E quando "eles" são da nossa da da nossa família???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dorby
Membro
Registado: quinta jun 19, 2008 8:17 pm

sábado jan 17, 2009 11:58 am

Vivo numa aldeia onde grande parte das pessoas não estimam os animais como eles merecem( onde sou criticada por os meus meninos terem melhores condições que alguma gente) e nada melhor que começar com a sensibilização no seio familiar. :|

Pois bem, os pais do meu marido apenas dão valor aos animais de criação porque esses sim, dão lucro! Quanto aos cães e gatos que se desenrasquem e já alguns anitos que lhes faço ver que os cães também merecem comer diariamente, terem àgua e já nem lhes falo de carinho e atenção.
De tanto sermão que levaram, já estavam a ter algumas melhorias...mas longe do imaginável. :evil:

Mas ontem foi tudo por àgua a baixo, a 22 Km de casa estava eu na carrinha parada numas bombas de gasolina e apercebi-me de uma travagem de um carro e um animal lá de baixo, saí a correr para prestar auxílio ao animal, ele saiu a rastejar ileso e para meu espanto era a cadela do meu sogro que provávelmente tinha sido abandonada naquela cidade e quando ouviu a voz do meu marido meteu-se à estrada disparada na direção dele! :o
Trouxe-a para casa, claro que um pouco assustada e assim que chegou a casa dos donos foi ter com eles a cumprimentá-los, feliz e contente... não merecem uma cadelinha assim... :?

Escusado será dizer o relatório da discução que se desenrolou a seguir.... :evil:

Quando via animais abandonados, pensava como eram as pessoas que tinham coragem para o fazer; agora vivo com elas diariamente...triste e lamentável :oops:
" No melhor pano caiu uma nódoa."
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

sábado jan 17, 2009 12:39 pm

Sei o sentimento que tem consigo...

Tenho ua pessoa que me é muito próxima na familia, sempre fui a 200 % a favor dos animais, dos cuidados básicos visto viver no campo...

Era eu que passava horas de volta de um animal se eu soubesse que estava doente, era eu que lhes dava carinho... porque na cabeça desta pessoa que me refiro, se por exemplo os cães não prestassem para a caça um tiro na cabeça logo, porrada soco e pontapé... vivi toda a minha infancia com uma coisa que me pesava tanto... juro :cry: chorei e chorei.. Sem nada poder fazer...

"O lugar dos animais é na rua, o nosso lugar é em casa, não se mistura!"
Cada vez que um ousava entrar em casa PÙMBAS um pontapé logo.. para aprender de outra forma não se aprendia.

Insensivel, chamava-lhe tudo baixinho no meu quarto a chorar horas a fio, 80% dos motivos que me levaram a sair da terra foi esse mesmo.

Sempre quiz ter uma casa onde pudesse trer os meus animais e os tratar como eles merecem... Vivi num sitio onde se gatos cães... abandonavam na berma da estrada e a amizade destes os faziam voltar a casa no dia seguinte... :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Infelizmente existe este desumanismo nos locais menos desenvolvidos mas também como nos mais desenvolvidos , onde as pessoa não tiveram a sensibilização nem o amor de ninguém como poderão eles vir a dar amor a alguém ... mais ainda a um animal

Peço desculpa o desabafo... hoje tenho tres cães e um gato.. no meu apartamento.. acho que não existem nem reis nem rainhas como eles os nossos amiguinhos que temos lá em casa.

Cumps
FreeDog
Membro
Registado: sexta jan 09, 2009 5:46 pm

sábado jan 17, 2009 1:03 pm

É habitual dizer-se que no meio é que está a virtude!
Abandonar e maltratar um animal é algo deplorável e demonstrativo do nosso (mau) carácter.
Por outro lado, e não me levem a mal a sinceridade, considerar um animal como sendo da nossa família também me parece um "ultrapassar" de limites.
Reconheço que existem pessoas sós, por vezes idosas, que têm nos animais até mais que um familiar.
Mas... numa família dita equilibrada, responsável e de realacionamentos humanos saudáveis não me parece razoável considerar o(s) felpudo(s) como elementos da família. Ou mesmo "verdadeiros filhos" como já aki li!
Eu tenho 1 cão e não me envergonho de dizer que na minh casa (e mesmo nalgumas zonas do jardim), ele tem acesso absolutamente proibido! Com isso não kero dizer que ele não tenha liberdade. Acabei de chegar de um passeio com a minha familia e o cão, pela mata (e atenção – não apanhei os cocós... Enterreio-os – acho execrável deixar presentes destes seja onde for...). Durou mais de uma hora. E logo à tarde dverá ter direito a repetição.
Filalizando... Gostar de animais e tratá-los bem como merecem... SIM
Como familia... na nossa cama... nos nossos sofás... etc... NÃO!
1 Cão é 1 cão. Não vejo necessidade nenhuma de ele "ser da família" ou de dormir na minha cama ou no meu sofá. Ele tem tudo isto... à sua escala! No seu local... com higiene e... com qualidade! E enquanto qualquer um de nós existir nada disto faltará ao meu rasteirinho!
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

sábado jan 17, 2009 1:41 pm

boas tarde.

