagmo

É raro em furões, normalmente é genético e é mais comum em albnos o padrões de branco. Pouco há a fazer. Só se tiver episodios de vertigens ou nauseas. À cautela não a deixe subir a sítios altos que podem provocar-lhe vertigens.
Sisa
Membro

segunda jan 19, 2009 8:28 am

Oi

Os movimentos sao na horizontal, nao muito, as voltas com o corpo sempre para o mesmo lado.

Os olhos fazem tambem movimentos na horizontal, quando ela stressa fica mais acentuado, e normalmente quando isto acontece parece que bloqueia, que tipo nao ve nada a volta dela, que o mundo desapareceu para ela.
Sisa
Membro

domingo jan 25, 2009 5:26 am

Hoje aproximei o Stinky da Winkie e ele nao bufou, e pensei bem seja o que deus quiser, soltei os dois, e nao é que começaram a brincar.

Olhem ALTAMENTE, amei ve los assim... tao mais felizes...
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 12:45 pm

:D
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 12:46 pm

:D
Sisa
Membro

domingo jan 25, 2009 1:36 pm

Na gaiola juntei os hoje mas achei o Stinky um pouco pocessivo, para ja vou juntando assim aos poucos e sempre comigo por perto, é melhor nao acham?

È tao lindo ve los a brincar.... babo me a olhar para eles :twisted:

Estou a ter aulas de treino e ontem falaram numa doença que alguns animais tem que comportamento compulsivo abusivo, lembrou-me bastante o problema que a Winkie tem...

Mas está bem melhor, anda um pouco torta da cabeça mas so andas as voltas e cega quando tipo quer uma cena e a pessoa nao deixa ou algo se mete pelo caminho ai sim parece psicotica.

Continua a morder aos caes e aos gatos.... com o tempo pode ser que veja que eles nao lhe fazem mal.
Responder

Voltar para “Furão”