axo que isso de ter na cama no sofá, seja a onde for cabe a cada um de nós decidir.

se tratar como filho ou filha. a nós diz respeito.
cada um trata os animais como quiser.

ninguém melhor que um animal para nos mostrar a gratidão,

e eu que o diga depois de ter apanhado uma cadelinha prenha de ter sido operada ontem..
bem não vou a lugar nenhum da casa que ela não esteja comigo a agradecer pelo quel lhe fiz.
FreeDog
Membro

sábado jan 17, 2009 1:57 pm

xenita Escreveu:boas tarde.

axo que isso de ter na cama no sofá, seja a onde for cabe a cada um de nós decidir.

se tratar como filho ou filha. a nós diz respeito.
cada um trata os animais como quiser.

ninguém melhor que um animal para nos mostrar a gratidão,

e eu que o diga depois de ter apanhado uma cadelinha prenha de ter sido operada ontem..
bem não vou a lugar nenhum da casa que ela não esteja comigo a agradecer pelo quel lhe fiz.
Claro que sim! Cada um trata os animais como quer... Ou as pessoas!
Só não compreendo é quando nos kerem mostrar que tratar o animal como uma familiar... como uma pessoa... como 1 filho é que é correcto. Para mim não é... Só isso!
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sábado jan 17, 2009 1:57 pm

por acaso eu considero os meus animais como membros da minha familia... vivem comigo, sou eu que os "sustento", blablabla, por isso sim, são parte do meu "agregado familiar"!

vão para o sofá, dormem comigo na cama (as gatas, por que a cadela é um bocadinho "espaçosa" e a cama não chega para todos)...

a vida é feita de escolhas, há quem escolha, com toda a legitimidade, ter uma casa toda xpto, eu prefiro ter animais! tenho o sofá coberto com uma manta para eles não o sujarem, por exemplo!

ah sim, aqui em casa há um local proibido a todos os residentes de 4 patas: a cozinha!

Filipa Costa
FreeDog
Membro

sábado jan 17, 2009 2:04 pm

pendragon Escreveu:por acaso eu considero os meus animais como membros da minha familia... vivem comigo, sou eu que os "sustento", blablabla, por isso sim, são parte do meu "agregado familiar"!

vão para o sofá, dormem comigo na cama (as gatas, por que a cadela é um bocadinho "espaçosa" e a cama não chega para todos)...

a vida é feita de escolhas, há quem escolha, com toda a legitimidade, ter uma casa toda xpto, eu prefiro ter animais! tenho o sofá coberto com uma manta para eles não o sujarem, por exemplo!

ah sim, aqui em casa há um local proibido a todos os residentes de 4 patas: a cozinha!

Filipa Costa
Certíssimo.
Opções são opções. Eu SÓ não consigo dar essa liberdade toda aos animais. Eu SÓ não so consigo considerar ao nível dos meus filhos e esposa (agregado familiar) Faz parte da minha essência. O meu cão vai à rua e cheira a cakinha que o outro deixou... E depois ir metê-lo na cama... Sorry! Não consigo! Quanto ao xpto é sempre relativo... seja para o cão ou para a casa!
Quanto à cozinha: A sua atitude é a + correcta. Por norma as pessoas gostam de ter os animais na cozinha porque é mais fácil de limpar (azulejo). Mas eskecem-se que é para onde vão os alimentos... e onde são confeccionados.
Mas é como eu digo! Opções. Cada 1 é livre!
Só não somos livre é tre maltratar os animais
Última edição por FreeDog em sábado jan 17, 2009 7:00 pm, editado 1 vez no total.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

sábado jan 17, 2009 2:11 pm

a todos os meus cães eu sou a mama há o pápa´a tia e os manos tias e por aí fora.

no natal tem lembranças e nos reis comem uma fatia de bolo.

nos aniversarios teem bolo com carne picada e velas

sei que eles tão se borifando para as velas e que não ligam nenhuma.

mas faço na mesma.

as rotts dormem com a mamã e o papá.

foi a minha opção.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 17, 2009 2:28 pm

pendragon Escreveu:por acaso eu considero os meus animais como membros da minha familia... vivem comigo, sou eu que os "sustento", blablabla, por isso sim, são parte do meu "agregado familiar"!

Filipa Costa
Exactamente, chamem família ou o que quiserem!

Penso que o que autora do tópico quis dizer, é que um animal é, mal comparado, como um casamento (à moda antiga): para toda a vida (mesmo depois do divórcio dos donos :twisted: ), e é nesse sentido que a Dorby se refere ao facto de ser "membro da família", tendo em conta que são animais que nós escolhemos ter, e como tal recai sobre nós toda a responsabilidade do seu bem estar, pois eles não são autónomos, não se auto-sustentam, não se tratam quando estão doentes, etc, etc...

Por acaso os meus têm acesso a tudo em casa, excepto, no caso do cão, à nossa cama e quartos... já os gatos... :oops: ...
E sim, o cão tem acesso ao sofá, quando eu não estou lá, porque basta um "sai" para ele ir para o chão e eu ou um qualquer membro da família, para o sofá.

Dorby, lamento mas é mesmo assim, já diz o ditado "pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita"... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 17, 2009 2:59 pm

FreeDog Escreveu: (...) Como familia... na nossa cama... nos nossos sofás... etc... NÃO!
1 Cão é 1 cão. Não vejo necessidade nenhuma de ele "ser da família" ou de dormir na minha cama ou no meu sofá. Ele tem tudo isto... à sua escala! No seu local... com higiene e... com qualidade! E enquanto qualquer um de nós existir nada disto faltará ao meu rasteirinho!
Sabe porque considero os meus animais, membros da família?

Porque existem membros da família, em qualquer família, que não merecem nem metade dos que os meus animais merecem!

Sabe porque deixo os meus animais partilharem toda a casa, sofás, cama, cadeiras, carpetes, etc…? Porque, ERRADAMENTE, sempre abri as portas da minha casa a família e a conhecidos que eu pensava serem amigos, partilhando todo o meu espaço, que inclui os 3 pisos, sofás, cadeiras, até por vezes as camas e tudo o que precisassem para afinal vir a verificar que quem merece esta partilha são os que sempre confiaram em mim, os que sempre me respeitaram e os que sempre me deram a sua amizade sem exigências de troca!

Hoje em dia tenho uma visão TOTALMENTE diferente da de que os sofás são para a família e “amigos” porque o lugar dos animais é no chão ou no exterior! Não! No exterior podem ficar TODOS aqueles de quem não gosto, que não merecem o meu carinho e respeito! Os meus animais, NÃO! Esses enquanto viverem merecem do melhor e esse melhor passa pela retribuição de tanto que me dão, continuam a dar e de tanto que me ensinaram a ver para além das duas palas… da vergonhosa “amizade” inexistente, seja por parte de famílias e ou de alguns conhecidos a que por vezes muitos, eu incluída, erradamente, lhes chamam de amigos! Esses, seu eu pudesse, dava-lhes o trato da corrente e uma barraca, a comerem pão e água! É desumano? Claro que é! Mas, afinal também não é desumano descriminar-se um ser que sente, com sentimentos tão nobres, a que designamos de cão, que tanto nos dá e muitas vezes em troca de nada, muitos deles até a serem mal tratados?!

Por vezes precisamos assim duns "baldes de água fria"... para vermos a diferença entre os animais e m**** que é a nossa própria espécie

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mila43
Membro
Registado: segunda dez 30, 2002 12:26 pm
Localização: Cães, , coelho anão, caturras, periquitos, canários, bico de lacre,porquinho da India

sábado jan 17, 2009 3:09 pm

Se me permite Leonilde
Só não faço copiar/colar porque não escrevi, mas penso 100% igual a si
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado jan 17, 2009 3:21 pm

Eu até compreendo um bocadinho do que o freedog quer dizer. Mas deixar os meus cães , entrarem em casa , deitarem-se no tapete da sala ou á lareira , não é para mim equipará-los às minhas filhas. Mas que fazem parte , como elas, do agregado , fazem. Eles têm que comer , como elas , e dependem de nós , para isso. Quando estão doentes precisam de ir ao médico, como elas, e mais uma vez dependem de nós. Precisam de atenção , como elas....
E como a Leo , tambem para mim os meus animais , são muito mais importantes que muitos humanos.
O meu velho Bernie , tem quase 14 anos, é uma idade muito boa para a raça. Não quero comparar com aquilo que posso sentir se perder alguem próximo. É incomparavel, mas quando o meu velho partir, vou sofrer muito, porque é um elemento muito , mas mesmo muito importante no meu dia a dia e na minha casa.
Não lhe chamo filho, até porque não sou nenhum canideo, mas gosto mesmo muito dele. O que não me obrigou a humanizá-lo , felizmente.
O Cão com cores e tamanhos , finalmente livre, se ( desejo que sim ) tiver o seu canito consigo durante 14 anos , vai compreender tudo isto e muito mais.... :wink:
Quanto ao tratamento que os mais antigos dão aos animais ( alguns , ressalvo ) tudo faz parte de uma educação. Sempre foi assim e talvez comece a mudar porque os mais novos já têm direito a outro tipo de formação que antes não havia. Tenhamos fé nos homens e mulheres de amanhã.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado jan 17, 2009 5:36 pm

Dorby, também para mim o meu cão é um membro da família. Percebo a sua indignação e revolta, mas principalmente entre uma certa população que ainda existe em Portugal, os animais domésticos são considerados como objectos. Acredito como já aqui foi dito que o tempo e o desenvolvimento de mentalidades farão com que daqui a uns anos já não haja situações destas.
Em relação ao que disse a Leonilde estou 1000% de acordo com ela.
O meu cão tem acesso a toda a casa e garanto que sabe bem quais os seus limites e o que pode ou não fazer, tal não impede que adore estar no sofa e até nas noites mais frias deixe a sua cama e vá deitar-se na do meu filho.
Quando há certos hábitos de higiene, certas questões não se põem, por exemplo limpar o cão com toalhetes quando volta das saídas à rua, ou aspirar todos os dias a casa, muitas vezes mais do que uma vez (o meu deita imenso pelo).
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado jan 17, 2009 7:13 pm

leonildecarvalho Escreveu:Sabe porque considero os meus animais, membros da família?

Porque existem membros da família, em qualquer família, que não merecem nem metade dos que os meus animais merecem!

...

Hoje em dia tenho uma visão TOTALMENTE diferente da de que os sofás são para a família e “amigos” porque o lugar dos animais é no chão ou no exterior! Não! No exterior podem ficar TODOS aqueles de quem não gosto, que não merecem o meu carinho e respeito! Os meus animais, NÃO! Esses enquanto viverem merecem do melhor e esse melhor passa pela retribuição de tanto que me dão, continuam a dar e de tanto que me ensinaram a ver para além das duas palas… da vergonhosa “amizade” inexistente, seja por parte de famílias e ou de alguns conhecidos a que por vezes muitos, eu incluída, erradamente, lhes chamam de amigos! Esses, seu eu pudesse, dava-lhes o trato da corrente e uma barraca, a comerem pão e água! É desumano? Claro que é! Mas, afinal também não é desumano descriminar-se um ser que sente, com sentimentos tão nobres, a que designamos de cão, que tanto nos dá e muitas vezes em troca de nada, muitos deles até a serem mal tratados?!

...

Leo
Assino por baixo.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
FreeDog
Membro

sábado jan 17, 2009 7:39 pm

Vamos só pôr 1 ponto de ordem "à mesa"!
Pessoal... acho que estão a misturar e a deturpar akilo que aki disse!
É claro que há pessoas que não mecerem o chão ke pisam!
E como é óbvio essas pessoas merecem menos que uma ratazana pulguenta...
Refirmo-me a relações humanas normais!
Deixem lá as vossas (e eventualmente minhas) frustrações que tiveram nos relacionamentos humanos e comparem o que é comparável.
Eu refiri-me a pessoas próximas... esposa, marido, filhos, pai, mãe e afins. Não me referi a pessoas eventualmente execráveis... Essas merecem a tal m----- a que a "tia" Leo se referia.
E mais isso não limita minimamente a responsabilidade que kis assumir quando fui buscar o rasteirinho.
Agora... desculpem-me, já disse, NÃO CONSIGO partilhar espaços mais privados com 1 animal. É mais forte que eu.
Ficou clara a minha opinião? É assim tão descabida?
Amigos... estamos a falar de um animal... com tudo de BOM que ele tem. Mas há que perceber que bicho é bicho e homem (ou mulher) é outra coisa. Não nem melhor nem pior... É diferente!
Ya? Ya!
Responder

Voltar para “Cães”